O dissídio de Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215210 no cargo de Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 8.679,17

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

512 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Guapimirim - RJ

R$ 7.709,80

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

312 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Apoio à Extração de Petróleo e Gás Natural

R$ 11.074,78

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Navegação de Apoio Marítimo

274 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante Atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços da seção de máquinas de embarcações, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, navegação, termodinâmica, mecânica, eletrônica, máquinas, motores, turbinas, equipamentos auxiliares e sistemas elétricos marítimos, dentre outros das ciências náuticas e afins Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento e pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima.

Planeja atividades de bordo, organiza e prepara equipes de trabalho, administra manutenção e material e conduz equipamentos Executa atividades de suporte para manobras e outros procedimentos do navio Elabora documentação.

Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário

O que faz um Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante

O Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante atua como subchefe de máquinas, distribuindo os serviços na seção de máquinas, de acordo com diretrizes do chefe de máquinas, fiscalizando-os e executando os trabalhos de sua competência Observa as orientações do órgão técnico do armador relativas ao serviço de sua seção.

Substitui o chefe de máquinas na sua falta ou impedimento.

Pode atuar como chefe de máquinas, dentro dos limites estabelecidos pela autoridade marítima, para navegação e potência instalada na embarcação Participa da previsão orçamentária.

Estabelece rotinas de manutenção planejadas e cronograma de trabalho Identifica necessidades de contratação, organiza equipes de trabalho, identifica necessidades de treinamento e avalia desempenho de tripulantes.

Administra conflitos e contribui para manter a hierarquia da embarcação.

Distribui e fiscaliza as quantidades do material retirado dos paióis para o serviço diário, bem como seu recolhimento Responsabiliza-se pelo material que ficar sob sua guarda, assinando a respectiva cautela, e responde pela falta deste material.

Consulta diário de bordo.

Comunica, ao chefe de máquinas, qualquer ocorrência e anormalidade que se verificar na seção de máquinas, quanto ao pessoal, aos equipamentos e ao material, fazendo o registro no diário de máquinas Reporta condições de operacionalidade dos equipamentos e problemas emergenciais aos superiores Supervisiona máquinas no convés.

Fornece informações técnicas de equipamento avariado, repara equipamentos na seção de máquinas e no convés e gerencia problemas emergenciais Sugere melhorias em equipamentos Acompanha serviços de docagem em estaleiros.

Conduz equipamentos da seção de máquinas, verificando condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos e sistemas, controlando sistema de vapor, sistemas hidráulicos, sistemas de ar condicionado e frigorífico, e controlando níveis de óleo e combustível Supervisiona sistemas de controle eletroeletrônicos.

Monitora horas de funcionamento dos equipamentos Fiscaliza, diariamente, sondagens dos níveis dos tanques de água, óleo e lastro Mantém tanques do navio inertizados.

Monitora sistemas de drenagens de tanques e equipamentos pneumáticos Controla processos de dessalinização de água Analisa quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes, supervisiona limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo.

Controla utilização de gases industriais Realiza o serviço de quarto, na qualidade de oficial de quarto de máquinas, quando a lotação da embarcação assim o exigir Realiza as atividades de suporte necessárias para as manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio de navio, no âmbito da praça de máquinas, verificando sistema de comunicação, preparando máquinas de amarração e desamarração e equipamentos auxiliares para carga e descarga.

Testa sistema de partida principal e auxiliar, pressão de redes e do sistema de carga e descarga e sistema de governo do navio Aumenta capacidade de geração de energia, disponibiliza sistema de partida do motor e opera controle de velocidade do navio Registra as atividades de manutenção, prevenção e reparos, dentre outras, ocorridas durante o seu período de serviço, mantendo atualizada escrituração de diários de bordo Preenche formulários – convencionais ou eletrônicos – de registros de pressão e temperatura Elabora relatórios técnicos.

Treina os estagiários e os praticantes (aspirantes a oficial), quando embarcados, de acordo com o programa de treinamento e familiarização de bordo Utiliza e garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Controla processos de descarte e armazenamento de resíduos da embarcação, segrega resíduos sólidos e líquidos e trata os efluentes Adota medidas para amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases.

Funções do Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

O profissional Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante deve gerenciar tripulantes, realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, conduzir equipamentos da seção de máquinas, demonstrar competências pessoais, acompanhar desempenho do navio, realizar serviços em terra, coordenar fluxos de comunicação, treinar tripulantes, gerenciar sistemas de manutenção.

Condições de trabalho da profissão

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).

Atividades exercidas por um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante deve simular exercícios de incêndio da embarcação, controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação, disponibilizar sistema de partida do motor, tratar efluentes, suportar privação familiar e social, demonstrar solidariedade, registrar atividades da embarcação, controlar pressão e temperatura dos sistemas, substituir superiores em suas faltas ou impedimentos, controlar sistema de vapor do navio, identificar necessidades de capacitação de tripulantes, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, efetuar cambação de óleo combustível do motor, simular exercícios de colisão, estabelecer rotinas de manutenção planejadas, expressar-se oralmente, identificar necessidades de contratação, ambientar tripulantes e visitantes, consultar escrituração de diário de bordo, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, manter atualizada escrituração de diários de bordo, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, manter hierarquia da embarcação, verificar sistema de comunicação, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, acompanhar vistorias de navios, ter flexibilidade profissional, preencher folhas de registros de pressão e temperatura, vistoriar quantidades de óleo combustível, ter ética profissional, participar da previsão orçamentária, realizar cursos de aperfeiçoamento, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, demonstrar criatividade, preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga, auditar navio, tomar decisões, inspecionar navios, agir com dinamismo, participar de decisão sobre velocidade do navio, sugerir ações de controle ambiental, fornecer dados técnicos para equipamento avariado, distribuir serviços na praça de máquinas, participar do planejamento da logística de transporte, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, testar sistema de governo do navio, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, demonstrar capacidade de observação, monitorar horas de funcionamento dos equipamentos, testar sistema de partida principal e auxiliar, analisar relatórios técnicos, supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos, assegurar disciplina, operar controle de velocidade do navio, demonstrar coragem, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, controlar sistemas hidráulicos do navio, segregar resíduos sólidos e líquidos, acompanhar docagem de navios, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos, gerenciar problemas emergenciais, realizar cursos de aperfeiçoamentos, contatar fornecedores para compra de materiais, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, reportar problemas emergenciais a superiores, estabelecer cronograma de trabalho, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, possuir equilíbrio emocional, zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes, verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos, exercer liderança, supervisionar máquinas no convés, dominar línguas estrangeiras, contatar prestadores de serviços, elaborar relatórios técnicos, coordenar compra de combustível, administrar conflitos, controlar níveis de óleo e combustível, demonstrar motivação, coordenar atuação das agências e representantes, manter tanques do navio inertizados, avaliar desempenho de tripulantes, demonstrar capacidade didática, reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés, fazer cumprir disciplina, controlar processos de dessalinização da água, participar das negociações de obras junto a estaleiros, garantir a utilização de epi´s, supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo, extinguir fontes poluidoras, raciocinar logicamente, realizar teste de pressão de redes de carga e descarga, simular exercícios de emergência de controle ambiental, simular exercícios de abandono de embarcação, organizar equipes de trabalho, trabalhar em equipe, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio, controlar utilização de gases industriais, demonstrar iniciativa, realizar teste de pressão de carga e descarga, controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico, amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases, dominar informática, preparar máquinas de amarração e desamarração, aumentar capacidade de geração de energia, executar sondagens dos níveis dos tanques, redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de máquinas da marinha mercante que ficou em 5.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de máquinas da marinha mercante 2025

O salário de Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 541 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de máquinas da marinha mercante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Sub-chefe de Máquinas da Marinha Mercante CBO 215210 salário