O dissídio de Superintendente de Relações Institucionais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131105 no cargo de Superintendente de Relações Institucionais.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 30.822,60

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

114 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Fortaleza - CE

R$ 7.670,82

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

58 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

R$ 3.378,71

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

117 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de serviços culturais Administra serviços culturais em empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, considerando missão, objetivos e metas institucionais, bem como tendências de mercado, demandas sociais e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais Elabora, implementa e ou avalia projetos e propostas relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, em formatos variados, inclusive em ambientes digitais.

Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

O que faz um Superintendente de Relações Institucionais

O Diretor de serviços culturais define e atualiza missão, objetivos e metas institucionais para empresas, organizações, entidades e serviços públicos e privados no âmbito da cultura e das expressões culturais, em articulação com diferentes atores da comunidade interna e externa, considerando tendências de mercado, demandas sociais e culturais, assim como perspectivas locais, regionais, nacionais e internacionais Estabelece redes de relacionamentos com as comunidades interna e externa, engajando-as conforme os objetivos, missão e metas institucionais, mapeando as demandas locais e regionais, alinhando as expectativas e possibilidades de promoção e gestão de serviços culturais.

Desenvolve e implementa critérios e ações de avaliação de metas e objetivos institucionais, estabelecendo métricas e rotinas de acompanhamento e aferição de resultados.

Define estratégia de marketing, em articulação com outros profissionais envolvidos, com o objetivo de alcançar metas de divulgação, construção e consolidação da imagem institucional, a partir de ações que proporcionem visibilidade à marca para que a empresa seja reconhecida como autoridade no nicho em que atua Planeja e coordena eventos mostras, exposições, atividades e ações relativas a manifestações culturais e artísticas de diferentes vertentes, tendências e épocas, tais como música, teatro, rituais religiosos, exposições fotográficas e audiovisuais, exposições de artes e artefatos técnicos e tecnológicos, acervos museológicos, danças, folclore, festas populares, tradições, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social etc.

Seleciona, organiza, administra, avalia e faz curadoria de acervos culturais e artísticos, definindo e implementando políticas e prioridades de aquisição, reutilização e descarte de artefatos, obras, peças, equipamentos etc Propõe e elabora projetos e propostas de eventos, atividades e manifestações culturais e artísticas, participando da organização e divulgação, fomentando campanhas de conscientização e mobilização social a respeito do desenvolvimento e consumo de arte e cultura.

Define estratégia de captação de recursos, considerando potenciais financiadores, parceiros e características do mercado, orienta a elaboração de projetos culturais para submissão a órgãos e editais de fomento, promovidos por entidades públicas, privadas e ou do terceiro setor, reunindo as informações necessárias para definição de objetivos, escopo, público-alvo, detalhamento de ações e análise de viabilidade do projeto cultural e artístico, estabelecendo indicadores de avaliação e parceiros necessários à implementação da iniciativa.

Coordena equipes de trabalho, organizando e delegando atribuições, funções e responsabilidades, propondo e executando métricas e criando oportunidades de planejamento coletivo, assim como de orientação, acompanhamento e avaliação de atividades Define política de contratação e treinamento de recursos humanos, considerando objetivos e possibilidades institucionais em termos de plano de carreira, cargos, salários e benefícios, criando estratégias e mecanismos de incentivo para desenvolvimento profissional da equipe.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de cultura Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

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Funções do Diretor de serviços culturais

O profissional Superintendente de Relações Institucionais deve administrar projetos sociais e culturais, fomentar ações culturais na comunidade, administrar acervos, definir política de recursos humanos, planejar atividades, orientar a elaboração de projetos, definir política institucional, captar recursos para projetos culturais e sociais, coordenar equipes de trabalho, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais exercem suas funções em instituições, associações e empresas dos ramos de atividades culturais, sociais, recreativas, de saúde e serviços sociais. São contratados na condição de empregados com carteira e também atuam como autônomos. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno. Em algumas de suas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Diretor de serviços culturais

Um Diretor de serviços culturais deve selecionar projetos sociais, compartilhar informações com equipe de trabalho, estabelecer parceiros na implementação do projeto, agir com iniciativa, definir políticas de treinamento, selecionar propostas teatrais, promover a organização de campanhas de conscientização, negociar com financiadores, coordenar eventos, agir com dinamismo, definir demandas sociais e culturais, avaliar desempenho da equipe, estabelecer canais de comunicação interna, definir escopo de projeto, definir políticas de descarte e reutilização de acervo, estabelecer rede de relações institucionais, delegar responsabilidades, participar na divulgação de espetáculos, demonstrar sociabilidade, organizar reuniões de avaliação, acompanhamento e planejamento, ponderar opiniões divergentes, definir plano de divulgação, propor atividades de incentivo cultural e social, obter informações para subsídio do projeto, definir políticas de contratação, selecionar projeto para financiamento, promover a organização de campanhas de mobilização social, definir estratégia de captação de recursos, analisar propostas teatrais, atualizar missão da instituição, definir público alvo, participar na definição de cargos e salários, definir metas da instituição, identificar potenciais financiadores, tomar decisão, definir mostras e exposições, estabelecer critérios de avaliação das metas e objetivo da instituição, avaliar resultados do projeto, trabalhar com determinação, sugerir políticas públicas, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, atualizar-se tecnicamente, administrar conflitos, estabelecer indicadores de avaliação de projeto, representar a instituição, objetivar comunicação, criar incentivos para desenvolvimento profissional dos funcionários, definir prioridades na aquisição de acervos, liderar equipe, demonstrar capacidade de discernimento, estabelecer parcerias, demonstrar clareza de expressão verbal, demonstrar capacidade de persuasão, apresentar soluções criativas, definir objetivos da instituição, participar na seleção de peças para exposições e amostras, formar acervos, analisar viabilidade do projeto, promover a organização de atividades comunitárias, definir estratégia de marketing, definir objetivos do projeto, definir benefícios, demonstrar motivação, promover políticas de incentivos e promoções.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Superintendente de Relações Institucionais ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Superintendente de Relações Institucionais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que ficou em 7.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Superintendente de Relações Institucionais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Superintendente de Relações Institucionais ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais 2025

O salário de Superintendente de Relações Institucionais mostrado aqui é resultado do levantamento de 336 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de operações em empresa de serviços pessoais, sociais e culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Superintendente de Relações Institucionais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Superintendente de Relações Institucionais CBO 131105 salário