O dissídio de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234515 no cargo de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Norte

R$ 12.907,35

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

278 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 12.423,33

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

131 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.

Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho

O que faz um Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação

O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.

Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.

Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.

Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.

Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.

Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.

Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.

Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.

Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

Funções do Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

O profissional Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação deve coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, participar de atividades administrativas, avaliar o trabalho acadêmico científico, produzir material de trabalho, comunicar-se, supervisionar formação pedagógica em estágios, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, atualizar-se na Área, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, orientar alunos, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional

Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional deve estudar a produção científica da área, elaborar pareceres, coordenar eventos, trabalhar em equipe, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, demonstrar postura ética, atuar em comissões editoriais, planejar eventos e seminários, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, participar de associações científicas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, avaliar currículos de alunos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, participar de associações de classe, compromissar-se social e politicamente, sistematizar conteúdos, planejar a produção de materiais didáticos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, colaborar em comissões de avaliação, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir instrumentos de avaliação, produzir textos para uso pedagógico, atuar no processo de seleção de alunos e professores, estudar diferentes formas de comunicação, desenvolver atividades interativas, produzir cartazes, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), trabalhar com diferentes formas de interação humana, prestar assessoria a órgãos públicos, preencher relatórios de atividades, redigir relatórios de pesquisa, elaborar projetos de extensão, sistematizar dados e materiais de pesquisa, exercer cargos de representação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, auto avaliar-se, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, programar cursos para atendimento a demandas externas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, organizar publicações, estudar propostas e políticas educacionais, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, avaliar o desenvolvimento das aulas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coordenar projetos de extensão, avaliar planos de ação pedagógica, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, realizar eventos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, gerenciar convênios, sugerir composição de bancas examinadoras, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, redigir publicações científicas, participar de comissões, atuar em projetos de extensão, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, participar de colegiados, coletar dados e materiais para pesquisa, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar cursos, coordenar equipes de trabalho, analisar pesquisas educacionais, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir vídeos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, discutir resultados de avaliação, coordenar reuniões, coordenar projetos pedagógicos, atuar em banca examinadora docente e discente, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, estudar outros idiomas, realizar revisão da literatura na área, planejar projetos de intervenção pedagógica, elaborar programas e cronogramas, estudar a legislação educacional, treinar auxiliares de pesquisa, orientar alunos de iniciação científica, planejar pesquisas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar projetos de extensão, dialogar com os alunos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar projetos de extensão, participar de reuniões, avaliar material didático, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, exercer cargos de direção, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar pesquisas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, proferir palestras, avaliar políticas educacionais, dialogar com os professores da instituição, coordenar cursos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), dominar a língua portuguesa, coordenar convênios, coordenar grupos de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar o desempenho dos alunos, prever fontes de financiamento, planejar os ambientes de aprendizagem, avaliar trabalhos científicos, produzir planos de cursos e de aulas, avaliar a própria prática de pesquisa, produzir hipertextos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, produzir transparências, constituir grupos de pesquisa, produzir artigos para divulgação, dialogar com as entidades representativas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, orientar monitores, demonstrar postura crítica, planejar aulas, gerenciar projetos, atribuir notas e conceitos, organizar coletâneas, analisar os problemas da realidade brasileira, divulgar resultados de pesquisas, desenvolver propostas de avaliação, atuar em debates, participar de congressos e eventos científicos, avaliar projetos de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, participar de atividades culturais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação mostrado aqui é resultado do levantamento de 629 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação CBO 234515 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 35h 10.649,55 11.062,30 15.611,45 62,72 5.80%
Paraná 29h 7.950,32 8.258,45 11.654,57 57,26 4.80%
Santa Catarina 26h 7.786,75 8.088,54 11.414,79 61,75 7.60%
Rio de Janeiro 30h 9.426,18 9.791,51 13.818,08 66,17 5.40%
Rio Grande do Sul 13h 2.887,38 2.999,29 4.232,69 47,81 7.40%
Minas Gerais 26h 6.415,36 6.664,00 9.404,44 50,39 7.30%
Bahia 23h 6.936,59 7.205,43 10.168,52 62,29 8.30%
Sergipe 37h 5.979,88 6.211,64 8.766,06 33,51 4.10%
Maranhão 13h 2.272,06 2.360,12 3.330,67 36,31 8.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação.

Dissídio de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação por cidade

Quanto ganha um Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 38 11.959,80 12.423,33 17.532,17 65,84 4.50%
Maringá, PR 27 7.337,48 7.621,85 10.756,19 57,31 6.90%
Votuporanga, SP 31 9.123,50 9.477,10 13.374,37 61,11 5.00%
Campinas, SP 35 9.927,01 10.311,75 14.552,25 59,05 4.10%
Rio de Janeiro, RJ 24 8.435,45 8.762,38 12.365,74 72,67 4.20%
Curitiba, PR 35 10.009,74 10.397,69 14.673,53 59,34 7.60%
Joinville, SC 20 8.835,78 9.178,23 12.952,60 92,22 5.90%
Aracaju, SE 35 6.222,67 6.463,84 9.121,97 37,33 7.40%
Balsas, MA 7 1.968,70 2.045,00 2.885,97 55,46 7.40%
Caxias do Sul, RS 14 2.701,05 2.805,73 3.959,54 41,26 7.40%
Blumenau, SC 40 9.173,60 9.529,14 13.447,81 47,65 6.20%
Barueri, SP 37 9.986,87 10.373,93 14.640,00 56,08 8.00%
Salvador, BA 40 13.827,98 14.363,92 20.270,79 71,82 8.10%
Sorocaba, SP 44 7.591,20 7.885,42 11.128,14 36,12 7.20%
Uberlândia, MG 20 2.665,42 2.768,73 3.907,31 27,69 5.60%
Saquarema, RJ 43 12.808,77 13.305,20 18.776,70 62,17 4.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor Universitário em Metodologia de Pesquisa em Educação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 9.199,81 9.556,36 13.486,23 7.80%
Educação superior - graduação 8.953,05 9.300,04 13.124,50 6.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 8.687,80 9.024,51 12.735,66 4.30%
Locação de mão-de-obra temporária 7.088,20 7.362,92 10.390,77 5.00%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 3.793,32 3.940,33 5.560,72 6.40%
Educação profissional de nível técnico 1.823,17 1.893,83 2.672,63 6.90%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.380,04 4.549,80 6.420,81 5.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.244,50 4.409,00 6.222,11 8.10%
Ensino médio 2.663,04 2.766,25 3.903,81 6.00%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 12.127,27 12.597,29 17.777,67 4.80%
Ensino fundamental 2.480,61 2.576,75 3.636,39 7.40%
Educação infantil - pré-escola 1.917,68 1.992,00 2.811,17 5.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.077,48 2.158,00 3.045,43 4.80%
Ensino de idiomas 1.399,75 1.454,00 2.051,93 5.10%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 2.574,23 2.674,00 3.773,63 7.30%
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos 1.359,32 1.412,00 1.992,66 4.50%
Aluguel de equipamentos recreativos e esportivos 5.776,13 6.000,00 8.467,38 7.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.