O dissídio de Secretário Bilíngüe de Presidência 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Secretário Bilíngüe de Presidência.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 7.210,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
718 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 5.535,37
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
414 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.
O que faz um Secretário Bilíngüe de Presidência
O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.
Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.
Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.
Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.
Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.
Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.
Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.
Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .
Funções do Secretário bilíngüe
O profissional Secretário Bilíngüe de Presidência deve atender pessoas (cliente externo e interno), gerenciar informações, gerir suprimentos, demonstrar competências pessoais, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, controlar correspondência física e eletrônica, assessorar executivo(s) / Área(s), elaborar documentos, prestar serviços em idioma estrangeiro, supervisionar equipes de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe
Um Secretário bilíngüe deve atualizar arquivos, formatar documentos, acompanhar contratos e garantias, arquivar correspondência, manter atualizado o banco de dados, dar suporte a expatriados, transmitir fax, fornecer informações, acompanhar processos, despachar com o(s) executivo(s), administrar estresse, enviar correspondência, elaborar relatórios, comprar material, equipamento e mobiliário, reproduzir documentos, demonstrar discrição, anotar recados, administrar agenda do(s) executivo(s), demonstrar senso de organização, estabelecer cronograma de atividades, registrar correspondência, traduzir documentos, cancelar compromissos, elaborar prestação de contas, demonstrar capacidade de retórica, avaliar a equipe, pesquisar informações e dados, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, controlar malote, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), elaborar convites e convocações, digitar documentos, prestar serviço de intérprete, dar suporte em reuniões, orientar pessoas, ordenar documentos, tomar ditados, redigir documentos, contratar serviços de terceiros, direcionar informações, redigir documentos em idioma estrangeiro, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), confeccionar clippings, demonstrar dinamismo, levantar necessidades de material, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, trabalhar sob pressão, fazer checklist, colher assinatura, transmitir recados, marcar compromissos, identificar o assunto, definir horários, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, monitorar horários de entrada e saída, encaminhar pessoas, solicitar verbas, contornar situações adversas, dar suporte durante o evento, enviar convite ou convocação, encaminhar certificados, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, confirmar presença, administrar pendências, selecionar pessoal, elaborar ficha de avaliação, atender pedidos e solicitações, divulgar informações, monitorar o trabalho da equipe, priorizar compromissos e ligações telefônicas, capacitar equipe, cotar preços, cobrar respostas, transcrever textos, classificar documentos, demonstrar sensibilidade, datilografar documentos, cobrar ações, adaptar espaço para armazenagem, formular pedidos de compra, elaborar atas, programar as atividades da equipe, preparar apresentações, ciceronear visitas, demonstrar espírito de liderança, controlar prazos, filtrar ligações telefônicas, administrar arquivos, controlar cronogramas, administrar conflitos, demonstrar paciência, revisar traduções, encaminhar ligações telefônicas, fazer ligações telefônicas, contratar expositores e palestrantes, conferir material, triar correspondência, atender ligações telefônicas, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, secretariar reuniões, adaptar-se a mudanças, estabelecer atribuições da equipe, reservar sala/local, preparar sala/local, protocolar correspondência, identificar a natureza do documento, recepcionar pessoas, cobrar relatórios, sintetizar textos em idioma estrangeiro, demonstrar capacidade de comunicação, requisitar material, cadastrar documentos, elaborar base de dados, anotar informações, consultar profissionais de outras áreas, receber correspondência, escolher cardápio, demonstrar iniciativa, ler documentos, trabalhar em equipe, elaborar lista de presença, elaborar planilhas e gráficos, demonstrar proatividade, pesquisar local.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Secretário Bilíngüe de Presidência ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário Bilíngüe de Presidência e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário Bilíngüe de Presidência em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário Bilíngüe de Presidência ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024
O salário de Secretário Bilíngüe de Presidência mostrado aqui é resultado do levantamento de 1786 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário Bilíngüe de Presidência com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Secretário Bilíngüe de Presidência em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 4.618,65 | 4.797,65 | 6.770,59 | 22,86 | 8.30% |
Minas Gerais | 42h | 2.631,67 | 2.733,67 | 3.857,83 | 12,96 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 42h | 4.148,61 | 4.309,40 | 6.081,56 | 20,74 | 8.30% |
Distrito Federal | 42h | 4.852,16 | 5.040,21 | 7.112,90 | 23,97 | 6.90% |
Paraná | 44h | 2.433,18 | 2.527,49 | 3.566,87 | 11,58 | 7.50% |
Rio Grande do Sul | 44h | 3.248,05 | 3.373,93 | 4.761,39 | 15,43 | 4.30% |
Santa Catarina | 43h | 2.306,03 | 2.395,40 | 3.380,46 | 11,09 | 4.40% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 1.732,95 | 1.800,11 | 2.540,37 | 8,32 | 6.10% |
Mato Grosso | 44h | 1.650,82 | 1.714,80 | 2.419,97 | 7,87 | 6.10% |
Bahia | 43h | 2.215,18 | 2.301,04 | 3.247,29 | 10,67 | 6.40% |
Goiás | 43h | 1.792,79 | 1.862,27 | 2.628,10 | 8,58 | 5.10% |
Espírito Santo | 42h | 1.924,60 | 1.999,19 | 2.821,32 | 9,43 | 8.00% |
Pará | 42h | 1.592,36 | 1.654,08 | 2.334,28 | 7,81 | 5.80% |
Tocantins | 41h | 1.458,44 | 1.514,96 | 2.137,96 | 7,33 | 7.10% |
Rondônia | 43h | 1.672,07 | 1.736,87 | 2.451,12 | 8,06 | 6.40% |
Maranhão | 43h | 2.304,58 | 2.393,89 | 3.378,34 | 11,09 | 8.00% |
Ceará | 41h | 6.941,77 | 7.210,81 | 10.176,11 | 35,28 | 7.10% |
Amazonas | 44h | 1.972,69 | 2.049,14 | 2.891,81 | 9,38 | 4.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário Bilíngüe de Presidência. |
Dissídio de Secretário Bilíngüe de Presidência por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 5.328,84 | 5.535,37 | 7.811,68 | 26,50 | 7.50% |
Brasília, DF | 42 | 4.852,16 | 5.040,21 | 7.112,90 | 23,97 | 6.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 4.776,32 | 4.961,43 | 7.001,72 | 23,94 | 6.60% |
Belo Horizonte, MG | 41 | 4.533,87 | 4.709,59 | 6.646,31 | 22,91 | 7.60% |
Campo Grande, MS | 44 | 1.654,86 | 1.719,00 | 2.425,90 | 7,86 | 8.30% |
Barueri, SP | 42 | 4.949,25 | 5.141,07 | 7.255,23 | 24,33 | 5.50% |
Sinop, MT | 43 | 1.673,30 | 1.738,15 | 2.452,93 | 8,00 | 7.10% |
Novo Hamburgo, RS | 44 | 5.150,39 | 5.350,00 | 7.550,08 | 24,32 | 8.00% |
Umuarama, PR | 44 | 1.651,97 | 1.716,00 | 2.421,67 | 7,80 | 5.90% |
Campinas, SP | 43 | 7.429,99 | 7.717,95 | 10.891,81 | 36,25 | 4.30% |
Porto Velho, RO | 43 | 1.619,67 | 1.682,44 | 2.374,32 | 7,86 | 5.40% |
Curitiba, PR | 43 | 4.408,38 | 4.579,24 | 6.462,35 | 21,15 | 8.10% |
Goiânia, GO | 43 | 2.073,57 | 2.153,93 | 3.039,70 | 10,03 | 8.30% |
Manaus, AM | 44 | 1.972,69 | 2.049,14 | 2.891,81 | 9,38 | 5.00% |
Araguaína, TO | 41 | 1.526,55 | 1.585,71 | 2.237,81 | 7,79 | 6.50% |
Porto Alegre, RS | 44 | 3.062,45 | 3.181,14 | 4.489,32 | 14,55 | 6.00% |
Sorocaba, SP | 42 | 3.522,07 | 3.658,57 | 5.163,09 | 17,42 | 4.70% |
Dourados, MS | 42 | 1.896,05 | 1.969,54 | 2.779,47 | 9,45 | 5.10% |
Jundiaí, SP | 44 | 5.885,24 | 6.113,33 | 8.627,32 | 28,00 | 6.70% |
Juiz de Fora, MG | 44 | 1.472,54 | 1.529,61 | 2.158,64 | 6,95 | 4.50% |
Rio Grande, RS | 44 | 3.645,88 | 3.787,18 | 5.344,58 | 17,21 | 6.40% |
Extrema, MG | 44 | 2.812,28 | 2.921,27 | 4.122,59 | 13,28 | 8.20% |
Santo André, SP | 37 | 2.607,92 | 2.709,00 | 3.823,02 | 14,54 | 6.50% |
Blumenau, SC | 44 | 1.705,10 | 1.771,18 | 2.499,54 | 8,08 | 5.80% |
Santarém, PA | 41 | 1.412,55 | 1.467,30 | 2.070,70 | 7,16 | 4.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário Bilíngüe de Presidência. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Secretário Bilíngüe de Presidência no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Locação de mão-de-obra temporária | 4.085,83 | 4.244,18 | 5.989,52 | 6.60% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.653,91 | 1.718,01 | 2.424,50 | 6.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.960,64 | 6.191,66 | 8.737,85 | 6.00% | |
Serviços advocatícios | 5.572,93 | 5.788,92 | 8.169,50 | 5.90% | |
Ensino de idiomas | 1.684,43 | 1.749,72 | 2.469,25 | 7.20% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.714,99 | 1.781,46 | 2.514,04 | 4.40% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.122,85 | 3.243,88 | 4.577,86 | 4.90% | |
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais | 5.400,81 | 5.610,13 | 7.917,18 | 6.80% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.460,15 | 3.594,26 | 5.072,32 | 4.20% | |
Atividades de teleatendimento | 2.102,01 | 2.183,47 | 3.081,38 | 4.70% | |
Construção de edifícios | 3.876,07 | 4.026,29 | 5.682,02 | 5.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.677,62 | 2.781,40 | 3.925,19 | 6.60% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 3.108,73 | 3.229,22 | 4.557,17 | 6.90% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.448,54 | 4.620,95 | 6.521,23 | 5.60% | |
Agências de viagens | 3.257,48 | 3.383,73 | 4.775,22 | 5.40% | |
Atividades de contabilidade | 1.665,72 | 1.730,28 | 2.441,82 | 6.10% | |
Ensino fundamental | 3.640,64 | 3.781,74 | 5.336,90 | 5.10% | |
Atividades de organizações religiosas | 2.001,98 | 2.079,57 | 2.934,75 | 7.70% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.461,52 | 1.518,17 | 2.142,48 | 5.40% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 6.688,29 | 6.947,51 | 9.804,53 | 7.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |