O dissídio de Relações Públicas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142325 no cargo de Relações Públicas.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 6.004,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.976 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Nova Lima - MG

R$ 9.518,13

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.350 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Relações públicas Planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas e de comunicação.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define, elabora, coordena e avalia as atividades da equipe Implementa e gerencia o desenvolvimento de ações de relações públicas, considerando tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Relações Públicas

O Relações públicas planeja, coordena, controla e avalia processos de relações públicas de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, e participa da elaboração do plano estratégico Atua com equipes de marketing e comunicação, considerando metas e procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração do plano estratégico de relações públicas, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de relações e comunicação organizacional, promovendo a realização de pesquisas de opinião e de mercado.

Coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, promoção e divulgação da imagem institucional, e ampliação do relacionamento com clientes Promove e coordena a comunicação e o relacionamento entre seus cientes internos e externos e diversos públicos como funcionários de organizações, consumidores de produtos ou serviços, imprensa, comunidades locais, governo, investidores, formadores de opinião, entre outros.

Implementa, coordena e avalia ações e atividades do processo de relações públicas, considerando o propósito da organização, os objetivos, tipos, funções e fluxo da comunicação, o tema e conteúdo das mensagens, os canais de mídia, os comportamentos que impactam os públicos, opiniões e hábitos Define estratégias de relacionamento com o público.

Analisa dados e resultados de pesquisas.

Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia o desenvolvimento do plano de relações públicas, considerando as etapas do processo, o alinhamento da mensagem às estratégias da organização, a divulgação e preservação da imagem institucional, a implementação de campanhas institucionais e publicitárias, a realização de eventos, programas publicitários e de fidelização.

Coordena e avalia as estratégias de publicidade e a elaboração de materiais e recursos publicitários e comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das mensagens e da comunicação.

Avalia as atividades de relações públicas, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, participação da empresa no mercado no que se refere a produtos e serviços, relacionamento com clientes e qualidade dos processos Analisa os resultados e metas das equipes de marketing e comunicação para subsidiar possíveis replanejamentos Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas.

Mantém relacionamento com meios de comunicação social de massa (mídia), órgãos governamentais, entidades de classes, associações, entre outros Pode propor e implementar estratégias para prevenção e gestão de crises internas ou externas, considerando-se a imagem, a reputação e as relações da organização frente ao público, propondo e avaliando alternativas de controle e de solução Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, captando recursos, otimizando custos e recursos.

Realiza e participa de eventos da área como campanhas institucionais e publicitárias, projetos educacionais, feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.

Propõe e implementa planos e projetos na área de relações públicas Aplica técnicas de comunicação publicitária, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível Elabora documentação técnica como relatórios, comunicados, requisitos, cronogramas, entre outros.

Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de relações públicas e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

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Funções do Relações públicas

O profissional Relações Públicas deve demonstrar competências pessoais, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Relações públicas

Um Relações públicas deve assessorar diretoria e setores na participação em eventos, representar empresa publicamente, demonstrar visão sistêmica, monitorar mídias, demonstrar habilidades comunicativas, cobrar ações, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), revisar planos, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de síntese, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, analisar demanda do cliente, estabelecer diálogo, checar informações para divulgação, recomendar doações e/ou patrocínios, realizar ações para ampliação de participação no mercado, saber ouvir, otimizar custos e recursos, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), administrar conflitos entre partes, realizar escuta ativa, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de organização, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar criatividade, realizar estudo de viabilidade, analisar contexto, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar flexibilidade, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar recomendações de ações e soluções, encaminhar solicitações aos responsáveis, planejar ações para promoção da imagem institucional, participar de campanhas institucionais e /ou publicitárias, mediar conflitos, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, detectar expectativas e necessidades, implementar campanhas institucionais e publicitárias, agir com empatia, avaliar alternativas de soluções, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, tomar decisões, dar retorno aos públicos (feedback), participar da elaboração de projetos educacionais, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, captar recursos, criar programas e ações de fidelização de clientes, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), elaborar relatórios, negociar com partes interessadas, pensar estrategicamente, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, acompanhar atuação da concorrência, trabalhar em equipe, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, liderar pessoas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Relações Públicas ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Relações Públicas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 5.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Relações Públicas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Relações Públicas ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024

O salário de Relações Públicas mostrado aqui é resultado do levantamento de 4395 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Relações Públicas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Relações Públicas CBO 142325 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Relações Públicas em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Relações Públicas por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 5.602,33 5.819,46 8.212,59 27,89 4.80%
Paraná 42h 3.023,81 3.141,00 4.432,67 14,79 6.00%
Minas Gerais 42h 4.773,78 4.958,79 6.998,00 23,60 6.60%
Rio de Janeiro 42h 5.780,36 6.004,39 8.473,58 28,89 4.90%
Rio Grande do Sul 42h 3.782,50 3.929,10 5.544,87 18,60 5.60%
Santa Catarina 43h 3.560,78 3.698,79 5.219,84 17,11 7.40%
Goiás 43h 2.900,35 3.012,76 4.251,69 14,03 5.10%
Distrito Federal 42h 5.483,63 5.696,16 8.038,59 27,11 4.20%
Bahia 42h 4.309,57 4.476,60 6.317,51 21,41 5.40%
Pará 43h 4.753,45 4.937,68 6.968,20 22,94 6.20%
Ceará 44h 2.756,87 2.863,72 4.041,36 13,16 4.30%
Espírito Santo 42h 4.304,97 4.471,82 6.310,77 21,29 4.60%
Pernambuco 42h 3.707,90 3.851,61 5.435,50 18,51 4.50%
Amazonas 41h 2.886,11 2.997,97 4.230,82 14,61 6.80%
Mato Grosso 43h 4.954,69 5.146,72 7.263,21 23,92 6.80%
Maranhão 39h 3.820,33 3.968,39 5.600,31 20,17 7.70%
Mato Grosso do Sul 43h 4.062,01 4.219,44 5.954,61 19,68 4.90%
Sergipe 42h 1.953,49 2.029,20 2.863,67 9,66 7.40%
Rio Grande do Norte 44h 3.077,01 3.196,27 4.510,67 14,62 7.10%
Paraíba 42h 4.256,46 4.421,43 6.239,65 20,84 7.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Relações Públicas.

Dissídio de Relações Públicas por cidade

Quanto ganha um Relações Públicas nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Relações Públicas na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 6.415,52 6.664,17 9.404,68 32,29 7.60%
Rio de Janeiro, RJ 41 6.615,40 6.871,79 9.697,68 33,52 7.40%
Belo Horizonte, MG 42 5.145,88 5.345,32 7.543,47 25,58 8.20%
Curitiba, PR 42 3.155,94 3.278,26 4.626,38 15,77 7.90%
Brasília, DF 42 5.483,63 5.696,16 8.038,59 27,11 6.00%
Porto Alegre, RS 41 4.852,22 5.040,28 7.113,00 24,47 5.30%
Maringá, PR 44 2.198,87 2.284,09 3.223,38 10,41 4.50%
Goiânia, GO 43 3.318,84 3.447,47 4.865,17 16,11 6.50%
Fortaleza, CE 43 2.603,08 2.703,96 3.815,91 12,43 5.10%
Campinas, SP 42 3.671,87 3.814,18 5.382,68 18,27 6.90%
Barueri, SP 43 6.216,41 6.457,34 9.112,79 30,10 5.50%
Belém, PA 43 4.628,95 4.808,36 6.785,70 22,13 5.40%
Vitoria, ES 42 4.626,32 4.805,62 6.781,84 23,05 4.20%
Salvador, BA 43 5.648,69 5.867,62 8.280,55 27,29 7.00%
Piracicaba, SP 42 2.341,62 2.432,38 3.432,64 11,65 5.00%
Uberlândia, MG 42 2.309,64 2.399,15 3.385,75 11,51 7.80%
Guarulhos, SP 43 5.682,48 5.902,72 8.330,10 27,76 7.80%
São Bernardo do Campo, SP 42 5.023,81 5.218,52 7.364,53 25,14 8.00%
Recife, PE 42 4.509,47 4.684,24 6.610,54 22,42 6.60%
Florianópolis, SC 42 4.134,32 4.294,55 6.060,60 20,61 7.20%
Manaus, AM 40 2.795,39 2.903,73 4.097,83 14,35 5.40%
Caxias do Sul, RS 44 3.028,56 3.145,94 4.439,64 14,38 5.60%
Ipatinga, MG 41 4.096,12 4.254,87 6.004,60 20,65 7.00%
Bento Goncalves, RS 43 3.461,77 3.595,94 5.074,69 16,74 5.80%
Contagem, MG 42 3.527,34 3.664,05 5.170,81 17,52 5.70%
Nova Lima, MG 41 9.163,00 9.518,13 13.432,27 46,87 6.10%
Ribeirão Preto, SP 43 3.398,87 3.530,60 4.982,49 16,31 5.60%
Anápolis, GO 44 1.395,66 1.449,75 2.045,93 6,59 7.40%
Cascavel, PR 43 2.734,71 2.840,70 4.008,88 13,24 5.40%
São Luís, MA 38 4.079,88 4.238,00 5.980,79 22,09 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Relações Públicas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Relações Públicas no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 5.743,38 5.965,98 8.419,37 4.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.915,10 5.105,60 7.205,17 6.50%
Locação de mão-de-obra temporária 6.901,54 7.169,02 10.117,14 5.70%
Agências de publicidade 3.751,98 3.897,40 5.500,13 7.80%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 5.807,43 6.032,51 8.513,26 5.50%
Marketing direto 3.026,12 3.143,41 4.436,07 7.30%
Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente 3.442,96 3.576,40 5.047,13 4.60%
Extração de minério de ferro 9.349,15 9.711,50 13.705,16 5.30%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.614,25 2.715,57 3.832,30 5.00%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.142,25 3.264,04 4.606,31 5.70%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.991,69 3.107,64 4.385,60 7.40%
Ensino fundamental 3.259,53 3.385,86 4.778,22 5.90%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 4.226,04 4.389,82 6.195,05 4.10%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 5.506,61 5.720,03 8.072,28 6.60%
Holdings de instituições não-financeiras 8.557,37 8.889,03 12.544,47 5.10%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.633,81 1.697,13 2.395,04 6.00%
Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação 6.089,67 6.325,69 8.927,00 8.00%
Comércio varejista de móveis 2.332,74 2.423,15 3.419,62 7.60%
Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 5.140,63 5.339,86 7.535,78 4.80%
Hotéis 2.544,71 2.643,34 3.730,36 5.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.