O dissídio de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 322105 no cargo de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 3.660,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
19 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Belo Horizonte - MG
11 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico em acupuntura presta apoio técnico aos processos de diagnóstico e tratamento de doenças tratáveis com acupuntura, em atendimentos conduzidos por profissional de nível superior da área de medicina Toma conhecimento da técnica de acupuntura a ser adotada, para aprontar os insumos necessários e preparar o paciente para aplicação de procedimentos terapêuticos.
Auxilia na utilização de ferramentas e materiais para aplicação de técnicas de acupuntura e no uso de aparelho elétrico para aplicação de eletroacupuntura Presta apoio à aplicação de sonoacupuntura, laseracupuntura e outras técnicas auxiliares Mantém-se atualizado em relação às inovações na área.
Participa nos trabalhos de administração e organização de clínica Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
O que faz um Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa
O Técnico em acupuntura participa em consulta conduzida por profissional de nível superior da área de medicina - médico acupunturista ou outro profissional da área que aplica técnicas de acupuntura em tratamento principal ou complementar -, auxiliando nos processos de observação, reconhecimento e avaliação de sinais e sintomas apresentados pelo paciente Toma conhecimento da técnica de acupuntura a ser adotada, para fazer a preparação da sua aplicação.
Confere a disponibilidade de ferramentas, aparelhos, instrumentos e materiais.
Esteriliza ferramentas e instrumental Prepara o paciente para o procedimento terapêutico, fazendo sua antissepsia.
Presta apoio à utilização de ferramentas e materiais – como agulhas, moxabustão, ventosas, sementes, entre outros - durante realização das terapias Auxilia no uso de aparelho elétrico para eletroacupuntura.
Ajuda na aplicação de técnicas auxiliares, como sonoacupuntura (ondas sonoras) e laseracupuntura.
Faz cadastro do paciente - em sistema informatizado - e registra seu diagnóstico, seu tratamento e sua evolução Pode participar na promoção de campanhas e atividades educativas na área de saúde.
Mantém-se atualizado em relação às inovações e aos resultados de estudos científicos na área de acupuntura.
Participa nos trabalhos de administração e organização de clínica ou consultório Agenda consultas Pode colaborar no processo de divulgação dos serviços prestados pela clínica.
Controla estoque de materiais e produtos, requisitando compra para reposição Recebe, confere e armazena os materiais e produtos adquiridos Monitora a limpeza do local de trabalho.
Orienta a aplicação de técnicas de higienização e assepsia nos espaços terapêuticos Providencia serviços de manutenção de equipamentos, quando necessário.
Aplica procedimentos para cumprimento de normas ambientais, em especial nos processos de descarte de material e produtos com validade vencida e de resíduos Realiza o acondicionamento dos materiais perfurocortantes a serem descartados e envia o lixo contaminado para incineração Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.
.
Funções do Técnico em acupuntura
O profissional Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar clínica/espaço terapêutico/estético, trabalhar com segurança, avaliar disfunções, aplicar procedimentos terapêuticos e/ou estéticos.
Condições de trabalho da profissão
Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. A grande maioria atua como autônomo, trabalhando por conta própria, de forma individual, embora os esteticistas também possam trabalhar em equipe. Executam suas funções em ambiente fechado, sem supervisão e em horários diurnos, não obstante os esteticistas e as doulas possam, também, trabalhar em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Técnico em acupuntura
Um Técnico em acupuntura deve corrigir desequilíbrios energético-psico-orgânicos, fisiológicos, bioquímicos, enzimáticos e hormonais, controlar estoque, efetuar assepsia do local, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar auto conhecimento, palpar estruturas articulares e ósseas, desintoxicar organismo, planejar procedimentos, divulgar serviços, providenciar manutenção da clínica/espaço terapêutico/estético, avaliar estado bioenergético, emocional e vibracional do paciente/cliente, demonstrar liderança, demonstrar empatia, ouvir paciente/cliente, demonstrar percepção intuitiva, agendar consultas/atendimentos, orientar paciente/cliente sobre medidas preventivas, esterilizar instrumental, cadastrar cliente/paciente, demonstrar senso estético, higienizar local de trabalho, encaminhar paciente a outros profissionais, selecionar pontos de acupuntura, indicar fitoterápicos, analisar biomecânica, acondicionar lixo contaminado para incineração, tonificar energia, avaliar sistemas cardiorrespiratório, circulatório, digestório, gênito-urinário, avaliar sistema muscular (força, temperatura e tônus), recomendar exercícios, administrar finanças, registrar informações técnicas, estimular alinhamento, consciência corporal, reorganização neuro-energética e vibracional, demonstrar habilidade manual, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, avaliar sinais e sintomas, usar epi, tomar medidas antropométricas e energéticas, demonstrar percepção sensorial, preparar paciente/cliente, produzir relatórios, aplicar estímulos manipulativos, explicar técnicas e procedimentos, treinar pessoal, selecionar estímulos, desobstruir circulação energética, analisar exames, palpar estruturas musculares e sistema tegumentar, trabalhar com postura ergonômica, aplicar agulhas, moxabustão e ventosas, trabalhar em equipe multi e interdisciplinar, estabelecer contrato com cliente/paciente, demonstrar visão holística, realizar avaliação do cliente/paciente, recomendar exames complementares, demonstrar discrição, orientar sobre postura estática e dinâmica, acondicionar materiais perfurocortantes para descarte, avaliar microssistemas do paciente/cliente, arquivar cadastro de cliente/paciente, ministrar aulas, cursos e palestras, avaliar sistemas neuro-musculoesquelético, armazenar produtos, escoar estagnação energética (sedar), selecionar técnica , tipo de terapia e recurso de trabalho, estimular integração emocional, descartar material e/ ou produtos com validade vencida, demonstrar condicionamento físico, demonstrar criatividade, demonstrar coordenação motora fina, demonstrar capacidade de persuasão, efetuar antissepsia no paciente/cliente, localizar áreas de desequilíbrio energético, avaliar tecidos moles, informar paciente/cliente sobre sua condição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas que ficou em 6.00% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas 2024
O salário de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa mostrado aqui é resultado do levantamento de 66 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Minas Gerais | 35h | 2.803,18 | 2.911,82 | 4.109,25 | 16,69 | 4.20% |
São Paulo | 41h | 3.136,96 | 3.258,54 | 4.598,54 | 15,87 | 8.10% |
Paraná | 42h | 2.499,04 | 2.595,90 | 3.663,41 | 12,24 | 6.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa. |
Dissídio de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Belo Horizonte, MG | 40 | 2.940,11 | 3.054,06 | 4.309,98 | 15,38 | 5.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.504,44 | 2.601,50 | 3.671,31 | 4.40% | |
Atividades de psicologia e psicanálise | 2.767,73 | 2.875,00 | 4.057,29 | 5.70% | |
Atividades de fisioterapia | 2.336,64 | 2.427,20 | 3.425,34 | 5.90% | |
Atividades de acupuntura | 2.100,20 | 2.181,59 | 3.078,73 | 4.70% | |
Construção de edifícios | 2.184,58 | 2.269,25 | 3.202,43 | 6.60% | |
Serviços de engenharia | 4.668,40 | 4.849,33 | 6.843,52 | 5.20% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.033,84 | 2.112,67 | 2.981,46 | 6.50% | |
Promoção de vendas | 2.040,90 | 2.120,00 | 2.991,81 | 5.20% | |
Obras de alvenaria | 2.820,68 | 2.930,00 | 4.134,90 | 6.00% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 2.316,23 | 2.406,00 | 3.395,42 | 4.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.176,87 | 3.300,00 | 4.657,06 | 8.20% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 4.190,59 | 4.353,00 | 6.143,08 | 6.30% | |
Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana | 2.623,33 | 2.725,00 | 3.845,60 | 6.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.921,88 | 5.112,64 | 7.215,11 | 5.60% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 2.340,30 | 2.431,00 | 3.430,70 | 7.00% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.081,33 | 2.162,00 | 3.051,08 | 6.00% | |
Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente | 1.530,68 | 1.590,00 | 2.243,86 | 4.50% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 1.540,30 | 1.600,00 | 2.257,97 | 7.90% | |
Atividades de condicionamento físico | 7.412,71 | 7.700,00 | 10.866,47 | 5.60% | |
Serviços especializados para construção | 1.765,57 | 1.834,00 | 2.588,20 | 8.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |