O dissídio de Secretário Sênior 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252305 no cargo de Secretário Sênior.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 5.348,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

10.614 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Marica - RJ

R$ 7.855,77

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.138 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária(o) executiva(o) Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

O que faz um Secretário Sênior

O Secretária(o) executiva(o) assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do Secretária(o) executiva(o)

O profissional Secretário Sênior deve controlar correspondência física e eletrônica, elaborar documentos, demonstrar competências pessoais, gerir suprimentos, gerenciar informações, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens, atender pessoas (cliente externo e interno), assessorar executivo(s) / Área(s), supervisionar equipes de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o)

Um Secretária(o) executiva(o) deve providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, elaborar prestação de contas, demonstrar discrição, reservar sala/local, elaborar planilhas e gráficos, demonstrar sensibilidade, atender pedidos e solicitações, elaborar ficha de avaliação, administrar arquivos, definir horários, monitorar horários de entrada e saída, despachar com o(s) executivo(s), adaptar-se a mudanças, reproduzir documentos, controlar malote, enviar correspondência, atender ligações telefônicas, capacitar equipe, demonstrar capacidade de retórica, preparar apresentações, dar suporte durante o evento, cancelar compromissos, estabelecer atribuições da equipe, administrar agenda do(s) executivo(s), registrar correspondência, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, cobrar relatórios, cobrar respostas, elaborar atas, transmitir fax, atualizar arquivos, anotar recados, escolher cardápio, receber correspondência, ordenar documentos, confirmar presença, ler documentos, pesquisar informações e dados, arquivar correspondência, cotar preços, filtrar ligações telefônicas, administrar estresse, solicitar verbas, cadastrar documentos, estabelecer cronograma de atividades, protocolar correspondência, tomar ditados, administrar pendências, controlar prazos, formular pedidos de compra, identificar o assunto, anotar informações, redigir documentos, marcar compromissos, demonstrar senso de organização, transcrever textos, selecionar pessoal, programar as atividades da equipe, confeccionar clippings, avaliar a equipe, manter atualizado o banco de dados, demonstrar capacidade de comunicação, consultar profissionais de outras áreas, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), digitar documentos, elaborar lista de presença, recepcionar pessoas, demonstrar dinamismo, transmitir recados, enviar convite ou convocação, encaminhar pessoas, pesquisar local, contratar serviços de terceiros, identificar a natureza do documento, elaborar base de dados, encaminhar ligações telefônicas, fornecer informações, monitorar o trabalho da equipe, triar correspondência, demonstrar espírito de liderança, demonstrar proatividade, priorizar compromissos e ligações telefônicas, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, adaptar espaço para armazenagem, fazer checklist, demonstrar paciência, contornar situações adversas, datilografar documentos, preparar sala/local, conferir material, comprar material, equipamento e mobiliário, dar suporte em reuniões, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, elaborar convites e convocações, encaminhar certificados, contratar expositores e palestrantes, acompanhar contratos e garantias, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), formatar documentos, acompanhar processos, trabalhar em equipe, secretariar reuniões, orientar pessoas, requisitar material, colher assinatura, classificar documentos, demonstrar iniciativa, divulgar informações, controlar cronogramas, administrar conflitos, cobrar ações, assinar documentação escolar, fazer ligações telefônicas, trabalhar sob pressão, elaborar relatórios, encaminhar documentos, levantar necessidades de material, direcionar informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Secretário Sênior ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário Sênior e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário Sênior em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário Sênior ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Secretário Sênior mostrado aqui é resultado do levantamento de 61030 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário Sênior com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Secretário Sênior CBO 252305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Secretário Sênior em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Secretário Sênior por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 3.852,69 4.002,01 5.647,76 18,82 4.60%
Minas Gerais 42h 2.256,06 2.343,49 3.307,21 11,07 4.20%
Goiás 43h 1.960,99 2.037,00 2.874,67 9,45 4.10%
Rio Grande do Sul 43h 2.216,93 2.302,85 3.249,86 10,77 7.20%
Paraná 43h 2.230,48 2.316,93 3.269,72 10,76 5.90%
Santa Catarina 42h 2.677,28 2.781,05 3.924,70 13,13 6.40%
Mato Grosso 43h 1.792,86 1.862,34 2.628,20 8,61 8.20%
Rio de Janeiro 42h 4.488,42 4.662,38 6.579,69 22,39 5.70%
Distrito Federal 42h 5.149,19 5.348,75 7.548,32 25,53 5.60%
Mato Grosso do Sul 43h 1.769,25 1.837,82 2.593,59 8,47 5.90%
Bahia 43h 2.374,05 2.466,07 3.480,19 11,48 4.70%
Pará 43h 1.919,52 1.993,92 2.813,88 9,28 7.40%
Amazonas 39h 2.724,11 2.829,69 3.993,35 14,35 7.10%
Rondônia 43h 1.709,17 1.775,41 2.505,51 8,17 8.20%
Pernambuco 42h 2.546,04 2.644,71 3.732,30 12,45 6.80%
Maranhão 43h 2.380,79 2.473,06 3.490,06 11,60 7.60%
Ceará 43h 2.802,64 2.911,26 4.108,46 13,48 5.80%
Tocantins 43h 1.694,92 1.760,61 2.484,63 8,12 7.50%
Espírito Santo 42h 2.103,66 2.185,19 3.083,81 10,35 5.70%
Piauí 43h 2.465,37 2.560,92 3.614,05 11,83 4.70%
Rio Grande do Norte 43h 3.040,02 3.157,84 4.456,44 14,68 7.50%
Paraíba 43h 2.151,37 2.234,75 3.153,75 10,44 4.50%
Alagoas 43h 2.393,33 2.486,09 3.508,45 11,51 7.80%
Acre 43h 1.923,67 1.998,23 2.819,96 9,22 7.80%
Sergipe 43h 2.167,71 2.251,72 3.177,70 10,57 5.60%
Roraima 41h 2.166,73 2.250,71 3.176,27 10,87 4.60%
Amapá 42h 2.109,69 2.191,46 3.092,65 10,38 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário Sênior.

Dissídio de Secretário Sênior por cidade

Quanto ganha um Secretário Sênior nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Secretário Sênior na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.725,48 5.947,38 8.393,12 28,28 8.10%
Brasília, DF 42 5.149,19 5.348,75 7.548,32 25,53 8.20%
Belo Horizonte, MG 41 4.256,37 4.421,34 6.239,53 21,34 6.70%
Goiânia, GO 43 2.436,81 2.531,25 3.572,17 11,82 6.10%
Rio de Janeiro, RJ 41 5.705,62 5.926,75 8.364,01 28,68 7.90%
Manaus, AM 39 2.751,67 2.858,31 4.033,74 14,51 4.70%
Florianópolis, SC 41 4.592,46 4.770,45 6.732,20 23,48 4.70%
Curitiba, PR 42 3.269,80 3.396,53 4.793,29 15,99 5.40%
Cuiabá, MT 43 2.074,02 2.154,40 3.040,35 10,04 5.50%
Porto Alegre, RS 42 3.976,16 4.130,26 5.828,75 19,47 7.80%
Fortaleza, CE 43 3.046,98 3.165,07 4.466,65 14,70 6.90%
Campo Grande, MS 43 1.980,41 2.057,17 2.903,14 9,52 8.30%
Salvador, BA 43 3.732,86 3.877,54 5.472,10 18,20 8.00%
Teresina, PI 43 2.864,70 2.975,72 4.199,43 13,80 6.90%
Palmas, TO 43 1.796,17 1.865,78 2.633,05 8,66 4.50%
São Luís, MA 43 3.530,68 3.667,51 5.175,71 17,16 7.60%
Recife, PE 42 3.192,23 3.315,95 4.679,57 15,63 7.80%
Uberlândia, MG 42 1.942,76 2.018,06 2.847,94 9,53 7.30%
Belém, PA 42 2.731,14 2.836,99 4.003,65 13,44 8.30%
Londrina, PR 43 2.180,21 2.264,71 3.196,03 10,51 8.20%
João Pessoa, PB 43 2.493,78 2.590,43 3.655,69 12,17 6.30%
Juiz de Fora, MG 42 1.791,70 1.861,14 2.626,50 8,81 5.10%
Porto Velho, RO 43 2.033,26 2.112,06 2.980,60 9,87 4.30%
Imperatriz, MA 42 1.623,42 1.686,34 2.379,81 7,96 7.70%
São José do Rio Preto, SP 43 2.067,74 2.147,88 3.031,15 9,91 7.20%
Barueri, SP 42 4.029,33 4.185,49 5.906,69 19,70 7.70%
Sinop, MT 43 1.749,66 1.817,47 2.564,87 8,44 4.70%
Rio Verde, GO 43 1.630,88 1.694,09 2.390,74 7,84 6.90%
Anápolis, GO 43 1.676,06 1.741,02 2.456,97 8,02 4.30%
Campinas, SP 42 4.688,26 4.869,96 6.872,63 23,39 6.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário Sênior. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Secretário Sênior no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.560,81 1.621,30 2.288,03 4.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.331,21 3.460,31 4.883,30 4.60%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.741,57 1.809,06 2.553,00 7.70%
Serviços advocatícios 2.098,39 2.179,71 3.076,08 4.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.227,14 3.352,22 4.730,75 4.50%
Administração pública em geral 8.485,83 8.814,72 12.439,59 4.50%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.604,24 1.666,41 2.351,69 4.80%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.735,60 1.802,87 2.544,26 6.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 4.466,57 4.639,68 6.547,66 4.60%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.824,29 1.894,99 2.674,27 6.80%
Atividades de organizações religiosas 2.053,16 2.132,73 3.009,78 6.40%
Construção de edifícios 2.588,30 2.688,61 3.794,25 8.00%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.269,71 3.396,44 4.793,15 4.20%
Atividades de contabilidade 1.871,69 1.944,23 2.743,76 7.30%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.716,67 1.783,20 2.516,51 6.60%
Atividades de fisioterapia 1.580,88 1.642,15 2.317,45 6.50%
Formação de condutores 1.491,32 1.549,12 2.186,16 6.80%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.707,66 1.773,85 2.503,31 4.40%
Ensino fundamental 2.272,46 2.360,54 3.331,26 4.40%
Atividades de psicologia e psicanálise 1.609,38 1.671,75 2.359,22 7.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.