O dissídio de Operador de Mesa Telefônica 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Operador de Mesa Telefônica.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.941,08
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.021 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Caratinga - MG
R$ 2.742,97
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.344 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Operador de Mesa Telefônica
O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Telefonista
O profissional Operador de Mesa Telefônica deve treinar funcionários, demonstrar competências pessoais, elaborar escalas de trabalho, atender o cliente, monitorar atendimentos, operar equipamentos, comunicar-se, cadastrar informações, prestar serviços, fornecer informações.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Telefonista
Um Telefonista deve informar fuso-horário, informar sobre eventos e cursos, fazer monitoria ativa, informar endereços da empresa e filiais, demonstrar autocontrole, acompanhar ligação, adequar o tom de voz, transmitir informações corretamente, informar códigos de área nacionais e internacionais, sugerir agenda de folgas, propor medidas corretivas, informar números de telefones internos, informar alteração de número telefônico, atualizar cadastro, lançar ligações manualmente, demonstrar pontualidade, demonstrar capacidade de assimilação, interceptar ligações, interpretar mensagem do cliente, gravar informações, direcionar cliente a outros serviços, pesquisar banco de dados telefônico, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, participar de cursos específicos, atualizar painel de informações de eventos, cadastrar telefone e ramais de empresas, redigir ordens de serviço, anotar recados, demonstrar prontidão, consultar terminal de informações, solicitar auxílio de operadoras internacionais, operar plataforma de atendimento telefônico, higienizar equipamentos de trabalho, identificar origem da chamada, demonstrar agilidade, digitar teclados, verificar cumprimento das normas de atendimento, informar valor de ligações concluídas via operador, falar formalmente, identificar necessidades do cliente, demonstrar segurança, comunicar-se em outros idiomas, pronunciar-se claramente, identificar pontos de melhoria, demonstrar imparcialidade, demonstrar objetividade, despertar hóspedes pelo telefone, transferir chamadas internas e externas, consultar banco de dados de procedimentos via internet, identificar-se (nome do atendente), orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, transmitir recados, escutar atentamente (saber ouvir), ouvir o cliente, operar pabx, demonstrar entusiasmo, sondar tipo de solicitação de serviço, localizar pessoas, retornar contato com cliente, completar chamadas nacionais e internacionais, manter sigilo, preencher boleto de tarifa, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), identificar tipo de chamada, dominar o idioma inglês, informar ramais, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, encaminhar reclamações ao supervisor, acionar despertador automático, cadastrar números de telefones, preencher livros de ocorrências diárias, informar horário de atendimento, demonstrar cordialidade, identificar código de serviço na tela do computador, saudar o cliente, demonstrar respeito com o cliente, transmitir normas de atendimento padrão, informar tarifas, demonstrar paciência, cadastrar telefone e ramal de funcionários, conservar equipamentos de trabalho, registrar pendências de informações, programar pabx, registrar reclamações de trote, bloquear ligações, responder a questionários de avaliação interna.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Mesa Telefônica ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Mesa Telefônica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Mesa Telefônica em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Mesa Telefônica ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024
O salário de Operador de Mesa Telefônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 16085 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Mesa Telefônica com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Mesa Telefônica em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.742,34 | 1.809,87 | 2.554,14 | 9,76 | 5.10% |
Santa Catarina | 36h | 1.868,66 | 1.941,08 | 2.739,32 | 10,89 | 5.60% |
Minas Gerais | 37h | 1.615,38 | 1.677,99 | 2.368,03 | 9,18 | 8.30% |
Rio Grande do Sul | 35h | 1.584,39 | 1.645,80 | 2.322,60 | 9,46 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 37h | 1.627,31 | 1.690,38 | 2.385,51 | 9,10 | 4.30% |
Paraná | 37h | 1.650,88 | 1.714,87 | 2.420,07 | 9,19 | 8.00% |
Goiás | 37h | 1.548,39 | 1.608,40 | 2.269,83 | 8,65 | 6.90% |
Bahia | 38h | 1.444,79 | 1.500,79 | 2.117,96 | 7,99 | 4.60% |
Distrito Federal | 38h | 1.471,04 | 1.528,05 | 2.156,43 | 7,99 | 5.10% |
Ceará | 37h | 1.552,78 | 1.612,97 | 2.276,27 | 8,74 | 7.50% |
Pernambuco | 37h | 1.435,77 | 1.491,42 | 2.104,73 | 8,10 | 5.30% |
Espírito Santo | 37h | 1.529,18 | 1.588,45 | 2.241,67 | 8,66 | 6.10% |
Mato Grosso | 39h | 1.508,79 | 1.567,27 | 2.211,78 | 8,10 | 5.50% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.532,26 | 1.591,65 | 2.246,18 | 8,11 | 7.10% |
Paraíba | 37h | 1.522,65 | 1.581,66 | 2.232,08 | 8,57 | 5.30% |
Maranhão | 39h | 1.518,45 | 1.577,30 | 2.225,94 | 8,09 | 5.10% |
Piauí | 36h | 1.548,42 | 1.608,43 | 2.269,87 | 8,94 | 4.60% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.493,75 | 1.551,64 | 2.189,72 | 8,14 | 7.70% |
Pará | 38h | 1.600,44 | 1.662,47 | 2.346,12 | 8,78 | 6.70% |
Amazonas | 38h | 1.455,79 | 1.512,22 | 2.134,09 | 7,87 | 4.80% |
Sergipe | 36h | 1.414,68 | 1.469,51 | 2.073,81 | 8,15 | 8.00% |
Alagoas | 40h | 1.522,86 | 1.581,88 | 2.232,40 | 7,90 | 7.30% |
Tocantins | 41h | 1.423,40 | 1.478,57 | 2.086,60 | 7,23 | 5.90% |
Rondônia | 40h | 1.587,06 | 1.648,57 | 2.326,51 | 8,23 | 7.20% |
Acre | 43h | 1.557,28 | 1.617,63 | 2.282,85 | 7,44 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Mesa Telefônica. |
Dissídio de Operador de Mesa Telefônica por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 1.813,10 | 1.883,37 | 2.657,87 | 9,70 | 7.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 37 | 1.601,60 | 1.663,67 | 2.347,82 | 8,92 | 5.80% |
Belo Horizonte, MG | 36 | 1.694,43 | 1.760,10 | 2.483,91 | 9,89 | 8.30% |
Barueri, SP | 34 | 1.644,77 | 1.708,52 | 2.411,11 | 9,92 | 4.40% |
Porto Alegre, RS | 33 | 1.483,45 | 1.540,94 | 2.174,62 | 9,40 | 7.20% |
Goiânia, GO | 36 | 1.563,62 | 1.624,22 | 2.292,15 | 8,97 | 4.80% |
Curitiba, PR | 36 | 1.666,48 | 1.731,07 | 2.442,93 | 9,70 | 7.60% |
São Jose, SC | 36 | 2.065,59 | 2.145,65 | 3.028,00 | 11,99 | 4.40% |
Brasília, DF | 38 | 1.471,04 | 1.528,05 | 2.156,43 | 7,99 | 5.80% |
Florianópolis, SC | 32 | 1.836,40 | 1.907,57 | 2.692,03 | 11,78 | 4.80% |
Fortaleza, CE | 37 | 1.562,83 | 1.623,40 | 2.290,99 | 8,84 | 7.10% |
Salvador, BA | 37 | 1.443,70 | 1.499,66 | 2.116,36 | 8,11 | 7.00% |
Joinville, SC | 36 | 1.638,18 | 1.701,67 | 2.401,45 | 9,35 | 6.70% |
Campinas, SP | 36 | 1.774,37 | 1.843,14 | 2.601,09 | 10,27 | 8.00% |
Teresina, PI | 36 | 1.549,77 | 1.609,84 | 2.271,85 | 8,94 | 4.70% |
Recife, PE | 36 | 1.428,39 | 1.483,75 | 2.093,91 | 8,23 | 4.90% |
Guarulhos, SP | 36 | 1.701,18 | 1.767,12 | 2.493,81 | 9,69 | 4.80% |
São Luís, MA | 38 | 1.539,43 | 1.599,09 | 2.256,68 | 8,51 | 5.70% |
Bauru, SP | 36 | 1.569,86 | 1.630,70 | 2.301,29 | 9,06 | 7.80% |
São João de Meriti, RJ | 34 | 1.733,44 | 1.800,62 | 2.541,09 | 10,55 | 5.70% |
João Pessoa, PB | 35 | 1.580,22 | 1.641,47 | 2.316,49 | 9,46 | 6.00% |
Sapucaia do Sul, RS | 36 | 1.738,09 | 1.805,45 | 2.547,91 | 10,01 | 5.40% |
Cuiabá, MT | 38 | 1.508,00 | 1.566,45 | 2.210,62 | 8,17 | 6.30% |
São José dos Campos, SP | 38 | 1.651,33 | 1.715,34 | 2.420,73 | 9,08 | 6.80% |
Manaus, AM | 39 | 1.450,43 | 1.506,65 | 2.126,22 | 7,77 | 6.60% |
Lauro de Freitas, BA | 36 | 1.450,43 | 1.506,65 | 2.126,23 | 8,44 | 6.40% |
Natal, RN | 38 | 1.513,46 | 1.572,11 | 2.218,61 | 8,26 | 7.20% |
Santa Barbara D Oeste, SP | 34 | 2.099,94 | 2.181,33 | 3.078,35 | 12,79 | 6.40% |
Aracaju, SE | 36 | 1.417,02 | 1.471,94 | 2.077,25 | 8,17 | 7.00% |
Belém, PA | 37 | 1.654,96 | 1.719,10 | 2.426,04 | 9,24 | 4.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Mesa Telefônica. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Mesa Telefônica no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.726,03 | 1.792,93 | 2.530,24 | 5.90% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.605,45 | 1.667,68 | 2.353,48 | 6.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.690,36 | 1.755,87 | 2.477,94 | 6.50% | |
Outras obras de acabamento da construção | 1.648,79 | 1.712,69 | 2.417,00 | 4.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.613,73 | 1.676,27 | 2.365,60 | 4.40% | |
Atividades de teleatendimento | 1.631,12 | 1.694,33 | 2.391,09 | 4.20% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.513,68 | 1.572,35 | 2.218,94 | 6.80% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.523,67 | 1.582,72 | 2.233,58 | 6.80% | |
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.680,15 | 1.745,27 | 2.462,97 | 4.90% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 1.501,74 | 1.559,94 | 2.201,43 | 4.60% | |
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia | 1.512,59 | 1.571,21 | 2.217,34 | 5.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.746,89 | 1.814,60 | 2.560,81 | 6.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.598,90 | 1.660,87 | 2.343,87 | 5.00% | |
Restaurantes e similares | 1.614,01 | 1.676,56 | 2.366,02 | 5.90% | |
Planos de saúde | 1.569,60 | 1.630,43 | 2.300,92 | 5.40% | |
Construção de edifícios | 1.684,67 | 1.749,96 | 2.469,59 | 4.10% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.562,33 | 1.622,88 | 2.290,25 | 6.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.003,19 | 2.080,83 | 2.936,53 | 5.30% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.518,98 | 1.577,85 | 2.226,71 | 4.90% | |
Laboratórios clínicos | 1.521,42 | 1.580,39 | 2.230,29 | 7.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |