O dissídio de Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131310 no cargo de Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 6.227,25
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
649 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Carpina - PE
R$ 4.105,26
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
144 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Infantil - Pré-Escola
R$ 5.994,58
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Administração Pública em Geral
342 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de instituição educacional pública Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento e de atividades de instituições educacionais públicas de ensino básico e ensino técnico profissionalizante e superior, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores, gerentes e conselheiros, para maximizar a efetividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades das equipes administrativas, pedagógicas e financeiras, integrando as ações.
Coordena o planejamento e as políticas de integração da instituição com a comunidade externa Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por instâncias superiores da técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público
O Diretor de instituição educacional pública estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento e das metas operacionais de instituições públicas de educação, de acordo com orientações do Conselho Escolar ou Universitário e com as informações elaboradas por órgãos colegiados, coordenadores e demais membros das equipes administrativas e pedagógicas Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, promovendo a articulação das áreas da instituição educacional.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos.
Avalia a disponibilidade de docentes e de recursos materiais Integra ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional.
Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, aplicando normas disciplinares, decidindo sobre a realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, propondo serviços educacionais, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado.
Participa do planejamento da instituição, definindo projetos prioritários, participando da elaboração de propostas pedagógicas, buscando ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos alunos, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade, participando da elaboração de projetos comunitários Promove parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, incentivando e apoiando os órgãos colegiados, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola e promover a participação da comunidade nas ações da escola.
Elabora planos de contingência.
Participa de reuniões com secretarias e coordenações de ensino e de comissões federais, estaduais e municipais de ensino Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar e organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, realizando prestação de contas, administrando caixa escolar e outros recursos financeiros, entre outras atribuições.
Reúne-se com os integrantes da administração educacional para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento dos objetivos institucionais da educação pública Participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com conselhos, órgãos colegiados e superiores.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
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Funções do Diretor de instituição educacional pública
O profissional Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público deve coordenar atividades pedagógicas, coordenar atividades administrativas, avaliar atividades educacionais, interagir com a comunidade e setor público, participar do planejamento estratégico da instituição, demonstrar competências pessoais, gerir recursos financeiros, planejar atividades educacionais.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional pública
Um Diretor de instituição educacional pública deve representar a instituição junto à comunidade, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, aplicar normas disciplinares, estabelecer sistema de qualidade, definir indicadores de avaliação, evidenciar comunicabilidade, organizar atividades de extensão com a comunidade, organizar calendário escolar, trabalhar com comprometimento, adequar cursos à legislação vigente, promover parcerias com instituições públicas e privadas, estabelecer normas de funcionamento da instituição, participar da elaboração de projetos comunitários, avaliar desenvolvimento profissional do professor, elaborar planos de contingência, participar de reuniões com secretárias e coordenadores de ensino, estabelecer metas de matrículas, organizar horários de cursos, participar na elaboração do orçamento, manter estabilidade emocional, estabelecer metas financeiras, responder por documentos escolares, administrar caixa escolar e outros recursos financeiros, avaliar disponibilidade de recursos materiais, definir projetos prioritários, evidenciar empatia, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, participar da elaboração de propostas pedagógicas, agir com flexibilidade, supervisionar registros escolares, acompanhar execução de orçamentos, integrar ações pedagógico-administrativas, avaliar as tendências da demanda por educação, definir grade curricular, disponibilizar recursos instrucionais, demonstrar capacidade de resolução de problemas, realizar prestação de contas, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, propor novas atividades de ensino, avaliar as expectativas dos clientes, participar de comissões federais, estaduais e municipais de ensino, agir com paciência, propor serviços educacionais, decidir sobre realocação de pessoal, exercer liderança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025
O salário de Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público mostrado aqui é resultado do levantamento de 895 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Vice-diretor de Centro de Ensino Fundamental Público com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Subdiretor de Ensino Privado
- Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público
- Vice-diretor de Escola de Classe Pública
- Vice-diretor de Centro de Ensino Médio Público
- Diretor de Colégio Privado
- Diretor de Centro de Ensino Médio Profissionalizante Público
- Diretor de Escola Privada
- Gerente de Centro de Educação Profissional em Escolas Privadas
- Diretor de Estabelecimento de Ensino Médio Privado
- Chefe de Centro de Formação Profissional Privado