O dissídio de Mecânico de Manutenção de Aviões 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 914105 no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.759,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.265 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itajuba - MG

R$ 8.799,21

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

604 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Mecânico de Manutenção de Aviões

O Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral planeja o trabalho, verificando ordens de serviço Interpreta manuais, desenhos técnicos mecânicos e elétricos de motopropulsores, estruturas, sistemas diversificados da aeronave e componentes aviônicos, de acordo com o tipo – aviões e helicópteros, de grande, médio e pequeno porte – de aeronave.

Analisa “diretivas de aeronavegabilidade” – notificações ou avisos de que existem deficiências de segurança conhecidas, associadas às aeronaves, que podem estar relacionadas à manutenção, para cumprir diretrizes de segurança aeronáutica.

Utiliza sistemas de informação de apoio à manutenção Identifica novos materiais utilizados na construção de peças de motores e de estruturas.

Repara motores convencionais e motores a reação (a jato), removendo-os, corrigindo defeitos, instalando acessórios, executando ensaios não destrutivos e realizando revisão geral Balanceia e instala motores.

Coleta amostras de fluidos para análise laboratorial.

Pode reparar aeronaves com motorização elétrica Repara estruturas de aeronaves, inspecionando-as a fim de detectar defeitos e verificando fixação de rebites.

Repara chapeamento, aplica materiais compósitos e trata estruturas contra corrosão.

Alinha superfícies em relação à fuselagem Repara sistema de combustível, examinando tipo de combustível, verificando nível e pressão do sistema e realizando destanqueamento (retirada de combustível dos tanques) Remove componentes, repara tanques, descontaminha o sistema, substitui componentes, e instala tanques.

Realiza revisão geral de componentes e abastece os tanques Realiza manutenção do sistema de trem de pouso, removendo rodas, pneus, trens de pouso, amortecedores, atuadores e sistema de freios, revisando sistema de emergência e sistema de freio automático, montando e ajustando componentes Lubrifica componentes mecânicos e realiza testes operacionais em componentes do trem de pouso.

Executa manutenção de sistemas elétricos e eletrônicos, verificando acionamento elétrico dos diversos sistemas, reparando e instalando componentes Faz manutenção do sistema de comandos de voo, inspecionando funcionamento de componentes, removendo comandos e balanceando superfícies de comando.

Regula e instala comandos de voo Realiza manutenção do sistema interior de aeronaves, substituindo componentes de poltronas e revisando estado geral de poltronas e de cintos de segurança Repara componentes do sistema da copa (“galley”).

Conserta sistemas de som, vídeo, iluminação e comunicação Substitui pisos e trilhos e repara componentes das toaletes Executa manutenção em sistemas diversificados, cumprindo rotinas de inspeção de manutenção e executando serviços de substituição de peças ou equipamentos.

Substitui peças dos sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, e de detritos Substitui equipamentos de emergência Substitui peças do sistema antichuva e antigelo, bem como do sistema de detecção e extinção de fogo.

Pode realizar manutenção de sistemas hidráulicos Repara sistemas de hélices e de rotores de helicópteros, removendo-os e substituindo engrenagens, selos mecânicos e rolamentos Balanceia e monta os sistemas Ajusta conjunto de sincronismo de rotores Faz testes de componentes da aeronave, de acordo com procedimentos específicos, a fim de comprovar seu funcionamento.

Testa funcionamento de motores, de sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, e de sistema antiderrapagem Realiza testes de freio do rotor de helicópteros e testes de funcionamento de rotores e hélices de helicópteros Preenche relatórios de avarias e fichas de inspeção Mantém o local de trabalho limpo e organizado Descarta resíduos seguindo normas ambientais Trabalha com segurança, aplicando conceitos de ergonomia e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Sinaliza áreas de manutenção e delimita áreas de risco Opera equipamentos de extinção de incêndio Orienta balizamento de aeronaves Realiza aterramento elétrico da aeronave em manutenção.

Funções do Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

O profissional Mecânico de Manutenção de Aviões deve provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, trabalhar com segurança, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, reparar sistema de combustível, reparar estruturas de aeronaves, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção em diversos sistemas, reparar motores convencionais e À reação, realizar manutenção do sistema de comandos de voo, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral

Um Mecânico de manutenção de aeronaves, em geral deve responsabilizar-se pelo serviço realizado, substituir peças do sistema de detecção e extinção de fogo, balancear motores, interpretar diagramas lógicos, revisar funcionamento dos componentes (bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros), revisar sistema de freio automático, calibrar equipamentos eletrônicos, testar o funcionamento dos rotores, regular comandos de voo, orientar balizamento de aeronaves, cumprir cronograma de trabalho, substituir componentes do sistema, remover motores, remover amortecedores e atuadores, substituir pisos e trilhos, verificar fixação dos rebites, calibrar pneus e amortecedores, isolar área de testes de radar, alta frequência e motores, operar equipamentos de extinção de incêndio, testar sistema antiderrapagem do trem de pouso, reparar tanque de combustível, testar o funcionamento das hélices, aterrar aeronave em manutenção, remover hélices e rotores de helicópteros, substituir selos mecânicos, instalar tanques de combustível, sinalizar áreas de manutenção, inspecionar funcionamento dos componentes, balancear superfícies de comando, reparar componentes elétricos e eletrônicos, ajustar componentes do sistema de trem de pouso, abastecer tanques de combustíveis, vestir equipamentos de proteção individual, substituir mangueiras e tubulações, pesar helicópteros e aviões, instalar componentes do sistema hidráulico, consertar sistemas de som e vídeo, iluminação e comunicação, testar sistema antiderrapagem, revisar estado geral das poltronas e cintos de segurança, substituir rolamentos, inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo, inspecionar estruturas quanto à presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito, demonstrar orientação espacial, descontaminar o sistema de combustível (retirada de água e impurezas que possam causar defeitos), balancear helicópteros e aviões, testar freio do rotor de helicópteros, substituir componentes de poltronas, entelar estruturas e superfícies de manobra, monitorar nível de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema, coletar amostras de fluidos para análise laboratorial, remover comandos de voo, testar sistema hidráulico, destanquear aeronaves, reparar componentes do sistema da copa (galley), demonstrar precisão e controle, interpretar manuais, remover componentes do sistema de combustível, instalar motores, substituir equipamentos de emergência, instalar comandos de voo, montar componentes do sistema de trem de pouso, demonstrar perseverança, substituir peças do sistema de oxigênio, realizar revisão geral dos motores, substituir engrenagens da transmissão, demonstrar acuidade auditiva, remover trens de pouso fixos e móveis, tratar estruturas contra corrosão, realizar inspeção visual, autocriticar-se, reparar chapeamento, corrigir defeitos de funcionamento do motor, demonstrar atenção seletiva, reparar componentes dos toaletes, eliminar defeitos (vazamentos, variação de pressão e nível de óleo), aplicar materiais compósitos, revisar sistema de emergência do trem de pouso, preencher relatórios de avarias, lubrificar componentes mecânicos, realizar testes operacionais em componentes do trem de pouso, realizar revisão geral dos componentes, substituir peças do sistema antichuva e antigelo, remover componentes do sistema hidráulico, substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização, delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas, instalar componentes elétricos e eletrônicos, demonstrar acuidade visual, testar sistemas de alimentação e geração de energia elétrica, remover sistema de freios, alinhar superfícies em relação à fuselagem, participar de programas de treinamento promovidos pela empresa, verificar acionamento elétrico dos diversos sistemas, interpretar leitura de instrumentos, ajustar conjunto de sincronismo de rotores, trabalhar em equipe, verificar condições de funcionamento quanto ao nível e pressão, realizar ensaios não destrutivos, identificar defeitos, testar o funcionamento dos motores, remover rodas e pneus, substituir peças do sistema de água potável e detritos, discriminar odores, montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, interpretar ordens de serviço, instalar acessórios do motor, sugerir melhorias nos projetos, interpretar diagramas elétricos, balancear hélices e rotores de helicópteros, ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico, trabalhar de forma organizada, preencher fichas de inspeção, demonstrar destreza digital.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Manutenção de Aviões ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção aeronáutica que ficou em 5.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Manutenção de Aviões em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Manutenção de Aviões ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção aeronáutica 2024

O salário de Mecânico de Manutenção de Aviões mostrado aqui é resultado do levantamento de 3594 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção aeronáutica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 914105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Manutenção de Aviões em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Mecânico de Manutenção de Aviões por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 3.836,96 3.985,67 5.624,69 19,36 6.40%
Rio de Janeiro 40h 4.582,37 4.759,97 6.717,41 23,73 4.20%
Goiás 43h 2.652,34 2.755,14 3.888,14 12,75 6.50%
Minas Gerais 42h 3.716,50 3.860,54 5.448,11 18,32 4.20%
Paraná 43h 2.922,62 3.035,89 4.284,34 14,11 4.80%
Mato Grosso 44h 2.876,84 2.988,34 4.217,24 13,64 5.40%
Pará 42h 1.770,95 1.839,59 2.596,08 8,82 8.10%
Santa Catarina 43h 2.395,99 2.488,85 3.512,34 11,58 4.60%
Bahia 43h 3.125,92 3.247,07 4.582,37 15,17 4.70%
Amazonas 41h 3.034,34 3.151,94 4.448,11 15,31 5.50%
Rio Grande do Sul 43h 2.371,76 2.463,68 3.476,82 11,44 8.20%
Mato Grosso do Sul 43h 2.904,56 3.017,13 4.257,86 13,94 7.30%
Distrito Federal 41h 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 4.40%
Tocantins 43h 2.448,87 2.543,78 3.589,86 11,74 6.60%
Ceará 40h 2.245,98 2.333,03 3.292,44 11,55 5.60%
Pernambuco 40h 2.662,95 2.766,15 3.903,68 13,77 7.00%
Maranhão 43h 1.897,28 1.970,81 2.781,27 9,19 7.70%
Espírito Santo 43h 1.743,06 1.810,61 2.555,19 8,44 6.50%
Piauí 41h 3.213,13 3.337,67 4.710,22 16,41 4.40%
Alagoas 43h 4.313,97 4.481,17 6.323,96 21,01 5.10%
Roraima 41h 2.995,89 3.112,00 4.391,75 15,11 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Manutenção de Aviões.

Dissídio de Mecânico de Manutenção de Aviões por cidade

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Aviões na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 40 4.538,06 4.713,94 6.652,46 23,66 6.10%
Guarulhos, SP 37 4.910,47 5.100,78 7.198,38 27,80 6.10%
Goiânia, GO 43 2.986,29 3.102,03 4.377,67 14,31 4.60%
São Paulo, SP 42 4.229,11 4.393,01 6.199,55 21,08 8.30%
São Carlos, SP 42 4.577,21 4.754,61 6.709,85 22,57 4.90%
São José dos Campos, SP 42 3.638,64 3.779,66 5.333,97 17,94 8.10%
Ribeirão Preto, SP 38 3.618,63 3.758,88 5.304,65 19,65 7.80%
Sorocaba, SP 44 2.979,83 3.095,32 4.368,21 14,08 5.90%
Belo Horizonte, MG 42 4.001,57 4.156,66 5.866,00 19,57 6.40%
Macaé, RJ 42 5.724,92 5.946,80 8.392,30 28,13 8.20%
Ananindeua, PA 42 1.375,11 1.428,41 2.015,81 6,79 4.40%
Jundiaí, SP 43 4.075,73 4.233,70 5.974,72 19,59 8.30%
Manaus, AM 40 3.167,38 3.290,14 4.643,15 16,26 7.00%
Tubarão, SC 44 1.577,81 1.638,97 2.312,96 7,45 5.60%
Brasília, DF 41 2.909,23 3.021,98 4.264,71 14,77 4.70%
Curitiba, PR 43 3.142,97 3.264,78 4.607,36 15,10 8.20%
Salvador, BA 43 2.750,92 2.857,54 4.032,64 13,43 4.60%
Osasco, SP 43 2.667,19 2.770,56 3.909,90 13,02 8.10%
Campo Grande, MS 43 3.110,31 3.230,86 4.559,49 14,91 8.10%
São José dos Pinhais, PR 42 3.466,08 3.600,42 5.081,02 17,06 5.80%
Porto Alegre, RS 42 2.524,47 2.622,31 3.700,68 12,42 4.20%
Rio Verde, GO 43 1.413,18 1.467,95 2.071,62 6,88 4.50%
Campinas, SP 42 4.060,80 4.218,19 5.952,83 20,07 4.80%
Recife, PE 39 2.986,85 3.102,61 4.378,50 15,85 6.10%
Fortaleza, CE 40 2.178,64 2.263,08 3.193,73 11,27 5.20%
Barreiras, BA 44 4.193,76 4.356,30 6.147,73 19,80 6.20%
Carapicuíba, SP 42 4.835,52 5.022,93 7.088,51 23,92 7.90%
Itajuba, MG 40 8.470,90 8.799,21 12.417,71 44,00 4.20%
Ponta Grossa, PR 42 4.294,46 4.460,91 6.295,36 21,40 4.90%
São José do Rio Preto, SP 44 2.322,10 2.412,10 3.404,03 11,07 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Manutenção de Aviões. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Aviões no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Manutenção e reparação de aeronaves, exceto a manutenção na pista 3.324,21 3.453,05 4.873,05 6.90%
Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 4.153,41 4.314,39 6.088,59 6.10%
Transporte aéreo de passageiros regular 4.911,37 5.101,72 7.199,70 6.00%
Manutenção de aeronaves na pista 3.202,64 3.326,77 4.694,84 6.00%
Transporte aéreo de carga 3.556,59 3.694,43 5.213,69 7.50%
Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas 2.320,30 2.410,23 3.401,39 6.70%
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente 6.454,90 6.705,08 9.462,41 8.30%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.607,77 1.670,08 2.356,87 6.40%
Instalação e manutenção elétrica 1.401,80 1.456,13 2.054,93 7.00%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.008,61 2.086,46 2.944,47 6.70%
Fabricação de aeronaves 6.290,90 6.534,72 9.221,99 4.40%
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos 2.240,17 2.326,99 3.283,92 5.80%
Construção de edifícios 1.634,88 1.698,24 2.396,61 6.00%
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem 2.652,60 2.755,40 3.888,51 8.00%
Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais 1.509,25 1.567,74 2.212,44 5.90%
Cursos de pilotagem 2.407,73 2.501,05 3.529,55 5.40%
Comércio varejista de outros produtos 3.468,81 3.603,25 5.085,01 6.60%
Locação de mão-de-obra temporária 3.051,35 3.169,61 4.473,05 7.40%
Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.378,69 1.432,13 2.021,06 4.30%
Cultivo de soja 4.364,38 4.533,53 6.397,86 4.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.