O dissídio de Técnico de Telecomunicações (telefonia) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 313315 no cargo de Técnico de Telecomunicações (telefonia).

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 2.670,48

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

5.544 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guajará-mirim - RO

R$ 1.600,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.098 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Consultoria em Tecnologia da Informação

R$ 4.376,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Comunicação Multimídia - Scm

3.403 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico de telecomunicações (telefonia) instala e testa sistemas de telefonia Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia.

Pode elaborar projetos e documentação técnica Pode prestar assistência técnica ao cliente Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Técnico de Telecomunicações (telefonia)

O Técnico de telecomunicações (telefonia) instala sistemas de telefonia, certificando-se da adequação da infraestrutura e do fornecimento de energia, fixando componentes do sistema, estabelecendo a interligação dos equipamentos via interfaces e cabeamento e ativando o sistema Testa sistemas de telefonia, providenciando configuração e programação, verificando se o funcionamento está de acordo com as especificações e realizando medições, aferições e ajustes.

Pode substituir componentes, quando necessário.

Orienta o usuário final sobre a utilização do sistema Realiza manutenção preventiva e corretiva em equipamentos de telefonia, executando rotinas de teste, identificando e corrigindo falhas, reprogramando e configurando programas do sistema e reparando equipamentos.

Participa da elaboração de projetos em telefonia, reunindo dados e fazendo avaliações para definição de desenhos técnicos, plataformas, equipamentos, materiais, mão de obra e custos, em função das capacidades previstas para a rede Pode prestar assistência técnica, orientando o cliente e intermediando sua relação com a empresa.

Realiza supervisão e treinamento de equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de aperfeiçoamento e atualização profissional.

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Funções do Técnico de telecomunicações (telefonia)

O profissional Técnico de Telecomunicações (telefonia) deve ministrar treinamento, reparar equipamentos, testar sistemas de telecomunicações, prestar assistência técnica ao cliente, participar na elaboração de projetos de telecomunicações, supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações, instalar sistemas de telecomunicações, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica, realizar manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos de telecomunicações.

Condições de trabalho da profissão

Técnicos em telecomunicações essas ocupações são exercidas por empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. Atuam principalmente no segmento de telecomunicações e telefonia, nos correios e em outras atividades empresariais. Trabalham em locais abertos no período diurno. Eventualmente são expostos à radiação, ruídos, material tóxico e altas temperaturas no ambiente de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação técnica de nível médio na área de telecomunicações.

Atividades exercidas por um Técnico de telecomunicações (telefonia)

Um Técnico de telecomunicações (telefonia) deve definir plataforma de equipamentos, configurar o sistema de acordo com as especificações do projeto, reprogramar o sistema de telecomunicações, identificar a instrumentação necessária, verificar a infraestrutura, verificar o fornecimento de energia, avaliar entroncamento, manter informada a empresa sobre a necessidade do cliente, fornecer dados para a área de desenvolvimento tecnológico, organizar o tempo, avaliar as interfaces dos equipamentos e componentes, avaliar condições de funcionamento dos equipamentos, quantificar os materiais, equipamentos e mão-de-obra, distribuir tarefas para equipes de trabalho, avaliar a necessidade de conserto, medir, aferindo as condições de funcionamento através de instrumentos, acompanhar teste de laboratório, demonstrar habilidade de autodesenvolvimento, configurar os softwares do equipamento, interpretar especificações e normas técnicas, especificar mão-de-obra, demonstrar iniciativa, configurar equipamentos no projeto, treinar usuário final, avaliar desempenho de equipes de trabalho, ativar o sistema, executar rotinas de teste, demonstrar poder de concentração, trabalhar em equipe, orientar sobre aplicações de soluções técnicas, trocar componentes, orientar equipes de trabalho, redimensionar equipamentos, consultar especificações e normas técnicas, efetuar testes de funcionamento de acordo com especificações, especificar equipamentos (comutação, transmissão, rede e comunicação de dados), elaborar esquemas, demonstrar habilidade de leitura e redação, elaborar rotinas de teste, demonstrar habilidade de comunicação, programar o sistema de telecomunicações, ministrar treinamento em novas tecnologias, treinar equipe de trabalho, capacitar na utilização de tecnologia de telecomunicação, dominar terminologia técnica em outros idiomas, contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas na equipe, analisar relatórios técnicos, testar conexões, especificar planos de trabalho, efetuar interligações dos equipamentos, elaborar relatórios de desempenho, levantar dados e informações do projeto, consultar manual de instalação, verificar alimentação do sistema, substituir componentes do sistema, intermediar relações entre cliente e empresa, demonstrar criatividade para resolver problemas, corrigir as falhas do sistema de telecomunicações, verificar o funcionamento dos equipamentos de telecomunicações, prospectar novos negócios para empresa, efetuar ajustes do sistema, demonstrar habilidade manual, interagir com os clientes, absorver novas tecnologias, redimensionar a rede, acompanhar serviços de instalação de redes telefônicas, identificar falhas no sistema de telecomunicações, instalar cabeamento, supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro, instruir o usuário final na utilização de sistemas de telecomunicações, fixar componentes de sistemas de telecomunicações, elaborar esquemas para projetos, efetuar ajustes, demonstrar visão espacial, detectar necessidades de expansão e ou redimensionamento de sistemas, levantar o custo do projeto, demonstrar conhecimentos básicos de informática, ministrar treinamento em área específica.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Técnico de Telecomunicações (telefonia) ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico de Telecomunicações (telefonia) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em telecomunicações que ficou em 7.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico de Telecomunicações (telefonia) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Técnico de Telecomunicações (telefonia) ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em telecomunicações 2025

O salário de Técnico de Telecomunicações (telefonia) mostrado aqui é resultado do levantamento de 15.967 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico de Telecomunicações (telefonia) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico de Telecomunicações (telefonia) CBO 313315 salário