O dissídio de Administrador de Materiais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142415 no cargo de Administrador de Materiais.

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 7.056,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

536 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.549,79

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

132 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio por Atacado de Peças e Acessórios Novos para Veículos Automotores

R$ 3.325,15

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Locação de Mão-De-Obra Temporária

126 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de almoxarifado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais da gestão do almoxarifado de uma empresa, sob a direção de um diretor ou gerente geral Desenvolve procedimentos operacionais para recebimento, classificação, movimentação, armazenagem e distribuição de material do almoxarifado.

Administra e planeja estoque Supervisiona e regulariza o recebimento dos materiais Estabelece procedimentos para classificação e armazenamento, otimizando o uso do espaço e a organização dos materiais, entre outros procedimentos, a fim de facilitar a gestão do estoque.

Monitora o estoque e a distribuição interna, estabelecendo procedimentos Administra, no setor de almoxarifado, pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

O que faz um Administrador de Materiais

O Gerente de almoxarifado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes do almoxarifado de uma empresa, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos pelo setor de almoxarifado e os padrões da empresa, com o objetivo de maximizar resultados estabelecidos em metas Desenvolve procedimentos operacionais para recebimento, classificação, movimentação, armazenagem e distribuição de material do almoxarifado.

Administra e planeja estoque, monitorando a quantidade de material, orientando formas de estocagem, otimizando o espaço e inspecionando as condições de estoque.

Supervisiona o recebimento dos materiais adquiridos, monitorando a documentação, a quantidade e as especificações, para garantir que os materiais estejam de acordo com os parâmetros técnicos estabelecidos pelo departamento de compras Regulariza o recebimento, liberando o pagamento aos fornecedores e enviando a mercadoria para o estoque ou devolvendo-a, caso seja constatada alguma irregularidade.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Estabelece procedimentos para classificação e armazenamento, otimizando o uso do espaço disponível, definindo a organização dos materiais de acordo com a ordem de prioridade para saída do estoque.

Define a unidade-padrão de carga de armazenagem.

Observa questões de segurança em relação ao armazenamento, entre outros procedimentos, a fim de facilitar a identificação de produtos, a localização, a rastreabilidade do estoque, evitar obsolescência e melhorar a segurança e a qualidade no atendimento Aplica legislação referente a produtos controlados.

Monitora o estoque, verificando se as quantidades armazenadas estão de acordo com as necessidades da empresa e se os registros estão atualizados, calculando giro de estoque e verificando se a legislação pertinente está sendo aplicada.

Elabora e operacionaliza procedimentos de inventário de estoques, identificando materiais inativos Monitora índice de aproveitamento de materiais processados por terceiros, visando manter a atualização do estoque e evitar problemas no fornecimento de materiais para as áreas da empresa Monitora a distribuição interna, estabelecendo procedimentos e critérios para retirada e movimentação dos materiais e programando a execução de entregas.

Providencia descarte de resíduos e venda de sucatas e produtos descontinuados Fixa critérios de destinação em conformidade com a legislação ambiental Contrata empresas especializadas em descarte.

Define critérios de venda de sucatas e produtos inativos, processa a venda direta ou contrata leiloeiro Pode gerenciar compras, realizando parcerias com fornecedores, acompanhando os indicadores de eficiência do departamento, controlando orçamento de compras por centro de custo, fornecedores e contratos.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático Administra, no setor de almoxarifado, pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, utilizando tecnologia da informação e comunicação, software para a gestão do almoxarifado, entre outras tecnologias.

Relaciona-se com departamentos da empresa, com setores internos, fornecedores e com clientes e fornecedores externos, comunicando-se por escrito e verbalmente Redige comunicados e normas e elabora relatórios Reporta-se aos diretores, participando de reuniões.

Conduz e lidera reuniões de trabalho e acompanha auditorias internas e externas Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos e de transparência, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Funções do Gerente de almoxarifado

O profissional Administrador de Materiais deve controlar fornecedores, administrar estoques, gerenciar compras, descartar resíduos, sucatas e produtos descontinuados, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.

Atividades exercidas por um Gerente de almoxarifado

Um Gerente de almoxarifado deve controlar contratos, comunicar-se via correio eletrônico (e-mail), acompanhar os indicadores de eficiência do departamento, identificar materiais inativos, atender auditoria interna e externa, demonstrar capacidade de inovação, manter-se atualizado, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, comunicar-se via telefone, fax e celular, demonstrar responsabilidade, revelar eficiência, redigir comunicados e normas, participar de reuniões, elaborar relatórios, demonstrar flexibilidade, desenvolver capacidade de observação, demonstrar criatividade, planejar estoques, operacionalizar inventário de estoques, liderar reuniões, demonstrar sensatez, processar a venda direta de sucatas e produtos inativos, dominar o sistema produtivo da empresa, demonstrar liderança, supervisionar recebimento dos materiais adquiridos, contratar empresas especializadas em descartes, relacionar-se com os departamentos da empresa, supervisionar movimentação interna dos materiais, demonstrar clareza na comunicação oral e escrita, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar habilidade para negociar, calcular giro de estoques, definir critérios de venda de sucata e produtos inativos, fixar critérios para descarte, reportar-se a diretores, comunicar-se com fornecedores, orientar formas de estocagem, demonstrar capacidade de convencimento, monitorar nível de estoques, programar a execução das entregas, controlar índice de aproveitamento de materiais processados para terceiros, contratar leiloeiro, controlar alteração de preços, acompanhar legislação ambiental relativa a descarte de resíduos, realizar parcerias com fornecedores, elaborar procedimentos de inventários de estoques, demonstrar objetividade, expressar-se em outros idiomas, administrar espaço de estocagem, aplicar legislação referente a produtos controlados, controlar orçamento de compras por centros de custos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Administrador de Materiais ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Materiais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de suprimentos que ficou em 7.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Materiais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Materiais ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de suprimentos 2025

O salário de Administrador de Materiais mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.230 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de suprimentos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Materiais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Administrador de Materiais CBO 142415 salário