O dissídio de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 322105 no cargo de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 3.660,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Minas Gerais

19 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Belo Horizonte - MG

11 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Técnico em acupuntura presta apoio técnico aos processos de diagnóstico e tratamento de doenças tratáveis com acupuntura, em atendimentos conduzidos por profissional de nível superior da área de medicina Toma conhecimento da técnica de acupuntura a ser adotada, para aprontar os insumos necessários e preparar o paciente para aplicação de procedimentos terapêuticos.

Auxilia na utilização de ferramentas e materiais para aplicação de técnicas de acupuntura e no uso de aparelho elétrico para aplicação de eletroacupuntura Presta apoio à aplicação de sonoacupuntura, laseracupuntura e outras técnicas auxiliares Mantém-se atualizado em relação às inovações na área.

Participa nos trabalhos de administração e organização de clínica Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

O que faz um Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa

O Técnico em acupuntura participa em consulta conduzida por profissional de nível superior da área de medicina - médico acupunturista ou outro profissional da área que aplica técnicas de acupuntura em tratamento principal ou complementar -, auxiliando nos processos de observação, reconhecimento e avaliação de sinais e sintomas apresentados pelo paciente Toma conhecimento da técnica de acupuntura a ser adotada, para fazer a preparação da sua aplicação.

Confere a disponibilidade de ferramentas, aparelhos, instrumentos e materiais.

Esteriliza ferramentas e instrumental Prepara o paciente para o procedimento terapêutico, fazendo sua antissepsia.

Presta apoio à utilização de ferramentas e materiais – como agulhas, moxabustão, ventosas, sementes, entre outros - durante realização das terapias Auxilia no uso de aparelho elétrico para eletroacupuntura.

Ajuda na aplicação de técnicas auxiliares, como sonoacupuntura (ondas sonoras) e laseracupuntura.

Faz cadastro do paciente - em sistema informatizado - e registra seu diagnóstico, seu tratamento e sua evolução Pode participar na promoção de campanhas e atividades educativas na área de saúde.

Mantém-se atualizado em relação às inovações e aos resultados de estudos científicos na área de acupuntura.

Participa nos trabalhos de administração e organização de clínica ou consultório Agenda consultas Pode colaborar no processo de divulgação dos serviços prestados pela clínica.

Controla estoque de materiais e produtos, requisitando compra para reposição Recebe, confere e armazena os materiais e produtos adquiridos Monitora a limpeza do local de trabalho.

Orienta a aplicação de técnicas de higienização e assepsia nos espaços terapêuticos Providencia serviços de manutenção de equipamentos, quando necessário.

Aplica procedimentos para cumprimento de normas ambientais, em especial nos processos de descarte de material e produtos com validade vencida e de resíduos Realiza o acondicionamento dos materiais perfurocortantes a serem descartados e envia o lixo contaminado para incineração Trabalha com segurança, prevenindo acidentes, mantendo postura ergonomicamente correta e utilizando equipamentos de proteção individual.

.

Funções do Técnico em acupuntura

O profissional Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, administrar clínica/espaço terapêutico/estético, trabalhar com segurança, avaliar disfunções, aplicar procedimentos terapêuticos e/ou estéticos.

Condições de trabalho da profissão

Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas atuam na área da saúde, serviços sociais e serviços pessoais. A grande maioria atua como autônomo, trabalhando por conta própria, de forma individual, embora os esteticistas também possam trabalhar em equipe. Executam suas funções em ambiente fechado, sem supervisão e em horários diurnos, não obstante os esteticistas e as doulas possam, também, trabalhar em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Técnico em acupuntura

Um Técnico em acupuntura deve corrigir desequilíbrios energético-psico-orgânicos, fisiológicos, bioquímicos, enzimáticos e hormonais, controlar estoque, efetuar assepsia do local, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar auto conhecimento, palpar estruturas articulares e ósseas, desintoxicar organismo, planejar procedimentos, divulgar serviços, providenciar manutenção da clínica/espaço terapêutico/estético, avaliar estado bioenergético, emocional e vibracional do paciente/cliente, demonstrar liderança, demonstrar empatia, ouvir paciente/cliente, demonstrar percepção intuitiva, agendar consultas/atendimentos, orientar paciente/cliente sobre medidas preventivas, esterilizar instrumental, cadastrar cliente/paciente, demonstrar senso estético, higienizar local de trabalho, encaminhar paciente a outros profissionais, selecionar pontos de acupuntura, indicar fitoterápicos, analisar biomecânica, acondicionar lixo contaminado para incineração, tonificar energia, avaliar sistemas cardiorrespiratório, circulatório, digestório, gênito-urinário, avaliar sistema muscular (força, temperatura e tônus), recomendar exercícios, administrar finanças, registrar informações técnicas, estimular alinhamento, consciência corporal, reorganização neuro-energética e vibracional, demonstrar habilidade manual, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, avaliar sinais e sintomas, usar epi, tomar medidas antropométricas e energéticas, demonstrar percepção sensorial, preparar paciente/cliente, produzir relatórios, aplicar estímulos manipulativos, explicar técnicas e procedimentos, treinar pessoal, selecionar estímulos, desobstruir circulação energética, analisar exames, palpar estruturas musculares e sistema tegumentar, trabalhar com postura ergonômica, aplicar agulhas, moxabustão e ventosas, trabalhar em equipe multi e interdisciplinar, estabelecer contrato com cliente/paciente, demonstrar visão holística, realizar avaliação do cliente/paciente, recomendar exames complementares, demonstrar discrição, orientar sobre postura estática e dinâmica, acondicionar materiais perfurocortantes para descarte, avaliar microssistemas do paciente/cliente, arquivar cadastro de cliente/paciente, ministrar aulas, cursos e palestras, avaliar sistemas neuro-musculoesquelético, armazenar produtos, escoar estagnação energética (sedar), selecionar técnica , tipo de terapia e recurso de trabalho, estimular integração emocional, descartar material e/ ou produtos com validade vencida, demonstrar condicionamento físico, demonstrar criatividade, demonstrar coordenação motora fina, demonstrar capacidade de persuasão, efetuar antissepsia no paciente/cliente, localizar áreas de desequilíbrio energético, avaliar tecidos moles, informar paciente/cliente sobre sua condição.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas que ficou em 6.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas 2024

O salário de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa mostrado aqui é resultado do levantamento de 66 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa CBO 322105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Minas Gerais 35h 2.803,18 2.911,82 4.109,25 16,69 4.20%
São Paulo 41h 3.136,96 3.258,54 4.598,54 15,87 8.10%
Paraná 42h 2.499,04 2.595,90 3.663,41 12,24 6.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa.

Dissídio de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa por cidade

Quanto ganha um Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Belo Horizonte, MG 40 2.940,11 3.054,06 4.309,98 15,38 5.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Técnico Corporal em Medicina Tradicional Chinesa no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.504,44 2.601,50 3.671,31 4.40%
Atividades de psicologia e psicanálise 2.767,73 2.875,00 4.057,29 5.70%
Atividades de fisioterapia 2.336,64 2.427,20 3.425,34 5.90%
Atividades de acupuntura 2.100,20 2.181,59 3.078,73 4.70%
Construção de edifícios 2.184,58 2.269,25 3.202,43 6.60%
Serviços de engenharia 4.668,40 4.849,33 6.843,52 5.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 2.033,84 2.112,67 2.981,46 6.50%
Promoção de vendas 2.040,90 2.120,00 2.991,81 5.20%
Obras de alvenaria 2.820,68 2.930,00 4.134,90 6.00%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 2.316,23 2.406,00 3.395,42 4.40%
Locação de mão-de-obra temporária 3.176,87 3.300,00 4.657,06 8.20%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 4.190,59 4.353,00 6.143,08 6.30%
Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana 2.623,33 2.725,00 3.845,60 6.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 4.921,88 5.112,64 7.215,11 5.60%
Atividades de apoio à gestão de saúde 2.340,30 2.431,00 3.430,70 7.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.081,33 2.162,00 3.051,08 6.00%
Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente 1.530,68 1.590,00 2.243,86 4.50%
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 1.540,30 1.600,00 2.257,97 7.90%
Atividades de condicionamento físico 7.412,71 7.700,00 10.866,47 5.60%
Serviços especializados para construção 1.765,57 1.834,00 2.588,20 8.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.