O dissídio de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141420 no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.343,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.719 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Porto Velho - RO

R$ 2.561,16

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

520 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral

R$ 20.468,82

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Novos

724 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de operações de serviços de assistência técnica Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia operações de manutenção e assistência técnica em empresas de pequeno, médio e grande portes, em redes de setores, tais como eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, entre outros, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos atendimentos e serviços Usa tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações Pesquisa o setor de manutenção, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas.

Segue normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental

O que faz um Subgerente de Oficina (assistência Técnica)

O Gerente de operações de serviços de assistência técnica planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas de assistência técnica e manutenção, garantindo que todas as tarefas, operações, serviços e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados definidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como acompanhamento dos serviços prestados, controle de custos, análise de margens de lucro, gestão de orçamento, precificação de serviços e busca por oportunidades de melhoria financeira, podendo utilizar recursos de inteligência dos negócios (Business Intelligence - BI) para análises baseadas em inteligência artificial (IA).

Administra suprimentos e operações de manutenção, garantindo atendimentos, agendamento de visitas técnicas, gestão de fluxo de trabalho e controle de qualidade, gestão de estoque de peças e garantia de cumprimento dos prazos de reparo, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e de acordo com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria, podendo utilizar métodos como Lean Six Sigma para otimizar os processos operacionais Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.

Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, serviços e manutenção, bem como garante o descarte adequado de resíduos contaminantes, observando conformidade de especificações e de prazos.

Pode realizar o gerenciamento de projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a empresa Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor de manutenção, como o uso de Internet das Coisas (IoT) para monitoramento e diagnóstico de problemas remotamente, facilitando a identificação prévia de falhas e a oferta de soluções mais rápidas.

Pode orientar o uso de realidade aumentada para auxiliar os técnicos no reparo de equipamentos complexos, fornecendo informações em tempo real e guias visuais.

Promove a automação de processos, adotando sistemas para agilizar tarefas repetitivas e reduzir erros, para o gerenciamento de serviços e de atendimento ao cliente, automatizando o agendamento de visitas, o rastreamento de equipamentos, o gerenciamento de peças de reposição e o registro de atividades Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja de assistência técnica.

Funções do Gerente de operações de serviços de assistência técnica

O profissional Subgerente de Oficina (assistência Técnica) deve administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, demonstrar competências pessoais, gerir recursos materiais e financeiros, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços).

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de operações de serviços de assistência técnica

Um Gerente de operações de serviços de assistência técnica deve implementar reciclagem de funcionários, autorizar pagamentos e recebimentos, captar recursos, analisar tendências do mercado, informar funcionários sobre seus desempenhos, orientar clientes, avaliar desempenho, gerir estoques, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), otimizar o espaço físico da loja (modulação), expressar-se gestualmente, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), entrevistar candidatos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, delegar atribuições, cooperar na definição de projetos, exercitar a autonomia, pesquisar a satisfação dos clientes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, representar a empresa, monitorar o andamento de projetos, acompanhar auditoria interna e externa, argumentar com convicção (persuasão), administrar remanejamentos, zelar pela organização do local de trabalho, demonstrar motivação, administrar conflitos entre funcionários, realizar reuniões com a equipe, planejar racionalização do uso de recursos, estimular a motivação das equipes, atender agentes de fiscalização, elaborar plano de investimentos, gerenciar contratos de serviços, liberar mercadorias para entrega, providenciar integração de funcionários, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, remanejar leiaute, operar equipamentos de informática, acompanhar rotinas administrativas, auxiliar em testes de campo de novos produtos, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, sugerir inovações, mediar relação entre funcionário e empresa, sugerir melhoria em mercadorias, propor compra de novos itens, acompanhar a execução orçamentária, preparar relatórios para a diretoria, gerir compras, fazer orçamentos, implantar técnicas de vendas, participar de reuniões, supervisionar os serviços de reparação e consertos, sugerir investimentos, exercer liderança, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, determinar perfis profissionais, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, resolver reclamações de clientes, gerir investimentos, controlar o cumprimento de normas, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), prover ações de preservação ambiental, contratar serviços, avaliar nível de satisfação das equipes, revisar manuais de procedimentos, medir resultados de treinamento, estabelecer escala de férias e de folgas, manter apresentação pessoal, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, negociar preços e condições de pagamento, redigir comunicados e normas, apreciar inovações organizacionais, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, buscar atualização profissional, providenciar contratação e desligamento de funcionários, agir com dinamismo, divulgar mercadorias e serviços, formular incentivos de produtividade, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, identificar necessidade de contratação de pessoal, transferir numerário para o banco, averiguar comportamento dos concorrentes, examinar currículos, elaborar normas e instruções, inspecionar as condições das mercadorias expostas, designar equipe para projeto, evidenciar equilíbrio emocional, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, gerir custos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, definir estratégias de terceirização, instruir subordinados, planejar compras e locações, recepcionar mercadorias, colaborar na definição de epi e epc, promover programas prevencionistas, opinar sobre condições e prioridades de projetos, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, administrar horas trabalhadas, horas extras, expressar-se oralmente, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), recomendar promoção de funcionários, cobrar resultados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Subgerente de Oficina (assistência Técnica) ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Subgerente de Oficina (assistência Técnica) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Subgerente de Oficina (assistência Técnica) ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.543 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Subgerente de Oficina (assistência Técnica) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Subgerente de Oficina (assistência Técnica) CBO 141420 salário