O dissídio de Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215220 no cargo de Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 22.199,30
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
43 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 1.670,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
38 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 23.092,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Transporte por Navegação de Travessia, Intermunicipal
14 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário Dirige órgão técnico no transporte aquaviário, atuando em armadores, nos serviços portuários, na construção naval e em outros cenários de trabalho, geralmente em terra, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, administração aplicada, máquinas, equipamentos, sistemas e tecnologias navais, dentre outros das ciências náuticas e afins Acompanha desempenho de navios, gerencia pessoal e sistemas de manutenção, administra serviços, documentação, custos e materiais e conduz processos de aquisição.
Planeja e implanta programas de treinamento Coordena fluxo de comunicação Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário.
O que faz um Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias
O Superintendente técnico no transporte aquaviário dirige órgão técnico no transporte aquaviário, aplicando conhecimentos de legislação marítima e ambiental, administração aplicada, máquinas, equipamentos, sistemas e tecnologias navais, dentre outros das ciências náuticas e afins Trabalha em armadores, nos serviços portuários, na construção naval e em outros cenários de trabalho, geralmente em terra, do transporte aquaviário, participando do planejamento da logística, de negociações de obras junto a estaleiros e de decisões sobre velocidade de navio.
Participa da previsão orçamentária.
Analisa relatórios técnicos Acompanha a evolução tecnológica nos transportes aquaviários.
Utiliza sistemas informatizados de planejamento e gerenciamento da manutenção Coordena a emissão e a atualização de orientações técnicas a serem adotadas nas seções de máquinas das embarcações.
Gerencial pessoal, identificando necessidades de contratação e estabelecendo cronograma de trabalho.
Acompanha desempenho de navios, supervisionando velocidade contratual da embarcação, tempo de bombeamento de carga e consumo de combustível em viagem e no porto Supervisiona quantidade, distribuição e disposição da carga transportada, a fim de garantir sua qualidade.
Propõe medidas de melhoria do processo de carregamento.
Mantém navio disponível para aluguel Administra serviços, documentação, custos e materiais relacionados com máquinas e equipamentos de embarcações, contratando serviços de manutenção e reparo, gerenciando cumprimento de cláusulas contratuais, fiscalizando escrituração da documentação, gerenciando custos de operações e insumos, controlando estoque e aquisição de materiais e peças de reposição Participa das decisões referentes a equipamentos, a bordo e em terra.
Gerencia sistemas de manutenção, avaliando custos de reparo, negociando condições de reparo e docagem com a empresa, providenciando reparos e acompanhando serviços de docagem em estaleiros Sugere melhorias em equipamentos, junto ao fabricante e ao órgão classificador Conduz processos de aquisição, contatando prestadores de serviços e fornecedores de materiais, auxiliando negociações sobre contratos de fretes e coordenando compra de combustíveis.
Recorre, quando necessário, ao comércio exterior para compra de componentes e peças de reposição de máquinas e equipamentos de embarcações Acompanha vistorias e realiza auditoria de navios.
Supervisiona atuação da equipe técnica de suporte Coordena atuação das agências e representantes de transporte aquaviário Planeja e implanta programas de treinamento, por meio de cursos de aperfeiçoamento e outras estratégias, identificando necessidades de treinamento, com focalização em temas de segurança, prevenção e combate à poluição, dentre outros.
Mantém certificação de navios junto a órgãos competentes Garante a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) Coordena fluxos de comunicação, reportando, aos superiores, condições e problemas emergenciais de operações do transporte aquaviário e comunicando, aos órgãos competentes, agressões ao meio ambiente.
Elabora relatórios técnicos.
Funções do Superintendente técnico no transporte aquaviário
O profissional Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias deve administrar seção de máquinas, acompanhar desempenho do navio, gerenciar sistemas de manutenção, treinar tripulantes, realizar serviços em terra, coordenar fluxos de comunicação, demonstrar competências pessoais, gerenciar tripulantes.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).
Atividades exercidas por um Superintendente técnico no transporte aquaviário
Um Superintendente técnico no transporte aquaviário deve redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta, agir com dinamismo, assegurar disciplina, supervisionar quantidade de carga transportada, participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra, acompanhar vistorias de navios, participar das negociações de obras junto a estaleiros, demonstrar capacidade de observação, contratar serviços de manutenção e reparo, manter certificação do navio junto a órgãos competentes, simular exercícios de incêndio da embarcação, realizar cursos de aperfeiçoamento, acompanhar docagem de navios, dominar informática, raciocinar logicamente, otimizar processo de carregamento, analisar relatórios técnicos, vistoriar quantidades de óleo combustível, sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador, manter navio disponível para aluguel, participar da previsão orçamentária, elaborar relatórios técnicos, ter ética profissional, possuir equilíbrio emocional, exercer liderança, coordenar atuação das agências e representantes, realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras, demonstrar motivação, demonstrar capacidade didática, adaptar-se às condições e ambiente de trabalho, dominar línguas estrangeiras, gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais, simular exercícios de colisão, controlar estoque de materiais, participar de decisão sobre velocidade do navio, assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos, expressar-se oralmente, auxiliar negociações sobre contratos de fretes, gerenciar custos de operações e pedaços, identificar necessidades de contratação, prestar suporte técnico de reparo de equipamentos, fazer cumprir disciplina, simular exercícios de abandono de embarcação, demonstrar criatividade, demonstrar coragem, garantir a utilização de epi´s, ter flexibilidade profissional, supervisionar atuação da equipe técnica de suporte, fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas, controlar aquisição de materiais e peças de reposição, auditar navio, sugerir ações de controle ambiental, contatar fornecedores para compra de materiais, avaliar custo de reparo, manter qualidade da carga transportada, supervisionar tempo de bombeamento da carga, contatar prestadores de serviços, inspecionar navios, estabelecer cronograma de trabalho, suportar privação familiar e social, simular exercícios de emergência de controle ambiental, acompanhar serviços de docagem em estaleiros, tomar decisões, coordenar compra de combustível, providenciar reparos, realizar cursos de aperfeiçoamentos, supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto, reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores, demonstrar solidariedade, supervisionar distribuição e disposição da carga transportada, realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental, comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente, adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma, negociar condições de reparo e docagem com a empresa, identificar necessidades de treinamento de tripulantes, reportar problemas emergenciais a superiores, garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras, participar do planejamento da logística de transporte, trabalhar em equipe, demonstrar iniciativa, supervisionar velocidade contratual do navio, oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de máquinas da marinha mercante que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de máquinas da marinha mercante 2025
O salário de Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias mostrado aqui é resultado do levantamento de 80 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de máquinas da marinha mercante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Manutenção de Máquinas Aquaviárias com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: