O dissídio de Secretário Municipal (serviço Público Municipal) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 111415 no cargo de Secretário Municipal (serviço Público Municipal).
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 11.344,50
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.691 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 6.298,85
Cidade que mais contrata
Tremembé - SP
1.295 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Dirigente do serviço público municipal atua como gestor público de órgãos da administração pública municipal, definindo diretrizes, normatizando procedimentos, analisando cenários e estabelecendo prioridades para planejamento de ações, administrando pessoas, recursos financeiros, recursos materiais, recursos de informática e serviços de infraestrutura, e avaliando processos de trabalho e desempenho institucional Busca manter o aprimoramento contínuo da gestão, analisando estudos e pesquisas sobre desempenho dos órgãos públicos municipais, verificando mudanças em legislação, e aplicando conhecimentos de administração e áreas afins.
Coordena equipes Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas Estabelece rede de relacionamento e parcerias.
Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Secretário Municipal (serviço Público Municipal)
O Dirigente do serviço público municipal atua para manter o aprimoramento contínuo de aspectos qualitativos da gestão pública municipal, procurando assimilar elementos novos de contextos diversificados, demonstrando flexibilidade, e buscando adaptações para diferentes situações Analisa resultados de estudos e pesquisas sobre contextos em que se desenvolvem as atividades da gestão pública de órgãos da administração pública municipal.
Atualiza-se com respeito às constantes alterações nas diversas legislações aplicadas à administração pública municipal.
Aplica conhecimentos do campo da administração pública e de áreas afins Estabelece - com base nesse conjunto de elementos, informações e conhecimentos - diretrizes e planejamento de ações gerenciais.
Define diretrizes para a gestão de órgãos da administração pública municipal Identifica e classifica – para efeito da definição de diretrizes – ações estratégicas, intermediárias ou táticas, e operacionais.
Desenvolve padrões para procedimentos.
Normatiza procedimentos Define diretrizes para gestão de pessoas.
Define diretrizes para aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.
Define diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura Estabelece parâmetros de avaliação Divulga normas, procedimentos e diretrizes.
Interpreta e avalia aplicabilidade de normas, podendo, quando necessário, propor modificações em seu teor Planeja ações para gestão de órgãos da administração pública municipal Identifica e analisa cenários.
Prospecta oportunidades Estabelece prioridades.
Planeja ações estratégicas para gestão de pessoas Planeja aplicação de recursos financeiros Planeja aquisição de recursos de informática, de materiais e de bens patrimoniais.
Planeja contratação e utilização de serviços Estabelece metas Planeja etapas do processo de trabalho.
Atua como gestor público de órgãos da administração pública municipal, gerenciando pessoas, recursos financeiros, compras e contratos, materiais e bens patrimoniais, recursos de informática, serviços de infraestrutura, dentre outros aspectos Dirige equipes Fomenta políticas de mudança no âmbito da gestão de órgãos da administração pública municipal.
Coordena ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública municipal Acompanha execução orçamentária e financeira Coordena ações na área de pessoal, estabelecendo normas para a equipe e atuando no sentido de melhorar processos de contratação e distribuição de pessoas Coordena a utilização de infraestrutura e de recursos de informática Coordena ações intersetoriais.
Supervisiona ações operacionais no âmbito da gestão de órgãos da administração pública municipal Identifica pontos críticos da área Organiza grupos de discussão Supervisiona ações de desenvolvimento de pessoas, movimentação de materiais, movimentação e conservação de bens patrimoniais, contratos de serviço de infraestrutura, ações na área de informática, dentre outros aspectos Supervisiona ações intersetoriais Avalia processos de trabalho, qualidade de serviços prestados, desempenho individual e de equipe e desempenho gerencial e institucional Monitora resultados, acompanhando indicadores Controla resultados financeiros Relaciona resultados com normas vigentes Identifica e incentiva melhores práticas Reconduz fluxo de procedimentos Elabora relatórios Divulga resultados Estabelece rede de relacionamento e parcerias Define ações entre áreas Discute distribuição de orçamento entre áreas e desenvolve projetos conjuntos Pode prestar consultoria e assessoria Faz uso de plataformas digitais e sistemas integrados da administração pública municipal.
Funções do Dirigente do serviço público municipal
O profissional Secretário Municipal (serviço Público Municipal) deve coordenar ações operacionais, comunicar-se, planejar ações, demonstrar competências pessoais, definir diretrizes, supervisionar ações operacionais, monitorar resultados, administrar organizações da esfera pública e relacionadas.
Condições de trabalho da profissão
Dirigentes do serviço público os ocupantes dos cargos dessa família ocupacional exercem suas atividades nas mais diversas áreas da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, como área financeira e contábil, administrativa, de recursos humanos, jurídica, de tecnologia da informação e outras. Realizam suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado. Estão expostos ao assédio de grupos de pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Dirigente do serviço público municipal
Um Dirigente do serviço público municipal deve coordenar utilização de infraestrutura, planejar contratação de serviços, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, demonstrar capacidade de tomar decisões, coordenar ações operacionais na área de pessoal, demonstrar polidez, definir diretrizes para aquisição de materiais e patrimônio, avaliar qualidade dos serviços prestados, elaborar relatórios de prestação de contas, planejar aplicação dos recursos financeiros, avaliar processos de trabalho, planejar aquisição de materiais e patrimônio, administrar recursos de informática, avaliar desempenho individual, comunicar-se com demais setores da organização, planejar ações estratégicas para gestão de pessoas, definir diretrizes para tratamento da documentação, estabelecer rede de relacionamento e parcerias, planejar etapas do processo de trabalho, definir aplicação de recursos financeiros, administrar pessoas, elaborar relatórios gerenciais, propor modificações nas normas, fomentar política de mudança, planejar aquisição de recursos de informática, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, dirigir equipes, reconduzir fluxo de procedimentos, estabelecer metas, prospectar oportunidades, administrar materiais e patrimônio, relacionar resultados com normas vigentes, demonstrar capacidade empreendedora, prestar consultoria e assessoria, avaliar desempenho gerencial, definir diretrizes para tratamento de informações institucionais, monitorar resultados financeiros, otimizar contratação e distribuição de pessoas, acompanhar a execução orçamentária e financeira, administrar serviços de infraestrutura, desenvolver padrões de procedimentos, demonstrar capacidade de trabalho sob pressão, divulgar normas e procedimentos, avaliar desempenho institucional, definir parâmetros de avaliação, demonstrar liderança, demonstrar flexibilidade, supervisionar conservação do patrimônio, supervisionar movimentação de materiais e patrimônio, organizar grupos de discussão, divulgar diretrizes, desenvolver projetos em conjunto, monitorar desempenho dos sistemas de informática, normatizar procedimentos, avaliar aplicabilidade das normas vigentes, discutir distribuição de orçamento entre áreas, demonstrar capacidade de negociação, avaliar desempenho da equipe, supervisionar contratos de serviços de infraestrutura, demonstrar visão sistêmica, divulgar resultados, definir diretrizes para gestão de pessoas, supervisionar ações na área de informática, identificar pontos críticos da área, demonstrar atitude ética, supervisionar ações de desenvolvimento de pessoas, analisar cenários, identificar cenários, definir ações entre áreas, demonstrar proatividade, coordenar ações intersetoriais, coordenar utilização de recursos de informática, administrar informações institucionais, definir diretrizes para aquisição de recursos de informática, definir diretrizes para contratação de serviços de infraestrutura, esclarecer normas à equipe, definir diretrizes para tramitação de documentos, demonstrar capacidade de administrar conflitos, identificar melhores práticas de trabalho, identificar prioridades, acompanhar indicadores, administrar compras e contratos, interpretar normas, administrar recursos financeiros, supervisionar ações intersetoriais, planejar utilização de serviços, classificar ações operacionais, intermediárias e estratégicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Secretário Municipal (serviço Público Municipal) ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário Municipal (serviço Público Municipal) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Dirigentes do serviço público que ficou em 5.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário Municipal (serviço Público Municipal) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário Municipal (serviço Público Municipal) ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Dirigentes do serviço público 2024
O salário de Secretário Municipal (serviço Público Municipal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 2396 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Dirigentes do serviço público que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário Municipal (serviço Público Municipal) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Chefe do Serviço Público Estadual e Distrital
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- Coordenador Geral do Serviço Público Federal
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Valor do salário na CCT 2024 de Secretário Municipal (serviço Público Municipal) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 32h | 3.058,15 | 3.176,68 | 4.483,03 | 19,64 | 7.90% |
Rio de Janeiro | 40h | 5.789,61 | 6.013,99 | 8.487,13 | 29,91 | 5.80% |
Paraná | 40h | 2.993,53 | 3.109,55 | 4.388,28 | 15,49 | 6.40% |
Bahia | 33h | 4.102,91 | 4.261,92 | 6.014,56 | 25,56 | 5.30% |
Goiás | 40h | 2.395,77 | 2.488,62 | 3.512,02 | 12,44 | 8.10% |
Rio Grande do Norte | 37h | 5.181,32 | 5.382,13 | 7.595,42 | 28,87 | 8.20% |
Rio Grande do Sul | 39h | 5.636,37 | 5.854,82 | 8.262,49 | 29,73 | 8.10% |
Santa Catarina | 41h | 8.483,62 | 8.812,42 | 12.436,35 | 43,34 | 7.70% |
Roraima | 39h | 1.841,14 | 1.912,50 | 2.698,98 | 9,71 | 5.90% |
Pernambuco | 35h | 3.788,60 | 3.935,44 | 5.553,81 | 22,41 | 7.30% |
Minas Gerais | 35h | 4.859,59 | 5.047,94 | 7.123,80 | 28,61 | 7.50% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário Municipal (serviço Público Municipal). |
Dissídio de Secretário Municipal (serviço Público Municipal) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Tremembé, SP | 31 | 2.565,01 | 2.664,42 | 3.760,11 | 17,45 | 5.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 40 | 6.063,83 | 6.298,85 | 8.889,12 | 31,46 | 8.10% |
Monte Mor, SP | 32 | 4.076,67 | 4.234,67 | 5.976,10 | 26,74 | 4.50% |
Niquelândia, GO | 40 | 2.395,77 | 2.488,62 | 3.512,02 | 12,44 | 4.80% |
Foz do Jordao, PR | 40 | 2.816,13 | 2.925,27 | 4.128,23 | 14,63 | 4.90% |
Pindorama, SP | 39 | 3.274,25 | 3.401,15 | 4.799,80 | 17,43 | 7.20% |
Conchas, SP | 40 | 3.589,87 | 3.729,00 | 5.262,48 | 18,74 | 4.70% |
Natal, RN | 37 | 5.624,99 | 5.843,00 | 8.245,82 | 32,02 | 5.20% |
Pacaraima, RR | 39 | 1.841,14 | 1.912,50 | 2.698,98 | 9,71 | 7.90% |
São Paulo, SP | 41 | 8.790,72 | 9.131,43 | 12.886,54 | 44,76 | 7.00% |
Barra Mansa, RJ | 40 | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 7,06 | 7.30% |
Alfredo Marcondes, SP | 44 | 2.170,34 | 2.254,46 | 3.181,56 | 10,25 | 6.80% |
Espirito Santo do Pinhal, SP | 44 | 6.290,09 | 6.533,88 | 9.220,80 | 30,04 | 5.00% |
Porto Alegre, RS | 40 | 7.283,34 | 7.565,62 | 10.676,83 | 37,83 | 7.90% |
Brumado, BA | 19 | 3.067,50 | 3.186,38 | 4.496,72 | 33,95 | 7.60% |
Bofete, SP | 40 | 3.073,43 | 3.192,55 | 4.505,42 | 15,96 | 7.60% |
Penápolis, SP | 40 | 5.547,01 | 5.762,00 | 8.131,51 | 28,81 | 5.60% |
Atalaia, PR | 43 | 1.499,87 | 1.558,00 | 2.198,70 | 7,31 | 8.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário Municipal (serviço Público Municipal). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Secretário Municipal (serviço Público Municipal) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Administração pública em geral | 3.047,27 | 3.165,37 | 4.467,06 | 5.00% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 6.149,94 | 6.388,30 | 9.015,36 | 7.60% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 5.481,61 | 5.694,06 | 8.035,63 | 5.40% | |
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares | 2.945,36 | 3.059,51 | 4.317,68 | 6.10% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 3.329,73 | 3.458,79 | 4.881,14 | 4.50% | |
Regulação das atividades econômicas | 9.174,26 | 9.529,82 | 13.448,77 | 5.20% | |
Atividades paisagísticas | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 5.10% | |
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais | 6.866,52 | 7.132,65 | 10.065,80 | 5.00% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 6.152,63 | 6.391,08 | 9.019,29 | 7.70% | |
Captação, tratamento e distribuição de água | 6.693,19 | 6.952,60 | 9.811,72 | 4.50% | |
Segurança e ordem pública | 4.685,41 | 4.867,00 | 6.868,46 | 7.50% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 3.353,37 | 3.483,33 | 4.915,78 | 4.60% | |
Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente | 4.234,48 | 4.398,60 | 6.207,44 | 6.40% | |
Outras atividades de atenção à saúde humana não especificadas anteriormente | 3.301,64 | 3.429,60 | 4.839,95 | 6.50% | |
Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 7.892,70 | 8.198,60 | 11.570,11 | 6.30% | |
Serviços de reservas e outros serviços de turismo | 1.734,86 | 1.802,10 | 2.543,18 | 5.70% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial | 2.958,02 | 3.072,67 | 4.336,24 | 7.20% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 9.408,36 | 9.773,00 | 13.791,95 | 4.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.032,88 | 2.111,67 | 2.980,05 | 7.90% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 6.416,64 | 6.665,33 | 9.406,32 | 7.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |