O dissídio de Assistente de Diretoria 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Assistente de Diretoria.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.484,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.881 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Marica - RJ

R$ 6.947,34

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.422 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Assistente de Diretoria

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Assistente de Diretoria deve elaborar documentos, organizar eventos e viagens, assessorar executivo(s) / Área(s), supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, controlar correspondência física e eletrônica, demonstrar competências pessoais, atender pessoas (cliente externo e interno), arquivar documentos físicos e eletrônicos, gerenciar informações.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve elaborar lista de presença, pesquisar local, enviar convite ou convocação, comprar material, equipamento e mobiliário, anotar recados, receber correspondência, confirmar presença, marcar compromissos, transmitir fax, atender pedidos e solicitações, dar suporte em reuniões, fazer checklist, monitorar horários de entrada e saída, demonstrar iniciativa, datilografar documentos, tomar ditados, adaptar espaço para armazenagem, solicitar verbas, cobrar ações, cobrar relatórios, anotar informações, ordenar documentos, estabelecer atribuições da equipe, divulgar informações, demonstrar sensibilidade, programar as atividades da equipe, dar suporte durante o evento, reproduzir documentos, requisitar material, acompanhar processos, trabalhar em equipe, administrar arquivos, encaminhar ligações telefônicas, transmitir recados, controlar cronogramas, confeccionar clippings, demonstrar capacidade de retórica, formular pedidos de compra, cobrar respostas, definir horários, reservar sala/local, encaminhar certificados, demonstrar proatividade, priorizar compromissos e ligações telefônicas, administrar pendências, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, identificar o assunto, administrar agenda do(s) executivo(s), arquivar correspondência, atualizar arquivos, ler documentos, preparar apresentações, formatar documentos, classificar documentos, controlar malote, elaborar planilhas e gráficos, demonstrar espírito de liderança, controlar prazos, acompanhar contratos e garantias, demonstrar dinamismo, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, administrar conflitos, avaliar a equipe, despachar com o(s) executivo(s), determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), manter atualizado o banco de dados, filtrar ligações telefônicas, elaborar prestação de contas, levantar necessidades de material, elaborar ficha de avaliação, contratar serviços de terceiros, elaborar atas, enviar correspondência, recepcionar pessoas, identificar a natureza do documento, contratar expositores e palestrantes, consultar profissionais de outras áreas, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, colher assinatura, elaborar relatórios, monitorar o trabalho da equipe, elaborar base de dados, capacitar equipe, encaminhar pessoas, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), cotar preços, administrar estresse, demonstrar capacidade de comunicação, preparar sala/local, direcionar informações, fazer ligações telefônicas, conferir material, demonstrar senso de organização, contornar situações adversas, cancelar compromissos, triar correspondência, digitar documentos, adaptar-se a mudanças, protocolar correspondência, escolher cardápio, pesquisar informações e dados, atender ligações telefônicas, registrar correspondência, demonstrar discrição, secretariar reuniões, redigir documentos, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, encaminhar documentos, selecionar pessoal, orientar pessoas, estabelecer cronograma de atividades, assinar documentação escolar, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, elaborar convites e convocações, demonstrar paciência, transcrever textos, fornecer informações, cadastrar documentos, trabalhar sob pressão.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Assistente de Diretoria ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assistente de Diretoria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assistente de Diretoria em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Assistente de Diretoria ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Assistente de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 65494 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assistente de Diretoria com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assistente de Diretoria CBO 252305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Assistente de Diretoria em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Assistente de Diretoria por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.892,17 4.043,02 5.705,64 19,01 6.00%
Minas Gerais 42h 2.023,20 2.101,61 2.965,86 9,90 4.40%
Goiás 43h 1.953,05 2.028,74 2.863,02 9,40 6.10%
Rio Grande do Sul 43h 2.252,35 2.339,65 3.301,78 10,95 7.10%
Paraná 43h 2.141,31 2.224,30 3.139,00 10,36 8.30%
Santa Catarina 43h 2.145,62 2.228,78 3.145,32 10,49 7.10%
Mato Grosso 43h 1.701,51 1.767,46 2.494,29 8,15 6.80%
Distrito Federal 42h 3.961,72 4.115,27 5.807,59 19,73 8.20%
Rio de Janeiro 42h 4.317,12 4.484,44 6.328,57 21,58 5.00%
Mato Grosso do Sul 43h 1.676,22 1.741,18 2.457,21 8,02 6.40%
Bahia 43h 2.119,36 2.201,50 3.106,82 10,26 8.30%
Pará 43h 1.762,90 1.831,23 2.584,29 8,54 6.40%
Rondônia 43h 1.609,47 1.671,85 2.359,37 7,72 4.20%
Pernambuco 43h 2.490,58 2.587,11 3.651,00 12,13 6.70%
Ceará 43h 2.957,79 3.072,43 4.335,90 14,24 6.80%
Maranhão 42h 2.262,41 2.350,10 3.316,53 11,10 4.40%
Tocantins 43h 1.542,47 1.602,25 2.261,15 7,40 4.50%
Amazonas 40h 3.061,44 3.180,09 4.487,84 16,03 5.00%
Espírito Santo 42h 1.914,80 1.989,01 2.806,96 9,44 5.80%
Piauí 43h 2.106,36 2.188,00 3.087,77 10,18 5.40%
Rio Grande do Norte 43h 2.809,90 2.918,80 4.119,10 13,52 4.90%
Paraíba 43h 1.983,29 2.060,15 2.907,35 9,62 4.20%
Alagoas 43h 2.030,31 2.109,00 2.976,28 9,81 6.30%
Acre 43h 1.748,83 1.816,61 2.563,65 8,37 6.70%
Sergipe 42h 2.257,58 2.345,08 3.309,44 11,07 5.80%
Roraima 42h 2.088,44 2.169,38 3.061,50 10,35 7.50%
Amapá 42h 2.042,99 2.122,17 2.994,87 10,12 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Assistente de Diretoria.

Dissídio de Assistente de Diretoria por cidade

Quanto ganha um Assistente de Diretoria nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Assistente de Diretoria na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.722,39 5.944,18 8.388,60 28,21 8.00%
Brasília, DF 42 3.961,72 4.115,27 5.807,59 19,73 7.90%
Goiânia, GO 43 2.482,25 2.578,46 3.638,80 12,02 5.80%
Belo Horizonte, MG 42 3.934,04 4.086,52 5.767,01 19,68 7.70%
Rio de Janeiro, RJ 41 5.646,98 5.865,84 8.278,05 28,45 5.30%
Manaus, AM 40 3.127,24 3.248,44 4.584,30 16,41 4.40%
Curitiba, PR 42 3.027,63 3.144,97 4.438,28 14,93 5.00%
Fortaleza, CE 43 3.517,69 3.654,03 5.156,67 17,00 6.50%
Cuiabá, MT 43 2.032,76 2.111,54 2.979,87 9,82 4.20%
Campo Grande, MS 43 1.874,33 1.946,97 2.747,62 9,00 5.50%
Porto Alegre, RS 42 4.537,92 4.713,80 6.652,26 22,27 5.40%
Salvador, BA 42 3.363,85 3.494,22 4.931,15 16,49 5.30%
Recife, PE 42 3.289,97 3.417,48 4.822,84 16,12 4.30%
Teresina, PI 43 2.443,96 2.538,69 3.582,67 11,88 4.70%
Palmas, TO 43 1.645,81 1.709,60 2.412,64 7,95 7.40%
São Luís, MA 42 3.580,01 3.718,76 5.248,02 17,51 6.40%
Florianópolis, SC 42 3.345,50 3.475,16 4.904,25 16,69 7.80%
Belém, PA 42 2.408,15 2.501,48 3.530,17 11,88 7.90%
Uberlândia, MG 42 1.828,33 1.899,19 2.680,20 8,96 7.70%
Porto Velho, RO 43 1.824,05 1.894,75 2.673,92 8,85 7.20%
São Jose, SC 41 1.827,20 1.898,02 2.678,54 9,30 5.40%
Juiz de Fora, MG 42 1.726,39 1.793,30 2.530,75 8,55 8.20%
Imperatriz, MA 42 1.490,86 1.548,64 2.185,49 7,38 4.60%
João Pessoa, PB 42 2.265,51 2.353,32 3.321,07 11,09 8.20%
Londrina, PR 43 2.132,24 2.214,88 3.125,70 10,31 4.40%
Anápolis, GO 43 1.533,99 1.593,44 2.248,71 7,34 7.80%
Sinop, MT 43 1.644,26 1.707,99 2.410,36 7,92 5.80%
Rio Verde, GO 43 1.518,05 1.576,89 2.225,35 7,27 5.50%
Natal, RN 43 2.631,37 2.733,36 3.857,40 12,71 4.50%
Rio Branco, AC 43 1.825,80 1.896,56 2.676,49 8,76 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Assistente de Diretoria. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Assistente de Diretoria no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.461,01 1.517,63 2.141,73 4.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.960,26 3.074,99 4.339,52 6.50%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.623,04 1.685,94 2.379,25 4.30%
Serviços advocatícios 1.987,82 2.064,86 2.913,99 8.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.513,33 3.649,50 5.150,28 5.60%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.531,69 1.591,05 2.245,34 8.30%
Locação de mão-de-obra temporária 3.364,38 3.494,77 4.931,93 4.20%
Administração pública em geral 7.623,45 7.918,92 11.175,41 4.30%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.667,31 1.731,93 2.444,16 4.40%
Formação de condutores 1.414,50 1.469,32 2.073,54 4.70%
Atividades de contabilidade 1.806,74 1.876,76 2.648,54 6.60%
Construção de edifícios 2.356,64 2.447,98 3.454,66 8.20%
Atividades de organizações religiosas 1.912,79 1.986,92 2.804,00 6.50%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.641,58 1.705,20 2.406,43 4.50%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.538,00 3.675,13 5.186,45 4.90%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.718,72 1.785,34 2.519,52 4.80%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.657,66 1.721,91 2.430,01 6.40%
Atividades de fisioterapia 1.505,70 1.564,05 2.207,24 7.20%
Ensino fundamental 2.133,92 2.216,62 3.128,16 6.90%
Atividades de organizações sindicais 3.099,50 3.219,63 4.543,63 4.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.