O dissídio de Redator de Publicidade 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253110 no cargo de Redator de Publicidade.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.822,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

4.450 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.921,85

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

2.517 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Redator de publicidade Cria roteiros e textos publicitários e ações de merchandising para diferentes mídias offline e online, produtos, serviços e públicos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Estrutura e implementa ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo para alcance de resultados estabelecidos em briefing.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Redator de Publicidade

O Redator de publicidade planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget).

Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.

Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos.

Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.

Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária.

Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.

Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios.

Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.

Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções do Redator de publicidade

O profissional Redator de Publicidade deve estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, contratar fornecedores, desenvolver propaganda e promoções, elaborar planejamento estratégico, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Redator de publicidade

Um Redator de publicidade deve apresentar projeto para cliente, demonstrar senso crítico, demonstrar dinamismo, criar ações de merchandising, desenvolver campanhas promocionais, demonstrar criatividade, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, demonstrar senso de oportunidade, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, definir conceito de produto e serviço, adaptar linguagem ao público, ponderar opiniões divergentes, demonstrar capacidade de negociação, manter relacionamento com o cliente, interpretar expectativas do cliente, manter relacionamento com veículos de comunicação, ajustar o projeto a pedido do cliente, submeter projeto a aprovação do cliente, informar fornecedores sobre novos produtos, adaptar-se a situações adversas, demonstrar habilidade de comunicação, determinar fornecedores, demonstrar poder de síntese, criar peças publicitárias, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, definir conceito de campanhas, antever cenários futuros, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar flexibilidade, demonstrar liderança, demonstrar senso estético, contratar serviços de publicidade, assumir riscos, administrar conflitos, rever processo criativo, demonstrar proatividade, selecionar fornecedores.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Redator de Publicidade ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Redator de Publicidade e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.50% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Redator de Publicidade em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Redator de Publicidade ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024

O salário de Redator de Publicidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 10502 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Redator de Publicidade com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Redator de Publicidade CBO 253110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Redator de Publicidade em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Redator de Publicidade por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 3.680,25 3.822,88 5.394,97 18,01 7.30%
Paraná 43h 2.418,42 2.512,15 3.545,22 11,60 6.90%
Santa Catarina 43h 2.515,59 2.613,08 3.687,66 12,20 7.60%
Minas Gerais 43h 2.218,06 2.304,03 3.251,51 10,82 6.50%
Rio Grande do Sul 43h 2.539,70 2.638,14 3.723,02 12,38 5.20%
Rio de Janeiro 42h 2.792,09 2.900,30 4.093,00 13,67 6.00%
Goiás 43h 2.361,66 2.453,19 3.462,02 11,45 7.70%
Ceará 43h 1.952,24 2.027,91 2.861,84 9,35 6.00%
Bahia 43h 1.966,03 2.042,22 2.882,05 9,43 5.80%
Pernambuco 43h 2.132,87 2.215,53 3.126,63 10,32 6.80%
Distrito Federal 42h 3.365,31 3.495,74 4.933,29 16,63 5.30%
Espírito Santo 42h 2.315,93 2.405,68 3.394,97 11,49 7.20%
Mato Grosso 43h 2.168,29 2.252,32 3.178,55 10,41 8.30%
Mato Grosso do Sul 42h 1.960,56 2.036,55 2.874,04 9,60 5.70%
Pará 43h 2.088,81 2.169,76 3.062,04 10,07 6.20%
Maranhão 43h 1.969,85 2.046,20 2.887,65 9,62 4.40%
Amazonas 43h 1.862,20 1.934,37 2.729,84 8,91 6.60%
Paraíba 44h 1.910,57 1.984,62 2.800,76 9,11 7.70%
Amapá 44h 2.046,73 2.126,06 3.000,36 9,66 5.20%
Sergipe 43h 1.899,16 1.972,77 2.784,03 9,16 6.20%
Rio Grande do Norte 43h 2.605,82 2.706,81 3.819,94 12,52 5.90%
Alagoas 43h 1.646,28 1.710,09 2.413,33 7,87 7.70%
Piauí 43h 1.843,92 1.915,38 2.703,05 8,87 5.00%
Rondônia 44h 1.672,50 1.737,32 2.451,76 7,92 6.20%
Tocantins 44h 1.609,07 1.671,43 2.358,78 7,60 7.80%
Acre 41h 1.374,72 1.428,00 2.015,24 6,92 4.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Redator de Publicidade.

Dissídio de Redator de Publicidade por cidade

Quanto ganha um Redator de Publicidade nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Redator de Publicidade na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 4.738,21 4.921,85 6.945,86 23,52 7.00%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.263,12 3.389,59 4.783,50 16,01 4.60%
Curitiba, PR 43 2.861,14 2.972,03 4.194,22 13,80 5.40%
Belo Horizonte, MG 42 2.570,02 2.669,62 3.767,45 12,67 7.00%
Goiânia, GO 43 2.542,06 2.640,58 3.726,46 12,33 6.50%
Porto Alegre, RS 42 3.294,89 3.422,59 4.830,06 16,26 5.00%
Fortaleza, CE 43 2.091,78 2.172,85 3.066,40 10,03 7.10%
Brasília, DF 42 3.365,31 3.495,74 4.933,29 16,63 7.70%
Maringá, PR 43 2.402,74 2.495,86 3.522,24 11,49 6.80%
Barueri, SP 43 3.206,46 3.330,73 4.700,43 15,55 4.40%
Florianópolis, SC 42 3.580,36 3.719,12 5.248,54 17,78 7.50%
Recife, PE 43 2.519,47 2.617,12 3.693,36 12,27 6.50%
Campinas, SP 42 2.610,10 2.711,26 3.826,21 12,84 5.60%
Sorocaba, SP 44 2.661,71 2.764,87 3.901,86 12,63 7.20%
Joinville, SC 43 2.762,90 2.869,98 4.050,20 13,37 6.20%
Londrina, PR 44 2.233,15 2.319,70 3.273,63 10,61 4.60%
São Bernardo do Campo, SP 43 2.545,88 2.644,55 3.732,07 12,19 6.20%
Salvador, BA 43 2.106,29 2.187,92 3.087,66 10,07 7.70%
Guarulhos, SP 44 2.103,17 2.184,68 3.083,09 10,04 7.00%
Manaus, AM 43 1.875,29 1.947,97 2.749,03 8,97 4.50%
Taubaté, SP 44 1.830,03 1.900,96 2.682,69 8,64 7.10%
Uberlândia, MG 43 2.489,08 2.585,55 3.648,81 11,99 4.60%
Mogi das Cruzes, SP 44 1.958,06 2.033,95 2.870,37 9,31 5.60%
Ribeirão Preto, SP 43 2.456,77 2.551,99 3.601,44 11,86 8.00%
Campo Grande, MS 42 2.083,94 2.164,71 3.054,90 10,34 4.40%
São José dos Campos, SP 43 2.327,69 2.417,91 3.412,23 11,20 4.10%
São Caetano do Sul, SP 43 2.548,93 2.647,72 3.736,55 12,37 4.10%
Blumenau, SC 43 2.213,11 2.298,88 3.244,26 10,74 4.40%
Caxias do Sul, RS 42 2.363,41 2.455,01 3.464,58 11,66 4.50%
São Luís, MA 42 2.275,20 2.363,38 3.335,28 11,15 7.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Redator de Publicidade. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Redator de Publicidade no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de publicidade 5.025,13 5.219,89 7.366,47 5.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.606,82 2.707,85 3.821,40 7.50%
Marketing direto 2.255,29 2.342,70 3.306,09 7.80%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 2.946,30 3.060,49 4.319,05 7.50%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.913,10 1.987,24 2.804,46 6.80%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.189,45 2.274,31 3.209,57 6.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.942,58 3.056,63 4.313,61 6.90%
Locação de mão-de-obra temporária 3.543,86 3.681,21 5.195,03 6.40%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 2.232,63 2.319,16 3.272,86 8.10%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 2.237,45 2.324,16 3.279,93 7.70%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.148,13 2.231,39 3.149,00 5.90%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.637,49 1.700,96 2.400,44 6.90%
Consultoria em publicidade 3.084,86 3.204,42 4.522,17 7.10%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 2.771,77 2.879,20 4.063,21 6.90%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 3.165,15 3.287,83 4.639,88 6.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 3.196,19 3.320,07 4.685,38 6.60%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 2.351,27 2.442,40 3.446,79 7.90%
Promoção de vendas 2.109,78 2.191,55 3.092,77 7.80%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 3.036,19 3.153,87 4.450,83 4.90%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 3.448,50 3.582,15 5.055,24 5.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.