O dissídio de Técnico de Telefonia 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 313315 no cargo de Técnico de Telefonia.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.490,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
5.265 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Macaé - RJ
R$ 4.248,55
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.947 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.
Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Técnico de Telefonia
O Técnico de telecomunicações (telefonia) instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.
Pode substituir componentes, quando necessário.
Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.
Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.
Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.
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Funções do Técnico de telecomunicações (telefonia)
O profissional Técnico de Telefonia deve instalar sistemas de telecomunicações, ministrar treinamento, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, testar sistemas de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente, reparar equipamentos, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia)
Um Técnico de telecomunicações (telefonia) deve demonstrar visão espacial, consultar especificações e normas técnicas, demonstrar habilidade de autodesenvolvimento, efetuar ajustes do sistema, treinar usuário final, elaborar esquemas para projetos, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, organizar o tempo, orientar equipes de trabalho, efetuar ajustes, especificar planos de trabalho, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, analisar relatórios técnicos, ministrar treinamento em novas tecnologias, programar o sistema de telecomunicações, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, prospectar novos negócios para empresa, acompanhar teste de laboratório, verificar a infraestrutura, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, ministrar treinamento em área específica, ativar o sistema, levantar dados e informações do projeto, avaliar a necessidade de conserto, instalar cabeamento, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar poder de concentração, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, absorver novas tecnologias, levantar o custo do projeto, redimensionar equipamentos, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, avaliar desempenho de equipes de trabalho, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, redimensionar a rede, configurar os softwares do equipamento, demonstrar habilidade manual, avaliar entroncamento, interagir com os clientes, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, demonstrar criatividade para resolver problemas, demonstrar iniciativa, identificar a instrumentação necessária, efetuar interligações dos equipamentos, consultar manual de instalação, elaborar relatórios de desempenho, trabalhar em equipe, distribuir tarefas para equipes de trabalho, executar rotinas de teste, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, intermediar relações entre cliente e empresa, demonstrar habilidade de leitura e redação, configurar equipamentos no projeto, verificar alimentação do sistema, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, trocar componentes, especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados), definir plataforma de equipamentos, reprogramar o sistema de telecomunicações, elaborar rotinas de teste, elaborar esquemas, testar conexões, treinar equipe de trabalho, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, especificar mão-de-obra, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, dominar terminologia técnica em outros idiomas, verificar o fornecimento de energia, demonstrar conhecimentos básicos de informática, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, interpretar especificações e normas técnicas, substituir componentes do sistema, identificar falhas no sistema de telecomunicações.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Técnico de Telefonia ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Telefonia e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em telecomunicações que ficou em 3.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Telefonia em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico de Telefonia ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em telecomunicações 2024
O salário de Técnico de Telefonia mostrado aqui é resultado do levantamento de 14604 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Telefonia com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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- Técnico de Transmissão (telecomunicações)
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- Técnico de Manipulação de Tráfego Telefônico
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- Técnico de Comutação Telefônica
- Técnico de Manutenção de Equipamento de Comutação Telefônica
- Inspetor de Centrais Privadas de Comutação Telefônica
- Técnico de Teleprocessamento
Valor do salário na CCT 2024 de Técnico de Telefonia em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.197,17 | 2.282,33 | 3.220,89 | 10,46 | 6.70% |
Minas Gerais | 44h | 1.956,57 | 2.032,40 | 2.868,18 | 9,33 | 7.20% |
Paraná | 44h | 1.951,69 | 2.027,33 | 2.861,03 | 9,31 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.398,03 | 2.490,97 | 3.515,34 | 11,73 | 4.80% |
Santa Catarina | 44h | 1.938,54 | 2.013,68 | 2.841,76 | 9,25 | 6.30% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.928,50 | 2.003,25 | 2.827,04 | 9,21 | 4.50% |
Bahia | 43h | 1.740,04 | 1.807,48 | 2.550,77 | 8,33 | 6.70% |
Distrito Federal | 43h | 2.202,01 | 2.287,35 | 3.227,98 | 10,54 | 7.00% |
Pará | 43h | 1.862,62 | 1.934,81 | 2.730,46 | 8,91 | 7.00% |
Goiás | 43h | 1.628,78 | 1.691,90 | 2.387,66 | 7,79 | 5.70% |
Pernambuco | 43h | 1.927,90 | 2.002,62 | 2.826,15 | 9,33 | 8.10% |
Ceará | 44h | 1.830,45 | 1.901,39 | 2.683,30 | 8,69 | 7.30% |
Maranhão | 44h | 1.619,65 | 1.682,42 | 2.374,28 | 7,72 | 5.00% |
Mato Grosso | 44h | 1.708,47 | 1.774,68 | 2.504,48 | 8,08 | 6.10% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.703,58 | 1.769,60 | 2.497,32 | 8,06 | 4.80% |
Espírito Santo | 43h | 1.908,80 | 1.982,78 | 2.798,17 | 9,28 | 6.20% |
Amazonas | 44h | 1.694,82 | 1.760,51 | 2.484,49 | 8,08 | 7.50% |
Piauí | 44h | 1.588,58 | 1.650,15 | 2.328,74 | 7,55 | 5.50% |
Tocantins | 44h | 1.729,03 | 1.796,04 | 2.534,63 | 8,18 | 6.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.670,72 | 1.735,48 | 2.449,16 | 7,94 | 6.90% |
Paraíba | 44h | 1.723,24 | 1.790,03 | 2.526,14 | 8,21 | 4.20% |
Amapá | 44h | 1.445,57 | 1.501,59 | 2.119,09 | 6,86 | 5.00% |
Alagoas | 43h | 1.543,58 | 1.603,40 | 2.262,77 | 7,42 | 6.60% |
Rondônia | 44h | 1.779,81 | 1.848,79 | 2.609,07 | 8,49 | 5.90% |
Sergipe | 42h | 1.613,94 | 1.676,50 | 2.365,92 | 7,90 | 4.50% |
Acre | 44h | 1.554,35 | 1.614,59 | 2.278,56 | 7,37 | 5.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico de Telefonia. |
Dissídio de Técnico de Telefonia por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.342,95 | 2.433,75 | 3.434,58 | 11,13 | 5.30% |
Bauru, SP | 44 | 2.119,18 | 2.201,32 | 3.106,57 | 10,02 | 5.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.575,07 | 2.674,87 | 3.774,86 | 12,68 | 7.60% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 2.148,43 | 2.231,70 | 3.149,44 | 10,24 | 4.10% |
Brasília, DF | 43 | 2.202,01 | 2.287,35 | 3.227,98 | 10,54 | 6.20% |
Pinhais, PR | 44 | 1.605,75 | 1.667,98 | 2.353,91 | 7,59 | 4.60% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.894,73 | 1.968,16 | 2.777,53 | 9,00 | 5.60% |
Recife, PE | 43 | 2.017,67 | 2.095,87 | 2.957,75 | 9,74 | 7.40% |
Barueri, SP | 43 | 2.058,66 | 2.138,45 | 3.017,85 | 9,96 | 7.80% |
Osasco, SP | 44 | 2.033,89 | 2.112,72 | 2.981,53 | 9,62 | 4.90% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.194,65 | 2.279,70 | 3.217,19 | 10,47 | 4.30% |
Curitiba, PR | 42 | 2.389,49 | 2.482,10 | 3.502,82 | 11,72 | 7.00% |
Ananindeua, PA | 44 | 1.837,55 | 1.908,77 | 2.693,71 | 8,68 | 6.40% |
São Luís, MA | 44 | 1.662,27 | 1.726,69 | 2.436,76 | 7,88 | 6.10% |
Indaiatuba, SP | 44 | 1.866,90 | 1.939,25 | 2.736,73 | 8,89 | 6.50% |
Manaus, AM | 44 | 1.707,17 | 1.773,34 | 2.502,59 | 8,15 | 7.30% |
Maravilha, SC | 42 | 1.545,21 | 1.605,10 | 2.265,17 | 7,62 | 5.70% |
Goiânia, GO | 43 | 1.797,60 | 1.867,27 | 2.635,15 | 8,68 | 6.00% |
Uberlândia, MG | 44 | 1.827,83 | 1.898,67 | 2.679,46 | 8,71 | 7.80% |
Salvador, BA | 43 | 1.898,38 | 1.971,96 | 2.782,89 | 9,10 | 8.20% |
Cuiabá, MT | 44 | 1.712,19 | 1.778,55 | 2.509,94 | 8,08 | 4.80% |
Campinas, SP | 43 | 2.427,22 | 2.521,30 | 3.558,13 | 11,69 | 4.70% |
Cascavel, PR | 44 | 1.877,81 | 1.950,59 | 2.752,73 | 8,87 | 5.20% |
Itapetininga, SP | 42 | 1.519,98 | 1.578,89 | 2.228,18 | 7,52 | 7.60% |
Anápolis, GO | 44 | 1.432,15 | 1.487,66 | 2.099,43 | 6,76 | 8.10% |
Lauro de Freitas, BA | 44 | 2.075,97 | 2.156,43 | 3.043,22 | 9,80 | 8.00% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.345,16 | 2.436,05 | 3.437,82 | 11,59 | 5.70% |
Natal, RN | 44 | 1.705,16 | 1.771,25 | 2.499,64 | 8,08 | 6.00% |
Belém, PA | 44 | 1.931,01 | 2.005,86 | 2.830,72 | 9,20 | 6.50% |
Parauapebas, PA | 43 | 2.347,80 | 2.438,79 | 3.441,70 | 11,44 | 4.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico de Telefonia. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Técnico de Telefonia no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 1.954,56 | 2.030,31 | 2.865,24 | 7.20% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.712,10 | 1.778,46 | 2.509,81 | 6.80% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 1.936,18 | 2.011,22 | 2.838,29 | 4.80% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 1.722,60 | 1.789,36 | 2.525,20 | 4.40% | |
Instalação e manutenção elétrica | 1.894,15 | 1.967,56 | 2.776,68 | 4.30% | |
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente | 2.222,99 | 2.309,14 | 3.258,73 | 6.60% | |
Construção de estações e redes de telecomunicações | 2.128,67 | 2.211,17 | 3.120,47 | 4.20% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 2.540,53 | 2.638,99 | 3.724,22 | 4.60% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.744,42 | 1.812,03 | 2.557,19 | 7.20% | |
Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação | 1.909,13 | 1.983,12 | 2.798,63 | 7.80% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 1.991,33 | 2.068,51 | 2.919,14 | 5.30% | |
Serviço móvel especializado - sme | 3.165,53 | 3.288,22 | 4.640,44 | 7.40% | |
Serviços de engenharia | 2.556,28 | 2.655,35 | 3.747,32 | 4.40% | |
Comércio atacadista de componentes eletrônicos e equipamentos de telefonia e comunicação | 2.842,05 | 2.952,20 | 4.166,24 | 6.20% | |
Atividades de teleatendimento | 2.061,28 | 2.141,17 | 3.021,68 | 6.30% | |
Serviços de entrega rápida | 1.399,57 | 1.453,82 | 2.051,67 | 4.90% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.073,51 | 2.153,88 | 3.039,62 | 5.50% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.730,99 | 1.798,08 | 2.537,51 | 6.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.745,49 | 1.813,14 | 2.558,75 | 6.90% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 1.764,42 | 1.832,81 | 2.586,51 | 4.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |