O dissídio de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914110 no cargo de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar).
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 3.445,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
38 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
16 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de sistemas hidráulicos de aeronaves (aviões e helicópteros), na pista ou no hangar, aplicando técnicas de detecção de defeitos, executando procedimentos de remoção e de instalação de componentes e fazendo ajustes nos componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos Testa o funcionamento de componentes e do sistema revisado.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar)
O Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais e desenhos técnicos mecânicos e elétricos de sistemas hidráulicos da aeronave e de componentes elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.
Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, a fim de cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.
Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Realiza manutenção de sistemas hidráulicos, na pista ou no hangar, executando testes e examinando uniões, juntas e outros componentes do sistema – utilizando instrumentos ou por observação direta, para identificação de defeitos.
Remove o componente defeituoso, isolando o circuito hidráulico, utilizando ferramentas comuns e específicas, para realizar sua manutenção na oficina do hangar Substitui mangueiras e tubulações.
Elimina vazamentos, variação de pressão e nível de óleo, entre outros defeitos.
Instala componentes – revisados ou novos, empregando ferramentas apropriadas e fluidos hidráulicos, para restabelecer o pleno funcionamento do sistema hidráulico Monitora níveis de fluidos hidráulicos, de lubrificantes e de pressão do sistema.
Procede à renovação do fluido hidráulico do sistema e elimina o ar existente na canalização, utilizando chaves e equipamentos especiais, para devolver as condições exigidas ao sistema.
Substitui componentes que tenham atingido o tempo-limite, usando ferramentas convenientes e fluido hidráulico, para garantir a segurança de operação das aeronaves Revisa funcionamento de bombas, atuadores, reservatórios, válvulas, filtros e outros componentes Ajusta componentes mecânicos dos sistemas hidráulicos.
Realiza testes de componentes de sistemas hidráulicos da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar que o seu funcionamento atende às especificações técnicas Testa funcionamento de bombas, atuadores, válvulas e outros componentes Comprova o funcionamento do sistema revisado, observando indicações de instrumentos de painéis, para certificar-se da exatidão dos serviços concluídos.
Pode realizar manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos diretamente associados aos sistemas hidráulicos da aeronave, verificando acionamento eletro-hidráulico, reparando e instalando componentes elétricos e eletrônicos, e interpretando leitura de instrumentos de medidas elétricas e eletrônicas Comunica à supervisão eventuais anormalidades encontradas em outras partes da aeronave - oralmente ou por escrito - a fim de colaborar com outros serviços de manutenção aeronáutica.
Elabora documentos, preenchendo relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aplicando conceitos de ergonomia nas atividades de manutenção, sinalizando áreas de manutenção e delimitando áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves.
Realiza aterramento elétrico de aeronave em manutenção.
Funções do Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
O profissional Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) deve realizar manutenção do sistema de comandos de voo, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção em diversos sistemas, reparar motores convencionais e À reação, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar estruturas de aeronaves, reparar sistema de combustível, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar)
Um Mecânico de manutenção de sistema hidráulico de aeronaves (serviços de pista e hangar) deve verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, autocriticar-se, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, aplicar materiais compósitos, orientar balizamento de aeronaves, instalar comandos de voo, reparar componentes dos toaletes, vestir equipamentos de proteção individual, revisar sistema de emergência do trem de pouso, demonstrar atenção seletiva, substituir peças do sistema de água potável e detritos, lubrificar componentes mecânicos, revisar sistema de freio automático, demonstrar orientação espacial, remover sistema de freios, substituir pisos e trilhos, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, instalar tanques de combustível, remover rodas e pneus, balancear hélices e rotores de helicópteros, interpretar diagramas lógicos, destanquear aeronaves, substituir componentes de poltronas, instalar acessórios do motor, alinhar superfícies em relação à fuselagem, calibrar pneus e amortecedores, aterrar aeronave em manutenção, testar sistema hidráulico, substituir componentes do sistema, remover hélices e rotores de helicópteros, abastecer tanques de combustíveis, balancear helicópteros e aviões, tratar estruturas contra corrosão, demonstrar destreza digital, trabalhar em equipe, preencher fichas de inspeção, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, reparar chapeamento, balancear motores, testar sistema antiderrapagem, responsabilizar-se pelo serviço realizado, substituir equipamentos de emergência, substituir peças do sistema de oxigênio, sinalizar áreas de manutenção, interpretar leitura de instrumentos, instalar componentes do sistema hidráulico, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), ajustar conjunto de sincronismo de rotores, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, discriminar odores, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, testar o funcionamento dos rotores, sugerir melhorias nos projetos, reparar componentes do sistema da copa (galley), testar freio do rotor de helicópteros, trabalhar de forma organizada, identificar defeitos, remover amortecedores e atuadores, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), verificar fixação dos rebites, interpretar ordens de serviço, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, balancear superfícies de comando, substituir engrenagens da transmissão, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, demonstrar perseverança, calibrar equipamentos eletrônicos, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, remover comandos de voo, entelar estruturas e superfícies de manobra, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, substituir mangueiras e tubulações, remover componentes do sistema de combustível, pesar helicópteros e aviões, realizar ensaios não destrutivos, cumprir cronograma de trabalho, regular comandos de voo, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, demonstrar acuidade auditiva, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, demonstrar acuidade visual, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, instalar componentes elétricos e eletrônicos, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, interpretar diagramas elétricos, corrigir defeitos de funcionamento do motor, demonstrar precisão e controle, remover trens de pouso fixos e móveis, realizar revisão geral dos componentes, reparar componentes elétricos e eletrônicos, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, montar componentes do sistema de trem de pouso, testar o funcionamento das hélices, remover componentes do sistema hidráulico, inspecionar funcionamento dos componentes, preencher relatórios de avarias, realizar revisão geral dos motores, realizar inspeção visual, remover motores, interpretar manuais, operar equipamentos de extinção de incêndio, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, substituir selos mecânicos, testar o funcionamento dos motores, instalar motores, reparar tanque de combustível, substituir rolamentos, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 4.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2024
O salário de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) mostrado aqui é resultado do levantamento de 168 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mecânico de Manutenção de Aviões
- Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave
- Ajudante
- Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves
- Mecânico de Aeronaves
- Ajudante de Manutenção de Aeronave
- Técnico em Manutenção de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Helicópteros
Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Minas Gerais | 41h | 3.172,62 | 3.295,58 | 4.650,82 | 16,15 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 37h | 1.910,64 | 1.984,69 | 2.800,85 | 10,77 | 4.80% |
São Paulo | 44h | 3.193,19 | 3.316,95 | 4.680,98 | 15,15 | 4.10% |
Mato Grosso | 44h | 2.445,43 | 2.540,21 | 3.584,82 | 11,55 | 5.30% |
Goiás | 44h | 2.055,74 | 2.135,42 | 3.013,56 | 9,71 | 8.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar). |
Dissídio de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 37 | 4.408,52 | 4.579,38 | 6.462,55 | 24,46 | 6.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 35 | 2.170,68 | 2.254,81 | 3.182,06 | 12,75 | 8.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (serviços de Pista e Hangar) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação | 1.956,44 | 2.032,27 | 2.868,00 | 6.60% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 2.966,94 | 3.081,93 | 4.349,31 | 7.90% | |
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas | 2.231,25 | 2.317,72 | 3.270,84 | 4.40% | |
Manutenção e reparação de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, exceto válvulas | 2.671,81 | 2.775,36 | 3.916,68 | 6.70% | |
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista | 4.706,16 | 4.888,56 | 6.898,88 | 5.20% | |
Operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 1.680,21 | 1.745,33 | 2.463,07 | 8.10% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 1.504,41 | 1.562,71 | 2.205,35 | 7.40% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial | 2.916,95 | 3.030,00 | 4.276,03 | 7.70% | |
Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral , peças e acessórios | 3.060,26 | 3.178,87 | 4.486,11 | 5.40% | |
Comércio por atacado de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.766,53 | 1.835,00 | 2.589,61 | 4.90% | |
Outras obras de acabamento da construção | 1.903,24 | 1.977,00 | 2.790,00 | 6.30% | |
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 1.448,85 | 1.505,00 | 2.123,90 | 4.90% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 4.80% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 1.444,03 | 1.500,00 | 2.116,85 | 5.80% | |
Fabricação de cabines, carrocerias e reboques para caminhões | 2.262,80 | 2.350,50 | 3.317,10 | 5.30% | |
Manutenção e reparação de tratores agrícolas | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 5.60% | |
Fundição de ferro e aço | 2.653,09 | 2.755,92 | 3.889,23 | 8.10% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.493,85 | 2.590,50 | 3.655,79 | 6.20% | |
Serviços de engenharia | 2.457,26 | 2.552,50 | 3.602,16 | 5.20% | |
Extração de gemas (pedras preciosas e semipreciosas) | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |