O dissídio de Motorista de Caminhão-guincho Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782515 no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Médio.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.783,81
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.250 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.205,84
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.913 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura e Pecuária, Peças e Acessórios
R$ 4.092,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Reboque de Veículos
6.101 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Motorista operacional de guincho opera caminhão do tipo guincho, para remoção de veículos Mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações, verificando as suas condições de funcionamento.
Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido Detecta defeitos e avarias no caminhão guincho, fazendo pequenos reparos Cumpre legislação de trânsito, normas emitidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Motorista de Caminhão-guincho Médio
O Motorista operacional de guincho mantém o caminhão guincho preparado para atender às solicitações diárias, verificando instrumentos do painel e as condições de funcionamento dos dispositivos mecânicos e elétricos, dos freios, dos itens obrigatórios de segurança e dos equipamentos de comunicação Inspeciona o funcionamento de plataformas elevatórias e observa as condições da rampa de acesso veicular, de cabos e dos demais acessórios.
Mantém o caminhão guincho em boas condições de higiene e limpeza e em bom estado de conservação.
Recebe comunicação da central para atendimento e planeja itinerário para chegar ao local onde se encontra o veículo avariado, estimando tempo e verificando o melhor caminho Pode utilizar software de navegação e aplicativos de comunicação.
Pode estimar custos e calcular valores para a prestação do serviço Dirige e manobra o caminhão guincho, seguindo itinerário predefinido.
Isola a área onde está o veículo avariado.
Posiciona-se adequadamente para a operação de remoção Retira o usuário do local de risco.
Vistoria as condições do veículo a ser removido.
Pode destombar veículo avariado ou içá-lo de rios e ribanceiras Remove o veículo avariado, operando guincho leve-plataforma hidráulica, guincho médio-plataforma hidráulica, guincho pesado com lança e com torre telescópica ou outro similar Confere a instalação do veículo para o transporte, verificando os cabos, a capacidade máxima de carga e outras condições que possam provocar deslocamentos.
Preenche fichas ou documentação com informações do veículo removido, das condições do condutor, de local, data e hora da retirada do veículo, e do local de destino Vistoria o caminhão guincho, verificando regularmente os sistemas dos veículos, os níveis de combustível, lubrificantes e líquido de arrefecimento, o estado de pneus e o funcionamento de itens de segurança e de acessórios Detecta defeitos e avarias, fazendo pequenos reparos e, quando necessário, providenciando serviços especializados de manutenção.
Aplica princípios de direção defensiva, conduzindo o caminhão guincho de forma prudente Usa equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e coletes refletivos Opera equipamentos de combate a incêndio.
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Funções do Motorista operacional de guincho
O profissional Motorista de Caminhão-guincho Médio deve verificar documentos do veículo e da carga, trabalhar com segurança, transportar cargas, guinchar e destombar veículos, realizar inspeções e reparos no veículo, comunicar-se em tempo real, prestar socorro, demonstrar competências pessoais, vistoriar cargas transportadas, operar equipamentos, definir rotas.
Condições de trabalho da profissão
Motoristas de veículos de cargas em geral os profissionais dessa família atuam, como prestadores de serviço, em empresas cujas atividades econômicas pertencem aos ramos de transporte terrestre, agricultura, pecuária e extração de minerais não- ferrosos, na condição de autônomo ou com carteira assinada. Trabalham em veículos, individualmente e em duplas, durante horários irregulares e alternados. No desempenho de suas funções, podem permanecer em posições desconfortáveis, durante longo períodos, sendo algumas das atividades executadas com exposição a materiais tóxicos, uma vez que podem executá-las em túneis, mineradoras e minas de carvão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e requer em cursos básicos de qualificação. O exercício pleno da atividade profissional se dá após o período de um a dois anos de experiência para a atuação é requerida supervisão permanente, exceto aos caminhoneiros autônomos.
Atividades exercidas por um Motorista operacional de guincho
Um Motorista operacional de guincho deve comunicar-se via satélite (sistema gps), preservar integridade da carga, anotar informações no diário de bordo, prestar serviços com qualidade, guinchar caminhões vazios e ônibus quebrados, observar posicionamento de carga suspensa, comunicar a chegada à central, identificar ruídos estranhos do veículo, remover caminhão pela traseira, operar guincho pesado (lança e torre telescópica), cumprir leis de trânsito, identificar avarias na mercadoria, inspecionar equipamentos do guincho, içar veículos acidentados de rios e ribanceiras, isolar área de descarga, com cones, destombar caminhão e ônibus, operar guincho leve-plataforma hidráulica, guinchar veículos com pivô dianteiro quebrado, guinchar veículo com uso de munk, selecionar veículo por tipo de carga, remover veículos de passeio em asa-delta e plataforma, destombar caminhão frigorífico, montar relatório de avarias no veículo, participar de treinamentos, desligar bateria do veículo acidentado, dominar noções básicas de mecânica, guinchar veículos do meio do canteiro e de cima da faixa de rolamento, inspecionar parte mecânica, guinchar caminhões e ônibus, conferir mercadorias, desobstruir vias públicas e rodovias, ter consciência dos limites da máquina, dominar noções básicas de primeiros socorros, obter informações precisas sobre o local do acidente, contatar seguradora, acionar empresa de transbordo de cargas perigosas, sinalizar local de acidente, operar guincho médio-plataforma hidráulica, inspecionar a lataria, retirar usuário do local de risco, demonstrar coerência, carregar veículo com peso limite estabelecido, conferir bens e acessórios disponíveis no interior do carro acidentado, inspecionar ferramentas obrigatórias, dominar noções básicas de condução econômica, demonstrar rapidez de reflexos, acionar o giroflex em situações de perigo, conferir roteiro, inspecionar água e óleo, realizar pequenos reparos no veículo, realizar manutenção preventiva, destombar veículos com cargas inflamáveis, orientar-se em relação a acidentes geográficos e topográficos do destino, guinchar veículo com cardã quebrado, inspecionar parte elétrica, informar-se sobre acidentes geográficos e topográficos do destino, demonstrar determinação, preservar local de acidente com vítimas, operar guincho pesado, com munk, amarrar carga, conectar mangueira de ar no freio do veículo rebocado, tomar cuidados especiais com carga viva transportada, propor mudanças operacionais, destombar caminhão betoneira e cebolão, patolar o guincho no terreno, guinchar veículos articulados tombados, guinchar veículos engavetados por acidente, respeitar os limites da sua força física, montar relatório de sinistros, comunicar a saída à central, realizar manutenção corretiva, posicionar-se adequadamente para operação de remoção, dominar funcionamento da máquina, demonstrar senso de responsabilidade, definir pontos de abastecimento, podar galhos de árvores sobre a faixa de rolamento (cegonheiro), identificar irregularidades na superfície, prestar serviços para a concessionária, remover veículos médios em plataforma, guinchar caminhões com freios travados, enviar mensagem de desvio de rota à central, demonstrar capacidade de resistência física, posicionar cabos de aço em grau de equilíbrio, comunicar a chegada e saída do cliente à central, operar equipamentos de combate a incêndio, comunicar-se por rádio, inspecionar pneus, desenvolver dirigibilidade para carga viva, definir preço de remoção, utilizar luvas, botas, lanternas e coletes refletivos, remover veículos pesados em sistema de lança, acionar o apoio da polícia militar rodoviária, planejar itinerário, remover carro acidentado, manusear carga com segurança, trajar-se adequadamente, posicionar veículo para carga e descarga, gerenciar autonomia do veículo, verificar limite máximo de carga do veículo, propor itinerários, definir tempo de permanência na direção do veículo, limpar a pista com caminhão-pipa, manter-se atualizado sobre a legislação de trânsito, verificar cabos de aço.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Motorista de Caminhão-guincho Médio ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Motorista de Caminhão-guincho Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Motoristas de veículos de cargas em geral que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Motorista de Caminhão-guincho Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Motorista de Caminhão-guincho Médio ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Motoristas de veículos de cargas em geral 2025
O salário de Motorista de Caminhão-guincho Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.930 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Motoristas de veículos de cargas em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Motorista de Caminhão-guincho Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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