O dissídio de Designer Instrucional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.790,62
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
360 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 6.308,98
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
246 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Designer Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Designer Instrucional deve promover a formação contínua dos profissionais, elaborar projeto instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve administrar recursos de trabalho, mediar informações entre autor e equipe de produção, acompanhar processo de revisão, acompanhar a produção dos alunos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, demonstrar versatilidade, definir estratégias de ensino, demonstrar flexibilidade, planejar ações de operacionalização, estudar continuamente, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, mapear conteúdo, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, administrar tempo, orientar equipe de produção, demonstrar capacidade de observação, assessorar o trabalho docente, emitir pareceres, propor soluções para problemas educacionais detectados, identificar público alvo, analisar resultados das avaliações, socializar informações, construir instrumentos de avaliação, criar mecanismos de usabilidade, definir escopo, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, dimensionar os problemas, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, descrever atividades, interagir com os pais, definir processos de avaliação, verificar o cumprimento das metas, detectar eventuais problemas educacionais, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, promover estudos de caso, estimular a criatividade, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, estimular a transparência na condução dos trabalhos, administrar conflitos, formar equipes de trabalho, valorizar experiências pedagógicas significativas, selecionar referencial teórico, selecionar bibliografia, orientar atividades interdisciplinares, caracterizar o perfil dos alunos, construir sistema de avaliação, divulgar deliberações, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, organizar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios teóricos, criar clima favorável de trabalho, propor mecanismos de acessibilidade, realizar controle de qualidade, auto avaliar-se, formar-se continuamente, elaborar textos de orientação, respeitar a autonomia do educador, participar das avaliações externas, traçar cronograma de execução, demonstrar criatividade, dimensionar carga horária, trabalhar em equipe, estimular a solidariedade, acompanhar equipe de produção, traçar objetivos educacionais, pesquisar práticas educativas, estimular o senso crítico, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, adequar linguagem textual e imagética, sugerir mudanças no projeto pedagógico, respeitar a autoria do educador, identificar contexto de aprendizagem, elaborar objetivos, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), estimular o respeito mútuo, entrevistar, garantir a integridade instrucional, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, elaborar relatórios, administrar a progressão da aprendizagem, olhar com intencionalidade pedagógica, criar espaços para o exercício da diversidade, respeitar as diversidades, desenvolver a autoestima, participar da avaliação proposta pela instituição, definir mídias, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, expressar-se com clareza, dominar a língua portuguesa, participar da criação do projeto gráfico, traçar metas educacionais, compatibilizar carga horária por atividades, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, coordenar reuniões, promover trocas de experiências, estimular valores estéticos, compreender o contexto, assessorar as escolas/instituições, elaborar atividades, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, roteirizar material, observar o desempenho das classes, produzir material de apoio pedagógico, demonstrar proatividade, respeitar a alteridade, levantar necessidades educacionais e sociais, propor estratégias de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontro de educandos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estimular o senso de justiça, validar material revisado, mapear competências, organizar grupos de estudos, intermediar conflitos entre a escola e a família, participar de cursos, seminários e congressos, definir abordagem de comunicação, atualizar-se continuamente, divulgar resultados de avaliação, avaliar o desempenho das classes/turmas, validar produto final, estimular a cooperação, criar espaços de participação/interação, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, elaborar roteiro visual (storyboard), avaliar a implementação de projetos educacionais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Designer Instrucional ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Designer Instrucional ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 859 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Designer Instrucional em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 5.574,57 | 5.790,62 | 8.171,90 | 27,63 | 5.60% |
Paraná | 43h | 3.352,80 | 3.482,75 | 4.914,96 | 16,22 | 6.80% |
Minas Gerais | 42h | 3.390,89 | 3.522,31 | 4.970,79 | 16,79 | 7.80% |
Rio de Janeiro | 41h | 3.755,99 | 3.901,56 | 5.505,99 | 18,88 | 4.90% |
Santa Catarina | 42h | 4.274,61 | 4.440,28 | 6.266,26 | 21,20 | 5.80% |
Distrito Federal | 42h | 3.601,27 | 3.740,84 | 5.279,19 | 17,80 | 5.00% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.736,00 | 3.880,80 | 5.476,70 | 19,16 | 5.10% |
Pernambuco | 44h | 2.346,44 | 2.437,38 | 3.439,71 | 11,18 | 5.60% |
Amazonas | 44h | 2.053,53 | 2.133,12 | 3.010,32 | 9,80 | 7.40% |
Bahia | 40h | 2.620,16 | 2.721,71 | 3.840,96 | 13,58 | 5.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Designer Instrucional. |
Dissídio de Designer Instrucional por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 6.073,58 | 6.308,98 | 8.903,42 | 30,35 | 6.80% |
Curitiba, PR | 43 | 3.728,66 | 3.873,17 | 5.465,93 | 18,06 | 5.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.975,28 | 4.129,35 | 5.827,47 | 20,00 | 7.40% |
Brasília, DF | 42 | 3.601,27 | 3.740,84 | 5.279,19 | 17,80 | 5.30% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.984,99 | 4.139,44 | 5.841,70 | 19,49 | 8.10% |
Recife, PE | 44 | 2.372,15 | 2.464,09 | 3.477,40 | 11,30 | 4.70% |
Florianópolis, SC | 41 | 4.918,40 | 5.109,02 | 7.210,01 | 25,03 | 5.70% |
Maringá, PR | 43 | 2.421,34 | 2.515,19 | 3.549,51 | 11,72 | 7.50% |
São Caetano do Sul, SP | 44 | 4.388,63 | 4.558,72 | 6.433,41 | 20,79 | 6.80% |
São José dos Campos, SP | 44 | 5.711,04 | 5.932,38 | 8.371,96 | 26,97 | 4.80% |
Porto Alegre, RS | 40 | 4.551,09 | 4.727,48 | 6.671,56 | 23,47 | 4.50% |
Barueri, SP | 42 | 4.197,93 | 4.360,63 | 6.153,86 | 20,89 | 7.40% |
Manaus, AM | 43 | 2.142,95 | 2.226,00 | 3.141,40 | 10,24 | 5.60% |
Salvador, BA | 41 | 2.863,12 | 2.974,09 | 4.197,13 | 14,38 | 7.30% |
Santa Cruz do Sul, RS | 43 | 2.175,68 | 2.260,00 | 3.189,38 | 10,61 | 5.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Designer Instrucional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Designer Instrucional no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
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Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 7.231,27 | 7.511,54 | 10.600,51 | 8.00% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.822,18 | 3.970,32 | 5.603,03 | 6.00% | |
Edição de livros | 4.578,89 | 4.756,35 | 6.712,30 | 7.90% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.042,48 | 4.199,16 | 5.925,98 | 5.00% | |
Educação superior - graduação | 3.530,67 | 3.667,51 | 5.175,70 | 4.80% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.960,26 | 4.113,75 | 5.805,44 | 7.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 3.563,03 | 3.701,12 | 5.223,13 | 4.90% | |
Ensino fundamental | 4.462,29 | 4.635,23 | 6.541,38 | 4.60% | |
Comércio varejista de livros | 4.840,76 | 5.028,38 | 7.096,19 | 6.50% | |
Treinamento em informática | 3.637,61 | 3.778,60 | 5.332,47 | 7.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.289,62 | 4.455,87 | 6.288,26 | 5.60% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 4.332,11 | 4.500,01 | 6.350,55 | 4.80% | |
Atividades de teleatendimento | 3.037,47 | 3.155,19 | 4.452,70 | 7.20% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.171,61 | 3.294,53 | 4.649,34 | 5.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.133,05 | 8.448,27 | 11.922,45 | 7.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.841,13 | 3.990,00 | 5.630,81 | 7.30% | |
Marketing direto | 1.624,47 | 1.687,43 | 2.381,35 | 7.00% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.008,17 | 2.086,00 | 2.943,83 | 8.00% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 4.846,69 | 5.034,54 | 7.104,89 | 4.70% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.434,61 | 4.606,48 | 6.500,81 | 7.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |