O dissídio de Superintendente de Serviços Culturais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131105 no cargo de Superintendente de Serviços Culturais.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 30.822,60
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
114 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Fortaleza - CE
R$ 7.670,82
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
58 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
R$ 3.378,71
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
117 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de serviços culturais Administra serviços culturais em empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, considerando missão, objetivos e metas institucionais, bem como tendências de mercado, demandas sociais e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais Elabora, implementa e ou avalia projetos e propostas relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, em formatos variados, inclusive em ambientes digitais.
Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
O que faz um Superintendente de Serviços Culturais
O Diretor de serviços culturais define e atualiza missão, objetivos e metas institucionais para empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, em articulação com diferentes atores da comunidade interna e externa, considerando tendências de mercado, demandas sociais e culturais, assim como perspectivas locais, regionais, nacionais e internacionais Estabelece redes de relacionamentos com as comunidades interna e externa, engajando-as conforme os objetivos, missão e metas institucionais, mapeando as demandas locais e regionais, alinhando as expectativas e possibilidades de promoção e gestão de serviços culturais.
Desenvolve e implementa critérios e ações de avaliação de metas e objetivos institucionais, estabelecendo métricas e rotinas de acompanhamento e aferição de resultados.
Define estratégia de marketing, em articulação com outros profissionais envolvidos, com o objetivo de alcançar metas de divulgação, construção e consolidação da imagem institucional, a partir de ações que proporcionem visibilidade à marca para que a empresa seja reconhecida como autoridade no nicho em que atua Planeja e coordena eventos mostras, exposições, atividades e ações relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, tais como música, teatro, rituais religiosos, exposições fotográficas e audiovisuais, exposições de artes e artefatos técnicos e tecnológicos, acervos museológicos, danças, folclore, festas populares, tradições, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social etc.
Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos, definindo e implementando políticas e prioridades de aquisição, reutilização e descarte de artefatos, obras, peças, equipamentos etc Propõe e elabora projetos e propostas de eventos, atividades e manifestações culturais e artísticas, participando da organização e divulgação, fomentando campanhas de conscientização e mobilização social a respeito do desenvolvimento e consumo de arte e cultura.
Define estratégia de captação de recursos, considerando potenciais financiadores, parceiros e características do mercado, orienta a elaboração de projetos culturais para submissão a órgãos e editais de fomento, promovidos por entidades públicas, privadas e ou do terceiro setor, reunindo as informações necessárias para definição de objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e análise de viabilidade do projeto cultural e artístico, estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros necessários à implementação da iniciativa.
Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades, propondo e executando métricas e criando oportunidades de planejamento coletivo, assim como de orientação, acompanhamento e avaliação de atividades Define política de contratação e treinamento de recursos humanos, considerando objetivos e possibilidades institucionais em termos de plano de carreira, cargos, salários e benefícios, criando estratégias e mecanismos de incentivo para desenvolvimento profissional da equipe.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.
Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
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Funções do Diretor de serviços culturais
O profissional Superintendente de Serviços Culturais deve definir política institucional, captar recursos para projetos culturais e sociais, planejar atividades, fomentar ações culturais na comunidade, orientar a elaboração de projetos, coordenar equipes de trabalho, administrar projetos sociais e culturais, administrar acervos, definir política de recursos humanos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de serviços culturais
Um Diretor de serviços culturais deve estabelecer parceiros na implementação do projeto, formar acervos, participar na divulgação de espetáculos, demonstrar sociabilidade, liderar equipe, definir objetivos do projeto, agir com dinamismo, ponderar opiniões divergentes, propor atividades de incentivo cultural e social, selecionar projetos sociais, promover a organização de campanhas de conscientização, apresentar soluções criativas, definir mostras e exposições, criar incentivos para desenvolvimento profissional dos funcionários, definir políticas de treinamento, objetivar comunicação, estabelecer rede de relações institucionais, trabalhar com determinação, estabelecer canais de comunicação interna, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, promover a organização de campanhas de mobilização social, participar na seleção de peças para exposições e amostras, compartilhar informações com equipe de trabalho, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, definir políticas de contratação, identificar potenciais financiadores, demonstrar capacidade de persuasão, atualizar missão da instituição, definir escopo de projeto, analisar viabilidade do projeto, demonstrar capacidade de discernimento, promover políticas de incentivos e promoções, avaliar desempenho da equipe, estabelecer critérios de avaliação das metas e objetivo da instituição, administrar conflitos, negociar com financiadores, definir estratégia de captação de recursos, definir plano de divulgação, definir benefícios, agir com iniciativa, definir metas da instituição, representar a instituição, demonstrar motivação, definir público alvo, avaliar resultados do projeto, delegar responsabilidades, obter informações para subsídio do projeto, coordenar eventos, sugerir políticas públicas, atualizar-se tecnicamente, selecionar propostas teatrais, promover a organização de atividades comunitárias, participar na definição de cargos e salários, demonstrar clareza de expressão verbal, definir estratégia de marketing, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, estabelecer parcerias, definir políticas de descarte e reutilização de acervo, definir demandas sociais e culturais, selecionar projeto para financiamento, definir prioridades na aquisição de acervos, analisar propostas teatrais, definir objetivos da instituição, tomar decisão.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Superintendente de Serviços Culturais ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Superintendente de Serviços Culturais e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que ficou em 4.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Superintendente de Serviços Culturais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Superintendente de Serviços Culturais ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais 2025
O salário de Superintendente de Serviços Culturais mostrado aqui é resultado do levantamento de 336 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Superintendente de Serviços Culturais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Chefe de Serviço de Pesquisa e Estatística
- Diretor de Departamento de Esportes
- Diretor de Museu
- Gerente de Serviços Culturais
- Diretor de Ong (organização Não-governamental)
- Superintendente de Seção de Estudos e Programação
- Diretor de Futebol
- Diretor de Serviços Sociais
- Gerente de Ong (organização Não-governamental)
- Diretor de Biblioteca