O dissídio de Subdiretor de Ensino Privado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131305 no cargo de Subdiretor de Ensino Privado.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 8.514,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.288 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.758,52
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
918 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 10.689,92
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Formação de Condutores
2.109 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Diretor de instituição educacional da área privada Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de instituições educacionais da área privada, no mais alto nível da administração, com a ajuda de coordenadores e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações e para garantir a qualidade do processo de ensino e aprendizagem Planeja e coordena atividades administrativas e pedagógicas, integrando as ações.
Participa do planejamento estratégico, coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, entre outras ações Formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Subdiretor de Ensino Privado
O Diretor de instituição educacional da área privada estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de instituições e redes de escola da área privada, de acordo com orientações do Conselho de Administração, Conselho Escolar e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.
Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.
Planeja atividades educacionais, presenciais e “online”, estabelecendo indicadores de avaliação, metas financeiras e de matrículas, analisando a viabilidade econômica das atividades, adequando cursos à legislação vigente, definindo grade curricular, calendário escolar e horários de cursos, avaliando a disponibilidade de recursos materiais e de docentes, integrando ações pedagógicas e administrativas, visando garantir a inter-relação entre os vários setores da instituição educacional Coordena atividades administrativas da instituição, estabelecendo normas de funcionamento, supervisionando registros escolares, decidindo sobre a contratação, demissão e realocação de pessoal, entre outras ações, a fim de garantir o funcionamento da instituição educacional de acordo com o planejado.
Coordena atividades pedagógicas, integrando ações pedagógicas e administrativas, instituindo programas de treinamento e desenvolvimento, efetivando a aplicação de metodologias de ensino, desenvolvendo a inclusão e a equidade educacional, entre outras atividades, para garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja desenvolvido de forma integral e em ambiente educativo adequado Participa do planejamento estratégico, da construção da missão institucional e da visão do futuro, da definição dos objetivos e dos cenários da instituição educacional, da identificação de oportunidades e de riscos de mercado, da definição de estratégias de marketing e da elaboração de propostas pedagógicas, buscando diferentes ferramentas e tecnologias para o ensino, visando garantir resultados de acordo com as metas estabelecidas Estabelece sistema de qualidade, avaliando as atividades educacionais, as tendências da demanda por educação e as expectativas dos clientes, analisando a concorrência, definindo nichos de mercado, propondo novas atividades de ensino.
Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, interagindo com a comunidade escolar, representando a instituição junto à comunidade e aos organismos do poder público, participando da elaboração de projetos comunitários, promovendo parcerias com instituições públicas e privadas, disponibilizando serviços da instituição para a comunidade, visando envolver e aproximar a comunidade e as famílias com a escola.
Elabora planos de contingência Estabelece diretrizes para a segurança da população escolar.
Gerencia recursos financeiros, participando da elaboração do orçamento e acompanhando sua execução, monitorando os relatórios financeiros, realizando prestação de contas, analisando a inadimplência, entre outras atribuições.
Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição educacional Define a política institucional e participa de comitês de decisão e da elaboração do plano diretor Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Responde por documentos escolares, responsabilizando-se por sua autenticidade e legalidade, utilizando, para o registro e controle, novas tecnologias de informação e comunicação e software para gestão escolar, entre outros recursos Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental.
Funções do Diretor de instituição educacional da área privada
O profissional Subdiretor de Ensino Privado deve avaliar atividades educacionais, coordenar atividades pedagógicas, interagir com a comunidade e setor público, planejar atividades educacionais, demonstrar competências pessoais, coordenar atividades administrativas, gerir recursos financeiros, participar do planejamento estratégico da instituição.
Condições de trabalho da profissão
Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais exercem suas funções em instituições de ensino, públicas e privadas, na condição de trabalhadores assalariados, desenvolvem suas atividades em equipe e atuam sob supervisão ocasional. Trabalham em ambientes fechados, em períodos diurnos e noturnos, em algumas atividades podem atuar sob pressão, estando sujeitos a estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior e o tempo requerido para o desempenho pleno das atividades é de mais de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de instituição educacional da área privada
Um Diretor de instituição educacional da área privada deve participar na contratação de profissionais, acompanhar execução de orçamentos, definir grade curricular, participar da identificação de oportunidades e riscos de mercado, decidir sobre contratação e demissão de professores, integrar ações pedagógico-administrativas, participar na definição dos objetivos da instituição, propor projetos para geração de novos recursos, elaborar planos de contingência, promover parcerias com instituições públicas e privadas, agir com paciência, participar da construção da missão institucional, avaliar desenvolvimento profissional do professor, aplicar normas disciplinares, estabelecer normas de funcionamento da instituição, organizar calendário escolar, trabalhar com comprometimento, agir com flexibilidade, adequar cursos à legislação vigente, definir nichos de mercado, participar da elaboração de propostas pedagógicas, organizar atividades de extensão com a comunidade, propor serviços educacionais, avaliar disponibilidade de recursos materiais, estabelecer sistema de qualidade, estabelecer metas financeiras, definir indicadores de avaliação, avaliar as expectativas dos clientes, participar da elaboração de projetos comunitários, elaborar plano diretor, disponibilizar recursos instrucionais, representar a instituição junto à comunidade, participar na construção de visão de futuro da instituição, estabelecer metas de matrículas, evidenciar empatia, autorizar despesas, acompanhar relatórios financeiros, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, responder por documentos escolares, propor novas atividades de ensino, configurar cenários institucionais, disponibilizar serviços da instituição para a comunidade, analisar níveis de inadimplência, definir projetos prioritários, efetivar a aplicação de metodologias de ensino, participar na elaboração do orçamento, participar da definição de estratégias de marketing, supervisionar registros escolares, representar a instituição junto a organismos do poder público, analisar viabilidade econômica das atividades, decidir sobre realocação de pessoal, evidenciar comunicabilidade, avaliar as tendências da demanda por educação, exercer liderança, organizar horários de cursos, definir processos de promoção funcional, analisar concorrência, realizar prestação de contas, manter estabilidade emocional, demonstrar capacidade de resolução de problemas, instituir programas de treinamento e desenvolvimento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Subdiretor de Ensino Privado ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Subdiretor de Ensino Privado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que ficou em 3.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Subdiretor de Ensino Privado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Subdiretor de Ensino Privado ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais 2025
O salário de Subdiretor de Ensino Privado mostrado aqui é resultado do levantamento de 5.969 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Diretores e gerentes de instituição de serviços educacionais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Subdiretor de Ensino Privado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Diretor de Colégio Privado
- Diretor de Centro de Ensino Fundamental Público
- Diretor Adjunto de Escolas Privadas
- Chefe de Centro de Formação Profissional Privado
- Gerente de Serviços Educacionais da Área Pública
- Diretor de Centro de Ensino Supletivo Público
- Diretor de Escola Privada
- Vice-diretor de Grupo Escolar Público
- Diretor de Centro de Ensino Especial Público
- Vice-diretor de Centro de Educação Infantil Público