O dissídio de Analista Fiscal (economista) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 251225 no cargo de Analista Fiscal (economista).
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.333,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.993 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Caetano do Sul - SP
R$ 5.405,63
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.541 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Economista do setor público Realiza planejamento, estudos, análises e previsões econômicas para órgãos da administração direta e indireta das três esferas de governo – federal, estadual-distrital e municipal Aplica princípios de teoria econômica e áreas afins, no tratamento de assuntos e na elaboração de proposições sobre alocação de recursos públicos, políticas de distribuição de renda, tributação, instrumentos de política fiscal e monetária, visando ao desenvolvimento da sociedade e à estabilização econômica.
Elabora e propõe instrumentos de implementação, de acompanhamento e de avaliação de políticas públicas Fornece subsídios para formulação de normas de fiscalização e controle das contas públicas, visando ao cumprimento da legislação Elabora boletins econômicos e relatórios e ministra palestras e cursos.
Cumpre normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ambiental
O que faz um Analista Fiscal (economista)
O Economista do setor público realiza análise econômica, com ênfase em macroeconomia, investigando conjunturas e cenários, atuando em organizações do setor público nas esferas federal, estadual e municipal, na administração direta e indireta, como bancos públicos e de desenvolvimento, órgãos de governo, secretarias, autarquias, institutos de pesquisa econômica e organizações similares Analisa tendências setoriais e regionais, de curto, médio e longo prazos, considerando o ambiente político-institucional, analisa funções do Estado - alocativa, distributiva e estabilizadora da economia - para propor instrumentos de política monetária e fiscal, tais como estabilidade de preços, equilíbrio da balança de pagamentos, manutenção do nível de emprego elevado e crescimento econômico.
Elabora previsões.
Gerencia banco de dados, produzindo e analisando informações Analisa contas nacionais, déficit público, balança comercial e de pagamentos, políticas de juros, de crédito e de câmbio, política macroeconômica e índices de preços.
Utiliza formulações matemáticas, estatísticas e de modelagem, na análise dos fenômenos socioeconômicos Em instituições públicas de financiamento, elabora projetos de pesquisa, analisando mercados e realizando estudos de viabilidade econômico-financeira.
Delimita problema de pesquisa, objeto, justificativa e fontes de informação.
Define metodologia, bibliografia, instrumento de coleta de dados, cronograma, e perguntas a serem respondidas Dimensiona equipe de trabalho, recursos físicos e financeiros do projeto, promovendo negociações com parceiros e fornecedores.
Realiza estudos mercadológicos para análise de viabilidade e de impacto econômico-social de projetos a serem financiados, relacionados ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável e aos recursos naturais.
Executa e coordena projetos no campo das ciências econômicas, desenvolvendo instrumentos de coleta e indicadores Recruta, seleciona e treina equipes Coleta, processa e critica dados, interpreta resultados e propõe ações e diretrizes.
Participa de elaboração de planos de governo e de planejamento estratégico e de curto e médio prazos de instituições públicas Identifica estrutura de mercado, oportunidades e ameaças oriundas do ambiente e projeções de demanda por serviços públicos Analisa mercado financeiro, de capitais e derivativos e sua regulamentação.
Analisa e prevê atuação das instituições e faz estimativas de custos, resultados, rentabilidade, viabilidade econômico-financeira e impactos sociais e ambientais Enumera alternativas de ação, planeja investimentos e seleciona fontes de financiamento.
Avalia políticas de impacto coletivo promovidas por organizações governamentais e não governamentais Presta apoio quando da implementação de políticas tributária, orçamentária, fiscal, monetária, cambial e creditícia, bem como de planos, programas e projetos de natureza econômica e de finanças públicas, nas esferas municipal, estadual e federal Acompanha indicadores de mercado e execução de orçamentos públicos, além da avaliação de seus resultados.
Apoia a formulação de políticas comerciais e realiza o apreçamento de produtos e serviços Subsidia formulação de normas, regulamentos e contratos Representa interesses em negociações nacionais e internacionais, analisa vantagens comparativas e possíveis barreiras comerciais e legais.
Fiscaliza o cumprimento de normas Escreve artigos, livros, boletins econômicos e relatórios Ministra palestras e cursos, dialoga com a mídia e apresenta comunicações em eventos.
Presta assessoria e consultoria a instituições para a realização de pesquisas econômico-financeiras Pode realizar estudos e cálculos atuariais nos âmbitos previdenciário e de seguros Exerce a profissão com base na conduta pautada em princípios e valores éticos, prezando pela justiça social, liberdade, humanidade e compromisso com o desenvolvimento profissional e intelectual da pessoa humana e com o progresso da sociedade.
Funções do Economista do setor público
O profissional Analista Fiscal (economista) deve avaliar políticas de impacto coletivo (governo, ongs, outras organizações), executar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc), gerir programação econômico-financeira, analisar ambiente econômico, atuar nos mercados internos e externos, demonstrar competências pessoais, participar do planejamento estratégico e de curto prazo, exercer mediação, perícia e arbitragem, comunicar-se, elaborar projetos (pesquisa econômica, de mercados, viabilidade econômica etc).
Condições de trabalho da profissão
Economistas atuam em empresas das diversas atividades econômicas como intermediação financeira, seguros e previdência privada, administração pública, seguridade social, empresas de consultoria econômica, na agricultura, pecuária, indústria e serviços relacionados com essas atividades, no comércio por atacado e intermediários do comércio. São majoritariamente estatutários ou assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Economista do setor público
Um Economista do setor público deve demonstrar raciocínio lógico, mensurar consequências das ações, justificar projeto, estimar resultados, mostrar criatividade, definir produtos e resultados, selecionar fontes de financiamento, analisar sustentabilidade socioeconômica e ambiental, processar dados, dimensionar recursos humanos e físicos, gerar parâmetros de avaliação, transmitir conhecimentos, determinar fontes, averiguar barreiras à competição, confrontar com custos alternativos, representar interesses em negociações nacionais e internacionais, demonstrar capacidade verbal línguas estrangeiras, delinear problema, estimar impactos sociais e ambientais (externalidades), interpretar resultados, averiguar vantagens comparativas, verificar execução das ações propostas, manter-se atualizado, dialogar com a mídia, acompanhar execução orçamentária, mediar conflitos de interesse, identificar oportunidades e ameaças no ambiente e na organização, identificar estrutura de mercado (concorrência), estimar rentabilidade e viabilidade econômico-financeira, estabelecer sentença arbitral, adaptar linguagem ao público, auxiliar na formulação de políticas comerciais, definir metodologia, treinar equipe, aferir adequação das ações ao problema, acompanhar indicadores de mercado, apresentar comunicações em eventos, planejar investimentos (orçamentos de capital), ministrar cursos, demonstrar capacidade de liderança, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de uso de recursos de informática, analisar conjunturas, desenvolver instrumentos de coleta, analisar tendências de longo prazo, revelar julgamento crítico, precificar produtos e serviços, orçar projetos, fiscalizar cumprimento de normas, escrever artigos, livros, boletins econômicos e relatórios, formular conceitos abstratos, proferir palestras, realizar análises setoriais e regionais, elencar alternativas de ação, aplicar métodos quantitativos, negociar projetos, prever atuação dos concorrentes, definir cronograma, construir cenários, subsidiar formulação de normas, regulamentos e contratos, estimar demanda, propor ações, recomendar políticas, delimitar objeto, subsidiar decisões, desenvolver indicadores, analisar ambiente político-institucional, levantar bibliografia, criticar dados, coletar dados, coordenar projetos, estimar custos privados, gerenciar bancos de dados, recrutar equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Analista Fiscal (economista) ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista Fiscal (economista) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Economistas que ficou em 6.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista Fiscal (economista) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista Fiscal (economista) ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Economistas 2024
O salário de Analista Fiscal (economista) mostrado aqui é resultado do levantamento de 5310 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Economistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista Fiscal (economista) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Analista de Ecodesenvolvimento (economista)
- Economista Industrial
- Economista do Setor Público
- Economista Urbano
- Analista de Finanças Públicas (economista)
- Analista Tributário (economista)
- Analista Agroindustrial (economista)
- Analista de Mercado Industrial (economista)
- Analista de Economia Internacional
- Economista Regional e Urbano
Valor do salário na CCT 2024 de Analista Fiscal (economista) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 4.644,92 | 4.824,95 | 6.809,11 | 22,41 | 5.40% |
Minas Gerais | 43h | 3.548,22 | 3.685,74 | 5.201,42 | 16,98 | 4.50% |
Rio de Janeiro | 43h | 4.642,07 | 4.821,99 | 6.804,93 | 22,67 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 43h | 3.619,47 | 3.759,75 | 5.305,87 | 17,33 | 5.20% |
Paraná | 43h | 3.720,00 | 3.864,18 | 5.453,24 | 17,77 | 7.90% |
Santa Catarina | 43h | 3.924,86 | 4.076,97 | 5.753,54 | 18,79 | 7.30% |
Pernambuco | 43h | 3.139,33 | 3.261,00 | 4.602,02 | 15,10 | 7.00% |
Amazonas | 43h | 3.526,30 | 3.662,97 | 5.169,29 | 16,92 | 5.60% |
Espírito Santo | 43h | 3.238,10 | 3.363,60 | 4.746,82 | 15,56 | 4.50% |
Mato Grosso | 44h | 4.266,41 | 4.431,77 | 6.254,24 | 20,21 | 7.40% |
Goiás | 44h | 3.820,77 | 3.968,85 | 5.600,96 | 18,09 | 5.40% |
Ceará | 43h | 3.828,09 | 3.976,45 | 5.611,69 | 18,30 | 7.00% |
Distrito Federal | 43h | 4.189,30 | 4.351,67 | 6.141,21 | 20,32 | 7.80% |
Pará | 43h | 2.824,70 | 2.934,18 | 4.140,80 | 13,52 | 5.40% |
Bahia | 44h | 3.542,54 | 3.679,84 | 5.193,09 | 16,81 | 6.50% |
Sergipe | 40h | 4.581,29 | 4.758,85 | 6.715,83 | 24,07 | 7.90% |
Alagoas | 44h | 2.644,04 | 2.746,52 | 3.875,97 | 12,48 | 5.90% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 3.799,96 | 3.947,23 | 5.570,45 | 18,11 | 6.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista Fiscal (economista). |
Dissídio de Analista Fiscal (economista) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 5.060,96 | 5.257,10 | 7.418,98 | 24,61 | 6.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 4.850,02 | 5.037,99 | 7.109,77 | 23,86 | 6.70% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 4.192,44 | 4.354,93 | 6.145,81 | 20,23 | 6.70% |
Campinas, SP | 44 | 3.767,30 | 3.913,31 | 5.522,58 | 17,97 | 4.90% |
Barueri, SP | 43 | 4.670,10 | 4.851,10 | 6.846,02 | 22,64 | 6.50% |
Manaus, AM | 43 | 3.526,30 | 3.662,97 | 5.169,29 | 16,92 | 5.70% |
Recife, PE | 43 | 2.913,64 | 3.026,56 | 4.271,18 | 14,07 | 6.00% |
Jundiaí, SP | 43 | 3.985,12 | 4.139,57 | 5.841,88 | 19,29 | 5.60% |
Curitiba, PR | 43 | 4.030,16 | 4.186,36 | 5.907,92 | 19,47 | 5.10% |
Porto Alegre, RS | 44 | 4.089,26 | 4.247,75 | 5.994,55 | 19,52 | 7.50% |
Uberlândia, MG | 44 | 3.461,64 | 3.595,81 | 5.074,51 | 16,36 | 7.30% |
Sorocaba, SP | 43 | 4.121,57 | 4.281,31 | 6.041,91 | 19,89 | 6.60% |
Piracicaba, SP | 44 | 5.106,42 | 5.304,33 | 7.485,63 | 24,14 | 4.70% |
Caxias do Sul, RS | 44 | 3.469,12 | 3.603,57 | 5.085,47 | 16,40 | 5.80% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 4.003,81 | 4.158,99 | 5.869,29 | 19,08 | 6.40% |
Santo André, SP | 44 | 3.688,97 | 3.831,95 | 5.407,76 | 17,42 | 4.60% |
Guarulhos, SP | 43 | 4.311,41 | 4.478,51 | 6.320,20 | 20,60 | 4.60% |
Brasília, DF | 43 | 4.189,30 | 4.351,67 | 6.141,21 | 20,32 | 6.90% |
Mogi das Cruzes, SP | 44 | 4.287,82 | 4.454,00 | 6.285,62 | 20,30 | 7.40% |
Fortaleza, CE | 43 | 3.890,17 | 4.040,94 | 5.702,70 | 18,64 | 6.90% |
Vitoria, ES | 43 | 3.001,70 | 3.118,04 | 4.400,27 | 14,44 | 5.40% |
São José dos Campos, SP | 43 | 4.518,75 | 4.693,88 | 6.624,15 | 22,03 | 8.30% |
Goiânia, GO | 44 | 3.600,24 | 3.739,78 | 5.277,68 | 17,00 | 7.50% |
Cuiabá, MT | 44 | 3.800,53 | 3.947,83 | 5.571,29 | 18,04 | 7.30% |
Itajaí, SC | 44 | 4.165,08 | 4.326,50 | 6.105,69 | 19,77 | 8.10% |
Contagem, MG | 44 | 3.644,51 | 3.785,76 | 5.342,57 | 17,35 | 4.80% |
São Caetano do Sul, SP | 42 | 5.203,94 | 5.405,63 | 7.628,59 | 25,70 | 7.00% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 3.241,90 | 3.367,54 | 4.752,38 | 15,33 | 4.10% |
Joinville, SC | 44 | 3.541,69 | 3.678,96 | 5.191,86 | 16,72 | 5.90% |
Betim, MG | 43 | 3.539,55 | 3.676,73 | 5.188,71 | 16,92 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista Fiscal (economista). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Analista Fiscal (economista) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de contabilidade | 3.298,30 | 3.426,14 | 4.835,07 | 5.70% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.414,68 | 4.585,78 | 6.471,59 | 8.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.396,41 | 4.566,80 | 6.444,81 | 6.20% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 5.798,39 | 6.023,12 | 8.500,01 | 5.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 4.532,01 | 4.707,66 | 6.643,59 | 7.00% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.520,90 | 3.657,36 | 5.161,38 | 4.60% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 3.702,72 | 3.846,23 | 5.427,91 | 5.70% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 3.771,47 | 3.917,64 | 5.528,70 | 4.20% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 3.861,05 | 4.010,70 | 5.660,02 | 5.10% | |
Fabricação de cervejas e chopes | 4.573,34 | 4.750,59 | 6.704,17 | 5.30% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 3.541,37 | 3.678,63 | 5.191,39 | 5.20% | |
Serviços de engenharia | 4.910,86 | 5.101,19 | 7.198,95 | 7.70% | |
Serviços advocatícios | 4.457,80 | 4.630,57 | 6.534,80 | 5.30% | |
Locação de automóveis sem condutor | 4.337,11 | 4.505,20 | 6.357,88 | 5.40% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 5.047,44 | 5.243,07 | 7.399,17 | 8.20% | |
Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores não especificadas anteriormente | 4.599,64 | 4.777,91 | 6.742,73 | 7.20% | |
Atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária | 3.490,08 | 3.625,35 | 5.116,20 | 4.90% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 4.051,96 | 4.209,00 | 5.939,87 | 8.30% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 6.560,15 | 6.814,40 | 9.616,69 | 7.70% | |
Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral , peças e acessórios | 3.228,58 | 3.353,71 | 4.732,85 | 4.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |