O dissídio de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331205 no cargo de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 5.506,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.141 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.327,42
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Itajaí - SC
2.456 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 18.012,62
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Administração Pública em Geral
12.108 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental ministra aulas no ensino fundamental I (anos iniciais), em escolas públicas e particulares, realizando planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos de aprendizagem, de acordo com a legislação de ensino vigente Atua de acordo com as normas educacionais, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
O Professor de nível médio no ensino fundamental participa do planejamento pedagógico da escola e elabora plano de aulas, levando em consideração a realidade dos alunos Ministra aulas nas áreas de linguagens, conhecimentos científicos e da natureza, conhecimentos sociais e noções de tempo e espaço, compreensão e expressão matemática.
Desenvolve nos alunos habilidades psicomotoras e expressão das linguagens escrita e oral, matemática, corporal, visual e plástica.
Cuida do aluno, enquanto indivíduo e ser social Controla sua participação e frequência em atividades, bem como seu desenvolvimento e sua conduta individual e em equipe.
Realiza avaliação de desempenho de cada aluno, registrando notas e conceitos avaliativos Pode promover projetos em contato com o entorno-realidade exterior à escola.
Pode organizar visitas, palestras, debates e apresentações artísticas.
Prepara e organiza ambientes de ensino Pesquisa, seleciona e utiliza materiais didáticos - impressos ou manuscritos - e recursos lúdicos.
Pode selecionar e utilizar tabletes, óculos e equipamentos de acesso a realidades virtuais, áudios, jogos, filmes e sistemas interativos diversos.
Trabalha de forma colaborativa com a comunidade, com a equipe escolar e com pais, familiares e responsáveis por alunos .
Funções do Professor de nível médio no ensino fundamental
O profissional Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries deve diagnosticar a realidade dos alunos, planejar o ano letivo, ministrar aula, conscientizar a comunidade escolar, preparar aula, avaliar os alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio no ensino fundamental
Um Professor de nível médio no ensino fundamental deve demonstrar coerência, avaliar planejamento, fornecer subsídios à diretoria, demonstrar discernimento, comprar material, demonstrar sociabilidade, fixar metas, selecionar livros didáticos, autocontrolar-se, cobrar tarefas, selecionar atividades lúdicas, consultar relatório da turma do ano anterior, organizar-se, trocar ideias com professor do ano anterior, definir estratégias, demonstrar versatilidade, trabalhar em equipe, revisar conteúdos, visitar locais para estudos, definir objetivos, discutir conceitos de conduta, corrigir instrumentos de avaliação, expor oralmente, pesquisar informações, fornecer informações sobre profissionais de apoio, preencher relatório de avaliação, vistar agenda dos alunos, selecionar livros paradidáticos, aplicar técnicas de expressão corporal, preencher tarjetas (conceitos, notas), servir como referencial de conduta, aplicar instrumentos de avaliação, passar lição de casa, esclarecer dúvidas, confeccionar material, dramatizar situações, atender pais de alunos, mediar ensino-aprendizagem, demonstrar autoconfiança, selecionar material, definir material didático, selecionar conteúdos, distribuir material, integrar as famílias à comunidade escolar, identificar a realidade familiar, definir métodos de avaliação, ensinar técnicas artísticas, sistematizar material e informações, discutir a proposta da escola, participar da elaboração de normas de conduta, trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação, participar de eventos e encontros profissionais e comunitários, realizar leituras de apoio, debater ideias e temas, participar da definição da proposta pedagógica, interagir com o grupo, definir atividades e eventos extraclasse, avaliar comportamento, participar de conselhos, conferir material, preencher lista de chamada, participar de reuniões com coordenação e diretoria, realizar atividades lúdicas, pesquisar material (editoras, internet), demonstrar paciência, elogiar o progresso do aluno, responder comunicados, enviar comunicados, requisitar material, adotar medidas disciplinares, reciclar material, demonstrar imparcialidade, participar de reuniões, definir cronograma, convocar pais de alunos, contar estórias, demonstrar dinamismo, elaborar plano de aula, entrevistar pais e alunos, encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos), proferir palestras, diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos, interpretar resultados de pré-testes de cognição, manter disciplina, observar os alunos, elaborar projetos, elaborar instrumentos de avaliação, preencher diário de classe, aplicar questionários, contornar situações adversas, trabalhar em grupo, acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos, demonstrar criatividade, solicitar apoio da orientação ou coordenação, mediar conflitos, avaliar participação, mediar atividades de autocorreção, preencher cadastros, preencher boletins escolares.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio no ensino fundamental que ficou em 7.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio no ensino fundamental 2025
O salário de Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries mostrado aqui é resultado do levantamento de 33.741 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio no ensino fundamental que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: