O dissídio de Assessor de Diretoria 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Assessor de Diretoria.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.484,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.881 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Marica - RJ

R$ 6.947,34

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.422 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Assessor de Diretoria

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Assessor de Diretoria deve elaborar documentos, assessorar executivo(s) / Área(s), controlar correspondência física e eletrônica, gerir suprimentos, supervisionar equipes de trabalho, arquivar documentos físicos e eletrônicos, atender pessoas (cliente externo e interno), gerenciar informações, organizar eventos e viagens, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve triar correspondência, arquivar correspondência, dar suporte durante o evento, encaminhar documentos, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, cadastrar documentos, pesquisar informações e dados, redigir documentos, elaborar ficha de avaliação, fornecer informações, encaminhar ligações telefônicas, adaptar espaço para armazenagem, estabelecer atribuições da equipe, reservar sala/local, transcrever textos, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), demonstrar proatividade, adaptar-se a mudanças, formular pedidos de compra, reproduzir documentos, demonstrar iniciativa, protocolar correspondência, definir horários, encaminhar pessoas, enviar convite ou convocação, despachar com o(s) executivo(s), anotar recados, receber correspondência, controlar prazos, identificar a natureza do documento, elaborar base de dados, ler documentos, transmitir fax, consultar profissionais de outras áreas, cobrar ações, requisitar material, administrar agenda do(s) executivo(s), demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de retórica, comprar material, equipamento e mobiliário, manter atualizado o banco de dados, secretariar reuniões, demonstrar espírito de liderança, recepcionar pessoas, estabelecer cronograma de atividades, preparar sala/local, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, escolher cardápio, avaliar a equipe, filtrar ligações telefônicas, elaborar lista de presença, contratar expositores e palestrantes, acompanhar processos, encaminhar certificados, digitar documentos, elaborar relatórios, levantar necessidades de material, controlar malote, elaborar planilhas e gráficos, enviar correspondência, solicitar verbas, conferir material, monitorar o trabalho da equipe, selecionar pessoal, elaborar convites e convocações, trabalhar sob pressão, demonstrar sensibilidade, elaborar prestação de contas, elaborar atas, programar as atividades da equipe, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, priorizar compromissos e ligações telefônicas, marcar compromissos, assinar documentação escolar, atender ligações telefônicas, atender pedidos e solicitações, cancelar compromissos, ordenar documentos, acompanhar contratos e garantias, datilografar documentos, contratar serviços de terceiros, cobrar respostas, demonstrar senso de organização, preparar apresentações, demonstrar paciência, administrar arquivos, transmitir recados, monitorar horários de entrada e saída, trabalhar em equipe, cotar preços, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), contornar situações adversas, pesquisar local, demonstrar dinamismo, divulgar informações, colher assinatura, atualizar arquivos, registrar correspondência, controlar cronogramas, fazer ligações telefônicas, capacitar equipe, fazer checklist, classificar documentos, administrar conflitos, tomar ditados, administrar estresse, formatar documentos, confirmar presença, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, confeccionar clippings, identificar o assunto, anotar informações, dar suporte em reuniões, direcionar informações, cobrar relatórios, administrar pendências, orientar pessoas, demonstrar discrição.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Assessor de Diretoria ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assessor de Diretoria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 5.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assessor de Diretoria em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Assessor de Diretoria ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Assessor de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 65494 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assessor de Diretoria com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assessor de Diretoria CBO 252305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Assessor de Diretoria em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Assessor de Diretoria por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.892,17 4.043,02 5.705,64 19,01 4.30%
Minas Gerais 42h 2.023,20 2.101,61 2.965,86 9,90 4.90%
Goiás 43h 1.953,05 2.028,74 2.863,02 9,40 7.10%
Rio Grande do Sul 43h 2.252,35 2.339,65 3.301,78 10,95 6.20%
Paraná 43h 2.141,31 2.224,30 3.139,00 10,36 6.70%
Santa Catarina 43h 2.145,62 2.228,78 3.145,32 10,49 4.10%
Mato Grosso 43h 1.701,51 1.767,46 2.494,29 8,15 8.20%
Distrito Federal 42h 3.961,72 4.115,27 5.807,59 19,73 4.60%
Rio de Janeiro 42h 4.317,12 4.484,44 6.328,57 21,58 5.40%
Mato Grosso do Sul 43h 1.676,22 1.741,18 2.457,21 8,02 4.90%
Bahia 43h 2.119,36 2.201,50 3.106,82 10,26 8.10%
Pará 43h 1.762,90 1.831,23 2.584,29 8,54 6.60%
Rondônia 43h 1.609,47 1.671,85 2.359,37 7,72 4.90%
Pernambuco 43h 2.490,58 2.587,11 3.651,00 12,13 7.30%
Ceará 43h 2.957,79 3.072,43 4.335,90 14,24 4.10%
Maranhão 42h 2.262,41 2.350,10 3.316,53 11,10 6.80%
Tocantins 43h 1.542,47 1.602,25 2.261,15 7,40 4.10%
Amazonas 40h 3.061,44 3.180,09 4.487,84 16,03 4.70%
Espírito Santo 42h 1.914,80 1.989,01 2.806,96 9,44 5.70%
Piauí 43h 2.106,36 2.188,00 3.087,77 10,18 4.50%
Rio Grande do Norte 43h 2.809,90 2.918,80 4.119,10 13,52 7.50%
Paraíba 43h 1.983,29 2.060,15 2.907,35 9,62 7.40%
Alagoas 43h 2.030,31 2.109,00 2.976,28 9,81 6.10%
Acre 43h 1.748,83 1.816,61 2.563,65 8,37 7.80%
Sergipe 42h 2.257,58 2.345,08 3.309,44 11,07 6.50%
Roraima 42h 2.088,44 2.169,38 3.061,50 10,35 7.90%
Amapá 42h 2.042,99 2.122,17 2.994,87 10,12 6.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Assessor de Diretoria.

Dissídio de Assessor de Diretoria por cidade

Quanto ganha um Assessor de Diretoria nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Assessor de Diretoria na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.722,39 5.944,18 8.388,60 28,21 5.00%
Brasília, DF 42 3.961,72 4.115,27 5.807,59 19,73 7.00%
Goiânia, GO 43 2.482,25 2.578,46 3.638,80 12,02 4.20%
Belo Horizonte, MG 42 3.934,04 4.086,52 5.767,01 19,68 7.50%
Rio de Janeiro, RJ 41 5.646,98 5.865,84 8.278,05 28,45 5.00%
Manaus, AM 40 3.127,24 3.248,44 4.584,30 16,41 5.40%
Curitiba, PR 42 3.027,63 3.144,97 4.438,28 14,93 4.50%
Fortaleza, CE 43 3.517,69 3.654,03 5.156,67 17,00 7.40%
Cuiabá, MT 43 2.032,76 2.111,54 2.979,87 9,82 8.20%
Campo Grande, MS 43 1.874,33 1.946,97 2.747,62 9,00 7.00%
Porto Alegre, RS 42 4.537,92 4.713,80 6.652,26 22,27 5.20%
Salvador, BA 42 3.363,85 3.494,22 4.931,15 16,49 5.30%
Recife, PE 42 3.289,97 3.417,48 4.822,84 16,12 4.40%
Teresina, PI 43 2.443,96 2.538,69 3.582,67 11,88 4.40%
Palmas, TO 43 1.645,81 1.709,60 2.412,64 7,95 4.10%
São Luís, MA 42 3.580,01 3.718,76 5.248,02 17,51 6.90%
Florianópolis, SC 42 3.345,50 3.475,16 4.904,25 16,69 5.10%
Belém, PA 42 2.408,15 2.501,48 3.530,17 11,88 4.80%
Uberlândia, MG 42 1.828,33 1.899,19 2.680,20 8,96 7.10%
Porto Velho, RO 43 1.824,05 1.894,75 2.673,92 8,85 4.70%
São Jose, SC 41 1.827,20 1.898,02 2.678,54 9,30 7.70%
Juiz de Fora, MG 42 1.726,39 1.793,30 2.530,75 8,55 6.30%
Imperatriz, MA 42 1.490,86 1.548,64 2.185,49 7,38 7.10%
João Pessoa, PB 42 2.265,51 2.353,32 3.321,07 11,09 5.80%
Londrina, PR 43 2.132,24 2.214,88 3.125,70 10,31 6.70%
Anápolis, GO 43 1.533,99 1.593,44 2.248,71 7,34 7.70%
Sinop, MT 43 1.644,26 1.707,99 2.410,36 7,92 7.30%
Rio Verde, GO 43 1.518,05 1.576,89 2.225,35 7,27 7.90%
Natal, RN 43 2.631,37 2.733,36 3.857,40 12,71 8.10%
Rio Branco, AC 43 1.825,80 1.896,56 2.676,49 8,76 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Assessor de Diretoria. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Assessor de Diretoria no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.461,01 1.517,63 2.141,73 7.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.960,26 3.074,99 4.339,52 7.20%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.623,04 1.685,94 2.379,25 5.40%
Serviços advocatícios 1.987,82 2.064,86 2.913,99 6.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.513,33 3.649,50 5.150,28 7.20%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.531,69 1.591,05 2.245,34 4.20%
Locação de mão-de-obra temporária 3.364,38 3.494,77 4.931,93 6.20%
Administração pública em geral 7.623,45 7.918,92 11.175,41 6.40%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.667,31 1.731,93 2.444,16 6.20%
Formação de condutores 1.414,50 1.469,32 2.073,54 4.40%
Atividades de contabilidade 1.806,74 1.876,76 2.648,54 6.50%
Construção de edifícios 2.356,64 2.447,98 3.454,66 4.10%
Atividades de organizações religiosas 1.912,79 1.986,92 2.804,00 5.80%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.641,58 1.705,20 2.406,43 8.30%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.538,00 3.675,13 5.186,45 7.20%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.718,72 1.785,34 2.519,52 6.80%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.657,66 1.721,91 2.430,01 5.70%
Atividades de fisioterapia 1.505,70 1.564,05 2.207,24 8.30%
Ensino fundamental 2.133,92 2.216,62 3.128,16 7.60%
Atividades de organizações sindicais 3.099,50 3.219,63 4.543,63 4.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.