O dissídio de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 910910 no cargo de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes.
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 13.817,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Minas Gerais
51 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São José dos Pinhais - PR
R$ 3.481,00
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
37 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de manutenção de vias férreas supervisiona e coordena serviços de manutenção preventiva e preditiva de vias permanentes do transporte ferroviário - de longas distâncias e/ou de âmbito urbano - e do transporte metroviário, monitorando o funcionamento dos sistemas de lubrificação, reunindo informações de monitoramento de vias e de inspeções, para definir intervenções de manutenção, e determinando a execução de ações de manutenção para restabelecer os níveis de qualidade exigidos para as vias Pode utilizar equipamentos de ultrassom para detectar sinais de fadiga e fissuras internas nos materiais das vias.
Administra recursos humanos e materiais para execução dos serviços Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção e combate a incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes
O Supervisor de manutenção de vias férreas planeja os trabalhos, definindo prioridades para realização dos serviços de manutenção e solicitando acesso aos locais de trabalho Programa o horário de realização das atividades, atentando para a necessidade de interferir o mínimo possível no tráfego.
Administra recursos humanos e materiais, distribuindo atividades para cada membro da equipe de trabalho e requisitando equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais de consumo.
Estima custos operacionais Monitora o funcionamento dos sistemas de lubrificação das vias.
Inspeciona condições de Aparelho de Mudanças de Via (AMV), incluindo sua lubrificação Inspeciona lubrificação dos trilhos.
Elabora cronograma de lubrificações periódicas, a fim de garantir a segurança, a confiabilidade e a disponibilidade da infraestrutura das vias.
Coordena serviços de colocação de lubrificante, de acordo com o método – lubrificação na via ou lubrificação no veículo – adotado Reúne e sistematiza informações e utiliza dados estruturados dos processos de monitoramento de vias e dos diferentes métodos de inspeção, para orientar e definir as melhores alternativas de intervenções de manutenção.
Identifica as causas de defeitos e falhas.
Define e determina a realização das ações de manutenção necessárias, de modo a restabelecer os níveis de qualidade exigidos para as vias Coordena trabalhos de manutenção preventiva de vias, tais como inversão de trilhos, substituição de trilhos gastos ou defeituosos, substituição de dormentes, limpeza e recomposição do lastro, entre outros Coordena atividades de pequenas conservações, tais como correções de bitola, reforço de fixações, e eliminação de fraturas nos trilhos.
Coordena trabalhos de manutenção preditiva, levando em conta a vida útil do material da via e acompanhando a degradação da infraestrutura, a fim de programar as atividades Pode utilizar equipamentos de auxílio ao monitoramento de parâmetros de vias – geometria, desgaste ondulatório, dentre outros – a fim de definir ações de manutenção preditiva Pode utilizar equipamentos de ultrassom para detectar sinais de fadiga e fissuras internas nos materiais das vias, a fim de antecipar ações de manutenção.
Testa máquinas de chave, testa vias reparadas ou novas e realiza testes para liberação do tráfego em vias Quando os serviços de manutenção interferem na movimentação de trens nas vias, estabelece previsão para normalização da área afetada, define a sequência de trabalho, e coordena o restabelecimento do tráfego normal.
Requisita apoio logístico, quando necessário Documenta os serviços de manutenção, controlando e registrando tempo despendido em cada atividade, registrando insumos e emitindo relatórios Pode consultar e atualizar sistemas de BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), em função dos serviços de manutenção de vias permanentes.
Define a equipe de trabalho, selecionando o pessoal Orienta a equipe de trabalho, coordenando reuniões e indicando atitudes e procedimentos adequados durante o processo de execução de serviços de manutenção de vias permanentes Supervisiona o trabalho da equipe, avaliando seu desempenho para identificar necessidades de treinamento.
Programa e/ou desenvolve atividades de treinamento Avalia impactos ambientais das atividades e orienta quanto à seleção de material para reaproveitamento e ao descarte de resíduos Monitora a organização e o funcionamento de equipamentos, ferramentas e instrumentos.
Trabalha com segurança, monitorando o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los Orienta a equipe para a prevenção de atos inseguros.
Funções do Supervisor de manutenção de vias férreas
O profissional Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes deve inspecionar vias férreas, supervisionar manutenção em vias férreas, trabalhar com segurança, qualidade e meio ambiente, demonstrar competências pessoais, realizar testes em vias férreas, coordenar realização de manutenção em vias férreas, supervisionar equipes de trabalho, supervisionar equipe de restabelecimento de tráfego.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção trabalham em empresas de transporte ferroviário e metrôs. Atuam em locais abertos e fechados, em períodos diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Esses empregados são assalariados, registrados em carteira e organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. O supervisor de reparos vincula-se ao trabalho com os trilhos e o supervisor de manutenção aos sistemas de lubrificação. Trabalham expostos ao sol, chuva e poeira e em locais subterrâneos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de manutenção de vias férreas
Um Supervisor de manutenção de vias férreas deve inspecionar a lubrificação dos aparelhos de mudança de vias e trilhos, coordenar atendimento a avarias, emitir relatórios sobre acidentes, controlar tempo de manutenção, eliminar atos inseguros, definir equipes de trabalho, definir sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego, providenciar manuais técnicos, catálogos e procedimentos, treinar equipes de trabalho, orientar equipes de trabalho, desenvolver relacionamento interpessoal, inspecionar condições do aparelho de mudanças de vias (amv), solicitar reprogramação de atividades de manutenção, definir prioridades de manutenção, programar horário para realização das manutenções, realizar testes para liberação do tráfego em vias férreas, distribuir atividades de manutenção de vias férreas, emitir relatórios, coordenar reuniões com a equipe, identificar causas de defeitos e falhas em vias férreas, liberar vias férreas para tráfego, solicitar acesso aos locais de trabalho, organizar-se, estimar custos operacionais, testar máquinas de chave, relacionar-se com outros pessoas, analisar condições psicológicas e físicas do funcionário para desempenho da função, controlar absenteismo da equipe, elaborar relatórios de avaliação de desempenho, testar vias férreas reparadas ou novas, desenvolver equilíbrio emocional, orientar quanto a seleção e o descarte de resíduos, programar escala de férias da equipe, realizar avaliações de desempenho, identificar necessidades de treinamento, inspecionar, visualmente, ferramentas e equipamentos, selecionar pessoal, requisitar apoio logístico, desenvolver capacidade de decisão, avaliar impactos ambientais, isolar áreas de risco, coordenar encarrilhamento da composição, demonstrar liderança, requisitar equipamentos e materiais, identificar atos e condições inseguras, requisitar equipamentos de proteção individual, monitorar o uso correto de equipamentos de proteção individual, estabelecer previsão de liberação para tráfego, administrar recursos materiais e equipamentos, incentivar equipes de trabalho, desenvolver autocontrole, registrar insumos empregados para a manutenção, notificar, em impresso próprio, a presença de falhas, buscar autodesenvolvimento, atender normas de segurança, saúde, higiene e meio ambiente, estabelecer interfaces com outros departamentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que ficou em 7.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção 2024
O salário de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes mostrado aqui é resultado do levantamento de 230 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Encarregado de Lubrificação de Vias Permanentes
- Encarregado de Conservação de Vias Permanentes
- Contramestre de Conservação de Vias Permanentes
- Líder de Lubrificação de Vias Permanentes
- Líder de Conservação de Vias Permanentes
- Supervisor de Reparos Linhas Férreas
- Supervisor de Manutenção de Vias Férreas
Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Minas Gerais | 42h | 5.999,63 | 6.232,15 | 8.795,00 | 29,80 | 6.00% |
São Paulo | 43h | 4.371,97 | 4.541,41 | 6.408,97 | 21,19 | 5.10% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.736,98 | 2.843,05 | 4.012,20 | 13,32 | 6.30% |
Paraná | 44h | 3.274,34 | 3.401,24 | 4.799,94 | 15,46 | 6.60% |
Maranhão | 42h | 6.614,37 | 6.870,73 | 9.696,18 | 32,72 | 6.40% |
Espírito Santo | 42h | 9.712,04 | 10.088,46 | 14.237,13 | 48,50 | 5.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes. |
Dissídio de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.736,98 | 2.843,05 | 4.012,20 | 13,32 | 7.80% |
São José dos Pinhais, PR | 44 | 3.351,12 | 3.481,00 | 4.912,49 | 15,82 | 4.60% |
Belo Horizonte, MG | 40 | 8.000,39 | 8.310,46 | 11.727,97 | 41,98 | 6.30% |
São Paulo, SP | 43 | 5.147,63 | 5.347,13 | 7.546,03 | 24,91 | 7.40% |
Juiz de Fora, MG | 43 | 2.360,96 | 2.452,46 | 3.460,99 | 11,47 | 4.90% |
Paulínia, SP | 42 | 3.615,87 | 3.756,01 | 5.300,59 | 18,03 | 7.40% |
São Luís, MA | 42 | 7.353,49 | 7.638,49 | 10.779,67 | 36,81 | 7.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte ferroviário de carga | 5.799,13 | 6.023,89 | 8.501,10 | 5.30% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 3.563,30 | 3.701,40 | 5.223,53 | 4.30% | |
Manutenção e reparação de veículos ferroviários | 2.739,61 | 2.845,79 | 4.016,06 | 5.90% | |
Construção de edifícios | 3.936,37 | 4.088,93 | 5.770,43 | 5.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 6.427,69 | 6.676,81 | 9.422,52 | 6.30% | |
Serviços de engenharia | 4.609,35 | 4.788,00 | 6.756,97 | 6.10% | |
Extração de minério de ferro | 14.520,08 | 15.082,83 | 21.285,35 | 4.60% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 6.236,49 | 6.478,20 | 9.142,23 | 4.10% | |
Transporte metroviário | 3.781,44 | 3.928,00 | 5.543,31 | 8.30% | |
Serviços de cartografia, topografia e geodésia | 3.381,93 | 3.513,00 | 4.957,65 | 7.80% | |
Reparação e manutenção de outros objetos e equipamentos pessoais e domésticos | 1.699,62 | 1.765,50 | 2.491,52 | 7.90% | |
Outras obras de instalações em construções não especificadas anteriormente | 3.589,41 | 3.728,52 | 5.261,80 | 7.90% | |
Organização logística do transporte de carga | 3.862,79 | 4.012,50 | 5.662,56 | 7.00% | |
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente | 1.802,80 | 1.872,67 | 2.642,76 | 7.30% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para uso geral | 3.450,28 | 3.584,00 | 5.057,85 | 4.20% | |
Obras de terraplenagem | 2.348,96 | 2.440,00 | 3.443,40 | 6.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 5.005,98 | 5.200,00 | 7.338,40 | 8.10% | |
Comércio atacadista de cimento | 4.139,56 | 4.300,00 | 6.068,29 | 7.50% | |
Instalação e manutenção elétrica | 4.043,29 | 4.200,00 | 5.927,17 | 8.20% | |
Restaurantes e similares | 4.139,56 | 4.300,00 | 6.068,29 | 8.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |