O dissídio de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.759,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.265 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itajuba - MG

R$ 8.799,21

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

604 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave

O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.

Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.

Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.

Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.

Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

O profissional Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave deve reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, realizar manutenção em diversos sistemas, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, reparar sistema de combustível, trabalhar com segurança, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, demonstrar competências pessoais, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar motores convencionais e À reação.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve realizar ensaios não destrutivos, trabalhar de forma organizada, substituir peças do sistema de oxigênio, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), reparar tanque de combustível, remover motores, trabalhar em equipe, testar sistema antiderrapagem, remover rodas e pneus, abastecer tanques de combustíveis, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, instalar acessórios do motor, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, demonstrar atenção seletiva, testar o funcionamento dos motores, testar freio do rotor de helicópteros, identificar defeitos, orientar balizamento de aeronaves, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, verificar fixação dos rebites, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, substituir mangueiras e tubulações, remover sistema de freios, instalar comandos de voo, calibrar equipamentos eletrônicos, corrigir defeitos de funcionamento do motor, aterrar aeronave em manutenção, remover hélices e rotores de helicópteros, realizar revisão geral dos componentes, calibrar pneus e amortecedores, instalar tanques de combustível, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, cumprir cronograma de trabalho, realizar inspeção visual, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, remover trens de pouso fixos e móveis, autocriticar-se, remover comandos de voo, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, operar equipamentos de extinção de incêndio, substituir equipamentos de emergência, substituir peças do sistema de água potável e detritos, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), alinhar superfícies em relação à fuselagem, substituir selos mecânicos, substituir componentes do sistema, instalar componentes do sistema hidráulico, balancear helicópteros e aviões, testar o funcionamento dos rotores, substituir engrenagens da transmissão, responsabilizar-se pelo serviço realizado, remover amortecedores e atuadores, demonstrar destreza digital, reparar chapeamento, entelar estruturas e superfícies de manobra, demonstrar acuidade auditiva, realizar revisão geral dos motores, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, interpretar ordens de serviço, demonstrar perseverança, remover componentes do sistema hidráulico, interpretar leitura de instrumentos, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, balancear superfícies de comando, revisar sistema de freio automático, testar o funcionamento das hélices, discriminar odores, demonstrar orientação espacial, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, sinalizar áreas de manutenção, testar sistema hidráulico, preencher relatórios de avarias, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, balancear motores, interpretar manuais, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, instalar motores, aplicar materiais compósitos, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), interpretar diagramas lógicos, preencher fichas de inspeção, destanquear aeronaves, reparar componentes dos toaletes, balancear hélices e rotores de helicópteros, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, inspecionar funcionamento dos componentes, montar componentes do sistema de trem de pouso, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, demonstrar precisão e controle, regular comandos de voo, substituir pisos e trilhos, substituir rolamentos, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, sugerir melhorias nos projetos, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, remover componentes do sistema de combustível, instalar componentes elétricos e eletrônicos, revisar sistema de emergência do trem de pouso, tratar estruturas contra corrosão, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, reparar componentes elétricos e eletrônicos, substituir componentes de poltronas, demonstrar acuidade visual, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, interpretar diagramas elétricos, lubrificar componentes mecânicos, pesar helicópteros e aviões, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, reparar componentes do sistema da copa (galley), vestir equipamentos de proteção individual.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 7.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2025

O salário de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave mostrado aqui é resultado do levantamento de 3594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave CBO 914105 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 41h 3.836,96 3.985,67 5.624,69 19,36 4.10%
Rio de Janeiro 40h 4.582,37 4.759,97 6.717,41 23,73 4.50%
Goiás 43h 2.652,34 2.755,14 3.888,14 12,75 6.70%
Minas Gerais 42h 3.716,50 3.860,54 5.448,11 18,32 5.60%
Paraná 43h 2.922,62 3.035,89 4.284,34 14,11 8.10%
Mato Grosso 44h 2.876,84 2.988,34 4.217,24 13,64 5.20%
Pará 42h 1.770,95 1.839,59 2.596,08 8,82 8.20%
Santa Catarina 43h 2.395,99 2.488,85 3.512,34 11,58 6.80%
Bahia 43h 3.125,92 3.247,07 4.582,37 15,17 6.80%
Amazonas 41h 3.034,34 3.151,94 4.448,11 15,31 6.10%
Rio Grande do Sul 43h 2.371,76 2.463,68 3.476,82 11,44 7.80%
Mato Grosso do Sul 43h 2.904,56 3.017,13 4.257,86 13,94 6.80%
Distrito Federal 41h 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 5.70%
Tocantins 43h 2.448,87 2.543,78 3.589,86 11,74 7.50%
Ceará 40h 2.245,98 2.333,03 3.292,44 11,55 7.20%
Pernambuco 40h 2.662,95 2.766,15 3.903,68 13,77 7.00%
Maranhão 43h 1.897,28 1.970,81 2.781,27 9,19 4.50%
Espírito Santo 43h 1.743,06 1.810,61 2.555,19 8,44 6.10%
Piauí 41h 3.213,13 3.337,67 4.710,22 16,41 5.60%
Alagoas 43h 4.313,97 4.481,17 6.323,96 21,01 4.10%
Roraima 41h 2.995,89 3.112,00 4.391,75 15,11 8.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave.

Dissídio de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave por cidade

Quanto ganha um Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Rio de Janeiro, RJ 40 4.538,06 4.713,94 6.652,46 23,66 6.70%
Guarulhos, SP 37 4.910,47 5.100,78 7.198,38 27,80 6.60%
Goiânia, GO 43 2.986,29 3.102,03 4.377,67 14,31 7.10%
São Paulo, SP 42 4.229,11 4.393,01 6.199,55 21,08 6.30%
São Carlos, SP 42 4.577,21 4.754,61 6.709,85 22,57 8.20%
São José dos Campos, SP 42 3.638,64 3.779,66 5.333,97 17,94 4.20%
Ribeirão Preto, SP 38 3.618,63 3.758,88 5.304,65 19,65 7.50%
Sorocaba, SP 44 2.979,83 3.095,32 4.368,21 14,08 6.20%
Belo Horizonte, MG 42 4.001,57 4.156,66 5.866,00 19,57 5.60%
Macaé, RJ 42 5.724,92 5.946,80 8.392,30 28,13 4.60%
Ananindeua, PA 42 1.375,11 1.428,41 2.015,81 6,79 8.30%
Jundiaí, SP 43 4.075,73 4.233,70 5.974,72 19,59 7.90%
Manaus, AM 40 3.167,38 3.290,14 4.643,15 16,26 7.80%
Tubarão, SC 44 1.577,81 1.638,97 2.312,96 7,45 6.90%
Brasília, DF 41 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 7.80%
Curitiba, PR 43 3.142,97 3.264,78 4.607,36 15,10 5.90%
Salvador, BA 43 2.750,92 2.857,54 4.032,64 13,43 6.00%
Osasco, SP 43 2.667,19 2.770,56 3.909,90 13,02 7.30%
Campo Grande, MS 43 3.110,31 3.230,86 4.559,49 14,91 5.60%
São José dos Pinhais, PR 42 3.466,08 3.600,42 5.081,02 17,06 5.80%
Porto Alegre, RS 42 2.524,47 2.622,31 3.700,68 12,42 5.20%
Rio Verde, GO 43 1.413,18 1.467,95 2.071,62 6,88 6.70%
Campinas, SP 42 4.060,80 4.218,19 5.952,83 20,07 6.40%
Recife, PE 39 2.986,85 3.102,61 4.378,50 15,85 8.20%
Fortaleza, CE 40 2.178,64 2.263,08 3.193,73 11,27 5.40%
Barreiras, BA 44 4.193,76 4.356,30 6.147,73 19,80 6.40%
Carapicuíba, SP 42 4.835,52 5.022,93 7.088,51 23,92 4.60%
Itajuba, MG 40 8.470,90 8.799,21 12.417,71 44,00 4.40%
Ponta Grossa, PR 42 4.294,46 4.460,91 6.295,36 21,40 8.20%
São José do Rio Preto, SP 44 2.322,10 2.412,10 3.404,03 11,07 5.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista 3.324,21 3.453,05 4.873,05 7.50%
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 4.153,41 4.314,39 6.088,59 8.00%
Transporte aéreo de passageiros regular 4.911,37 5.101,72 7.199,70 4.50%
Manutenção de aeronaves na pista 3.202,64 3.326,77 4.694,84 4.40%
Transporte aéreo de carga 3.556,59 3.694,43 5.213,69 7.30%
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 2.320,30 2.410,23 3.401,39 6.50%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 6.454,90 6.705,08 9.462,41 5.50%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.607,77 1.670,08 2.356,87 4.60%
Instalação e manutenção elétrica 1.401,80 1.456,13 2.054,93 7.50%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.008,61 2.086,46 2.944,47 4.30%
Fabricação de aeronaves 6.290,90 6.534,72 9.221,99 7.20%
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos 2.240,17 2.326,99 3.283,92 5.90%
Construção de edifícios 1.634,88 1.698,24 2.396,61 8.00%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 2.652,60 2.755,40 3.888,51 7.80%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 1.509,25 1.567,74 2.212,44 4.50%
Cursos de pilotagem 2.407,73 2.501,05 3.529,55 5.30%
Comércio varejista de outros produtos 3.468,81 3.603,25 5.085,01 4.10%
Locação de mão-de-obra temporária 3.051,35 3.169,61 4.473,05 4.50%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.378,69 1.432,13 2.021,06 5.40%
Cultivo de soja 4.364,38 4.533,53 6.397,86 6.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.