O dissídio de Coordenador Escolar 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239405 no cargo de Coordenador Escolar.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.570,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

9.620 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Santana de Parnaíba - SP

R$ 10.800,29

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.052 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Coordenador pedagógico Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.

Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.

Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Coordenador Escolar

O Coordenador pedagógico planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.

Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.

Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.

Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.

Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.

Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.

Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.

Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.

Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.

Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

.

Funções do Coordenador pedagógico

O profissional Coordenador Escolar deve promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, viabilizar o trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico deve trabalhar em equipe, estimular a cooperação, estimular o senso crítico, demonstrar criatividade, dimensionar os problemas, orientar atividades interdisciplinares, desenvolver a autoestima, organizar encontros, congressos e seminários, interagir com os pais, estimular a participação dos diferentes sujeitos, administrar a demanda por vagas, observar o desempenho das classes, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, contextualizar historicamente a escola, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, analisar o desempenho das classes, estruturar os tempos pedagógicos, auto avaliar-se, organizar grupos de estudos, organizar encontro de educandos, selecionar referencial teórico, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, formar equipes de trabalho, avaliar o desempenho profissional dos educadores, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, caracterizar o perfil dos alunos, elaborar relatórios, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, formar-se continuamente, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, levantar necessidades educacionais e sociais, intervir na aplicação de medidas disciplinares, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, expressar-se com clareza, avaliar a implementação de projetos educacionais, observar o processo de trabalho em salas de aula, detectar eventuais problemas educacionais, participar das avaliações externas, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, selecionar bibliografia, demonstrar flexibilidade, compreender o contexto, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, observar conselhos de classe e de escola, valorizar experiências pedagógicas significativas, publicar experiências pedagógicas, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, organizar reuniões com equipes de trabalho, coordenar reuniões, criar espaços de participação/interação, administrar tempo, criar mecanismos de participação/interação, participar da avaliação proposta pela instituição, divulgar experiências pedagógicas, divulgar deliberações, socializar informações, entrevistar, pesquisar práticas educativas, estimular a transparência na condução dos trabalhos, traçar metas educacionais, atualizar-se continuamente, traçar objetivos educacionais, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, respeitar a autonomia do educador, estimular o senso de justiça, estimular valores estéticos, demonstrar proatividade, respeitar a alteridade, avaliar o desempenho das classes/turmas, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, criar espaços para o exercício da diversidade, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, assessorar o trabalho docente, promover trocas de experiências, acompanhar a trajetória escolar do aluno, elaborar textos de orientação, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, reunir-se com conselhos de classe, construir sistema de avaliação, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, respeitar as diversidades, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estimular a participação nas instituições associativas, demonstrar versatilidade, estimular a solidariedade, intermediar conflitos entre a escola e a família, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, articular a ação da escola com outras instituições, sugerir mudanças no projeto pedagógico, produzir material de apoio pedagógico, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, administrar recursos de trabalho, respeitar a autoria do educador, participar de cursos, seminários e congressos, divulgar resultados de avaliação, estimular o respeito mútuo, equalizar informações, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar a instituição escolar, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, planejar reuniões com equipes de trabalho, verificar o cumprimento das metas, estudar continuamente, acompanhar a produção dos alunos, dominar a língua portuguesa, demonstrar capacidade de observação, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, criar clima favorável de trabalho, estimular a criatividade, olhar com intencionalidade pedagógica, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, administrar conflitos, propor soluções para problemas educacionais detectados, planejar ações de operacionalização, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, construir instrumentos de avaliação, emitir pareceres, fornecer subsídios teóricos, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Coordenador Escolar ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Coordenador Escolar e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Coordenador Escolar em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Coordenador Escolar ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024

O salário de Coordenador Escolar mostrado aqui é resultado do levantamento de 32015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Coordenador Escolar com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Coordenador Escolar CBO 239405 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Coordenador Escolar em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Coordenador Escolar por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 39h 4.399,91 4.570,44 6.449,94 23,24 4.50%
Rio de Janeiro 38h 3.238,82 3.364,35 4.747,87 17,87 4.80%
Minas Gerais 36h 3.452,33 3.586,14 5.060,86 19,77 7.70%
Paraná 39h 3.549,11 3.686,67 5.202,73 18,98 6.30%
Pernambuco 40h 3.031,54 3.149,03 4.444,01 15,93 8.30%
Bahia 39h 3.286,73 3.414,12 4.818,10 17,44 8.10%
Ceará 41h 2.765,78 2.872,97 4.054,42 14,12 8.30%
Rio Grande do Sul 36h 3.446,13 3.579,70 5.051,77 19,87 7.60%
Santa Catarina 38h 3.952,43 4.105,62 5.793,97 21,63 4.50%
Distrito Federal 40h 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 4.90%
Goiás 39h 2.947,96 3.062,21 4.321,49 15,90 4.20%
Pará 39h 2.842,07 2.952,22 4.166,27 15,00 4.10%
Espírito Santo 37h 3.061,03 3.179,67 4.487,24 17,29 5.50%
Paraíba 40h 2.754,17 2.860,91 4.037,40 14,32 7.00%
Maranhão 38h 3.063,43 3.182,16 4.490,76 16,70 4.50%
Mato Grosso 38h 3.547,75 3.685,25 5.200,74 19,49 4.70%
Mato Grosso do Sul 39h 3.330,33 3.459,40 4.882,01 17,76 8.20%
Rio Grande do Norte 40h 2.554,37 2.653,37 3.744,52 13,34 4.40%
Alagoas 38h 2.807,62 2.916,43 4.115,76 15,24 7.30%
Amazonas 41h 3.307,54 3.435,73 4.848,61 16,93 6.90%
Sergipe 39h 2.743,42 2.849,74 4.021,65 14,68 7.70%
Piauí 38h 3.142,51 3.264,30 4.606,68 17,12 8.20%
Rondônia 38h 3.484,50 3.619,55 5.108,01 19,04 7.80%
Tocantins 41h 3.869,64 4.019,61 5.672,60 19,50 8.30%
Amapá 41h 2.694,16 2.798,58 3.949,44 13,50 5.60%
Acre 39h 3.242,19 3.367,85 4.752,81 17,18 7.50%
Roraima 41h 2.809,64 2.918,53 4.118,72 14,23 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Coordenador Escolar.

Dissídio de Coordenador Escolar por cidade

Quanto ganha um Coordenador Escolar nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Coordenador Escolar na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 39 5.279,60 5.484,22 7.739,50 27,85 4.90%
Rio de Janeiro, RJ 39 3.553,64 3.691,37 5.209,37 19,13 5.60%
Fortaleza, CE 41 2.749,19 2.855,74 4.030,10 13,88 5.20%
Brasília, DF 40 4.205,26 4.368,25 6.164,60 22,09 6.80%
Belo Horizonte, MG 37 4.330,12 4.497,94 6.347,63 24,17 6.80%
Recife, PE 39 3.316,26 3.444,79 4.861,39 17,57 5.90%
Curitiba, PR 39 4.253,45 4.418,30 6.235,24 22,58 7.40%
Salvador, BA 39 3.488,80 3.624,01 5.114,32 18,58 6.90%
Porto Alegre, RS 39 3.598,63 3.738,11 5.275,33 19,41 6.40%
Goiânia, GO 39 3.118,17 3.239,03 4.571,01 16,53 5.60%
Guarulhos, SP 40 3.671,73 3.814,04 5.382,48 18,97 6.60%
Belém, PA 39 2.917,22 3.030,28 4.276,42 15,51 6.60%
Campinas, SP 39 4.116,30 4.275,84 6.034,19 21,81 7.70%
Campo Grande, MS 39 3.369,30 3.499,88 4.939,14 17,73 7.90%
São Luís, MA 39 3.068,63 3.187,56 4.498,38 16,14 4.40%
João Pessoa, PB 40 2.905,13 3.017,72 4.258,70 15,16 4.20%
Manaus, AM 41 3.102,93 3.223,19 4.548,66 15,68 4.10%
Niterói, RJ 36 3.287,45 3.414,86 4.819,16 18,88 4.10%
Maceió, AL 38 2.895,05 3.007,25 4.243,93 15,92 6.30%
Natal, RN 39 2.744,90 2.851,28 4.023,82 14,57 6.60%
Aracaju, SE 39 2.958,06 3.072,70 4.336,29 15,86 4.10%
Ribeirão Preto, SP 40 4.199,23 4.361,98 6.155,75 21,82 4.40%
Florianópolis, SC 38 3.755,97 3.901,54 5.505,96 20,40 7.00%
Juiz de Fora, MG 36 3.045,13 3.163,15 4.463,93 17,61 5.40%
Uberlândia, MG 38 3.319,90 3.448,57 4.866,73 17,94 7.50%
Teresina, PI 38 3.386,97 3.518,23 4.965,04 18,32 8.20%
São José dos Campos, SP 39 4.463,77 4.636,77 6.543,55 24,03 8.10%
São Bernardo do Campo, SP 41 4.289,62 4.455,87 6.288,26 21,95 4.80%
Osasco, SP 41 4.416,20 4.587,36 6.473,82 22,27 6.60%
Sorocaba, SP 40 3.536,80 3.673,87 5.184,68 18,42 8.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Coordenador Escolar. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Coordenador Escolar no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 3.834,17 3.982,77 5.620,61 7.40%
Educação infantil - pré-escola 3.172,93 3.295,90 4.651,27 8.30%
Educação infantil - creche 3.396,89 3.528,54 4.979,58 5.50%
Educação superior - graduação e pós-graduação 4.476,66 4.650,16 6.562,45 4.40%
Ensino médio 3.843,64 3.992,61 5.634,49 5.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.629,30 3.769,97 5.320,29 5.00%
Educação superior - graduação 4.083,01 4.241,26 5.985,39 7.30%
Ensino de idiomas 2.748,36 2.854,87 4.028,88 6.10%
Educação profissional de nível técnico 2.410,83 2.504,26 3.534,09 5.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.244,13 4.408,62 6.221,58 4.40%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.130,61 2.213,18 3.123,31 5.30%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.855,99 4.005,43 5.652,59 7.00%
Administração pública em geral 3.930,19 4.082,52 5.761,37 4.90%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.766,76 3.912,75 5.521,79 6.50%
Cursos preparatórios para concursos 3.142,88 3.264,69 4.607,23 6.30%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.403,07 3.534,96 4.988,64 5.50%
Treinamento em informática 2.047,81 2.127,17 3.001,93 7.70%
Edição de livros 6.066,70 6.301,83 8.893,33 8.00%
Comércio varejista de livros 2.796,63 2.905,02 4.099,66 5.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.500,34 3.636,00 5.131,23 6.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.