O dissídio de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914425 no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.835,79
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.408 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 2.211,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.005 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Carvão Mineral
R$ 5.296,43
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Manutenção e Reparação Mecânica de Veículos Automotores
8.073 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
O que faz um Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores)
O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas.
Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.
Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.
Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.
Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.
Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
Funções do Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
O profissional Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) deve reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, elaborar plano de manutenção, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)
Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) deve coordenar braços e pernas, preencher requisição de material, regular sistema de ignição e injeção, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar sistema de embreagem, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, efetuar limpeza geral, demonstrar destreza manual, limpar filtros de transmissão, vestir equipamentos de proteção individual, manter-se atualizado profissionalmente, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, preencher ordem de serviço, interpretar desenhos e normas técnicas, trocar fluidos hidráulicos, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, realizar manutenção da bomba hidráulica, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, substituir bolsas de ar, trocar peças do sistema de escapamento, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, reparar sistema de arrefecimento, trocar peças com defeito de fabricação, orçar serviços manuais e por computador, trabalhar com responsabilidade, trocar componentes eletroeletrônicos, alinhar sistema de direção, trocar vedantes de óleo e água, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, lubrificar articulações da suspensão, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, ajustar componentes pneumáticos, trocar filtros e lubrificantes, testar pressão de alimentação e vazão, trocar terminais esféricos (pivôs), identificar sons no ambiente, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar bomba d'água, instalar motor no veículo, reparar bomba de combustível, trocar mangueiras, correias e polias, reparar unidade hidráulica, reparar válvula injetora (diesel), estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, demonstrar orientação espacial, manter o local de trabalho organizado, trocar válvula injetora, substituir braços do sistema, sangrar sistema de freios, drenar filtros da linha de alimentação, manter relacionamento interpessoal, trabalhar em equipe, testar circuitos eletroeletrônicos, testar estanqueidade do sistema de alimentação, reparar sistema de sobrealimentação, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, orientar o cliente no uso correto do veículo, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, reparar caixa de direção, reparar sistema de carga e partida, realizar teste de emissão de poluentes, realizar o trabalho de modo eficiente, ajustar válvulas no motor, trocar rolamentos de rodas, remover o motor do veículo, desmontar o motor, testar válvulas injetoras, substituir agregados (compressor, alternador, bomba d'água etc.), substituir agregados da suspensão, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, reparar sistema elétrico, testar desempenho do motor em dinamômetro, reparar bomba hidráulica da direção, trocar molas, enviar peças para retificação, identificar áreas de risco, trocar buchas, ajustar cubos de rodas, trocar válvulas pneumáticas, identificar tipos de transmissão e funcionamento, montar motor, reparar bomba injetora, estimar tempo de execução, conferir peças no recebimento, reparar válvulas pneumáticas, confirmar plano de manutenção com o cliente, testar motor no veículo, reparar chassis, realizar manutenção do compressor de ar, trocar sensores térmicos, remover sistemas de transmissão, reparar sistema de escapamento, interpretar diagramas eletroeletrônicos, regular freios, cumprir compromissos assumidos, desmontar sistema de transmissão, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar radiadores, trocar tensores, trocar componentes da unidade hidráulica, trabalhar com atenção seletiva, trocar amortecedores, avaliar satisfação do cliente, identificar o trabalho a ser realizado, controlar dimensional das peças, testar sistema de transmissão no veículo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores que ficou em 4.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores 2025
O salário de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 43.951 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de veículos automotores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânicos de Veículos Automotores
- Mecânico de Diesel e Eletricidade
- Mecânico de Automóvel
- Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel
- Retificador de Motores a Diesel
- Auxiliar de Mecânico de Autos
- Mecânico de Manutenção de Ônibus
- Mecânico de Auto em Geral
- Mecânico de Manutenção de Empilhadeiras e Outros Veículos de Cargas Leves
- Mecânico de Injeção Eletrônica