O dissídio de Supervisor de Ensino 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239430 no cargo de Supervisor de Ensino.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 6.032,80
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
969 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Concordia - SC
R$ 7.821,44
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
427 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de ensino Planeja e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista ações de melhoria na atuação da equipe escolar, dos docentes, do desempenho dos alunos, gestão da escola Promove ações coletivas e individuais de orientação, identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de análise de desempenho, de práticas educacionais, das atividades didáticas e curriculares, de relacionamentos interpessoais e resolução de conflitos, elaboração de proposta pedagógica, cumprimento da legislação e do regimento escolar, objetivando identificar e solucionar eventuais dificuldades do contexto escolar em relação ao processo de ensino e aprendizagem.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Ensino
O Supervisor de ensino planeja, realiza e coordena ações de supervisão educacional em instituições de ensino, tendo em vista assessorar a escola na atuação da equipe escolar e dos docentes, na melhoria do desempenho dos alunos e nas estratégias de gestão escolar Define e implementa estratégias para o processo de supervisão educacional, promovendo encontros e reuniões, entrevistas individuais e coletivas, elaborando instrumentos e cronograma para acompanhamento, análise, avaliação e orientação dos processos administrativos e didático-pedagógicos desenvolvidos no ambiente escolar.
Implementa e coordena as etapas do processo de supervisão educacional, avaliando as relações entre professores e alunos, os objetivos educacionais da escola, os planos de curso, de ensino e de aula dos docentes, as metodologias e atividades de ensino e aprendizagem propostas, o processo de avaliação e de recuperação da aprendizagem, os recursos didáticos e materiais utilizados.
, as condições físicas e de infraestrutura, de higiene e saúde e dos ambientes pedagógicos Analisa as ações de acompanhamento e orientação educacional e vocacional, considerando a promoção de uma prática de qualidade e que atenda às necessidades coletivas e individuais dos educandos, para o pleno exercício de sua cidadania.
Avalia os processos administrativos e de gestão escolar no que se refere ao planejamento estratégico, setorial e operacional, analisando os objetivos, princípios e diretrizes definidos na proposta pedagógica, as prioridades, dados de evasão escolar, o cumprimento da legislação educacional, as decisões a serem implementadas, a administração das dificuldades e a proposição de medidas de melhorias e adequações Analisa dados e indicadores, orienta e propõe ações de melhorias na organização e funcionamento da unidade escolar, na discussão de temáticas que envolvam o desenvolvimento de competências e dos aspectos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos, os valores coletivos assumidos, na operacionalização e desenvolvimento dos processos implementados.
Orienta os docentes sobre o cumprimento dos objetivos do curso, da integração e sequência dos componentes curriculares, da aplicação de metodologias, métodos e técnicas de ensino e aprendizagem, dos procedimentos para o planejamento, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do processo educativo.
Dialoga com alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem, o nível de satisfação com a escola, seu desempenho individual, suas oportunidades de autodesenvolvimento e de formação continuada, seus relacionamentos pessoais e interpessoais, as condições de integração escola-família Propõe ações e projetos, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Promove estudos e discussões sobre os processos implementados pela escola, considerando proposta pedagógica, currículo e metodologias de ensino, planos de curso, de ensino e de aulas, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Propõe medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Supervisor de ensino
O profissional Supervisor de Ensino deve comunicar-se, viabilizar o trabalho coletivo, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de ensino
Um Supervisor de ensino deve entrevistar, administrar a progressão da aprendizagem, divulgar deliberações, assessorar o trabalho docente, participar das avaliações externas, administrar a demanda por vagas, socializar informações, demonstrar capacidade de observação, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, selecionar referencial teórico, elaborar textos de orientação, construir sistema de avaliação, estimular a participação dos diferentes sujeitos, divulgar experiências pedagógicas, detectar eventuais problemas educacionais, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, administrar tempo, estimular o respeito mútuo, avaliar a implementação de projetos educacionais, construir instrumentos de avaliação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, estimular a participação nas instituições associativas, estudar continuamente, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, avaliar o desempenho profissional dos educadores, participar de cursos, seminários e congressos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estimular a solidariedade, participar da avaliação proposta pela instituição, analisar o desempenho das classes, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, estimular o senso de justiça, articular a ação da escola com outras instituições, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, demonstrar versatilidade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas, propor soluções para problemas educacionais detectados, selecionar bibliografia, avaliar o desempenho das classes/turmas, demonstrar criatividade, criar clima favorável de trabalho, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, estimular a criatividade, emitir pareceres, formar-se continuamente, criar espaços de participação/interação, coordenar reuniões, auto avaliar-se, sugerir mudanças no projeto pedagógico, equalizar informações, trabalhar em equipe, planejar reuniões com equipes de trabalho, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, respeitar as diversidades, atualizar-se continuamente, estruturar os tempos pedagógicos, avaliar a instituição escolar, organizar grupos de estudos, desenvolver a autoestima, observar conselhos de classe e de escola, orientar atividades interdisciplinares, estimular a cooperação, organizar reuniões com equipes de trabalho, divulgar resultados de avaliação, olhar com intencionalidade pedagógica, respeitar a alteridade, estimular a transparência na condução dos trabalhos, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, verificar o cumprimento das metas, criar espaços para o exercício da diversidade, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, elaborar relatórios, dominar a língua portuguesa, expressar-se com clareza, respeitar a autonomia do educador, respeitar a autoria do educador, demonstrar proatividade, administrar conflitos, valorizar experiências pedagógicas significativas, estimular valores estéticos, contextualizar historicamente a escola, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, criar mecanismos de participação/interação, demonstrar flexibilidade, promover trocas de experiências, fornecer subsídios teóricos, intermediar conflitos entre a escola e a família, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, interagir com os pais, acompanhar a produção dos alunos, administrar recursos de trabalho, produzir material de apoio pedagógico, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, visitar rotineiramente as escolas, pesquisar práticas educativas, dimensionar os problemas, assessorar as escolas/instituições, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, formar equipes de trabalho, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, avaliar os planos diretores, publicar experiências pedagógicas, observar o desempenho das classes, emitir pareceres para autorização de escolas particulares, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, organizar encontros, congressos e seminários, estimular o senso crítico, identificar os princípios norteadores da escola/instituição, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, compreender o contexto, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Ensino ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Ensino e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Ensino em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Ensino ficou em 7.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Supervisor de Ensino mostrado aqui é resultado do levantamento de 4682 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Ensino com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Ensino em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 38h | 4.071,99 | 4.229,81 | 5.969,23 | 22,34 | 4.50% |
Minas Gerais | 34h | 3.298,63 | 3.426,47 | 4.835,54 | 20,09 | 6.70% |
Santa Catarina | 41h | 3.833,09 | 3.981,65 | 5.619,02 | 19,28 | 5.60% |
Rio de Janeiro | 38h | 3.421,67 | 3.554,28 | 5.015,91 | 18,54 | 8.10% |
Pernambuco | 42h | 2.549,89 | 2.648,71 | 3.737,94 | 12,51 | 7.30% |
Ceará | 40h | 3.488,58 | 3.623,78 | 5.113,99 | 18,04 | 6.50% |
Rio Grande do Sul | 36h | 4.027,85 | 4.183,96 | 5.904,53 | 23,39 | 4.10% |
Paraná | 36h | 2.883,00 | 2.994,73 | 4.226,26 | 16,65 | 4.90% |
Bahia | 41h | 2.875,47 | 2.986,92 | 4.215,23 | 14,59 | 5.80% |
Goiás | 40h | 2.569,66 | 2.669,25 | 3.766,92 | 13,32 | 7.00% |
Distrito Federal | 41h | 3.668,96 | 3.811,16 | 5.378,42 | 18,49 | 7.40% |
Espírito Santo | 36h | 4.132,21 | 4.292,36 | 6.057,50 | 23,71 | 4.50% |
Amazonas | 42h | 3.034,38 | 3.151,98 | 4.448,17 | 15,18 | 7.50% |
Maranhão | 39h | 3.764,73 | 3.910,64 | 5.518,81 | 20,09 | 5.00% |
Paraíba | 35h | 2.733,29 | 2.839,23 | 4.006,80 | 16,19 | 4.60% |
Pará | 41h | 2.275,56 | 2.363,75 | 3.335,79 | 11,45 | 7.40% |
Sergipe | 41h | 2.676,66 | 2.780,40 | 3.923,79 | 13,67 | 4.80% |
Mato Grosso | 34h | 5.807,71 | 6.032,80 | 8.513,67 | 35,35 | 4.90% |
Rio Grande do Norte | 38h | 3.039,15 | 3.156,94 | 4.455,17 | 16,59 | 5.00% |
Rondônia | 41h | 2.999,29 | 3.115,54 | 4.396,74 | 15,09 | 6.50% |
Piauí | 41h | 2.688,88 | 2.793,09 | 3.941,69 | 13,50 | 7.50% |
Mato Grosso do Sul | 40h | 2.871,45 | 2.982,74 | 4.209,34 | 14,78 | 7.90% |
Acre | 44h | 3.020,21 | 3.137,26 | 4.427,40 | 14,35 | 5.60% |
Alagoas | 37h | 2.500,15 | 2.597,05 | 3.665,03 | 14,22 | 7.50% |
Tocantins | 41h | 3.276,41 | 3.403,39 | 4.802,97 | 16,44 | 7.60% |
Roraima | 42h | 2.249,50 | 2.336,68 | 3.297,60 | 11,21 | 8.10% |
Amapá | 40h | 2.100,22 | 2.181,62 | 3.078,76 | 10,91 | 7.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Ensino. |
Dissídio de Supervisor de Ensino por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 36 | 5.057,90 | 5.253,93 | 7.414,50 | 29,14 | 6.50% |
Indaial, SC | 43 | 2.628,48 | 2.730,35 | 3.853,16 | 12,84 | 7.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 38 | 3.686,97 | 3.829,87 | 5.404,83 | 20,17 | 6.90% |
Recife, PE | 42 | 2.479,76 | 2.575,87 | 3.635,14 | 12,15 | 6.70% |
Fortaleza, CE | 40 | 3.563,45 | 3.701,56 | 5.223,76 | 18,63 | 7.70% |
Belo Horizonte, MG | 34 | 4.504,37 | 4.678,94 | 6.603,06 | 27,29 | 5.70% |
Brasília, DF | 41 | 3.668,96 | 3.811,16 | 5.378,42 | 18,49 | 6.30% |
Salvador, BA | 42 | 2.729,06 | 2.834,84 | 4.000,60 | 13,43 | 7.20% |
Manaus, AM | 42 | 2.963,91 | 3.078,78 | 4.344,87 | 14,81 | 7.90% |
Taubaté, SP | 44 | 3.353,11 | 3.483,06 | 4.915,40 | 15,97 | 5.10% |
Goiânia, GO | 40 | 2.680,87 | 2.784,77 | 3.929,96 | 13,93 | 7.80% |
Porto Alegre, RS | 37 | 3.833,85 | 3.982,44 | 5.620,14 | 21,66 | 7.10% |
Curitiba, PR | 38 | 3.474,55 | 3.609,22 | 5.093,44 | 18,79 | 6.20% |
Aracaju, SE | 41 | 2.696,82 | 2.801,34 | 3.953,33 | 13,74 | 7.70% |
Uberlândia, MG | 25 | 2.096,24 | 2.177,48 | 3.072,93 | 17,43 | 5.10% |
Batatais, SP | 34 | 2.518,32 | 2.615,92 | 3.691,66 | 15,20 | 8.30% |
São Luís, MA | 39 | 3.660,15 | 3.802,00 | 5.365,50 | 19,51 | 7.40% |
Montes Claros, MG | 36 | 3.444,72 | 3.578,23 | 5.049,70 | 20,02 | 4.20% |
Florianópolis, SC | 41 | 4.788,61 | 4.974,20 | 7.019,74 | 24,35 | 6.00% |
Contagem, MG | 41 | 3.205,85 | 3.330,10 | 4.699,54 | 16,12 | 7.40% |
Sete Lagoas, MG | 38 | 5.994,48 | 6.226,81 | 8.787,46 | 32,77 | 5.70% |
Joinville, SC | 38 | 3.595,26 | 3.734,61 | 5.270,39 | 19,59 | 5.30% |
Natal, RN | 37 | 2.391,63 | 2.484,32 | 3.505,95 | 13,53 | 7.50% |
Guarulhos, SP | 27 | 2.391,72 | 2.484,41 | 3.506,08 | 18,57 | 8.30% |
Cuiabá, MT | 36 | 7.462,38 | 7.751,60 | 10.939,29 | 42,85 | 7.00% |
Concordia, SC | 44 | 7.529,62 | 7.821,44 | 11.037,86 | 35,67 | 6.90% |
Campina Grande, PB | 31 | 2.731,80 | 2.837,68 | 4.004,62 | 18,38 | 4.10% |
Teresina, PI | 41 | 2.713,63 | 2.818,81 | 3.977,98 | 13,66 | 5.40% |
Maringá, PR | 40 | 3.654,40 | 3.796,03 | 5.357,07 | 18,88 | 4.50% |
Serra, ES | 36 | 2.894,41 | 3.006,59 | 4.242,98 | 16,57 | 6.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Ensino. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Ensino no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.128,46 | 3.249,71 | 4.586,09 | 4.60% | |
Ensino fundamental | 3.421,65 | 3.554,26 | 5.015,88 | 6.20% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.292,16 | 5.497,27 | 7.757,91 | 6.50% | |
Educação superior - graduação | 2.882,06 | 2.993,76 | 4.224,88 | 4.30% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.725,89 | 2.831,54 | 3.995,95 | 6.40% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 3.614,73 | 3.754,82 | 5.298,92 | 4.70% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.896,14 | 3.008,38 | 4.245,52 | 7.30% | |
Educação infantil - creche | 2.577,92 | 2.677,83 | 3.779,04 | 4.90% | |
Ensino médio | 3.971,71 | 4.125,64 | 5.822,23 | 7.50% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.387,30 | 2.479,83 | 3.499,61 | 7.80% | |
Ensino de idiomas | 2.792,37 | 2.900,59 | 4.093,41 | 6.30% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.634,66 | 3.775,53 | 5.328,13 | 6.50% | |
Administração pública em geral | 5.384,18 | 5.592,85 | 7.892,80 | 8.10% | |
Treinamento em informática | 1.660,07 | 1.724,41 | 2.433,55 | 7.70% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 3.868,83 | 4.018,78 | 5.671,42 | 8.30% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 3.880,53 | 4.030,92 | 5.688,56 | 6.50% | |
Produção e promoção de eventos esportivos | 2.553,39 | 2.652,35 | 3.743,07 | 5.20% | |
Formação de condutores | 2.023,10 | 2.101,51 | 2.965,72 | 7.10% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.966,89 | 4.120,63 | 5.815,16 | 7.60% | |
Cursos preparatórios para concursos | 4.271,96 | 4.437,53 | 6.262,37 | 7.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |