O dissídio de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231330 no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 5.899,55

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.064 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.051,19

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

401 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Ensino Fundamental

R$ 4.872,17

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

1.503 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Promove práticas de compreensão oral, de leitura e de escrita de textos, de estudo dos princípios de funcionamento da língua estrangeira, e de reflexão sobre aspectos relativos à interação entre a cultura dos alunos e as culturas dos falantes da língua estrangeira.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental

O Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos para aprendizagem da língua estrangeira Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.

Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Define objetivos das aulas e providencia os recursos necessários.

Ministra aulas de língua estrangeira moderna (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas de estudo sobre o mundo social globalizado e plural e o impacto dessa realidade no cotidiano dos alunos, tendo em vista o ensino contextualizado e a aprendizagem significativa.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação, e à escrita de textos de diversos gêneros, visando desenvolver as capacidades de escuta, expressão e comunicação em diferentes códigos linguísticos Promove atividades de comunicação em língua estrangeira - em mídias impressas ou digitais -, reconhecendo-a como ferramenta de contato com diferentes manifestações artísticas, de ampliação de oportunidades de inserção no mercado de trabalho, e de aumento de conhecimento e compreensão dos valores e características de outras culturas Incentiva o trabalho em grupo para pesquisar, selecionar, compartilhar e posicionar-se em práticas de letramento na língua estrangeira.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode organizar atividades extraclasse a serem realizadas em língua estrangeira, tais como encenação de peça teatral e competição de grupos musicais, com posterior debate sobre o conteúdo apresentado.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios.

Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas.

Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares, e sistemática de avaliação Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

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Funções do Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

O profissional Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, demonstrar competências pessoais, estudar, promover a educação dos alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental

Um Professor de língua estrangeira moderna do ensino fundamental deve selecionar os conteúdos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, colocar-se disponível para os alunos, estabelecer as metodologias de ensino, orientar os alunos quanto à utilização dos recursos didáticos e ambientes de aprendizagem, sistematizar o conhecimento, elencar temas para projetos pedagógicos, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, agir eticamente, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, registrar atividades culturais e pedagógicas, listar material escolar básico, demonstrar controle emocional, orientar a autoavaliação dos alunos, registrar avaliações e resultados, consultar bibliotecas, revelar interesses multidisciplinares, preencher formulários com notas e faltas, organizar atividades comunitárias, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, expressar-se com clareza, demonstrar liderança, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, preencher diário de classe, demonstrar capacidade de intervir na realidade, demonstrar solidariedade, ministrar aulas, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, conviver com as ideias ou posições contrárias, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extraclasse, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, propor atividades culturais, decodificar diferentes códigos e linguagens, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, debater projetos interdisciplinares com os alunos, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de diálogo, trocar experiências com os professores através de reuniões, discutir projetos interdisciplinares com colegas, assumir funções administrativo-pedagógicas, prever participação em eventos culturais e científicos, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, dialogar com a direção e coordenações da escola, propor estudos interdisciplinares, propor regras comuns para comunidade escolar, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, organizar a bibliografia, desenvolver temas transversais por intermédio de diferentes atividades, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, demonstrar pontualidade e assiduidade, acompanhar as mudanças na área da educação, propor opções para o horário de trabalho, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, analisar a autoavaliação dos alunos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, consultar legislação, definir processos e critérios de avaliação, possibilitar a apropriação de conhecimentos, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, realizar reuniões com os pais para orientação, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, estimular a troca de conhecimento, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, ler literatura específica da área de conhecimento, registrar atividades extracurriculares, empregar recursos e procedimentos didáticos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, frequentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, propor calendário de avaliação escrita, desenvolver atividades de estímulo à ampliação do conhecimento, prever recursos materiais e didáticos, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, criar situações múltiplas de aprendizagem, determinar os objetivos do curso e da disciplina, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, aprender novas tecnologias, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, elaborar o projeto pedagógico, construir relações de confiança com os alunos, contextualizar os conhecimentos, elaborar os instrumentos de avaliação, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, respeitar os limites dos alunos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, demonstrar criatividade e iniciativa.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série 2025

O salário de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.184 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Língua Estrangeira Moderna do Ensino Fundamental CBO 231330 salário