O dissídio de Técnico de Telefonia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 313315 no cargo de Técnico de Telefonia.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 2.670,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

5.544 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 1.600,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.098 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Tecnologia da Informação

R$ 4.376,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Comunicação Multimídia - Scm

3.403 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.

Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico de Telefonia

O Técnico de telecomunicações (telefonia) instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.

Pode substituir componentes, quando necessário.

Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.

Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.

Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Funções do Técnico de telecomunicações (telefonia)

O profissional Técnico de Telefonia deve demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica, reparar equipamentos, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, ministrar treinamento, instalar sistemas de telecomunicações.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.

Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia)

Um Técnico de telecomunicações (telefonia) deve treinar usuário final, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, elaborar rotinas de teste, trabalhar em equipe, treinar equipe de trabalho, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, identificar falhas no sistema de telecomunicações, efetuar interligações dos equipamentos, elaborar esquemas para projetos, demonstrar criatividade para resolver problemas, prospectar novos negócios para empresa, instalar cabeamento, avaliar desempenho de equipes de trabalho, interagir com os clientes, dominar terminologia técnica em outros idiomas, programar o sistema de telecomunicações, elaborar relatórios de desempenho, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, interpretar especificações e normas técnicas, distribuir tarefas para equipes de trabalho, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, demonstrar poder de concentração, verificar alimentação do sistema, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, avaliar a necessidade de conserto, definir plataforma de equipamentos, organizar o tempo, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, demonstrar conhecimentos básicos de informática, analisar relatórios técnicos, redimensionar equipamentos, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, verificar o fornecimento de energia, consultar manual de instalação, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, reprogramar o sistema de telecomunicações, levantar o custo do projeto, demonstrar habilidade de comunicação, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, ativar o sistema, especificar planos de trabalho, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, efetuar ajustes do sistema, demonstrar habilidade de autodesenvolvimento, configurar equipamentos no projeto, demonstrar visão espacial, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, acompanhar teste de laboratório, levantar dados e informações do projeto, demonstrar habilidade de leitura e redação, especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados), elaborar esquemas, ministrar treinamento em novas tecnologias, executar rotinas de teste, avaliar entroncamento, configurar os softwares do equipamento, substituir componentes do sistema, redimensionar a rede, intermediar relações entre cliente e empresa, efetuar ajustes, demonstrar habilidade manual, trocar componentes, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, identificar a instrumentação necessária, consultar especificações e normas técnicas, especificar mão-de-obra, orientar equipes de trabalho, ministrar treinamento em área específica, absorver novas tecnologias, testar conexões, demonstrar iniciativa, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, verificar a infraestrutura.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico de Telefonia ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Telefonia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em telecomunicações que ficou em 3.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Telefonia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico de Telefonia ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em telecomunicações 2025

O salário de Técnico de Telefonia mostrado aqui é resultado do levantamento de 15.967 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Telefonia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Telefonia CBO 313315 salário