O dissídio de Diretor de Tecnologia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123605 no cargo de Diretor de Tecnologia.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 38.633,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
834 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 26.526,40
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
603 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Seguros Não-Vida
R$ 49.035,69
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral
122 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de tecnologia da informação dirige operações da área de Tecnologia da Informação (TI) em empresa pública ou privada, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico Organiza serviços de Tecnologia da Informação, gerenciando equipes, estabelecendo medidas na área de segurança da informação, e fazendo gestão de qualidade e eficiência.
Acompanha tendências tecnológicas em diversos temas, tais como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados Promove inovação tecnológica Presta serviços a clientes, validando escopo, custos, entre outros elementos.
Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Diretor de Tecnologia
O Diretor de tecnologia da informação prepara-se para análise do planejamento estratégico da empresa, acompanhando tendências do mercado e inovações tecnológicas, a partir da perspectiva da área de Tecnologia da Informação (TI), identificando necessidades dos clientes e do negócio, e avaliando tecnicamente a concorrência Participa de reuniões com a direção geral da empresa, para discussão das metas e do conjunto integrado de ações que constam no planejamento estratégico, contribuindo para assegurar as condições adequadas na implantação de atividades, a efetividade dos processos de prestação de serviços, e a lucratividade prevista nas operações.
Organiza serviços de Tecnologia da Informação, estabelecendo escopo, definindo organograma, e desenhando processos.
Valida planejamento da operação de Tecnologia da Informação Alinha os projetos com o plano estratégico.
Valida planejamento de projetos, em relação a escopo, recursos tecnológicos, custos, prazos, entre outros atributos Define cronograma de projetos.
Avalia vulnerabilidades e riscos do negócio.
Estabelece, com a equipe gestora, medidas na área de segurança da informação, para diminuir exposição a riscos Incentiva ações preventivas, envolvendo a correta instalação de programas e sistemas operacionais, o estabelecimento de rotinas de teste, o monitoramento e a manutenção de programas e sistemas e o treinamento de equipes técnicas e usuários, para diminuir falhas e aumentar o nível de qualidade dos serviços.
Gerencia equipes, selecionando gestores e líderes, estruturando as áreas – infraestrutura, operação, projetos, segurança, desenvolvimento de sistemas, suporte técnico, entre outras – de Tecnologia de Informação, e definindo competências da equipe.
Administra relacionamento com fornecedores Supervisiona atividades e avalia desempenho de equipes Define plano de desenvolvimento de pessoas e promove capacitação de equipes.
Realiza a gestão de qualidade e eficiência dos serviços de Tecnologia da Informação, fixando metas, estabelecendo indicadores e avaliando resultados Acompanha execução de pesquisas de satisfação de clientes Analisa pareces de auditoria.
Define certificação de profissionais e processos Conduz a implementação de serviços e a geração de produtos sob responsabilidade da área de Tecnologia da Informação, validando escopo, prazos, custos, entre outros elementos.
Aprova liberação de verbas Administra recursos financeiros e materiais Pode conceber estruturas profissionais para atuar nas instalações de grandes clientes.
Pode implantar a gestão de riscos em Tecnologia da Informação nas empresas Estabelece parcerias estratégicas em Tecnologia da Informação Acompanha tendências tecnológicas em temas diversificados de Tecnologia da Informação, como linguagem natural e processamento de fala, computação visual, dispositivos inteligentes, armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados, entre outros.
Promove a inovação tecnológica, identificando rápidos avanços tecnológicos e tecnologias emergentes, críticas e estratégicas, fomentando condições para a geração de ideias inovadoras Avalia soluções tecnológicas e ideias inovadoras Propõe utilização de novas tecnologias nos processos – como as tecnologias de automação de rede e os sistemas de gerenciamento de infraestrutura com uso de automação, recursos analíticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina – e nos serviços ofertados ao cliente, envolvendo novos produtos de “hardware” e de “software”.
Apresenta à direção da empresa, periodicamente, relatórios de acompanhamento das atividades, para reportar riscos e mostrar resultados Desenvolve ações para integração da empresa com a comunidade externa Publica conteúdo da área de Tecnologia da Informação Concede entrevistas à mídia Atua de acordo com normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para estudar e implantar medidas para prevenir possíveis situações de risco no trabalho.
Funções do Diretor de tecnologia da informação
O profissional Diretor de Tecnologia deve demonstrar competências pessoais, dirigir equipes, interagir com diretores e acionistas, implementar serviços e produtos, controlar qualidade e eficiência do serviço, planejar atividades de tecnologia da informação, comunicar-se, coordenar projetos.
Condições de trabalho da profissão
Diretores de serviços de informática esses profissionais atuam em áreas ligadas à administração pública, defesa e seguridade social, atividades de informática e conexas, intermediação financeira e outras atividades empresariais. São empregados com carteira, trabalham sem supervisão, de forma individual, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, podem sofrer sobrecarga de informação.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para ingressar nesse emprego/ocupação, é necessário nível superior completo. A formação profissional é feita na prática, onde exige-se mais de cinco anos de experiência profissional na área de gerência.
Atividades exercidas por um Diretor de tecnologia da informação
Um Diretor de tecnologia da informação deve usar intuição, aprovar liberação de verbas, demonstrar flexibilidade, agir sob pressão, reportar resultados de pesquisas de satisfação, analisar causas de desvios, estabelecer organograma, demonstrar fluência verbal e escrita, antever impacto de mudanças, coordenar elaboração de contratos, executar ações de endomarketing, executar marketing de relacionamento, reportar andamento dos projetos, definir certificação, escolher gerentes, participar na definição da missão da instituição, demonstrar capacidade de síntese, avaliar desempenho da equipe, definir visão da área da tecnologia da informação, estabelecer escopo, administrar parcerias, preparar apresentações, contratar consultoria, definir missão da área da tecnologia da informação, confrontar o previsto com o realizado, "buscar ""feedback"" da equipe", analisar pareceres de auditoria, aplicar metodologias, negociar valores, definir quantidade e perfil de recursos humanos, acompanhar indicadores de desempenho, contornar situações adversas, "identificar potencial de ""networking"" informal", tomar decisões, redigir relatórios, assumir riscos, fixar prazos, fixar metas, demonstrar liderança, "buscar ""feedback"" do cliente", trabalhar em equipe, analisar impacto de mudanças, aperfeiçoar perfil da equipe (coaching), acompanhar tendências tecnológicas, identificar necessidades dos clientes, demonstrar raciocínio lógico, multiplicar talentos, definir cronograma, avaliar riscos, estabelecer parcerias estratégicas, participar na definição da visão da instituição, determinar uso dos recursos humanos, materiais e financeiros, evidenciar contribuição da tecnologia da informação na ação empresarial, estabelecer metodologias, demonstrar iniciativa, atualizar-se, avaliar desempenho de fornecedores, demonstrar capacidade de negociação, combinar talentos complementares, direcionar recursos humanos, acompanhar pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, negociar escopo dos serviços e produtos, definir treinamento, negociar prazos, demonstrar fluência em língua estrangeira, conceder entrevista à mídia, analisar resultados de pesquisas de satisfação de clientes interno e externo, fornecer subsídios para tomada de decisão, analisar tendências do mercado, solicitar subsídios, reportar resultados de rentabilidade, desenhar processos, alocar recursos, cobrar resultados, administrar equipe gerencial, divulgar estratégia empresarial, publicar boletins, definir objetivos, corrigir desvios, reportar riscos, coordenar reuniões de acompanhamento, estimar desvios, montar equipes, fixar valores, administrar recursos materiais e financeiros, analisar orçamento, planejar necessidades de hardware e software, elaborar orçamento, delegar autoridade (empowerment), estabelecer indicadores de desempenho, identificar líderes, administrar recompensas, selecionar pessoal, estabelecer prioridades.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Diretor de Tecnologia ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Tecnologia e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores de serviços de informática que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Tecnologia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Tecnologia ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores de serviços de informática 2025
O salário de Diretor de Tecnologia mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.196 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores de serviços de informática que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Tecnologia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: