O dissídio de Operador de Pabx 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Operador de Pabx.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.018,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.447 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.645,82

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.406 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

R$ 2.491,46

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Limpeza em Prédios e em Domicílios

1.601 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.

Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Operador de Pabx

O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.

Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.

Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.

Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.

Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.

Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.

Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Telefonista

O profissional Operador de Pabx deve cadastrar informações, elaborar escalas de trabalho, atender o cliente, operar equipamentos, comunicar-se, monitorar atendimentos, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, treinar funcionários, fornecer informações.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Telefonista

Um Telefonista deve orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, demonstrar respeito com o cliente, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, consultar terminal de informações, solicitar auxílio de operadoras internacionais, manter sigilo, consultar banco de dados de procedimentos via internet, conservar equipamentos de trabalho, sugerir agenda de folgas, demonstrar cordialidade, localizar pessoas, demonstrar paciência, atualizar cadastro, informar códigos de área nacionais e internacionais, falar formalmente, adequar o tom de voz, informar endereços da empresa e filiais, demonstrar prontidão, informar números de telefones internos, encaminhar reclamações ao supervisor, informar horário de atendimento, informar tarifas, identificar origem da chamada, identificar tipo de chamada, saudar o cliente, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), cadastrar telefone e ramal de funcionários, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, cadastrar números de telefones, preencher boleto de tarifa, demonstrar pontualidade, ouvir o cliente, identificar necessidades do cliente, sondar tipo de solicitação de serviço, informar fuso-horário, transmitir recados, bloquear ligações, identificar pontos de melhoria, propor medidas corretivas, demonstrar objetividade, retornar contato com cliente, despertar hóspedes pelo telefone, identificar código de serviço na tela do computador, redigir ordens de serviço, identificar-se (nome do atendente), comunicar-se em outros idiomas, dominar o idioma inglês, direcionar cliente a outros serviços, informar valor de ligações concluídas via operador, atualizar painel de informações de eventos, acionar despertador automático, demonstrar entusiasmo, pronunciar-se claramente, demonstrar segurança, operar pabx, interceptar ligações, acompanhar ligação, demonstrar imparcialidade, registrar pendências de informações, operar plataforma de atendimento telefônico, interpretar mensagem do cliente, responder a questionários de avaliação interna, programar pabx, informar ramais, lançar ligações manualmente, transmitir normas de atendimento padrão, transmitir informações corretamente, fazer monitoria ativa, demonstrar agilidade, informar alteração de número telefônico, cadastrar telefone e ramais de empresas, registrar reclamações de trote, participar de cursos específicos, verificar cumprimento das normas de atendimento, digitar teclados, preencher livros de ocorrências diárias, transferir chamadas internas e externas, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar autocontrole, informar sobre eventos e cursos, higienizar equipamentos de trabalho, completar chamadas nacionais e internacionais, escutar atentamente (saber ouvir), demonstrar capacidade de assimilação, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, anotar recados, gravar informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Pabx ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Pabx e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 7.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Pabx em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Pabx ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025

O salário de Operador de Pabx mostrado aqui é resultado do levantamento de 18.121 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Pabx com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Pabx CBO 422205 salário