O dissídio de Designer Instrucional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 5.790,62

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

360 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 6.308,98

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

246 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Designer Instrucional

O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Designer educacional

O profissional Designer Instrucional deve promover a formação contínua dos profissionais, elaborar projeto instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Designer educacional

Um Designer educacional deve administrar recursos de trabalho, mediar informações entre autor e equipe de produção, acompanhar processo de revisão, acompanhar a produção dos alunos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, demonstrar versatilidade, definir estratégias de ensino, demonstrar flexibilidade, planejar ações de operacionalização, estudar continuamente, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, mapear conteúdo, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, administrar tempo, orientar equipe de produção, demonstrar capacidade de observação, assessorar o trabalho docente, emitir pareceres, propor soluções para problemas educacionais detectados, identificar público alvo, analisar resultados das avaliações, socializar informações, construir instrumentos de avaliação, criar mecanismos de usabilidade, definir escopo, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, dimensionar os problemas, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, descrever atividades, interagir com os pais, definir processos de avaliação, verificar o cumprimento das metas, detectar eventuais problemas educacionais, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, promover estudos de caso, estimular a criatividade, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, estimular a transparência na condução dos trabalhos, administrar conflitos, formar equipes de trabalho, valorizar experiências pedagógicas significativas, selecionar referencial teórico, selecionar bibliografia, orientar atividades interdisciplinares, caracterizar o perfil dos alunos, construir sistema de avaliação, divulgar deliberações, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, organizar reuniões com equipes de trabalho, fornecer subsídios teóricos, criar clima favorável de trabalho, propor mecanismos de acessibilidade, realizar controle de qualidade, auto avaliar-se, formar-se continuamente, elaborar textos de orientação, respeitar a autonomia do educador, participar das avaliações externas, traçar cronograma de execução, demonstrar criatividade, dimensionar carga horária, trabalhar em equipe, estimular a solidariedade, acompanhar equipe de produção, traçar objetivos educacionais, pesquisar práticas educativas, estimular o senso crítico, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, adequar linguagem textual e imagética, sugerir mudanças no projeto pedagógico, respeitar a autoria do educador, identificar contexto de aprendizagem, elaborar objetivos, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), estimular o respeito mútuo, entrevistar, garantir a integridade instrucional, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, elaborar relatórios, administrar a progressão da aprendizagem, olhar com intencionalidade pedagógica, criar espaços para o exercício da diversidade, respeitar as diversidades, desenvolver a autoestima, participar da avaliação proposta pela instituição, definir mídias, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, expressar-se com clareza, dominar a língua portuguesa, participar da criação do projeto gráfico, traçar metas educacionais, compatibilizar carga horária por atividades, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, coordenar reuniões, promover trocas de experiências, estimular valores estéticos, compreender o contexto, assessorar as escolas/instituições, elaborar atividades, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, roteirizar material, observar o desempenho das classes, produzir material de apoio pedagógico, demonstrar proatividade, respeitar a alteridade, levantar necessidades educacionais e sociais, propor estratégias de participação/interação, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontro de educandos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, estimular o senso de justiça, validar material revisado, mapear competências, organizar grupos de estudos, intermediar conflitos entre a escola e a família, participar de cursos, seminários e congressos, definir abordagem de comunicação, atualizar-se continuamente, divulgar resultados de avaliação, avaliar o desempenho das classes/turmas, validar produto final, estimular a cooperação, criar espaços de participação/interação, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, elaborar roteiro visual (storyboard), avaliar a implementação de projetos educacionais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Designer Instrucional ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Designer Instrucional ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 859 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Designer Instrucional CBO 239435 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Designer Instrucional em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Designer Instrucional por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 5.574,57 5.790,62 8.171,90 27,63 5.60%
Paraná 43h 3.352,80 3.482,75 4.914,96 16,22 6.80%
Minas Gerais 42h 3.390,89 3.522,31 4.970,79 16,79 7.80%
Rio de Janeiro 41h 3.755,99 3.901,56 5.505,99 18,88 4.90%
Santa Catarina 42h 4.274,61 4.440,28 6.266,26 21,20 5.80%
Distrito Federal 42h 3.601,27 3.740,84 5.279,19 17,80 5.00%
Rio Grande do Sul 41h 3.736,00 3.880,80 5.476,70 19,16 5.10%
Pernambuco 44h 2.346,44 2.437,38 3.439,71 11,18 5.60%
Amazonas 44h 2.053,53 2.133,12 3.010,32 9,80 7.40%
Bahia 40h 2.620,16 2.721,71 3.840,96 13,58 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Designer Instrucional.

Dissídio de Designer Instrucional por cidade

Quanto ganha um Designer Instrucional nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Designer Instrucional na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 6.073,58 6.308,98 8.903,42 30,35 6.80%
Curitiba, PR 43 3.728,66 3.873,17 5.465,93 18,06 5.90%
Rio de Janeiro, RJ 41 3.975,28 4.129,35 5.827,47 20,00 7.40%
Brasília, DF 42 3.601,27 3.740,84 5.279,19 17,80 5.30%
Belo Horizonte, MG 42 3.984,99 4.139,44 5.841,70 19,49 8.10%
Recife, PE 44 2.372,15 2.464,09 3.477,40 11,30 4.70%
Florianópolis, SC 41 4.918,40 5.109,02 7.210,01 25,03 5.70%
Maringá, PR 43 2.421,34 2.515,19 3.549,51 11,72 7.50%
São Caetano do Sul, SP 44 4.388,63 4.558,72 6.433,41 20,79 6.80%
São José dos Campos, SP 44 5.711,04 5.932,38 8.371,96 26,97 4.80%
Porto Alegre, RS 40 4.551,09 4.727,48 6.671,56 23,47 4.50%
Barueri, SP 42 4.197,93 4.360,63 6.153,86 20,89 7.40%
Manaus, AM 43 2.142,95 2.226,00 3.141,40 10,24 5.60%
Salvador, BA 41 2.863,12 2.974,09 4.197,13 14,38 7.30%
Santa Cruz do Sul, RS 43 2.175,68 2.260,00 3.189,38 10,61 5.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Designer Instrucional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Designer Instrucional no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 7.231,27 7.511,54 10.600,51 8.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.822,18 3.970,32 5.603,03 6.00%
Edição de livros 4.578,89 4.756,35 6.712,30 7.90%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 4.042,48 4.199,16 5.925,98 5.00%
Educação superior - graduação 3.530,67 3.667,51 5.175,70 4.80%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.960,26 4.113,75 5.805,44 7.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 3.563,03 3.701,12 5.223,13 4.90%
Ensino fundamental 4.462,29 4.635,23 6.541,38 4.60%
Comércio varejista de livros 4.840,76 5.028,38 7.096,19 6.50%
Treinamento em informática 3.637,61 3.778,60 5.332,47 7.40%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.289,62 4.455,87 6.288,26 5.60%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.332,11 4.500,01 6.350,55 4.80%
Atividades de teleatendimento 3.037,47 3.155,19 4.452,70 7.20%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.171,61 3.294,53 4.649,34 5.40%
Locação de mão-de-obra temporária 8.133,05 8.448,27 11.922,45 7.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.841,13 3.990,00 5.630,81 7.30%
Marketing direto 1.624,47 1.687,43 2.381,35 7.00%
Cursos preparatórios para concursos 2.008,17 2.086,00 2.943,83 8.00%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 4.846,69 5.034,54 7.104,89 4.70%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.434,61 4.606,48 6.500,81 7.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.