O dissídio de Operador de Centro Telefônico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422205 no cargo de Operador de Centro Telefônico.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.018,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.447 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.645,82

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.406 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Transporte Rodoviário de Carga, Exceto Produtos Perigosos e Mudanças, Intermunicipal, Interestadual e Internacional

R$ 2.491,46

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Limpeza em Prédios e em Domicílios

1.601 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.

Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Operador de Centro Telefônico

O Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.

Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.

Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.

Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.

Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.

Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.

Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções do Telefonista

O profissional Operador de Centro Telefônico deve fornecer informações, cadastrar informações, atender o cliente, elaborar escalas de trabalho, treinar funcionários, prestar serviços, monitorar atendimentos, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.

Atividades exercidas por um Telefonista

Um Telefonista deve transmitir recados, transferir chamadas internas e externas, atualizar cadastro, cadastrar telefone e ramais de empresas, fazer monitoria ativa, consultar banco de dados de procedimentos via internet, operar pabx, informar sobre eventos e cursos, ouvir o cliente, demonstrar respeito com o cliente, identificar código de serviço na tela do computador, localizar pessoas, informar alteração de número telefônico, informar códigos de área nacionais e internacionais, digitar teclados, direcionar cliente a outros serviços, atualizar painel de informações de eventos, saudar o cliente, encaminhar reclamações ao supervisor, informar números de telefones internos, gravar informações, preencher boleto de tarifa, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar cordialidade, informar ramais, demonstrar autocontrole, acionar despertador automático, acompanhar ligação, consultar terminal de informações, responder a questionários de avaliação interna, anotar recados, demonstrar objetividade, programar pabx, informar endereços da empresa e filiais, transmitir informações corretamente, demonstrar pontualidade, preencher livros de ocorrências diárias, reorientar práticas de trabalho (reciclagem), registrar pendências de informações, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, falar formalmente, demonstrar paciência, sugerir agenda de folgas, cadastrar telefone e ramal de funcionários, verificar cumprimento das normas de atendimento, demonstrar agilidade, interceptar ligações, solicitar auxílio de operadoras internacionais, escutar atentamente (saber ouvir), identificar pontos de melhoria, adequar o tom de voz, informar fuso-horário, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, manter sigilo, identificar necessidades do cliente, demonstrar prontidão, identificar tipo de chamada, demonstrar segurança, sondar tipo de solicitação de serviço, informar valor de ligações concluídas via operador, bloquear ligações, registrar reclamações de trote, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, informar horário de atendimento, identificar-se (nome do atendente), retornar contato com cliente, informar tarifas, demonstrar imparcialidade, dominar o idioma inglês, redigir ordens de serviço, demonstrar capacidade de assimilação, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, completar chamadas nacionais e internacionais, higienizar equipamentos de trabalho, transmitir normas de atendimento padrão, propor medidas corretivas, lançar ligações manualmente, conservar equipamentos de trabalho, pronunciar-se claramente, participar de cursos específicos, interpretar mensagem do cliente, demonstrar entusiasmo, comunicar-se em outros idiomas, cadastrar números de telefones, despertar hóspedes pelo telefone, operar plataforma de atendimento telefônico, identificar origem da chamada.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Operador de Centro Telefônico ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Operador de Centro Telefônico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telefonia que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Operador de Centro Telefônico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Operador de Centro Telefônico ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telefonia 2025

O salário de Operador de Centro Telefônico mostrado aqui é resultado do levantamento de 18.121 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telefonia que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Operador de Centro Telefônico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Operador de Centro Telefônico CBO 422205 salário