O dissídio de Designer Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Designer Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Designer Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Designer Instrucional deve elaborar projeto instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve estimular a cooperação, definir escopo, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, caracterizar o perfil dos alunos, promover estudos de caso, estimular a transparência na condução dos trabalhos, identificar público alvo, descrever atividades, socializar informações, mediar informações entre autor e equipe de produção, produzir material de apoio pedagógico, selecionar referencial teórico, estimular valores estéticos, divulgar deliberações, dimensionar carga horária, compatibilizar carga horária por atividades, administrar recursos de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, criar mecanismos de participação/interação, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, selecionar bibliografia, acompanhar processo de revisão, realizar controle de qualidade, organizar grupos de estudos, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, mapear competências, administrar a progressão da aprendizagem, traçar cronograma de execução, propor mecanismos de acessibilidade, administrar tempo, demonstrar capacidade de observação, estimular a solidariedade, demonstrar criatividade, assessorar as escolas/instituições, organizar encontro de educandos, definir mídias, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, participar de cursos, seminários e congressos, formar equipes de trabalho, respeitar as diversidades, definir estratégias de ensino, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, trabalhar em equipe, organizar reuniões com equipes de trabalho, avaliar a implementação de projetos educacionais, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, olhar com intencionalidade pedagógica, avaliar o desempenho das classes/turmas, criar mecanismos de usabilidade, verificar o cumprimento das metas, planejar ações de operacionalização, definir processos de avaliação, validar produto final, acompanhar a produção dos alunos, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, pesquisar práticas educativas, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, elaborar objetivos, entrevistar, dimensionar os problemas, demonstrar flexibilidade, intermediar conflitos entre a escola e a família, demonstrar proatividade, participar das avaliações externas, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, administrar conflitos, estimular o respeito mútuo, orientar equipe de produção, divulgar resultados de avaliação, validar material revisado, estruturar os tempos pedagógicos, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), elaborar roteiro visual (storyboard), estudar continuamente, expressar-se com clareza, valorizar experiências pedagógicas significativas, analisar resultados das avaliações, orientar atividades interdisciplinares, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, elaborar relatórios, elaborar atividades, estimular o senso de justiça, construir instrumentos de avaliação, estimular o senso crítico, levantar necessidades educacionais e sociais, criar clima favorável de trabalho, acompanhar equipe de produção, elaborar textos de orientação, criar espaços para o exercício da diversidade, definir abordagem de comunicação, identificar contexto de aprendizagem, sugerir mudanças no projeto pedagógico, traçar objetivos educacionais, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, auto avaliar-se, garantir a integridade instrucional, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, formar-se continuamente, construir sistema de avaliação, interagir com os pais, propor soluções para problemas educacionais detectados, compreender o contexto, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, coordenar reuniões, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, mapear conteúdo, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, emitir pareceres, respeitar a alteridade, estimular a criatividade, demonstrar versatilidade, promover trocas de experiências, fornecer subsídios teóricos, estimular a participação dos diferentes sujeitos, respeitar a autonomia do educador, criar espaços de participação/interação, atualizar-se continuamente, participar da criação do projeto gráfico, adequar linguagem textual e imagética, detectar eventuais problemas educacionais, propor estratégias de participação/interação, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, traçar metas educacionais, planejar reuniões com equipes de trabalho, roteirizar material, assessorar o trabalho docente, dominar a língua portuguesa, respeitar a autoria do educador, desenvolver a autoestima, observar o desempenho das classes, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, contribuir para que as decisões expressem o coletivo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Designer Instrucional ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Designer Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Designer Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Designer Instrucional ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Designer Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Designer Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Supervisor Pedagógico
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
- Coordenador de Serviço de Orientação Pedagógica
- Supervisor Educacional
- Auxiliar de Coordenação de Ensino Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Auxiliar de Orientação Pedagógica
- Supervisor de Ensino
- Coordenador de Ensino