O dissídio de Secretário Trilíngüe de Presidência 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252315 no cargo de Secretário Trilíngüe de Presidência.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.242,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

69 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 6.108,63

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

24 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária trilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em duas línguas estrangeiras Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Secretário Trilíngüe de Presidência

O Secretária trilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em três idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em dois idiomas estrangeiros – inglês e/ou espanhol e/ou alemão e/ou francês e/ou italiano e/ ou japonês e/ ou chinês, entre outras possibilidades, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e línguas estrangeiras de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretária trilíngüe

O profissional Secretário Trilíngüe de Presidência deve assessorar executivo(s) / Área(s), demonstrar competências pessoais, prestar serviços em idioma estrangeiro, arquivar documentos físicos e eletrônicos, atender pessoas (cliente externo e interno), gerenciar informações, gerir suprimentos, elaborar documentos, controlar correspondência física e eletrônica, supervisionar equipes de trabalho, organizar eventos e viagens.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe deve elaborar ficha de avaliação, conferir material, prestar serviço de intérprete, administrar conflitos, transcrever textos, fazer checklist, elaborar convites e convocações, direcionar informações, elaborar atas, registrar correspondência, acompanhar contratos e garantias, cotar preços, manter atualizado o banco de dados, marcar compromissos, digitar documentos, encaminhar pessoas, enviar convite ou convocação, fornecer informações, tomar ditados, controlar cronogramas, confeccionar clippings, selecionar pessoal, identificar o assunto, monitorar o trabalho da equipe, reproduzir documentos, atender pedidos e solicitações, demonstrar proatividade, recepcionar pessoas, demonstrar paciência, secretariar reuniões, atualizar arquivos, ciceronear visitas, levantar necessidades de material, encaminhar ligações telefônicas, administrar estresse, redigir documentos, pesquisar informações e dados, acompanhar processos, formular pedidos de compra, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, contornar situações adversas, demonstrar iniciativa, demonstrar sensibilidade, solicitar verbas, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, programar as atividades da equipe, triar correspondência, ler documentos, cobrar ações, dar suporte a expatriados, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), identificar a natureza do documento, administrar arquivos, datilografar documentos, reservar sala/local, demonstrar espírito de liderança, sintetizar textos em idioma estrangeiro, escolher cardápio, preparar apresentações, requisitar material, arquivar correspondência, protocolar correspondência, receber correspondência, contratar expositores e palestrantes, filtrar ligações telefônicas, fazer ligações telefônicas, ordenar documentos, divulgar informações, cancelar compromissos, demonstrar dinamismo, cobrar respostas, confirmar presença, adaptar-se a mudanças, traduzir documentos, demonstrar discrição, controlar malote, comprar material, equipamento e mobiliário, administrar pendências, estabelecer cronograma de atividades, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, priorizar compromissos e ligações telefônicas, dar suporte em reuniões, enviar correspondência, trabalhar sob pressão, transmitir fax, anotar informações, cadastrar documentos, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, atender ligações telefônicas, elaborar base de dados, preparar sala/local, avaliar a equipe, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar prestação de contas, pesquisar local, demonstrar capacidade de retórica, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, adaptar espaço para armazenagem, definir horários, orientar pessoas, anotar recados, capacitar equipe, classificar documentos, monitorar horários de entrada e saída, elaborar relatórios, estabelecer atribuições da equipe, transmitir recados, contratar serviços de terceiros, controlar prazos, revisar traduções, colher assinatura, despachar com o(s) executivo(s), consultar profissionais de outras áreas, encaminhar documentos, dar suporte durante o evento, trabalhar em equipe, administrar agenda do(s) executivo(s), cobrar relatórios, elaborar lista de presença, elaborar planilhas e gráficos, demonstrar senso de organização, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), encaminhar certificados, redigir documentos em idioma estrangeiro, formatar documentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Secretário Trilíngüe de Presidência ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário Trilíngüe de Presidência e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 6.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário Trilíngüe de Presidência em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário Trilíngüe de Presidência ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Secretário Trilíngüe de Presidência mostrado aqui é resultado do levantamento de 234 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário Trilíngüe de Presidência com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Secretário Trilíngüe de Presidência CBO 252315 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Secretário Trilíngüe de Presidência em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Secretário Trilíngüe de Presidência por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 4.084,57 4.242,88 5.987,67 19,97 4.80%
Minas Gerais 43h 1.870,21 1.942,69 2.741,59 9,07 6.50%
Goiás 44h 1.462,02 1.518,68 2.143,21 6,94 6.60%
Espírito Santo 41h 1.454,26 1.510,63 2.131,84 7,32 7.90%
Distrito Federal 44h 2.685,12 2.789,19 3.936,19 12,82 6.70%
Santa Catarina 44h 2.243,91 2.330,87 3.289,40 10,59 8.00%
Paraná 42h 2.484,03 2.580,30 3.641,40 12,15 6.60%
Rio de Janeiro 42h 3.049,67 3.167,87 4.470,59 15,02 4.70%
Mato Grosso 44h 2.116,47 2.198,50 3.102,59 10,08 7.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário Trilíngüe de Presidência.

Dissídio de Secretário Trilíngüe de Presidência por cidade

Quanto ganha um Secretário Trilíngüe de Presidência nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Secretário Trilíngüe de Presidência na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.880,71 6.108,63 8.620,68 29,35 6.20%
Brasília, DF 44 2.685,12 2.789,19 3.936,19 12,82 4.20%
Barueri, SP 41 4.641,04 4.820,91 6.803,41 23,26 5.20%
Goiânia, GO 44 1.551,47 1.611,60 2.274,34 7,33 5.90%
São José do Rio Preto, SP 44 2.103,70 2.185,23 3.083,86 9,93 7.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário Trilíngüe de Presidência. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Secretário Trilíngüe de Presidência no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 2.211,08 2.296,78 3.241,28 4.50%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.380,18 1.433,67 2.023,23 6.30%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.576,88 1.638,00 2.311,59 7.60%
Serviços de diagnóstico por imagem sem uso de radiação ionizante, exceto ressonância magnética 2.101,04 2.182,47 3.079,97 7.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.658,79 2.761,83 3.897,58 7.00%
Serviços advocatícios 4.202,78 4.365,67 6.160,96 6.90%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.359,32 1.412,00 1.992,66 4.40%
Atividades de fisioterapia 1.535,49 1.595,00 2.250,91 5.00%
Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista 3.913,33 4.065,00 5.736,65 6.80%
Serviços de diagnóstico por registro gráfico - ecg, eeg e outros exames análogos 2.355,12 2.446,40 3.452,43 5.40%
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 7.132,40 7.408,83 10.455,57 6.50%
Emissão de vales-alimentação, vales-transporte e similares 9.023,48 9.373,20 13.227,74 5.00%
Corretagem no aluguel de imóveis 2.180,88 2.265,40 3.197,00 4.80%
Serviços de agronomia e de consultoria às atividades agrícolas e pecuárias 2.647,64 2.750,25 3.881,24 5.80%
Construção de edifícios 4.398,63 4.569,11 6.448,07 4.20%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.586,03 1.647,50 2.325,00 4.20%
Instituições de longa permanência para idosos 1.611,30 1.673,75 2.362,05 7.60%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 1.395,90 1.450,00 2.046,28 4.80%
Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp) 1.363,41 1.416,25 1.998,65 4.90%
Holdings de instituições não-financeiras 11.648,54 12.100,00 17.075,88 5.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.