O dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231330 no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 6.247,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
991 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campinas - SP
R$ 5.019,51
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
381 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Promove práticas de compreensão oral, de leitura e de escrita de textos, de estudo dos princípios de funcionamento da língua estrangeira, e de reflexão sobre aspectos relativos à interação entre a cultura dos alunos e as culturas dos falantes da língua estrangeira.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental
O Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos para aprendizagem da língua estrangeira Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas e providencia os recursos necessários.
Ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas de estudo sobre o mundo social globalizado e plural e o impacto dessa realidade no cotidiano dos alunos, tendo em vista o ensino contextualizado e a aprendizagem significativa.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação, e à escrita de textos de diversos gêneros, visando desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação em diferentes códigos linguísticos Promove atividades de comunicação em língua estrangeira - em mídias impressas ou digitais -, reconhecendo-a como ferramenta de contato com diferentes manifestações artísticas, de ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho, e de aumento de conhecimento e compreensão dos valores e características de outras culturas Incentiva o trabalho em grupo para pesquisar, selecionar, compartilhar e posicionar-se em práticas de letramento na língua estrangeira.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode organizar atividades extraclasse a serem realizadas em língua estrangeira, tais como encenação de peça teatral e competição de grupos musicais, com posterior debate sobre o conteúdo apresentado.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios.
Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas.
Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.
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Funções do Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
O profissional Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental deve promover a educação dos alunos, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental
Um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental deve expressar-se com clareza, propor estudos interdisciplinares, prever recursos materiais e didáticos, agir eticamente, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, determinar os objetivos do curso e da disciplina, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, contextualizar os conhecimentos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, preencher formulários com notas e faltas, criar situações múltiplas de aprendizagem, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de intervir na realidade, orientar a autoavaliação dos alunos, selecionar os conteúdos, preencher diário de classe, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, prever participação em eventos culturais e científicos, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, demonstrar pontualidade e assiduidade, possibilitar a apropriação de conhecimentos, sistematizar o conhecimento, propor opções para o horário de trabalho, respeitar os limites dos alunos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, decodificar diferentes códigos e linguagens, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, trabalhar em equipe, organizar atividades comunitárias, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, elencar temas para projetos pedagógicos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, listar material escolar básico, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, empregar recursos e procedimentos didáticos, conviver com as ideias ou posições contrárias, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, consultar legislação, ministrar aulas, realizar reuniões com os pais para orientação, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, construir relações de confiança com os alunos, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, definir processos e critérios de avaliação, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, elaborar o projeto pedagógico, demonstrar controle emocional, propor atividades culturais, organizar a bibliografia, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, estabelecer as metodologias de ensino, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, consultar bibliotecas, demonstrar capacidade de diálogo, debater projetos interdisciplinares com os alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, demonstrar liderança, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, elaborar os instrumentos de avaliação, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, registrar avaliações e resultados, demonstrar criatividade e iniciativa, trocar experiências com os professores através de reuniões, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar atividades extracurriculares, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, ler literatura específica da área de conhecimento, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, respeitar a heterogeneidade dos alunos, revelar interesses multidisciplinares, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, analisar a autoavaliação dos alunos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, estimular a troca de conhecimento, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, aprender novas tecnologias, colocar-se disponível para os alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, acompanhar as mudanças na área da educação, propor regras comuns para comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, discutir projetos interdisciplinares com colegas, propor calendário de avaliação escrita, registrar atividades culturais e pedagógicas, dialogar com a direção e coordenações da escola, demonstrar solidariedade, assumir funções administrativo-pedagógicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 3.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2024
O salário de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3035 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 26h | 3.988,93 | 4.143,53 | 5.847,47 | 32,32 | 5.10% |
Rio de Janeiro | 26h | 3.487,26 | 3.622,41 | 5.112,06 | 27,87 | 7.10% |
Rio Grande do Sul | 21h | 3.209,09 | 3.333,47 | 4.704,29 | 31,37 | 7.90% |
Santa Catarina | 29h | 3.616,34 | 3.756,50 | 5.301,28 | 26,04 | 6.80% |
Minas Gerais | 22h | 2.536,36 | 2.634,66 | 3.718,12 | 23,95 | 5.10% |
Paraná | 24h | 2.725,39 | 2.831,02 | 3.995,22 | 23,48 | 5.00% |
Bahia | 24h | 3.369,64 | 3.500,24 | 4.939,64 | 29,04 | 4.40% |
Distrito Federal | 27h | 4.278,47 | 4.444,29 | 6.271,92 | 33,22 | 8.10% |
Paraíba | 32h | 3.336,10 | 3.465,40 | 4.890,48 | 21,72 | 7.20% |
Mato Grosso | 29h | 2.986,48 | 3.102,23 | 4.377,96 | 21,07 | 6.80% |
Goiás | 23h | 2.924,63 | 3.037,98 | 4.287,29 | 26,18 | 7.20% |
Pernambuco | 26h | 2.795,43 | 2.903,78 | 4.097,89 | 22,50 | 5.10% |
Espírito Santo | 29h | 2.720,35 | 2.825,79 | 3.987,83 | 19,28 | 7.80% |
Pará | 33h | 3.279,41 | 3.406,51 | 4.807,37 | 20,82 | 8.00% |
Alagoas | 28h | 4.103,53 | 4.262,57 | 6.015,46 | 30,94 | 7.20% |
Mato Grosso do Sul | 25h | 2.862,60 | 2.973,54 | 4.196,35 | 23,66 | 7.50% |
Rio Grande do Norte | 24h | 4.699,13 | 4.881,26 | 6.888,58 | 40,33 | 5.00% |
Ceará | 31h | 6.014,83 | 6.247,95 | 8.817,30 | 40,48 | 4.20% |
Sergipe | 32h | 2.661,96 | 2.765,13 | 3.902,23 | 17,46 | 5.60% |
Maranhão | 27h | 5.230,25 | 5.432,96 | 7.667,15 | 40,31 | 7.50% |
Amazonas | 37h | 2.465,35 | 2.560,90 | 3.614,02 | 13,81 | 6.30% |
Piauí | 20h | 2.333,34 | 2.423,78 | 3.420,51 | 23,84 | 4.90% |
Tocantins | 29h | 3.111,20 | 3.231,78 | 4.560,78 | 22,63 | 5.30% |
Rondônia | 29h | 3.670,01 | 3.812,25 | 5.379,96 | 26,52 | 5.30% |
Acre | 31h | 2.606,67 | 2.707,70 | 3.821,19 | 17,76 | 6.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental. |
Dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 25 | 4.570,53 | 4.747,67 | 6.700,05 | 38,35 | 7.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 26 | 3.454,53 | 3.588,41 | 5.064,08 | 27,88 | 4.40% |
Brasília, DF | 27 | 4.278,47 | 4.444,29 | 6.271,92 | 33,22 | 6.70% |
Uberlândia, MG | 18 | 2.288,66 | 2.377,36 | 3.355,00 | 26,70 | 7.20% |
Campinas, SP | 20 | 4.832,23 | 5.019,51 | 7.083,69 | 50,30 | 7.40% |
Maceió, AL | 26 | 4.158,97 | 4.320,16 | 6.096,74 | 33,74 | 4.20% |
Curitiba, PR | 23 | 2.579,79 | 2.679,77 | 3.781,78 | 23,33 | 6.90% |
Florianópolis, SC | 32 | 3.567,31 | 3.705,57 | 5.229,41 | 23,26 | 4.70% |
João Pessoa, PB | 33 | 3.646,98 | 3.788,32 | 5.346,19 | 23,12 | 4.50% |
Campina Grande, PB | 32 | 3.109,83 | 3.230,36 | 4.558,78 | 20,47 | 4.60% |
Ribeirão Preto, SP | 33 | 4.146,81 | 4.307,53 | 6.078,91 | 26,41 | 5.70% |
Salvador, BA | 20 | 2.286,58 | 2.375,20 | 3.351,95 | 23,26 | 4.30% |
Belo Horizonte, MG | 24 | 3.138,28 | 3.259,91 | 4.600,48 | 27,27 | 7.30% |
Goiânia, GO | 22 | 3.448,44 | 3.582,09 | 5.055,15 | 33,07 | 5.00% |
Vila Velha, ES | 26 | 2.398,21 | 2.491,15 | 3.515,59 | 19,35 | 7.90% |
Campo Grande, MS | 20 | 2.712,75 | 2.817,89 | 3.976,69 | 27,73 | 4.20% |
Sorocaba, SP | 32 | 4.386,05 | 4.556,04 | 6.429,62 | 28,38 | 5.40% |
Imbituba, SC | 28 | 2.928,17 | 3.041,65 | 4.292,47 | 21,37 | 5.20% |
Fortaleza, CE | 29 | 4.178,98 | 4.340,94 | 6.126,07 | 29,58 | 4.30% |
Porto Alegre, RS | 19 | 4.103,89 | 4.262,95 | 6.016,00 | 44,22 | 7.20% |
Londrina, PR | 23 | 2.444,56 | 2.539,30 | 3.583,54 | 21,83 | 4.80% |
Recife, PE | 26 | 2.954,49 | 3.069,00 | 4.331,06 | 23,77 | 5.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 28 | 3.890,56 | 4.041,35 | 5.703,27 | 29,32 | 4.50% |
Maringá, PR | 23 | 2.708,96 | 2.813,96 | 3.971,14 | 24,75 | 5.40% |
Barra Mansa, RJ | 22 | 1.404,35 | 1.458,78 | 2.058,68 | 13,37 | 7.00% |
Niterói, RJ | 20 | 3.801,79 | 3.949,14 | 5.573,14 | 38,79 | 4.60% |
Natal, RN | 25 | 2.696,97 | 2.801,50 | 3.953,56 | 22,59 | 6.90% |
Bragança Paulista, SP | 20 | 2.194,22 | 2.279,26 | 3.216,56 | 22,38 | 7.70% |
Passo Fundo, RS | 21 | 3.372,73 | 3.503,44 | 4.944,17 | 33,81 | 6.10% |
Belém, PA | 31 | 3.858,59 | 4.008,14 | 5.656,41 | 25,72 | 7.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.799,82 | 3.947,09 | 5.570,25 | 6.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 3.029,10 | 3.146,50 | 4.440,43 | 4.60% | |
Ensino médio | 3.673,51 | 3.815,89 | 5.385,09 | 6.60% | |
Educação infantil - creche | 3.385,60 | 3.516,82 | 4.963,03 | 6.30% | |
Ensino de idiomas | 3.220,34 | 3.345,15 | 4.720,78 | 6.00% | |
Administração pública em geral | 3.124,01 | 3.245,09 | 4.579,57 | 7.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 5.167,07 | 5.367,33 | 7.574,53 | 5.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 3.398,29 | 3.530,00 | 4.981,64 | 7.10% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 7.30% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.443,23 | 3.576,67 | 5.047,51 | 6.90% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.029,44 | 3.146,86 | 4.440,94 | 5.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.256,58 | 3.382,80 | 4.773,91 | 5.10% | |
Educação superior - graduação | 3.238,65 | 3.364,17 | 4.747,61 | 5.60% | |
Atividades de organizações religiosas | 4.040,13 | 4.196,71 | 5.922,53 | 7.70% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.495,61 | 2.592,33 | 3.658,38 | 7.20% | |
Comércio varejista de livros | 4.207,37 | 4.370,43 | 6.167,69 | 5.30% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 2.846,81 | 2.957,14 | 4.173,21 | 4.70% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.487,40 | 2.583,80 | 3.646,34 | 4.10% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 1.853,18 | 1.925,00 | 2.716,62 | 6.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.607,68 | 2.708,75 | 3.822,67 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |