O dissídio de Assistente de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411010 no cargo de Assistente de Escritório.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.707,99
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
342.519 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Bady Bassitt - SP
R$ 3.299,02
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
140.112 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Assistente de Escritório
O Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções do Assistente administrativo
O profissional Assistente de Escritório deve preencher documentos, tratar documentos, preparar relatórios, formulários e planilhas, demonstrar competências pessoais, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos, atender clientes e/ou fornecedores, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prospectar clientes.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Assistente administrativo
Um Assistente administrativo deve pesquisar preços, transmitir credibilidade, localizar processos administrativos, distribuir material de expediente, formatar documentos, elaborar planilhas de cálculos, demonstrar autocontrole, registrar reclamações dos clientes, auxiliar na avaliação de pessoal, organizar o setor, demonstrar capacidade de observação, intermediar contatos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, requisitar pagamentos, atualizar cadastros, demonstrar criatividade, coletar referências pessoais, fornecer informações sobre produtos e serviços, preparar minutas, classificar documentos, realizar prestação de contas, solicitar recursos de viagens, submeter pareceres, solicitar documentos, conferir cálculos, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, receber clientes e/ou fornecedores, controlar material de expediente, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, identificar irregularidades nos documentos, fornecer informações da empresa, auxiliar na organização de eventos internos, demonstrar capacidade de empatia, conferir dados e datas, orientar funcionários sobre direitos e deveres, contornar situações adversas, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), demonstrar facilidade de comunicação, dar suporte administrativo à área de treinamento, convalidar publicação de atos, encaminhar protocolos internos, digitar notas de lançamentos contábeis, acompanhar andamento dos pedidos, preencher ficha de movimentação de pessoal, demonstrar persistência, levantar a necessidade de material, demonstrar capacidade de organização, trabalhar em equipe, ajustar contratos, preencher formulários e/ou cadastros, auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...), executar procedimentos de recrutamento e seleção, atualizar informações, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores, atualizar dados de planejamento, solicitar informações cadastrais, demonstrar flexibilidade, esclarecer dúvidas, requisitar materiais, atualizar dados dos funcionários, distribuir documentos, demonstrar iniciativa, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar capacidade de negociação, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, conferir material solicitado, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, providenciar devolução de material fora de especificação, verificar índices econômicos e financeiros, efetuar cálculos, colher assinaturas, verificar prazos estabelecidos, localizar documentos, elaborar correspondência, receber documentos, solicitar entrega de documentos, acompanhar notificações de não conformidade, identificar natureza das solicitações dos clientes, solicitar cópias de documentos, coletar dados, expedir ofícios e memorandos, arquivar documentos, controlar expedição de malotes e recebimentos, solicitar compra de materiais, mapear área de atuação, digitar textos e planilhas, redigir atas, verificar documentos, triar documentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Assistente de Escritório ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Escritório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 6.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assistente de Escritório ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Assistente de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1084972 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2025 de Assistente de Escritório em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.298,62 | 2.387,71 | 3.369,60 | 11,17 | 7.50% |
Minas Gerais | 43h | 1.958,63 | 2.034,55 | 2.871,21 | 9,50 | 8.10% |
Paraná | 43h | 2.086,66 | 2.167,54 | 3.058,89 | 10,12 | 6.30% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.176,21 | 2.260,55 | 3.190,16 | 10,70 | 8.20% |
Santa Catarina | 43h | 2.262,79 | 2.350,49 | 3.317,09 | 11,04 | 4.80% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.121,25 | 2.203,46 | 3.109,59 | 10,28 | 7.80% |
Goiás | 43h | 1.924,80 | 1.999,40 | 2.821,61 | 9,25 | 8.30% |
Bahia | 43h | 1.863,80 | 1.936,03 | 2.732,19 | 8,99 | 4.20% |
Ceará | 43h | 2.277,48 | 2.365,75 | 3.338,62 | 11,04 | 4.30% |
Distrito Federal | 43h | 2.606,95 | 2.707,99 | 3.821,60 | 12,62 | 7.40% |
Mato Grosso | 43h | 2.122,90 | 2.205,17 | 3.112,01 | 10,20 | 6.20% |
Pernambuco | 43h | 1.866,89 | 1.939,25 | 2.736,72 | 9,04 | 6.20% |
Espírito Santo | 43h | 1.963,13 | 2.039,21 | 2.877,79 | 9,55 | 4.70% |
Pará | 43h | 1.930,42 | 2.005,24 | 2.829,85 | 9,27 | 5.60% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.013,67 | 2.091,72 | 2.951,89 | 9,67 | 8.30% |
Maranhão | 43h | 1.950,53 | 2.026,13 | 2.859,34 | 9,44 | 8.30% |
Amazonas | 43h | 1.910,73 | 1.984,78 | 2.800,98 | 9,24 | 7.00% |
Rio Grande do Norte | 43h | 1.797,62 | 1.867,29 | 2.635,18 | 8,61 | 8.00% |
Paraíba | 43h | 1.740,53 | 1.807,99 | 2.551,48 | 8,34 | 7.20% |
Rondônia | 43h | 1.806,41 | 1.876,42 | 2.648,06 | 8,72 | 6.60% |
Piauí | 43h | 1.720,94 | 1.787,64 | 2.522,76 | 8,25 | 4.50% |
Alagoas | 43h | 2.159,39 | 2.243,08 | 3.165,50 | 10,38 | 4.10% |
Tocantins | 43h | 1.867,16 | 1.939,52 | 2.737,11 | 8,94 | 5.20% |
Sergipe | 42h | 1.792,60 | 1.862,08 | 2.627,82 | 8,80 | 4.30% |
Amapá | 43h | 1.761,09 | 1.829,34 | 2.581,62 | 8,45 | 7.00% |
Acre | 43h | 1.846,18 | 1.917,74 | 2.706,37 | 8,87 | 5.00% |
Roraima | 43h | 1.823,18 | 1.893,84 | 2.672,64 | 8,88 | 5.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Assistente de Escritório. |
Dissídio de Assistente de Escritório por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2025 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 2.460,25 | 2.555,60 | 3.606,54 | 12,03 | 4.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.313,14 | 2.402,79 | 3.390,88 | 11,43 | 7.80% |
Curitiba, PR | 42 | 2.142,81 | 2.225,85 | 3.141,19 | 10,52 | 5.00% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 2.104,87 | 2.186,45 | 3.085,58 | 10,31 | 6.70% |
Brasília, DF | 43 | 2.606,95 | 2.707,99 | 3.821,60 | 12,62 | 7.40% |
Fortaleza, CE | 43 | 2.432,32 | 2.526,59 | 3.565,60 | 11,83 | 6.20% |
Goiânia, GO | 43 | 1.943,14 | 2.018,45 | 2.848,50 | 9,38 | 7.40% |
Porto Alegre, RS | 42 | 2.260,19 | 2.347,79 | 3.313,27 | 11,06 | 7.80% |
Salvador, BA | 43 | 1.995,80 | 2.073,15 | 2.925,70 | 9,69 | 6.10% |
Barueri, SP | 42 | 2.397,36 | 2.490,28 | 3.514,35 | 11,73 | 7.00% |
Recife, PE | 43 | 1.928,01 | 2.002,74 | 2.826,32 | 9,39 | 4.30% |
Florianópolis, SC | 41 | 2.744,63 | 2.851,00 | 4.023,42 | 13,83 | 7.50% |
Campinas, SP | 42 | 2.309,20 | 2.398,70 | 3.385,12 | 11,30 | 4.70% |
Manaus, AM | 43 | 1.918,69 | 1.993,06 | 2.812,66 | 9,28 | 4.70% |
Guarulhos, SP | 43 | 2.211,60 | 2.297,31 | 3.242,04 | 10,59 | 7.40% |
Cuiabá, MT | 43 | 2.107,17 | 2.188,84 | 3.088,95 | 10,21 | 4.90% |
São Luís, MA | 43 | 2.075,79 | 2.156,24 | 3.042,95 | 10,05 | 8.10% |
Uberlândia, MG | 43 | 1.968,71 | 2.045,01 | 2.885,99 | 9,48 | 7.90% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 2.129,31 | 2.211,83 | 3.121,41 | 10,27 | 4.10% |
Joinville, SC | 43 | 2.149,73 | 2.233,04 | 3.151,34 | 10,43 | 7.10% |
Campo Grande, MS | 43 | 2.021,98 | 2.100,34 | 2.964,06 | 9,71 | 5.10% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 2.296,83 | 2.385,85 | 3.366,98 | 11,09 | 6.70% |
Maringá, PR | 43 | 2.063,28 | 2.143,24 | 3.024,61 | 9,91 | 5.70% |
Contagem, MG | 43 | 1.973,95 | 2.050,46 | 2.893,67 | 9,45 | 7.30% |
Sorocaba, SP | 43 | 2.162,86 | 2.246,69 | 3.170,59 | 10,51 | 7.30% |
Londrina, PR | 43 | 2.066,13 | 2.146,21 | 3.028,79 | 9,89 | 5.70% |
Santo André, SP | 43 | 2.116,77 | 2.198,81 | 3.103,03 | 10,14 | 4.50% |
Vitoria, ES | 42 | 2.152,76 | 2.236,20 | 3.155,79 | 10,54 | 4.60% |
Jundiaí, SP | 43 | 2.281,74 | 2.370,17 | 3.344,86 | 11,03 | 4.30% |
Belém, PA | 43 | 1.963,80 | 2.039,91 | 2.878,78 | 9,49 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Assistente de Escritório. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Assistente de Escritório no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2025 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.174,79 | 2.259,07 | 3.188,07 | 8.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.183,43 | 2.268,05 | 3.200,74 | 4.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.069,36 | 2.149,56 | 3.033,52 | 6.50% | |
Atividades de contabilidade | 2.179,97 | 2.264,46 | 3.195,67 | 5.50% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.161,88 | 2.245,67 | 3.169,15 | 5.10% | |
Construção de edifícios | 2.326,27 | 2.416,43 | 3.410,14 | 5.40% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.800,71 | 2.909,25 | 4.105,63 | 5.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 2.247,44 | 2.334,55 | 3.294,58 | 8.30% | |
Atividades de teleatendimento | 1.906,06 | 1.979,94 | 2.794,15 | 4.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.288,51 | 2.377,20 | 3.354,78 | 4.20% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.954,71 | 2.030,47 | 2.865,46 | 7.90% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 2.234,27 | 2.320,87 | 3.275,28 | 7.40% | |
Serviços de engenharia | 2.417,62 | 2.511,31 | 3.544,04 | 5.70% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 2.210,69 | 2.296,37 | 3.240,70 | 6.00% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.879,25 | 1.952,08 | 2.754,84 | 6.90% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.884,96 | 1.958,02 | 2.763,21 | 5.90% | |
Serviços advocatícios | 2.030,05 | 2.108,73 | 2.975,91 | 4.40% | |
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo | 1.804,24 | 1.874,17 | 2.644,88 | 7.20% | |
Planos de saúde | 2.202,06 | 2.287,40 | 3.228,05 | 7.50% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.669,81 | 1.734,52 | 2.447,81 | 6.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |