O dissídio de Secretária (técnico em Secretariado – Português) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 351505 no cargo de Secretária (técnico em Secretariado – Português).
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 3.207,29
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Distrito Federal
3.494 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.491,40
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Brasília - DF
3.494 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Administração Pública em Geral
R$ 33.061,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros
1.952 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o no cumprimento de seus compromissos Elabora, confere e revisa textos.
Executa controle de estoque, cadastramento de clientes e de fornecedores, organização e arquivo de documentos e outros serviços administrativos Pesquisa, organiza e sintetiza informações Comunica-se com clientes internos e externos e com equipes de diversos setores da organização.
Pode supervisionar equipe de trabalho Atua em conformidade com procedimentos da empresa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Secretária (técnico em Secretariado - Português)
O Técnico em secretariado realiza atividades secretariais de apoio ao gestor, auxiliando-o nas suas atividades e no cumprimento de seus compromissos Executa serviços de apoio, reservando passagens aéreas e hotéis em viagens nacionais e internacionais, prestando suporte administrativo e logístico em eventos corporativos, elaborando pautas e atas de reuniões e realizando outras atividades de acordo com a agenda e as prioridades definidas.
Estabelece os canais de comunicação do gestor com interlocutores.
Recepciona e atende clientes internos e externos, prestando-lhes informações, encaminhando-os para o setor responsável pelo atendimento a suas solicitações e verificando sua satisfação Pode cadastrar e atualizar as informações de clientes e fornecedores.
Elabora cartas, memorandos, ofícios, relatórios e outros documentos Confere, revisa e corrige textos, promovendo ajustes embasados em normas técnicas.
Pode redigir textos em idioma estrangeiro.
Organiza, controla a circulação e arquiva documentos Pesquisa, localiza e recupera documentos, física ou digitalmente.
Pesquisa dados em fontes diversas, inclusive em páginas da Internet.
Organiza e sintetiza informações, podendo armazená-las em meio físico ou eletrônico Executa atividades financeiras de apoio aos processos administrativos, orçando produtos e serviços, conferindo e encaminhando pagamento, prestando contas e finalizando contratos e aquisições de acordo com os processos organizacionais Administra e organiza recursos para execução dos trabalhos, requisitando material de escritório, controlando estoque, providenciando manutenção de equipamentos e aparelhos.
Pode supervisionar equipe de trabalho, distribuindo tarefas, acompanhando o andamento dos serviços e avaliando o desempenho de cada profissional.
Funções do Técnico em secretariado
O profissional Secretária (técnico em Secretariado - Português) deve organizar as atividades gerais, revisar textos e documentos, assessorar a Área, comunicar-se, coordenar a execução das tarefas, redigir textos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas trabalham em órgãos públicos e setores empresariais, tendo vínculo formal de emprego. Atuam de forma individual, normalmente sem supervisão e em ambientes fechados. Os horários são diurno para os taquígrafos e com revezamento de turnos para os demais. No exercício de algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como por exemplo trabalhar sob pressão, em posições desconfortáveis por períodos prolongados, bem como estar expostos aos efeitos de ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio completo para os técnicos em secretariado e estenotipista. A escolaridade para o taquígrafo pode variar de nível médio a superior completo. Adicionalmente, requer-se curso de especialização de mais de quatrocentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Técnico em secretariado
Um Técnico em secretariado deve controlar o banco de horas do setor, registrar as despesas, demonstrar eficiência, participar de eventos técnicos, manter-se informado, otimizar procedimentos de trabalho, elaborar relatórios, arquivar informações e documentos, preparar planilhas, controlar o estoque de materiais de escritório, demonstrar conhecimento de línguas estrangeiras, intermediar as relações interpessoais, estruturar logicamente os textos, monitorar a satisfação do cliente interno e externo, preparar viagens, assessorar cursos e eventos, agir com dinamismo, atualizar-se tecnicamente, divulgar informações de interesse dos funcionários, manter sigilo, treinar a velocidade do registro, classificar arquivos, assistir o cliente interno e externo, armazenar os documentos e informações em meio eletrônico, compor cadastro de fornecedores e clientes, trajar-se conforme as normas, analisar documentos, ordenar tarefas, operar programas de computador, utilizar meios eletrônicos, atender demandas dos clientes externos, atualizar o dicionário pessoal, corrigir erros do texto, disponibilizar informações e documentos, cadastrar fornecedores e clientes, registrar a entrada de informações e documentos, providenciar envio e recebimento de malotes, demonstrar alta capacidade de concentração, utilizar tele e videoconferência, ajustar o texto à redação técnica, elaborar apresentações, administrar verbas disponíveis, requisitar material de escritório, agendar os compromissos e reuniões, controlar o agendamento da prestação de serviço, elaborar gráficos, auxiliar na seleção de pessoal do setor, requisitar microfilmagem de documentos, distribuir as tarefas aos colaboradores, elaborar atas e pautas, planejar as atividades, preparar cartas, memorandos, atualizar o cadastro de fornecedores e clientes, agir com discrição, preparar a escala de trabalho, supervisionar o andamento do serviço, agir com equilíbrio emocional, auxiliar nas reuniões e apresentações, manter documentação da área em ordem, editorar o texto para divulgação, utilizar processos de impressão, indicar técnicos para os cursos de aperfeiçoamento, operar equipamento de telefonia, demonstrar iniciativa, consultar publicações técnicas, priorizar elaboração de documentos legais de urgência, verificar a qualidade e desempenho do serviço, solicitar cursos de aperfeiçoamento, pesquisar na internet, atuar com pontualidade, enviar e receber malotes, fiscalizar a entrega do trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Secretária (técnico em Secretariado – Português) ficou em 7.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretária (técnico em Secretariado – Português) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que ficou em 7.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretária (técnico em Secretariado – Português) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Secretária (técnico em Secretariado – Português) ficou em 4.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas 2025
O salário de Secretária (técnico em Secretariado – Português) mostrado aqui é resultado do levantamento de 26.015 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em secretariado, taquígrafos e estenotipistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretária (técnico em Secretariado – Português) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: