O dissídio de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234110 no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior).

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 9.233,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

13 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

7 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

O que faz um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)

O Professor de matemática pura (no ensino superior) ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.

Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.

Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.

Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.

Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.

Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do Professor de matemática pura (no ensino superior)

O profissional Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) deve demonstrar competências pessoais, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, comunicar-se, realizar pesquisas, planejar e implementar cursos e disciplinas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, coordenar atividades acadêmico-científicas, colaborar em atividades institucionais, orientar alunos, produzir trabalhos acadêmicos (técnicos, didáticos e científicos), lecionar matemática, estatística, computação.

Condições de trabalho da profissão

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior)

Um Professor de matemática pura (no ensino superior) deve projetar laboratórios de ensino, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, escrever resenhas, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, relacionar teoria à prática, disponibilizar material didático ´on line´, participar da administração de órgãos de classe, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, elaborar projetos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, organizar atividades práticas (sala de aula, campo e laboratório), orientar estágios docentes (ped-capes), chefiar departamentos, disseminar resultados de pesquisa, dar concretude aos conceitos abstratos, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, orientar alunos monitores (graduandos), participar de comissões de organização de eventos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente à várias turmas, elaborar cursos de especialização, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, avaliar o desempenho funcional de seus pares, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, investigar o estado da arte do tema proposto, propor novos métodos de ensino, elaborar projetos pedagógicos, utilizar correio eletrônico (e-mail), orientar estágios de pós-doutorado, demonstrar objetividade, editar livros e revistas, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, revisar periodicamente a grade curricular, coordenar a política científica de bibliotecas, dirigir unidades acadêmicas, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, avaliar o desempenho do aluno, realizar visitas científicas, elaborar cursos de aperfeiçoamento, constituir grupos de pesquisa, implantar laboratórios, representar a categoria em órgãos colegiados, dominar sua área de conhecimento, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatística e computação, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, orientar a vida acadêmica dos alunos, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, buscar fontes de financiamento, reformular suas ideias, implementar laboratórios de ensino, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, interpretar resultados, escrever artigos técnicos científicos, manter-se atualizado, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, demonstrar criatividade, criar lista de discussão, preparar apresentações, demonstrações e exposições, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, participar de eventos científicos, coordenar cursos de graduação, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, ministrar aulas presencialmente ou à distância, preparar aulas e avaliações, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, manifestar empatia, disponibilizar ´on-line´ artigos, relatórios e software, orientar estudantes para competições acadêmicas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, orientar alunos em atividade de iniciação científica, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, assessorar, cientificamente, a organização de eventos, participar de comissões, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos à publicação, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, produzir textos didáticos, empreender projetos em negócios, assessorar profissionais de diversas áreas, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, orientar doutorandos, participar da organização de processos de seleção, realizar intercâmbios técnico-científicos, trabalhar interdisciplinarmente, coordenar a política científica de laboratórios, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, proferir palestras, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, levantar questões a serem investigadas, participar da administração de associações científicas, elaborar critérios para admissão de alunos, escrever artigos de opinião na imprensa, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, orientar auxiliares de ensino (graduados), produzir relatórios técnicos e de pesquisa, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, desenvolver software, algoritmos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, desenvolver teorias, definir o perfil do corpo docente e discente, elaborar cursos de extensão, trabalhar em equipe, integrar o corpo editorial de publicações científicas, orientar monografias de conclusão de curso, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, coordenar cursos de extensão, orientar mestrandos, coordenar cursos de pós-graduação, atender extraclasse para esclarecimentos complementares, coordenar eventos científicos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que ficou em 4.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior 2024

O salário de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) mostrado aqui é resultado do levantamento de 58 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) CBO 234110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 30h 4.300,85 4.467,54 6.304,72 29,33 4.70%
Rio de Janeiro 22h 7.479,09 7.768,95 10.963,78 70,63 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior).

Dissídio de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) por cidade

Quanto ganha um Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.132,90 5.331,83 7.524,45 6.10%
Educação superior - graduação 6.228,69 6.470,10 9.130,80 7.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.979,26 6.211,00 8.765,15 6.60%
Ensino fundamental 3.971,57 4.125,50 5.822,03 6.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 1.469,83 1.526,80 2.154,67 7.80%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 10.537,11 10.945,50 15.446,62 7.50%
Educação superior - pós-graduação e extensão 3.795,88 3.943,00 5.564,48 6.20%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 1.444,03 1.500,00 2.116,85 5.90%
Educação infantil - pré-escola 2.553,05 2.652,00 3.742,58 5.20%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.661,84 2.765,00 3.902,05 8.00%
Ensino médio 5.681,79 5.902,00 8.329,08 6.70%
Locação de mão-de-obra temporária 11.516,65 11.963,00 16.882,54 5.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.