O dissídio de Analista de Suporte de Sistema 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 212420 no cargo de Analista de Suporte de Sistema.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 5.545,35

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

29.337 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.211,20

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

14.517 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Bancos Comerciais

R$ 15.002,16

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação

8.532 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Analista de suporte computacional presta serviços de suporte técnico computacional, concebendo, planejando e organizando os serviços, realizando estudos para adaptar a instalação de “hardware” e “software” às necessidades de clientes e usuários, implantando recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, testando e implementando novos produtos Executa manutenção de recursos de tecnologia de informação.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos relacionados à computação Presta consultoria técnica Treina e fornece assistência a equipes técnicas e usuários.

Pode supervisionar o trabalho de equipes Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação Elabora documentação técnica.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Analista de Suporte de Sistema

O Analista de suporte computacional concebe, planeja e organiza serviços de suporte técnico computacional, avaliando equipamentos, periféricos e redes (“hardware”), programas e sistemas (“software”), analisando funcionalidades de produtos, e interagindo com áreas afins Consulta documentação técnica e fontes alternativas de informação.

Realiza estudos para instalação de “hardware” e “software”, verificando interligação de componentes, módulos e equipamentos, definindo alternativas de implantação de programas, e considerando instalações, equipamentos e redes de computadores, a fim de adaptar soluções às necessidades de clientes e usuários.

Propõe alternativas de implantação de “hardware” Determina “hardware” e “software” necessários para configurar ou alterar os recursos tecnológicos de computação integrados.

Avalia a utilidade de pacotes de programas já desenvolvidos e adapta-os, de acordo com requisitos de clientes e usuários Recomenda novos equipamentos e programas.

Implanta recursos tecnológicos de “hardware” e “software”, montando “hardware”, instalando ou coordenando a instalação de computadores, periféricos e redes, instalando programas, “drivers” e outros tipos de “software” integrantes de sistemas, e realizando as configurações pertinentes, inclusive as que dizem respeito aos sistemas operacionais em que os recursos integrados irão funcionar.

Realiza simulações em ambiente controlado Testa e implementa novos produtos, para obter um melhor funcionamento de sistemas.

Segue rotinas de teste, monitoramento e manutenção de recursos de tecnologia de informação sob sua responsabilidade, para ações preventivas no suporte técnico computacional.

Realiza a manutenção de equipamentos e programas, atualizando-os, para garantir alta confiabilidade de funcionamento dos recursos tecnológicos integrados Analisa impactos de alterações tecnológicas realizadas na melhoria do desempenho de sistemas Identifica e soluciona problemas de falhas de funcionamento de equipamentos, programas e sistemas, a fim de restaurar seu funcionamento normal.

Executa procedimentos para melhoria de desempenho de equipamentos, programas e sistemas Presta suporte técnico computacional, ao cliente e ao usuário, atendendo chamados, fornecendo orientações e acionando suporte de terceiros, quando necessário Controla chamados de clientes e usuários.

Registra ocorrências e defeitos de “hardware” e de “software” Pode prestar suporte computacional em demonstrações a clientes.

Expande e modifica instalações, equipamentos, sistemas e outros recursos computacionais, para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Presta consultoria técnica na área de tecnologia da informação Treina equipes técnicas e usuários para trabalhar com equipamentos e programas computacionais.

Fornece assistência às equipes técnicas – incluindo equipes de “help desk” de tecnologia da informação e equipes de profissionais “residentes” em instalações de grandes clientes, para resolver problemas relacionados à computação, como falhas de funcionamento e problemas complexos de “hardware” e de “software” Pode supervisionar e avaliar equipes técnicas de suporte computacional Dissemina conhecimento e participa de fóruns de discussão da área de tecnologia da informação.

Divulga documentação técnica de equipamentos e programas computacionais, para usuários, clientes e outras partes interessadas Elabora documentos técnicos - tais como relatórios técnicos de avaliação de equipamentos e sistemas e de chamados, requisição de componentes e equipamentos, entre outros - referentes aos serviços de suporte computacional Emite pareceres técnicos.

Mantém instalações em perfeito estado de conservação Atua de modo ecologicamente adequado, adotando equipamentos e métodos de baixo consumo de energia Zela pela saúde e segurança no trabalho, prevenindo acidentes e aplicando recomendações de ergonomia.

Funções do Analista de suporte computacional

O profissional Analista de Suporte de Sistema deve elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação, pesquisar inovações em tecnologia da informação, prestar suporte técnico ao cliente/usuário, estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação, comunicar-se, oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação, desenvolver sistemas de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, administrar ambiente de tecnologia da informação.

Condições de trabalho da profissão

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.

Atividades exercidas por um Analista de suporte computacional

Um Analista de suporte computacional deve inventariar software e hardware, comparar alternativas tecnológicas, especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional, apresentar alternativas de solução, divulgar solução, administrar ambiente operacional, definir alternativas físicas de implantação, identificar falhas nos sistemas, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, avaliar novas tecnologias, estabelecer padrões de software, testar sistemas, divulgar documentação, documentar capacidade e performance, participar da aprovação de infraestrutura, software e rede, implantar sistemas, monitorar performance dos sistemas, propor mudanças de processos e funções, demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro, realizar simulações em ambiente controlado, prestar consultoria técnica, definir metodologias a serem adotadas, analisar funcionalidade do produto, demonstrar flexibilidade, elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica, instalar hardware, planejar testes de sistemas e ambientes, consultar fontes alternativas de informações, configurar software e hardware, demonstrar senso analítico, identificar necessidade do cliente, definir padrões de interface com cliente/usuário, dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas, avaliar proposta de fornecedores, documentar níveis de serviços, acionar suporte de terceiros, emitir pareceres técnicos, definir nomenclatura padrão, controlar acesso aos dados e recursos, desenvolver raciocínio abstrato, administrar recursos de rede, consultar documentação técnica, elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.), documentar soluções disponíveis, adequar soluções a necessidade do cliente, instalar software, divulgar utilização de novos padrões, participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação, desenvolver raciocínio lógico, trabalhar em equipe, participar de fóruns de discussão, descrever processos (fluxo de atividades), definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços, demonstrar iniciativa, executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas, evidenciar concentração, demonstrar capacidade de organização, realizar revisões técnicas, orientar áreas de apoio, avaliar desempenho do produto, construir ambiente de teste, corrigir falhas nos sistemas, documentar acordo de níveis de serviço (sla), escolher ferramentas de desenvolvimento, registrar ocorrências, administrar banco de dados, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de síntese, elaborar relatórios técnicos, realizar auditoria de sistemas, elaborar propostas técnicas comerciais, elaborar especificação técnica, desenvolver capacidade de memorização, especificar a arquitetura dos sistemas, demonstrar empatia com público-alvo, pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado, administrar perfil de acesso às informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Analista de Suporte de Sistema ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Suporte de Sistema e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Analistas de tecnologia da informação que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Suporte de Sistema em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Suporte de Sistema ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Analistas de tecnologia da informação 2025

O salário de Analista de Suporte de Sistema mostrado aqui é resultado do levantamento de 61.538 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Analistas de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Suporte de Sistema com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Suporte de Sistema CBO 212420 salário