O dissídio de Secretário Bilíngüe de Gabinete 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Secretário Bilíngüe de Gabinete.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 7.480,57

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

769 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 6.292,35

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

461 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Secretário Bilíngüe de Gabinete

O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretário bilíngüe

O profissional Secretário Bilíngüe de Gabinete deve elaborar documentos, gerir suprimentos, gerenciar informações, organizar eventos e viagens, arquivar documentos físicos e eletrônicos, atender pessoas (cliente externo e interno), controlar correspondência física e eletrônica, prestar serviços em idioma estrangeiro, demonstrar competências pessoais, supervisionar equipes de trabalho, assessorar executivo(s) / Área(s).

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe

Um Secretário bilíngüe deve trabalhar sob pressão, programar as atividades da equipe, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, consultar profissionais de outras áreas, direcionar informações, administrar arquivos, atualizar arquivos, estabelecer cronograma de atividades, marcar compromissos, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, preparar apresentações, redigir documentos, conferir material, receber correspondência, demonstrar capacidade de retórica, elaborar atas, atender pedidos e solicitações, demonstrar senso de organização, estabelecer atribuições da equipe, transcrever textos, digitar documentos, encaminhar ligações telefônicas, anotar informações, controlar cronogramas, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), dar suporte durante o evento, ler documentos, registrar correspondência, reservar sala/local, elaborar lista de presença, demonstrar proatividade, identificar a natureza do documento, trabalhar em equipe, contratar expositores e palestrantes, administrar pendências, solicitar verbas, acompanhar contratos e garantias, reproduzir documentos, anotar recados, controlar malote, administrar estresse, redigir documentos em idioma estrangeiro, elaborar ficha de avaliação, selecionar pessoal, enviar convite ou convocação, avaliar a equipe, transmitir recados, pesquisar local, divulgar informações, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, confirmar presença, arquivar correspondência, formatar documentos, manter atualizado o banco de dados, sintetizar textos em idioma estrangeiro, administrar agenda do(s) executivo(s), revisar traduções, levantar necessidades de material, recepcionar pessoas, enviar correspondência, cobrar ações, adaptar espaço para armazenagem, priorizar compromissos e ligações telefônicas, cotar preços, requisitar material, fornecer informações, despachar com o(s) executivo(s), contratar serviços de terceiros, acompanhar processos, classificar documentos, atender ligações telefônicas, ordenar documentos, encaminhar certificados, administrar conflitos, fazer checklist, fazer ligações telefônicas, formular pedidos de compra, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, tomar ditados, secretariar reuniões, identificar o assunto, demonstrar espírito de liderança, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, filtrar ligações telefônicas, elaborar prestação de contas, elaborar relatórios, triar correspondência, ciceronear visitas, prestar serviço de intérprete, dar suporte em reuniões, protocolar correspondência, pesquisar informações e dados, demonstrar sensibilidade, contornar situações adversas, dar suporte a expatriados, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), monitorar horários de entrada e saída, demonstrar dinamismo, orientar pessoas, demonstrar discrição, encaminhar pessoas, demonstrar paciência, elaborar base de dados, transmitir fax, demonstrar capacidade de comunicação, monitorar o trabalho da equipe, cobrar relatórios, controlar prazos, colher assinatura, elaborar convites e convocações, capacitar equipe, cobrar respostas, escolher cardápio, elaborar planilhas e gráficos, datilografar documentos, cadastrar documentos, cancelar compromissos, comprar material, equipamento e mobiliário, adaptar-se a mudanças, definir horários, confeccionar clippings, traduzir documentos, demonstrar iniciativa, preparar sala/local.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Secretário Bilíngüe de Gabinete ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretário Bilíngüe de Gabinete e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 7.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretário Bilíngüe de Gabinete em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Secretário Bilíngüe de Gabinete ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2024

O salário de Secretário Bilíngüe de Gabinete mostrado aqui é resultado do levantamento de 2002 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretário Bilíngüe de Gabinete com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Secretário Bilíngüe de Gabinete CBO 252310 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Secretário Bilíngüe de Gabinete em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Secretário Bilíngüe de Gabinete por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 4.515,06 4.690,06 6.618,75 22,37 5.20%
Minas Gerais 42h 2.425,10 2.519,09 3.555,01 11,95 5.50%
Rio de Janeiro 41h 4.381,90 4.551,73 6.423,54 22,04 8.20%
Rio Grande do Sul 43h 2.944,65 3.058,77 4.316,63 14,22 7.60%
Distrito Federal 41h 4.726,84 4.910,03 6.929,19 23,75 5.90%
Paraná 43h 2.299,94 2.389,07 3.371,53 11,07 7.20%
Santa Catarina 43h 2.251,99 2.339,27 3.301,25 10,91 6.20%
Mato Grosso do Sul 44h 1.678,48 1.743,53 2.460,53 7,99 6.30%
Bahia 43h 2.312,49 2.402,11 3.389,94 11,16 7.10%
Goiás 44h 1.794,76 1.864,32 2.630,98 8,56 5.60%
Mato Grosso 42h 1.561,67 1.622,19 2.289,28 7,76 5.50%
Espírito Santo 43h 1.982,75 2.059,59 2.906,56 9,66 5.90%
Pará 42h 1.595,29 1.657,12 2.338,58 7,96 6.10%
Maranhão 43h 2.157,80 2.241,43 3.163,17 10,53 5.10%
Rondônia 43h 1.599,35 1.661,33 2.344,52 7,69 5.60%
Ceará 43h 7.201,46 7.480,57 10.556,81 34,73 5.30%
Tocantins 41h 1.403,22 1.457,60 2.057,01 7,07 7.80%
Roraima 43h 1.420,67 1.475,73 2.082,60 6,86 7.40%
Pernambuco 42h 4.578,18 4.755,62 6.711,27 22,57 7.50%
Amazonas 44h 1.581,42 1.642,71 2.318,25 7,52 6.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Secretário Bilíngüe de Gabinete.

Dissídio de Secretário Bilíngüe de Gabinete por cidade

Quanto ganha um Secretário Bilíngüe de Gabinete nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Secretário Bilíngüe de Gabinete na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.008,48 5.202,59 7.342,05 24,89 6.70%
Brasília, DF 41 4.726,84 4.910,03 6.929,19 23,75 5.60%
Rio de Janeiro, RJ 41 5.362,03 5.569,85 7.860,34 27,30 5.10%
Campo Grande, MS 44 1.649,18 1.713,10 2.417,58 7,84 6.20%
Belo Horizonte, MG 42 4.288,76 4.454,98 6.287,00 21,40 5.20%
Novo Hamburgo, RS 44 5.009,30 5.203,45 7.343,26 23,65 6.50%
Barueri, SP 42 6.057,58 6.292,35 8.879,96 29,64 7.10%
Umuarama, PR 44 1.705,76 1.771,87 2.500,52 8,09 8.30%
Goiânia, GO 43 1.643,13 1.706,81 2.408,70 7,88 6.60%
Porto Velho, RO 43 1.515,08 1.573,80 2.220,99 7,33 6.80%
Sinop, MT 39 1.473,44 1.530,55 2.159,96 7,83 4.60%
Campinas, SP 44 6.993,99 7.265,06 10.252,67 33,34 6.60%
Curitiba, PR 44 4.051,80 4.208,83 5.939,63 19,33 4.60%
Porto Alegre, RS 43 2.955,47 3.070,01 4.332,49 14,39 6.10%
Sorocaba, SP 41 3.239,50 3.365,06 4.748,87 16,39 6.50%
Santana de Parnaíba, SP 43 5.634,78 5.853,17 8.260,16 27,31 7.10%
Salvador, BA 43 3.960,98 4.114,50 5.806,51 19,20 4.30%
Florianópolis, SC 41 2.933,86 3.047,57 4.300,82 14,87 8.30%
Manaus, AM 44 1.581,42 1.642,71 2.318,25 7,52 6.20%
Boa Vista, RR 43 1.432,21 1.487,71 2.099,51 6,93 6.70%
Macaé, RJ 44 2.084,15 2.164,92 3.055,20 9,91 5.20%
Eusébio, CE 44 5.911,18 6.140,28 8.665,34 27,91 6.80%
Teófilo Otoni, MG 42 1.331,96 1.383,58 1.952,55 6,59 6.20%
Jales, SP 44 1.598,87 1.660,83 2.343,82 7,61 8.10%
Extrema, MG 44 2.638,73 2.741,00 3.868,18 12,46 6.80%
São Bernardo do Campo, SP 39 4.713,71 4.896,40 6.909,95 25,37 6.40%
Jaguaré, ES 44 1.551,28 1.611,40 2.274,06 7,39 6.70%
São Luís, MA 41 3.415,72 3.548,10 5.007,19 17,39 6.70%
Guanambi, BA 44 1.323,12 1.374,40 1.939,59 6,30 6.50%
Rio Grande, RS 44 3.620,67 3.761,00 5.307,64 17,10 7.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Secretário Bilíngüe de Gabinete. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Secretário Bilíngüe de Gabinete no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Locação de mão-de-obra temporária 4.054,91 4.212,07 5.944,20 7.60%
Serviços advocatícios 4.455,56 4.628,24 6.531,51 5.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 5.520,63 5.734,59 8.092,83 8.30%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.600,47 1.662,50 2.346,16 4.90%
Ensino de idiomas 1.594,31 1.656,11 2.337,15 6.20%
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais 5.751,96 5.974,89 8.431,94 6.20%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.687,83 1.753,24 2.474,23 7.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.337,85 3.467,21 4.893,03 4.40%
Educação infantil - pré-escola 3.034,53 3.152,14 4.448,39 7.60%
Atividades de teleatendimento 2.295,70 2.384,67 3.365,32 6.00%
Consultoria em tecnologia da informação 5.656,12 5.875,33 8.291,44 7.00%
Ensino fundamental 3.052,03 3.170,31 4.474,04 6.60%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.452,57 2.547,63 3.595,29 5.70%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.990,34 2.067,48 2.917,69 5.80%
Atividades de organizações religiosas 1.760,59 1.828,83 2.580,89 7.90%
Atividades de contabilidade 1.608,74 1.671,09 2.358,30 6.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.384,34 4.554,26 6.427,11 6.70%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 7.413,44 7.700,76 10.867,55 7.60%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 1.561,96 1.622,50 2.289,72 6.80%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.626,04 1.689,06 2.383,65 6.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.