O dissídio de Assessor de Diretoria 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Assessor de Diretoria.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.411,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.882 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Alta Floresta D Oeste - RO

R$ 1.711,41

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

5.100 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Produtos do Refino de Petróleo

R$ 48.244,32

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos

4.439 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Assessor de Diretoria

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Assessor de Diretoria deve arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, supervisionar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais, assessorar executivo(s) / Área(s), gerir suprimentos, atender pessoas (cliente externo e interno), controlar correspondência física e eletrônica, elaborar documentos, gerenciar informações.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve manter atualizado o banco de dados, acompanhar contratos e garantias, filtrar ligações telefônicas, atender pedidos e solicitações, identificar o assunto, recepcionar pessoas, elaborar lista de presença, cobrar respostas, receber correspondência, transmitir fax, cadastrar documentos, enviar convite ou convocação, trabalhar sob pressão, fazer ligações telefônicas, trabalhar em equipe, dar suporte em reuniões, administrar agenda do(s) executivo(s), reservar sala/local, escolher cardápio, encaminhar pessoas, anotar informações, consultar profissionais de outras áreas, elaborar relatórios, formular pedidos de compra, demonstrar proatividade, administrar arquivos, datilografar documentos, conferir material, ler documentos, dar suporte durante o evento, elaborar base de dados, demonstrar capacidade de comunicação, pesquisar informações e dados, preparar apresentações, demonstrar discrição, divulgar informações, elaborar convites e convocações, elaborar ficha de avaliação, enviar correspondência, administrar conflitos, reproduzir documentos, cotar preços, definir horários, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, selecionar pessoal, tomar ditados, encaminhar documentos, colher assinatura, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), acompanhar processos, demonstrar sensibilidade, monitorar horários de entrada e saída, encaminhar certificados, solicitar verbas, requisitar material, elaborar prestação de contas, identificar a natureza do documento, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, fazer checklist, confeccionar clippings, contratar serviços de terceiros, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), controlar cronogramas, estabelecer cronograma de atividades, demonstrar senso de organização, digitar documentos, classificar documentos, programar as atividades da equipe, assinar documentação escolar, demonstrar paciência, priorizar compromissos e ligações telefônicas, demonstrar espírito de liderança, demonstrar capacidade de retórica, despachar com o(s) executivo(s), formatar documentos, cobrar relatórios, anotar recados, comprar material, equipamento e mobiliário, administrar pendências, cancelar compromissos, marcar compromissos, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, elaborar planilhas e gráficos, transcrever textos, redigir documentos, contratar expositores e palestrantes, orientar pessoas, ordenar documentos, elaborar atas, fornecer informações, atender ligações telefônicas, direcionar informações, monitorar o trabalho da equipe, capacitar equipe, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, administrar estresse, preparar sala/local, levantar necessidades de material, transmitir recados, secretariar reuniões, protocolar correspondência, confirmar presença, avaliar a equipe, pesquisar local, controlar prazos, triar correspondência, demonstrar iniciativa, registrar correspondência, encaminhar ligações telefônicas, adaptar espaço para armazenagem, contornar situações adversas, arquivar correspondência, controlar malote, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, cobrar ações, adaptar-se a mudanças, estabelecer atribuições da equipe, atualizar arquivos, demonstrar dinamismo.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Assessor de Diretoria ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Assessor de Diretoria e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Assessor de Diretoria em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Assessor de Diretoria ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Assessor de Diretoria mostrado aqui é resultado do levantamento de 69.519 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Assessor de Diretoria com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Assessor de Diretoria CBO 252305 salário