O dissídio de Secretária Trilíngüe 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252315 no cargo de Secretária Trilíngüe.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.148,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

69 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 6.280,01

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

26 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária trilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em duas línguas estrangeiras Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Secretária Trilíngüe

O Secretária trilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em três idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em dois idiomas estrangeiros – inglês e/ou espanhol e/ou alemão e/ou francês e/ou italiano e/ ou japonês e/ ou chinês, entre outras possibilidades, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e línguas estrangeiras de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretária trilíngüe

O profissional Secretária Trilíngüe deve elaborar documentos, gerenciar informações, arquivar documentos físicos e eletrônicos, supervisionar equipes de trabalho, atender pessoas (cliente externo e interno), assessorar executivo(s) / Área(s), demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, prestar serviços em idioma estrangeiro, organizar eventos e viagens, gerir suprimentos.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe deve controlar cronogramas, fazer checklist, cancelar compromissos, direcionar informações, elaborar prestação de contas, acompanhar processos, protocolar correspondência, definir horários, datilografar documentos, tomar ditados, estabelecer cronograma de atividades, despachar com o(s) executivo(s), cadastrar documentos, redigir documentos em idioma estrangeiro, adaptar-se a mudanças, redigir documentos, cobrar ações, sintetizar textos em idioma estrangeiro, dar suporte a expatriados, classificar documentos, priorizar compromissos e ligações telefônicas, encaminhar documentos, traduzir documentos, demonstrar capacidade de retórica, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, contratar serviços de terceiros, enviar correspondência, pesquisar informações e dados, administrar agenda do(s) executivo(s), encaminhar certificados, contratar expositores e palestrantes, cotar preços, formular pedidos de compra, demonstrar sensibilidade, elaborar planilhas e gráficos, marcar compromissos, colher assinatura, cobrar respostas, confirmar presença, controlar malote, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, dar suporte durante o evento, triar correspondência, conferir material, orientar pessoas, elaborar relatórios, demonstrar senso de organização, administrar arquivos, solicitar verbas, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), demonstrar espírito de liderança, dar suporte em reuniões, avaliar a equipe, digitar documentos, controlar prazos, reservar sala/local, manter atualizado o banco de dados, atualizar arquivos, elaborar ficha de avaliação, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), encaminhar ligações telefônicas, fornecer informações, comprar material, equipamento e mobiliário, capacitar equipe, identificar o assunto, revisar traduções, levantar necessidades de material, identificar a natureza do documento, estabelecer atribuições da equipe, consultar profissionais de outras áreas, cobrar relatórios, recepcionar pessoas, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, demonstrar iniciativa, pesquisar local, elaborar base de dados, formatar documentos, receber correspondência, fazer ligações telefônicas, anotar informações, anotar recados, demonstrar capacidade de comunicação, ciceronear visitas, demonstrar proatividade, filtrar ligações telefônicas, administrar conflitos, adaptar espaço para armazenagem, demonstrar paciência, transcrever textos, contornar situações adversas, trabalhar sob pressão, prestar serviço de intérprete, arquivar correspondência, reproduzir documentos, enviar convite ou convocação, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, requisitar material, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, demonstrar discrição, transmitir recados, atender pedidos e solicitações, encaminhar pessoas, transmitir fax, monitorar horários de entrada e saída, selecionar pessoal, escolher cardápio, preparar sala/local, elaborar lista de presença, elaborar atas, ordenar documentos, demonstrar dinamismo, monitorar o trabalho da equipe, confeccionar clippings, programar as atividades da equipe, secretariar reuniões, registrar correspondência, administrar estresse, atender ligações telefônicas, divulgar informações, trabalhar em equipe, administrar pendências, acompanhar contratos e garantias, ler documentos, preparar apresentações, elaborar convites e convocações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Secretária Trilíngüe ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretária Trilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 6.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretária Trilíngüe em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretária Trilíngüe ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Secretária Trilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 276 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretária Trilíngüe com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Secretária Trilíngüe CBO 252315 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Secretária Trilíngüe em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Secretária Trilíngüe por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.993,68 4.148,47 5.854,44 19,32 7.10%
Minas Gerais 42h 1.622,28 1.685,16 2.378,14 8,06 4.50%
Goiás 44h 1.427,70 1.483,03 2.092,90 6,75 4.40%
Rio de Janeiro 42h 3.713,86 3.857,80 5.444,24 18,45 5.90%
Espírito Santo 43h 1.403,48 1.457,88 2.057,40 6,80 5.90%
Santa Catarina 42h 2.024,56 2.103,02 2.967,85 9,94 4.90%
Distrito Federal 42h 2.285,67 2.374,25 3.350,62 11,23 5.20%
Paraná 43h 2.392,02 2.484,73 3.506,53 11,67 5.10%
Rio Grande do Sul 43h 1.737,52 1.804,87 2.547,08 8,33 5.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretária Trilíngüe.

Dissídio de Secretária Trilíngüe por cidade

Quanto ganha um Secretária Trilíngüe nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Secretária Trilíngüe na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 6.045,69 6.280,01 8.862,53 29,53 5.80%
Brasília, DF 42 2.285,67 2.374,25 3.350,62 11,23 6.70%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.782,92 3.929,54 5.545,48 18,74 7.70%
Teófilo Otoni, MG 41 1.325,19 1.376,55 1.942,63 6,66 4.80%
Barueri, SP 42 5.140,76 5.340,00 7.535,97 25,67 4.10%
São José do Rio Preto, SP 44 1.832,93 1.903,96 2.686,93 8,65 4.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretária Trilíngüe. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Secretária Trilíngüe no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.702,71 1.768,71 2.496,05 5.00%
Formação de condutores 1.325,80 1.377,19 1.943,53 5.70%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.344,64 1.396,75 1.971,14 4.40%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.541,69 1.601,45 2.260,01 7.00%
Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética 1.800,79 1.870,58 2.639,82 8.30%
Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp) 1.283,40 1.333,14 1.881,37 5.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.548,79 2.647,57 3.736,33 6.10%
Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares 8.883,37 9.227,67 13.022,36 5.50%
Condomínios prediais 1.988,25 2.065,31 2.914,62 7.10%
Comércio varejista de madeira e artefatos 1.584,59 1.646,00 2.322,88 7.20%
Serviços advocatícios 4.744,90 4.928,80 6.955,67 4.80%
Ensino fundamental 1.446,34 1.502,40 2.120,23 7.40%
Atividades de fisioterapia 1.504,66 1.562,98 2.205,72 6.80%
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares 3.850,76 4.000,00 5.644,92 6.00%
Holdings de instituições não-financeiras 12.676,93 13.168,25 18.583,43 4.50%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.302,52 1.353,00 1.909,39 5.20%
Ensino de idiomas 1.463,29 1.520,00 2.145,07 7.30%
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 5.089,78 5.287,04 7.461,23 7.10%
Serviços de usinagem, tornearia e solda 1.752,09 1.820,00 2.568,44 6.90%
Construção de edifícios 4.958,63 5.150,82 7.268,99 5.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.