O dissídio de Gerente de Materiais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142405 no cargo de Gerente de Materiais.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 11.682,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.878 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.994,80

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.332 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Matérias-Primas Agrícolas

R$ 26.561,18

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

417 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de compras Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades da gerência de compras de uma empresa, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia os processos de equipes de compras, analisando a necessidade de aquisição, as cotações e os custos dos produtos, entre outros parâmetros.

Pode utilizar sistemas de compra automatizados Monitora, desenvolve e qualifica/desqualifica fornecedores Organiza processos licitatórios.

Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de compras Relaciona-se com os departamentos da empresa, com fornecedores, clientes, entre outros, e presta assistência à direção da empresa e a seus departamentos Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

O que faz um Gerente de Materiais

O Gerente de compras planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de gerência de compras de uma empresa, garantindo que tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia compras, fixando quantidades e prazos mínimos para as requisições, levando em conta as necessidades da empresa.

Analisa cotações e custos incidentes nas compras.

Equaliza preços das cotações, colocando-as sob as mesmas referências de frete, moeda, e de itens complementares Cota preços para compras especiais, priorizando emergências.

Adequa prazos de entrega às necessidades do cliente interno Negocia preços com fornecedores.

Controla orçamento de compras por centro de custo.

Verifica as condições de venda e de entrega do produto ou serviço para garantir sua disponibilidade nos processos da empresa Representa a empresa na negociação de contratos e na formulação de políticas com fornecedores.

Aprova pedidos de compra e celebra contratos.

Gerencia contratos, observando conformidade de especificações e de prazos, para reduzir os riscos e as perdas financeiras Organiza processos licitatórios em conjunto com as áreas técnica e jurídica Promove inovações nos processos de compra, utilizando tecnologias de informação e comunicação, sistema automatizado para os processos de compras e software de gestão, inclusive para compras “online”.

Monitora o sistema de gestão de fornecedores, avaliando os respectivos desempenhos, o processo produtivo, os preços praticados em comparação aos de mercado Analisa os parâmetros técnicos estabelecidos pelo departamento de compras e os ofertados pelo fornecedor, a fim de garantir a conformidade com a política da empresa Desenvolve novos fornecedores, identificando-os e qualificando-os.

Localiza novos fornecedores, produtos e serviços, realizando visitas, participando de feiras e congressos e consultando revistas, internet e guias Pesquisa informações cadastrais, financeiras, sociais, ambientais e outras, de fornecedores, visando à qualificação que atenda aos requisitos da empresa.

Subsidia os fornecedores com informações para o desenvolvimento de novos produtos Estabelece critérios de atualização do cadastro de fornecedores Acompanha os indicadores de eficiência, a fim de verificar o desempenho dos processos de compra e identificar ações para o alcance das metas do setor.

Realiza importações, verificando alternativas de aquisições de materiais no mercado externo e linhas de financiamento, calculando preço final da importação, definindo meio de transporte, rota e forma de pagamento Determina condições e acompanha o embarque e desembarque de mercadorias Solicita contratação de câmbio e seguro e aciona a companhia em caso de sinistro.

Contrata despachante, supervisionando seu trabalho Negocia garantia e assistência técnica dos produtos e serviços adquiridos Administra operações, pessoas, finanças, suprimentos do departamento de compras e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental.

Conduz e lidera reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface, relaciona-se com os departamentos da empresa e fornecedores externos, comunicando-se por escrito e verbalmente, utilizando meios de comunicação convencionais e digitais Redige comunicados e normas e elabora relatórios Expressa-se em outros idiomas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático, com informações sobre logística de suprimentos.

Reporta-se aos diretores, participando de reuniões Cumpre e faz cumprir procedimentos éticos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.

Funções do Gerente de compras

O profissional Gerente de Materiais deve coordenar Área de logística de suprimentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar compras, realizar importações, comunicar-se, controlar fornecedores, desenvolver novos fornecedores.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.

Atividades exercidas por um Gerente de compras

Um Gerente de compras deve acionar companhia de seguros em caso de sinistro, controlar contratos, desenvolver capacidade de observação, avaliar processo produtivo do fornecedor, qualificar novos fornecedores, participar de reuniões, celebrar contratos, solicitar contratação de seguro e câmbio, demonstrar capacidade de inovação, demonstrar habilidade para negociar, definir meio de transporte e rota, pesquisar informações cadastrais de fornecedores, identificar novos fornecedores, estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores, identificar novos fornecedores em feiras e congressos, contratar despachante, calcular preço final da importação, demonstrar capacidade de convencimento, analisar custos incidentes na compra, avaliar desempenho do fornecedor, demonstrar flexibilidade, priorizar compras de emergência, levantar informações financeiras dos fornecedores, identificar novos produtos, demonstrar raciocínio lógico, verificar linhas de financiamento, acompanhar embarque e desembarque dos materiais, negociar formas de pagamento com fornecedores, expressar-se em outros idiomas, demonstrar liderança, definir forma de pagamento, identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias, visitar fornecedores, reportar-se a diretores, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, manter-se atualizado, verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo, liderar reuniões, negociar preços com fornecedores, controlar alteração de preços, cotar preços para compras especiais, demonstrar responsabilidade, demonstrar clareza na comunicação oral e escrita, demonstrar sensatez, comunicar-se via telefone, fax e celular, determinar condições de embarque dos materiais, fixar prazos e quantidades mínimas para compras, comunicar-se com fornecedores, demonstrar criatividade, dominar o sistema produtivo da empresa, subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa, analisar cotações, comunicar-se via correio eletrônico (e-mail), controlar orçamento de compras por centros de custos, monitorar preços de mercado, elaborar relatórios, acompanhar os indicadores de eficiência do departamento, negociar garantia de funcionamento e assistência técnica, desqualificar fornecedor, revelar eficiência, adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno, relacionar-se com os departamentos da empresa, analisar necessidades de compras do cliente interno, supervisionar trabalho do despachante, demonstrar objetividade, realizar parcerias com fornecedores, aprovar pedidos de compras, equalizar preços ofertados, redigir comunicados e normas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Materiais ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Materiais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de suprimentos que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Materiais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Materiais ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de suprimentos 2025

O salário de Gerente de Materiais mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.209 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de suprimentos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Materiais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Materiais CBO 142405 salário