O dissídio de Operador de Centro Telefônico 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Operador de Centro Telefônico.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.941,08
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.021 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Caratinga - MG
R$ 2.742,97
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.344 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Operador de Centro Telefônico
O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do Telefonista
O profissional Operador de Centro Telefônico deve fornecer informações, atender o cliente, comunicar-se, cadastrar informações, monitorar atendimentos, prestar serviços, treinar funcionários, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, elaborar escalas de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Telefonista
Um Telefonista deve atualizar painel de informações de eventos, identificar necessidades do cliente, preencher boleto de tarifa, transferir chamadas internas e externas, lançar ligações manualmente, demonstrar imparcialidade, identificar tipo de chamada, direcionar cliente a outros serviços, informar códigos de área nacionais e internacionais, conservar equipamentos de trabalho, atualizar cadastro, informar valor de ligações concluídas via operador, participar de cursos específicos, interpretar mensagem do cliente, demonstrar segurança, interceptar ligações, transmitir recados, acionar despertador automático, despertar hóspedes pelo telefone, sondar tipo de solicitação de serviço, consultar terminal de informações, escutar atentamente (saber ouvir), demonstrar objetividade, operar plataforma de atendimento telefônico, demonstrar entusiasmo, solicitar auxílio de operadoras internacionais, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar paciência, redigir ordens de serviço, informar números de telefones internos, verificar cumprimento das normas de atendimento, registrar pendências de informações, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar respeito com o cliente, consultar banco de dados de procedimentos via internet, anotar recados, saudar o cliente, identificar código de serviço na tela do computador, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, identificar-se (nome do atendente), demonstrar cordialidade, localizar pessoas, dominar o idioma inglês, cadastrar números de telefones, informar endereços da empresa e filiais, identificar origem da chamada, demonstrar agilidade, informar alteração de número telefônico, manter sigilo, informar tarifas, informar sobre eventos e cursos, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), gravar informações, encaminhar reclamações ao supervisor, cadastrar telefone e ramal de funcionários, demonstrar autocontrole, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, falar formalmente, acompanhar ligação, demonstrar capacidade de assimilação, transmitir informações corretamente, informar fuso-horário, higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar pontualidade, propor medidas corretivas, programar pabx, digitar teclados, adequar o tom de voz, pesquisar banco de dados telefônico, operar pabx, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, cadastrar telefone e ramais de empresas, retornar contato com cliente, preencher livros de ocorrências diárias, sugerir agenda de folgas, fazer monitoria ativa, identificar pontos de melhoria, bloquear ligações, informar horário de atendimento, pronunciar-se claramente, informar ramais, transmitir normas de atendimento padrão, demonstrar prontidão, responder a questionários de avaliação interna, registrar reclamações de trote, ouvir o cliente, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Operador de Centro Telefônico ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Centro Telefônico e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 5.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Centro Telefônico em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Operador de Centro Telefônico ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2024
O salário de Operador de Centro Telefônico mostrado aqui é resultado do levantamento de 16085 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Centro Telefônico com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Operador de Centro Telefônico em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 37h | 1.742,34 | 1.809,87 | 2.554,14 | 9,76 | 6.80% |
Santa Catarina | 36h | 1.868,66 | 1.941,08 | 2.739,32 | 10,89 | 8.20% |
Minas Gerais | 37h | 1.615,38 | 1.677,99 | 2.368,03 | 9,18 | 7.40% |
Rio Grande do Sul | 35h | 1.584,39 | 1.645,80 | 2.322,60 | 9,46 | 6.20% |
Rio de Janeiro | 37h | 1.627,31 | 1.690,38 | 2.385,51 | 9,10 | 6.90% |
Paraná | 37h | 1.650,88 | 1.714,87 | 2.420,07 | 9,19 | 8.20% |
Goiás | 37h | 1.548,39 | 1.608,40 | 2.269,83 | 8,65 | 6.30% |
Bahia | 38h | 1.444,79 | 1.500,79 | 2.117,96 | 7,99 | 4.80% |
Distrito Federal | 38h | 1.471,04 | 1.528,05 | 2.156,43 | 7,99 | 8.10% |
Ceará | 37h | 1.552,78 | 1.612,97 | 2.276,27 | 8,74 | 7.90% |
Pernambuco | 37h | 1.435,77 | 1.491,42 | 2.104,73 | 8,10 | 8.20% |
Espírito Santo | 37h | 1.529,18 | 1.588,45 | 2.241,67 | 8,66 | 6.10% |
Mato Grosso | 39h | 1.508,79 | 1.567,27 | 2.211,78 | 8,10 | 5.00% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.532,26 | 1.591,65 | 2.246,18 | 8,11 | 5.50% |
Paraíba | 37h | 1.522,65 | 1.581,66 | 2.232,08 | 8,57 | 5.10% |
Maranhão | 39h | 1.518,45 | 1.577,30 | 2.225,94 | 8,09 | 5.20% |
Piauí | 36h | 1.548,42 | 1.608,43 | 2.269,87 | 8,94 | 6.70% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.493,75 | 1.551,64 | 2.189,72 | 8,14 | 4.80% |
Pará | 38h | 1.600,44 | 1.662,47 | 2.346,12 | 8,78 | 5.30% |
Amazonas | 38h | 1.455,79 | 1.512,22 | 2.134,09 | 7,87 | 7.00% |
Sergipe | 36h | 1.414,68 | 1.469,51 | 2.073,81 | 8,15 | 5.40% |
Alagoas | 40h | 1.522,86 | 1.581,88 | 2.232,40 | 7,90 | 6.80% |
Tocantins | 41h | 1.423,40 | 1.478,57 | 2.086,60 | 7,23 | 4.60% |
Rondônia | 40h | 1.587,06 | 1.648,57 | 2.326,51 | 8,23 | 7.70% |
Acre | 43h | 1.557,28 | 1.617,63 | 2.282,85 | 7,44 | 6.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Operador de Centro Telefônico. |
Dissídio de Operador de Centro Telefônico por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 1.813,10 | 1.883,37 | 2.657,87 | 9,70 | 4.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 37 | 1.601,60 | 1.663,67 | 2.347,82 | 8,92 | 5.60% |
Belo Horizonte, MG | 36 | 1.694,43 | 1.760,10 | 2.483,91 | 9,89 | 7.60% |
Barueri, SP | 34 | 1.644,77 | 1.708,52 | 2.411,11 | 9,92 | 6.70% |
Porto Alegre, RS | 33 | 1.483,45 | 1.540,94 | 2.174,62 | 9,40 | 8.30% |
Goiânia, GO | 36 | 1.563,62 | 1.624,22 | 2.292,15 | 8,97 | 7.90% |
Curitiba, PR | 36 | 1.666,48 | 1.731,07 | 2.442,93 | 9,70 | 5.70% |
São Jose, SC | 36 | 2.065,59 | 2.145,65 | 3.028,00 | 11,99 | 6.70% |
Brasília, DF | 38 | 1.471,04 | 1.528,05 | 2.156,43 | 7,99 | 6.20% |
Florianópolis, SC | 32 | 1.836,40 | 1.907,57 | 2.692,03 | 11,78 | 6.50% |
Fortaleza, CE | 37 | 1.562,83 | 1.623,40 | 2.290,99 | 8,84 | 8.00% |
Salvador, BA | 37 | 1.443,70 | 1.499,66 | 2.116,36 | 8,11 | 7.70% |
Joinville, SC | 36 | 1.638,18 | 1.701,67 | 2.401,45 | 9,35 | 8.30% |
Campinas, SP | 36 | 1.774,37 | 1.843,14 | 2.601,09 | 10,27 | 5.70% |
Teresina, PI | 36 | 1.549,77 | 1.609,84 | 2.271,85 | 8,94 | 4.10% |
Recife, PE | 36 | 1.428,39 | 1.483,75 | 2.093,91 | 8,23 | 8.00% |
Guarulhos, SP | 36 | 1.701,18 | 1.767,12 | 2.493,81 | 9,69 | 4.90% |
São Luís, MA | 38 | 1.539,43 | 1.599,09 | 2.256,68 | 8,51 | 8.10% |
Bauru, SP | 36 | 1.569,86 | 1.630,70 | 2.301,29 | 9,06 | 5.20% |
São João de Meriti, RJ | 34 | 1.733,44 | 1.800,62 | 2.541,09 | 10,55 | 4.60% |
João Pessoa, PB | 35 | 1.580,22 | 1.641,47 | 2.316,49 | 9,46 | 4.40% |
Sapucaia do Sul, RS | 36 | 1.738,09 | 1.805,45 | 2.547,91 | 10,01 | 5.00% |
Cuiabá, MT | 38 | 1.508,00 | 1.566,45 | 2.210,62 | 8,17 | 7.20% |
São José dos Campos, SP | 38 | 1.651,33 | 1.715,34 | 2.420,73 | 9,08 | 4.20% |
Manaus, AM | 39 | 1.450,43 | 1.506,65 | 2.126,22 | 7,77 | 4.60% |
Lauro de Freitas, BA | 36 | 1.450,43 | 1.506,65 | 2.126,23 | 8,44 | 7.80% |
Natal, RN | 38 | 1.513,46 | 1.572,11 | 2.218,61 | 8,26 | 4.40% |
Santa Barbara D Oeste, SP | 34 | 2.099,94 | 2.181,33 | 3.078,35 | 12,79 | 8.30% |
Aracaju, SE | 36 | 1.417,02 | 1.471,94 | 2.077,25 | 8,17 | 4.20% |
Belém, PA | 37 | 1.654,96 | 1.719,10 | 2.426,04 | 9,24 | 6.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Operador de Centro Telefônico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Operador de Centro Telefônico no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.726,03 | 1.792,93 | 2.530,24 | 6.90% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 1.605,45 | 1.667,68 | 2.353,48 | 4.20% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.690,36 | 1.755,87 | 2.477,94 | 4.80% | |
Outras obras de acabamento da construção | 1.648,79 | 1.712,69 | 2.417,00 | 7.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.613,73 | 1.676,27 | 2.365,60 | 8.20% | |
Atividades de teleatendimento | 1.631,12 | 1.694,33 | 2.391,09 | 6.40% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.513,68 | 1.572,35 | 2.218,94 | 4.70% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.523,67 | 1.582,72 | 2.233,58 | 7.10% | |
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.680,15 | 1.745,27 | 2.462,97 | 7.00% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 1.501,74 | 1.559,94 | 2.201,43 | 7.80% | |
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia | 1.512,59 | 1.571,21 | 2.217,34 | 4.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.746,89 | 1.814,60 | 2.560,81 | 7.50% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.598,90 | 1.660,87 | 2.343,87 | 4.10% | |
Restaurantes e similares | 1.614,01 | 1.676,56 | 2.366,02 | 5.60% | |
Planos de saúde | 1.569,60 | 1.630,43 | 2.300,92 | 5.00% | |
Construção de edifícios | 1.684,67 | 1.749,96 | 2.469,59 | 4.20% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.562,33 | 1.622,88 | 2.290,25 | 6.50% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.003,19 | 2.080,83 | 2.936,53 | 5.90% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.518,98 | 1.577,85 | 2.226,71 | 5.10% | |
Laboratórios clínicos | 1.521,42 | 1.580,39 | 2.230,29 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |