O dissídio de Diretor de Tecnologia da Informação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123605 no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 46.756,67

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

791 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 41.110,29

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

562 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de tecnologia da informação dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.

Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Diretor de Tecnologia da Informação

O Diretor de tecnologia da informação prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.

Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.

Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.

Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.

Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.

Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.

Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.

Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.

Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.

Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.

Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.

Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.

Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.

Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.

Funções do Diretor de tecnologia da informação

O profissional Diretor de Tecnologia da Informação deve implementar serviços e produtos, dirigir equipes, demonstrar competências pessoais, interagir com diretores e acionistas, controlar qualidade e eficiência do serviço, planejar atividades de tecnologia da informação, comunicar-se, coordenar projetos.

Condições de trabalho da profissão

Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação

Um Diretor de tecnologia da informação deve definir objetivos, solicitar subsídios, definir missão da área da tecnologia da informação, tomar decisões, trabalhar em equipe, analisar causas de desvios, estabelecer parcerias estratégicas, atualizar-se, definir treinamento, identificar necessidades dos clientes, definir certificação, acompanhar indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de negociação, contornar situações adversas, negociar prazos, reportar resultados de rentabilidade, usar intuição, fixar prazos, fixar valores, elaborar orçamento, analisar pareceres de auditoria, executar marketing de relacionamento, corrigir desvios, estimar desvios, demonstrar flexibilidade, assumir riscos, acompanhar tendências tecnológicas, cobrar resultados, reportar riscos, demonstrar liderança, analisar impacto de mudanças, analisar tendências do mercado, avaliar desempenho de fornecedores, definir visão da área da tecnologia da informação, publicar boletins, montar equipes, escolher gerentes, preparar apresentações, coordenar reuniões de acompanhamento, analisar orçamento, reportar andamento dos projetos, aprovar liberação de verbas, contratar consultoria, confrontar o previsto com o realizado, "identificar potencial de ""networking"" informal", planejar necessidades de hardware e software, reportar resultados de pesquisas de satisfação, demonstrar capacidade de síntese, direcionar recursos humanos, estabelecer indicadores de desempenho, estabelecer prioridades, alocar recursos, identificar líderes, divulgar estratégia empresarial, executar ações de endomarketing, participar na definição da visão da instituição, aperfeiçoar perfil da equipe (coaching), "buscar ""feedback"" do cliente", aplicar metodologias, determinar uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, administrar equipe gerencial, redigir relatórios, demonstrar iniciativa, fixar metas, combinar talentos complementares, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, definir cronograma, administrar recompensas, demonstrar raciocínio lógico, delegar autoridade (empowerment), administrar parcerias, administrar recursos materiais e financeiros, desenhar processos, demonstrar fluência em língua estrangeira, antever impacto de mudanças, multiplicar talentos, conceder entrevista à mídia, selecionar pessoal, analisar resultados de pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, "buscar ""feedback"" da equipe", avaliar riscos, agir sob pressão, participar na definição da missão da instituição, definir quantidade e perfil de recursos humanos, negociar valores, estabelecer metodologias, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, fornecer subsídios para tomada de decisão, estabelecer organograma, estabelecer escopo, coordenar elaboração de contratos, demonstrar fluência verbal e escrita, negociar escopo dos serviços e produtos, avaliar desempenho da equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Diretor de Tecnologia da Informação ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de informática que ficou em 5.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Tecnologia da Informação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Diretor de Tecnologia da Informação ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de informática 2024

O salário de Diretor de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 1148 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de informática que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Tecnologia da Informação CBO 123605 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Diretor de Tecnologia da Informação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Diretor de Tecnologia da Informação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 35.689,05 37.072,25 52.317,47 176,66 6.20%
Rio de Janeiro 41h 28.757,24 29.871,79 42.155,97 144,40 5.10%
Minas Gerais 42h 22.936,88 23.825,84 33.623,75 114,32 5.60%
Santa Catarina 42h 16.538,12 17.179,08 24.243,64 81,90 7.50%
Rio Grande do Sul 42h 27.701,62 28.775,26 40.608,51 136,95 5.20%
Paraná 41h 21.922,69 22.772,35 32.137,03 110,87 5.80%
Distrito Federal 37h 16.503,18 17.142,80 24.192,43 91,95 8.20%
Goiás 43h 21.737,78 22.580,27 31.865,96 104,68 4.80%
Pernambuco 42h 11.473,80 11.918,49 16.819,74 56,14 7.50%
Bahia 42h 9.039,96 9.390,32 13.251,91 44,72 5.20%
Espírito Santo 43h 17.347,75 18.020,10 25.430,50 83,43 5.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Diretor de Tecnologia da Informação.

Dissídio de Diretor de Tecnologia da Informação por cidade

Quanto ganha um Diretor de Tecnologia da Informação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Diretor de Tecnologia da Informação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 37.015,41 38.450,02 54.261,82 183,80 5.90%
Barueri, SP 42 39.576,42 41.110,29 58.016,07 195,64 8.20%
Rio de Janeiro, RJ 42 33.056,59 34.337,77 48.458,49 165,10 7.20%
Porto Alegre, RS 42 29.253,44 30.387,22 42.883,35 145,23 7.00%
Campinas, SP 43 29.369,75 30.508,03 43.053,85 143,15 6.70%
Curitiba, PR 39 29.684,26 30.834,74 43.514,90 158,32 5.30%
Osasco, SP 42 52.591,73 54.630,03 77.095,54 257,98 7.80%
Belo Horizonte, MG 43 38.095,50 39.571,96 55.845,14 186,09 7.90%
Brasília, DF 37 16.503,18 17.142,80 24.192,43 91,95 4.70%
Florianópolis, SC 42 21.774,54 22.618,46 31.919,85 108,10 4.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Diretor de Tecnologia da Informação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Diretor de Tecnologia da Informação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 33.134,24 34.418,43 48.572,32 6.50%
Consultoria em tecnologia da informação 30.808,96 32.003,03 45.163,63 5.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 29.983,53 31.145,61 43.953,62 7.50%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 34.195,66 35.520,98 50.128,27 4.40%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 41.697,01 43.313,06 61.124,69 4.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 37.779,51 39.243,73 55.381,94 8.20%
Atividades de teleatendimento 10.141,86 10.534,93 14.867,21 5.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 43.907,96 45.609,70 64.365,78 7.90%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 37.999,12 39.471,85 55.703,86 5.50%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 17.278,31 17.947,97 25.328,72 4.90%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 27.593,04 28.662,47 40.449,33 8.10%
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente 33.406,32 34.701,05 48.971,17 4.40%
Holdings de instituições não-financeiras 41.150,93 42.745,82 60.324,19 6.30%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 26.607,32 27.638,54 39.004,33 4.30%
Fabricação de cervejas e chopes 27.621,11 28.691,62 40.490,48 4.50%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados 55.179,28 57.317,87 80.888,69 8.20%
Seguros não-vida 45.701,85 47.473,12 66.995,50 4.80%
Serviços de comunicação multimídia - scm 16.127,07 16.752,11 23.641,08 4.70%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 37.269,38 38.713,83 54.634,12 5.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 48.895,70 50.790,76 71.677,44 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.