O dissídio de Redator de Publicidade 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253110 no cargo de Redator de Publicidade.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.008,62
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.378 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.842,38
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
2.589 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 11.298,67
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Agências de Publicidade
1.551 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Redator de publicidade Cria roteiros e textos publicitários e ações de merchandising para diferentes mídias offline e online, produtos, serviços e públicos, considerando demandas de clientes e tendências de mercado Estrutura e implementa ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo para alcance de resultados estabelecidos em briefing.
Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Redator de Publicidade
O Redator de publicidade planeja, estrutura e produz roteiros e textos publicitários para diferentes campanhas, plataformas e veículos de comunicação, considerando expectativas e necessidades de clientes, identificadas e analisadas de acordo com métodos e técnicas do campo do conhecimento, contexto mercadológico e requisitos financeiros e de recursos humanos, sistematizados em forma de briefing Contribui com o desenvolvimento do planejamento estratégico e dos planos de mídia, em parceria e articulação com o publicitário responsável pelo projeto, diretor de arte e demais profissionais envolvidos no processo criativo, discutindo o conceito do produto, do serviço e ou da campanha, público-alvo (target) e previsão orçamentária (budget).
Interpreta resultados de pesquisa e análise de mercado e concorrência, para desenvolver textos e roteiros publicitários, a partir das tendências e nichos de mercado.
Seleciona estratégias e técnicas de produção de sentido de texto, adequadas ao alcance dos resultados em relação ao briefing e aos objetivos estabelecidos Cria textos e roteiros publicitários, utilizando técnicas de redação criativa e construção de narrativas persuasivas, desenvolvendo peças publicitárias e ações de merchandising para diferentes mídias, produtos, serviços e públicos, articulando, slogans, leiautes, títulos e textos, participando da seleção de elementos visuais e gráficos.
Produz textos e roteiros publicitários para mídias offline e online, como jornais e revistas, banners, mídia móvel (busdoors), displays, folhetos (flyers), pastas (fôlderes), mídias exteriores, outdoors, postagens e artes nas redes sociais, rádio e televisão, sites e blogs, produções audiovisuais, entre outros Sugere, estrutura e desenvolve ações e estratégicas de marketing digital e de conteúdo, implementando técnicas e boas práticas para redigir conteúdo para ambientes digitais (webwriting) e de otimização de mecanismos de busca (SEO - Search Engine Optimization), para concepção de textos e otimização de sites, blogs e páginas da web.
Administra recursos humanos, materiais e financeiros para redação publicitária.
Seleciona e contrata prestadores de serviço Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e recomendando a adequação às diferentes estratégias e interesses de clientes, campanhas e peças publicitárias.
Participa de ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços publicitários, esclarecendo dúvidas de clientes a respeito de propostas, projetos, serviços, custos, formas de pagamento e benefícios.
Sugere mudanças no processo de comercialização Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, submetendo propostas e projetos à aprovação do cliente e avaliando a qualidade dos serviços executados Zela pela qualidade técnica dos textos e roteiros publicitários, acompanhando o registro das peças e campanhas nos órgãos competentes, quando necessário, viabilizando as condições de divulgação e distribuição da obra e ou dos produtos.
Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda.
Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções do Redator de publicidade
O profissional Redator de Publicidade deve contratar fornecedores, elaborar planejamento estratégico, desenvolver propaganda e promoções, estruturar estratégia de projeto publicitário, vender serviços publicitários, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.
Atividades exercidas por um Redator de publicidade
Um Redator de publicidade deve demonstrar liderança, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar dinamismo, ajustar o projeto a pedido do cliente, demonstrar criatividade, submeter projeto a aprovação do cliente, criar peças publicitárias, rever processo criativo, informar fornecedores sobre novos produtos, desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos, manter relacionamento com o cliente, trabalhar em equipe, demonstrar senso de oportunidade, criar ações de merchandising, adaptar-se a situações adversas, aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos, contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia, definir conceito de produto e serviço, apresentar projeto para cliente, determinar fornecedores, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, manter relacionamento com veículos de comunicação, demonstrar proatividade, definir conceito de campanhas, demonstrar poder de síntese, interpretar expectativas do cliente, demonstrar senso estético, contratar serviços de publicidade, desenvolver campanhas promocionais, ponderar opiniões divergentes, demonstrar habilidade de comunicação, demonstrar senso crítico, adaptar linguagem ao público, administrar conflitos, antever cenários futuros, selecionar fornecedores, assumir riscos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Redator de Publicidade ficou em 6.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Redator de Publicidade e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 6.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Redator de Publicidade em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Redator de Publicidade ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2025
O salário de Redator de Publicidade mostrado aqui é resultado do levantamento de 10.434 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Redator de Publicidade com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: