O dissídio de Assessor Bilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Assessor Bilíngüe.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 6.844,60

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

752 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 1.693,44

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

389 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Advocatícios

R$ 7.530,58

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

148 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Assessor Bilíngüe

O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretário bilíngüe

O profissional Assessor Bilíngüe deve gerir suprimentos, gerenciar informações, organizar eventos e viagens, atender pessoas (cliente externo e interno), assessorar executivo(s) / Área(s), demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, arquivar documentos físicos e eletrônicos, prestar serviços em idioma estrangeiro, supervisionar equipes de trabalho, elaborar documentos.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe deve redigir documentos, pesquisar informações e dados, demonstrar paciência, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), dar suporte a expatriados, enviar correspondência, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, revisar traduções, acompanhar processos, reservar sala/local, dar suporte durante o evento, traduzir documentos, reproduzir documentos, formular pedidos de compra, arquivar correspondência, consultar profissionais de outras áreas, elaborar ficha de avaliação, registrar correspondência, atualizar arquivos, classificar documentos, administrar arquivos, controlar prazos, colher assinatura, contratar expositores e palestrantes, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de retórica, elaborar prestação de contas, administrar conflitos, anotar informações, ciceronear visitas, dar suporte em reuniões, transcrever textos, encaminhar pessoas, receber correspondência, atender pedidos e solicitações, cobrar respostas, estabelecer cronograma de atividades, confirmar presença, elaborar relatórios, controlar cronogramas, cadastrar documentos, escolher cardápio, acompanhar contratos e garantias, manter atualizado o banco de dados, secretariar reuniões, despachar com o(s) executivo(s), monitorar horários de entrada e saída, triar correspondência, ordenar documentos, requisitar material, avaliar a equipe, adaptar espaço para armazenagem, anotar recados, priorizar compromissos e ligações telefônicas, selecionar pessoal, demonstrar dinamismo, fornecer informações, elaborar base de dados, identificar a natureza do documento, atender ligações telefônicas, tomar ditados, administrar estresse, fazer ligações telefônicas, administrar agenda do(s) executivo(s), demonstrar capacidade de comunicação, levantar necessidades de material, cancelar compromissos, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, redigir documentos em idioma estrangeiro, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, prestar serviço de intérprete, enviar convite ou convocação, ler documentos, preparar sala/local, demonstrar proatividade, conferir material, recepcionar pessoas, divulgar informações, cobrar ações, definir horários, preparar apresentações, demonstrar discrição, sintetizar textos em idioma estrangeiro, programar as atividades da equipe, capacitar equipe, protocolar correspondência, solicitar verbas, digitar documentos, formatar documentos, demonstrar sensibilidade, transmitir recados, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, trabalhar sob pressão, demonstrar espírito de liderança, confeccionar clippings, demonstrar senso de organização, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), encaminhar certificados, filtrar ligações telefônicas, elaborar atas, elaborar lista de presença, contornar situações adversas, direcionar informações, cobrar relatórios, administrar pendências, trabalhar em equipe, controlar malote, adaptar-se a mudanças, demonstrar iniciativa, datilografar documentos, encaminhar ligações telefônicas, orientar pessoas, marcar compromissos, pesquisar local, elaborar convites e convocações, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, elaborar planilhas e gráficos, monitorar o trabalho da equipe, comprar material, equipamento e mobiliário, transmitir fax, identificar o assunto, cotar preços, estabelecer atribuições da equipe, fazer checklist.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assessor Bilíngüe ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assessor Bilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assessor Bilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assessor Bilíngüe ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Assessor Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assessor Bilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assessor Bilíngüe CBO 252310 salário