O dissídio de Superintendente Administrativo e Financeiro 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 123110 no cargo de Superintendente Administrativo e Financeiro.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 25.115,12
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
750 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 31.283,62
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
414 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor administrativo e financeiro Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades administrativas e financeiras em instituições públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Coordena o fluxo financeiro da instituição, analisando operações Implementa orçamento empresarial, acompanhando sua execução Administra recursos humanos, definindo as atribuições das gerências.
Controla atividades logísticas e estrutura processos operacionais Realiza análises econômico-financeiras e coordena serviços de contabilidade e controladoria Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
O que faz um Superintendente Administrativo e Financeiro
O Diretor administrativo e financeiro estabelece políticas e diretrizes tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições públicas ou privadas, na área administrativa-financeira, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Analisa informações financeiras e comerciais da instituição e contas a pagar e receber.
Propõe negociações com fornecedores e clientes e identifica alternativas de financiamentos e aplicações.
Acompanha índices de tesouraria, informações bancárias e efetua ajustes no fluxo de caixa Identifica alternativas de políticas fiscal e tributária, avalia risco de crédito e negocia operações bancárias.
Acompanha operações dos mercados financeiro, de capitais e de câmbio Define critérios orçamentários, acompanhando sua execução.
Coordena e estabelece parâmetros para elaboração de suborçamentos, como de vendas, produção, aquisição de matéria-prima, mão de obra, entre outras.
Consolida orçamentos das áreas, reavaliando-os e implementando ações corretivas Elabora relatórios gerenciais.
Implementa políticas de pessoal da empresa e define critérios para recrutamento e seleção.
Conduz atividades da área e define as atribuições das gerências Propõe política de cargos e salários, de remuneração variável e de benefícios Promove negociações com sindicatos e entidades de classe.
Propõe políticas de treinamento, implementa programas e avalia resultados das capacitações Acompanha indicadores de desempenho funcional Estrutura processos logísticos e define critérios de armazenagem.
Supervisiona implantação de novos projetos, controle físico do patrimônio e serviços de transporte e de manutenção Acompanha processo de padronização de materiais e define política de compras, autorizando aquisições.
Participa da definição de políticas voltadas à tecnologia da informação e comunicação Acompanha serviços da área legal e jurídica da instituição Supervisiona serviços complementares, como de alimentação, segurança, limpeza e terceirizados.
Acompanha a legislação tributária e fiscal e analisa relatórios contábeis, balancetes e balanços patrimoniais Coordena informações cadastrais da instituição Monitora indicadores contábeis, econômicos e financeiros e propõe critérios de distribuição de resultados.
Coordena auditoria interna, contrata auditoria externa e analisa relatórios oriundos das análises dos processos contábeis Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Desenha cenários de acordo com a definição das estratégias de ação, objetivos e metas Participa da elaboração do plano de ação da instituição Promove estudos e análises econômico-financeiras e elabora política de investimentos Acompanha conjuntura econômica e preços de insumos estratégicos Monitora indicadores de desempenho operacional.
Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Promove a atualização técnica da equipe de apoio, com relação ao uso de recursos de gestão, tais como sistemas informatizados e integrados de gestão, considerando contextos mercadológicos Estimula ações e políticas voltadas ao meio ambiente, responsabilidade social e governança Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Utiliza novas tecnologias na resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Funções do Diretor administrativo e financeiro
O profissional Superintendente Administrativo e Financeiro deve controlar patrimônio, suprimentos e logística, gerenciar fluxo financeiro da empresa, elaborar planejamento da empresa, coordenar serviços de contabilidade e controladoria, implementar orçamento empresarial, administrar recursos humanos, demonstrar competências pessoais, supervisionar serviços complementares.
Condições de trabalho da profissão
Diretores administrativos e financeiros exercem funções de direção administrativo-financeira em empresas, geralmente de médio e grande portes, exceto as de intermediação financeira. São assalariados, com carteira assinada, atuam em conjunto com gerências, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Diretor administrativo e financeiro
Um Diretor administrativo e financeiro deve supervisionar serviços de comunicações, propor políticas de remuneração variável, consolidar orçamentos das áreas, analisar contas a pagar e receber, reavaliar orçamento, acompanhar índices de tesouraria, avaliar resultados de programas de treinamento e capacitação, demonstrar liderança, analisar relatório de auditoria externa, coordenar auditoria interna, participar da elaboração do plano de ação da empresa, demonstrar espírito empreendedor, analisar balanço anual, supervisionar serviços de transporte, acompanhar operações do mercado financeiro, propor políticas de benefícios, acompanhar a legislação tributária e fiscal, conduzir atividades da área, definir critérios de armazenagem, elaborar relatórios gerenciais, acompanhar preços de insumos estratégicos, demonstrar capacidade de síntese, acompanhar operações de mercado de capitais, propor critérios de distribuição de resultados, trabalhar com disciplina, definir estratégias de ação, trabalhar em equipe, monitorar indicadores de desempenho operacional, negociar operações bancárias, demonstrar capacidade de observação, supervisionar implantação de novos projetos, supervisionar serviços de limpeza, acompanhar indicadores de performance funcional, efetuar ajustes no fluxo de caixa, identificar alternativas de financiamentos e aplicações, delegar responsabilidades, promover estudos e análises econômico-financeiras, supervisionar serviços de alimentação, definir critérios orçamentários, demonstrar capacidade de comunicação, fixar metas, implementar políticas de pessoal da empresa, analisar balancetes, contratar auditoria externa, propor políticas de treinamento e capacitação, coordenar informações cadastrais da empresa, propor política de cargos e salários, definir critérios para recrutamento e seleção, analisar informações financeiras e comerciais da empresa, acompanhar conjuntura econômica, negociar com sindicatos, supervisionar controle físico do patrimônio, supervisionar serviços de informática, acompanhar operações de câmbio, manter-se atualizado, estabelecer parâmetros sub-orçamentários, coordenar a elaboração dos sub-orçamentos por área, definir política de compras, definir objetivos, analisar informações bancárias, participar da definição da política de informática, supervisionar serviços de segurança, elaborar política de investimentos, contratar serviços terceirizados, supervisionar serviços jurídicos, desenhar cenários, autorizar compras, acompanhar execução orçamentária, monitorar indicadores contábeis, econômicos e financeiros, implementar ações corretivas, identificar alternativas de políticas fiscal e tributária, agir com criatividade, supervisionar serviço de manutenção, definir as atribuições das gerências, avaliar risco de créditos, implementar programas de treinamento e capacitação, reavaliar planejamento, demonstrar flexibilidade, acompanhar processo de padronização de materiais, estruturar processos de logística, analisar relatórios contábeis, negociar com fornecedores e clientes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Superintendente Administrativo e Financeiro ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Superintendente Administrativo e Financeiro e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores administrativos e financeiros que ficou em 4.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Superintendente Administrativo e Financeiro em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Superintendente Administrativo e Financeiro ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores administrativos e financeiros 2024
O salário de Superintendente Administrativo e Financeiro mostrado aqui é resultado do levantamento de 2173 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores administrativos e financeiros que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Superintendente Administrativo e Financeiro com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Superintendente Administrativo e Financeiro em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 24.178,05 | 25.115,12 | 35.443,21 | 118,75 | 6.10% |
Minas Gerais | 42h | 10.180,24 | 10.574,79 | 14.923,47 | 50,21 | 4.30% |
Rio Grande do Sul | 42h | 11.118,68 | 11.549,61 | 16.299,16 | 55,44 | 5.90% |
Rio de Janeiro | 40h | 17.594,14 | 18.276,04 | 25.791,69 | 91,64 | 4.10% |
Santa Catarina | 42h | 10.394,84 | 10.797,71 | 15.238,05 | 51,76 | 7.60% |
Paraná | 42h | 10.789,94 | 11.208,12 | 15.817,24 | 53,17 | 5.30% |
Mato Grosso | 44h | 6.189,07 | 6.428,94 | 9.072,71 | 29,34 | 7.10% |
Goiás | 42h | 7.242,04 | 7.522,72 | 10.616,29 | 35,91 | 4.60% |
Ceará | 42h | 13.401,13 | 13.920,52 | 19.645,05 | 66,57 | 5.50% |
Pernambuco | 43h | 8.697,25 | 9.034,33 | 12.749,51 | 41,99 | 7.30% |
Distrito Federal | 40h | 15.044,94 | 15.628,04 | 22.054,76 | 77,40 | 6.90% |
Bahia | 43h | 9.626,11 | 9.999,19 | 14.111,16 | 46,98 | 5.70% |
Pará | 42h | 6.172,44 | 6.411,67 | 9.048,34 | 30,69 | 4.60% |
Espírito Santo | 41h | 8.923,73 | 9.269,59 | 13.081,53 | 44,81 | 4.10% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 11.080,24 | 11.509,68 | 16.242,81 | 53,38 | 4.30% |
Rio Grande do Norte | 42h | 7.354,39 | 7.639,42 | 10.780,98 | 36,02 | 4.80% |
Maranhão | 44h | 17.946,97 | 18.642,54 | 26.308,91 | 85,39 | 5.00% |
Paraíba | 41h | 7.507,10 | 7.798,05 | 11.004,85 | 37,60 | 4.80% |
Rondônia | 42h | 7.028,16 | 7.300,56 | 10.302,76 | 34,95 | 6.40% |
Alagoas | 44h | 13.907,40 | 14.446,41 | 20.387,20 | 66,04 | 4.70% |
Tocantins | 43h | 5.945,35 | 6.175,77 | 8.715,43 | 28,93 | 5.90% |
Amazonas | 44h | 12.341,45 | 12.819,77 | 18.091,64 | 58,68 | 4.70% |
Piauí | 44h | 11.286,57 | 11.724,00 | 16.545,26 | 53,29 | 6.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Superintendente Administrativo e Financeiro. |
Dissídio de Superintendente Administrativo e Financeiro por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 30.116,40 | 31.283,62 | 44.148,39 | 147,77 | 5.40% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 10.502,17 | 10.909,20 | 15.395,40 | 50,60 | 8.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 23.378,00 | 24.284,07 | 34.270,40 | 122,35 | 5.00% |
Brasília, DF | 40 | 15.044,94 | 15.628,04 | 22.054,76 | 77,40 | 7.30% |
Canoas, RS | 41 | 13.112,11 | 13.620,29 | 19.221,36 | 67,03 | 7.90% |
Fortaleza, CE | 42 | 17.913,80 | 18.608,08 | 26.260,29 | 88,34 | 5.50% |
Curitiba, PR | 40 | 13.898,59 | 14.437,26 | 20.374,30 | 71,55 | 6.50% |
Goiânia, GO | 41 | 8.557,60 | 8.889,26 | 12.544,80 | 43,25 | 8.20% |
Cuiabá, MT | 44 | 9.985,91 | 10.372,93 | 14.638,59 | 47,36 | 4.30% |
Marica, RJ | 41 | 8.972,02 | 9.319,75 | 13.152,31 | 45,35 | 4.90% |
Barueri, SP | 42 | 28.925,57 | 30.046,64 | 42.402,71 | 142,38 | 5.80% |
Recife, PE | 43 | 11.910,09 | 12.371,69 | 17.459,29 | 57,73 | 8.00% |
Rondonópolis, MT | 44 | 4.155,82 | 4.316,89 | 6.092,12 | 19,81 | 6.10% |
Porto Alegre, RS | 40 | 18.119,12 | 18.821,37 | 26.561,28 | 93,08 | 6.60% |
Florianópolis, SC | 40 | 15.812,93 | 16.425,79 | 23.180,57 | 81,53 | 6.30% |
Campinas, SP | 43 | 18.251,14 | 18.958,50 | 26.754,80 | 88,74 | 6.60% |
Belém, PA | 42 | 9.217,60 | 9.574,84 | 13.512,30 | 45,82 | 7.00% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 13.881,61 | 14.419,62 | 20.349,40 | 67,48 | 5.70% |
São Luís, MA | 44 | 23.009,76 | 23.901,56 | 33.730,59 | 109,75 | 6.90% |
Guarulhos, SP | 43 | 14.540,65 | 15.104,20 | 21.315,50 | 70,80 | 5.30% |
São José dos Campos, SP | 43 | 12.834,57 | 13.332,00 | 18.814,52 | 61,80 | 6.60% |
João Pessoa, PB | 42 | 6.261,70 | 6.504,38 | 9.179,18 | 30,64 | 5.80% |
Campo Grande, MS | 42 | 10.660,52 | 11.073,69 | 15.627,53 | 52,35 | 5.70% |
Manaus, AM | 44 | 12.341,45 | 12.819,77 | 18.091,64 | 58,68 | 4.60% |
Natal, RN | 41 | 8.110,89 | 8.425,24 | 11.889,95 | 41,02 | 4.60% |
Osasco, SP | 40 | 33.375,06 | 34.668,58 | 48.925,33 | 172,62 | 6.90% |
Salvador, BA | 43 | 17.240,87 | 17.909,08 | 25.273,83 | 83,30 | 7.30% |
Londrina, PR | 44 | 14.923,25 | 15.501,64 | 21.876,37 | 70,46 | 4.70% |
Vitoria, ES | 40 | 7.309,12 | 7.592,40 | 10.714,62 | 38,35 | 4.70% |
Mogi das Cruzes, SP | 43 | 22.302,33 | 23.166,70 | 32.693,54 | 107,25 | 7.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Superintendente Administrativo e Financeiro. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Superintendente Administrativo e Financeiro no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 31.902,82 | 33.139,28 | 46.767,14 | 6.10% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 12.409,59 | 12.890,55 | 18.191,53 | 6.60% | |
Administração pública em geral | 10.236,69 | 10.633,43 | 15.006,22 | 7.10% | |
Restaurantes e similares | 5.418,06 | 5.628,05 | 7.942,47 | 6.50% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 17.733,99 | 18.421,31 | 25.996,70 | 6.40% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 37.673,00 | 39.133,09 | 55.225,79 | 4.20% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 12.043,09 | 12.509,84 | 17.654,26 | 5.80% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 15.571,83 | 16.175,35 | 22.827,14 | 5.00% | |
Construção de edifícios | 6.232,95 | 6.474,52 | 9.137,03 | 6.70% | |
Cooperativas de crédito mútuo | 16.103,69 | 16.727,82 | 23.606,80 | 4.90% | |
Formação de condutores | 2.285,21 | 2.373,78 | 3.349,94 | 5.80% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 4.422,70 | 4.594,11 | 6.483,34 | 7.60% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 27.626,33 | 28.697,05 | 40.498,14 | 8.30% | |
Bancos múltiplos, com carteira comercial | 40.074,00 | 41.627,15 | 58.745,49 | 6.60% | |
Ensino fundamental | 7.854,97 | 8.159,41 | 11.514,80 | 5.40% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 13.559,74 | 14.085,27 | 19.877,56 | 5.90% | |
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais | 16.434,80 | 17.071,76 | 24.092,18 | 5.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 5.719,23 | 5.940,89 | 8.383,96 | 5.10% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 11.574,23 | 12.022,81 | 16.966,95 | 7.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 11.414,76 | 11.857,17 | 16.733,19 | 7.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |