O dissídio de Corretor de Anúncios (publicidade) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 253140 no cargo de Corretor de Anúncios (publicidade).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.892,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.326 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 4.381,26

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

457 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Agenciador de propaganda Planeja, executa e avaliação estratégias e ações de comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline, considerando objetivos e expectativas de clientes, bem como os requisitos evidenciados em briefing (guia para execução do projeto) Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, articulando a compra de espaços publicitários em diferentes mídias.

Atua considerando princípios éticos e legais, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Corretor de Anúncios (publicidade)

O Agenciador de propaganda identifica, define, interpreta e analisa demandas e expectativas de clientes em relação à comercialização, veiculação e divulgação de ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em diferentes plataformas midiáticas, online e offline Participa da elaboração de briefing para desenvolvimento de estratégias de mídia para produções publicitárias, em parceria e articulação com demais profissionais envolvidos no projeto, analisando características do produto, do serviço e ou da campanha, concorrência, público-alvo (target), previsão orçamentária (budget), cronograma, recursos humanos, assim como tendências e demandas de mercado.

Pesquisa, analisa, identifica e compara perfis, formatos e modelos de negócio de veículos de comunicação em multiplataformas, avaliando e direcionando a comercialização e veiculação de peças publicitárias e ações de propaganda conforme as estratégias e interesses de clientes e projetos.

Pode contribuir com a concepção criativa do projeto publicitário e o desenvolvimento de roteiros, slogans, leiautes, títulos e textos, animação, vídeos, som, bem como elementos visuais e gráficos adequados às necessidades do cliente Apresenta projeto publicitário e proposta de veiculação de peças e campanhas publicitárias para aprovação do cliente, evidenciando e explicando questões relativas aos serviços, custos, formas de pagamento e benefícios, em diferentes contextos e para nichos de mercado diversos.

Negocia aspectos técnico-comerciais com clientes, considerando expectativas relativas aos produtos e serviços, avaliando a qualidade dos serviços de venda de publicidade e negociação de espaços em veículos de comunicação, sugerindo soluções, redirecionamentos ,novos mercados consumidores e mudanças no processo de comercialização, quando necessário Articula e viabiliza a compra de espaços publicitários em diferentes mídias e estabelece parcerias com profissionais e veículos de comunicação e demais fornecedores e clientes.

Elabora e propõe, em parceria com demais profissionais envolvidos no desenvolvimento da campanha publicitária, ações e estratégias para atendimento pré-venda e pós-venda de serviços de mídia.

Planeja e executa estratégias de prospecção e fidelização, aplicando métodos e técnicas de marketing, identificando potenciais clientes e parceiros, contatando-os, considerando as boas práticas de vendas Zela pela qualidade técnica e operacional dos serviços prestados, monitorando as ações promocionais, merchandisings e campanhas publicitárias em mídias online e offline (por exemplo, rádio, TV, sites, revistas e outdoors), relatando regularmente os resultados, receitas e custos, aos clientes e equipes envolvidas.

Organiza e aplica rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento, comunicando intercorrências e ou ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho, e produzindo relatórios, quando necessário.

Estabelece redes profissionais em sua área ou áreas correlatas, por meio de cursos, eventos, seminários, congressos, intercâmbios etc, podendo participar de entidades representativas do setor e de discussões sobre políticas de comunicação, de publicidade e propaganda Atua considerando princípios de ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Agenciador de propaganda

O profissional Corretor de Anúncios (publicidade) deve pesquisar meios e veículos de comunicação, demonstrar competências pessoais, estruturar estratégia de projeto publicitário, contratar fornecedores, elaborar planejamento estratégico, vender serviços publicitários, desenvolver propaganda e promoções.

Condições de trabalho da profissão

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Agenciador de propaganda

Um Agenciador de propaganda deve analisar perfil do público alvo, comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições, demonstrar criatividade, manter relacionamento com veículos de comunicação, administrar conflitos, comprar espaço na mídia, demonstrar dinamismo, adaptar linguagem ao público, negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade), detectar tendências de mercado, sugerir mudanças no processo de comercialização, assumir riscos, interpretar expectativas do cliente, demonstrar liderança, demonstrar senso de oportunidade, manter relacionamento com o cliente, adaptar-se a situações adversas, apresentar proposta de veiculação (plano de mídia), demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar, desenvolver leiaute de campanhas publicitárias, explicar formas de pagamento, identificar necessidades do cliente, definir meios e veículos de comunicação, ponderar opiniões divergentes, sugerir novos mercados consumidores, contribuir na concepção do leiaute da campanha, demonstrar poder de síntese, solucionar problemas de pós-venda, avaliar qualidade das campanhas (projeto), antever cenários futuros, submeter projeto a aprovação do cliente, definir necessidades do cliente, apontar novos nichos de mercado ou produtos, desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias, pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições, procurar novos clientes e novos mercados, elaborar estratégia de mídia, demonstrar habilidade de comunicação verbal, realizar negociações técnico-comerciais, apresentar projeto para cliente, acordar briefing com cliente, demonstrar proatividade, demonstrar flexibilidade, apresentar tabelas de preços, analisar demanda do cliente, rever processo criativo, pesquisar alternativas de mídia, demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir), pesquisar novas recomendações, definir target (público alvo), analisar concorrência, demonstrar senso estético, demonstrar senso crítico, demonstrar capacidade de negociação, determinar fornecedores, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, demonstrar habilidade de comunicação, trabalhar em equipe, ajustar o projeto a pedido do cliente, identificar perfil dos veículos de comunicação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Corretor de Anúncios (publicidade) ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Corretor de Anúncios (publicidade) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de publicidade que ficou em 7.60% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Corretor de Anúncios (publicidade) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Corretor de Anúncios (publicidade) ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de publicidade 2024

O salário de Corretor de Anúncios (publicidade) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3710 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de publicidade que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Corretor de Anúncios (publicidade) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Corretor de Anúncios (publicidade) CBO 253140 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Corretor de Anúncios (publicidade) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Corretor de Anúncios (publicidade) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 2.784,55 2.892,47 4.081,94 13,45 6.10%
Paraná 43h 2.225,09 2.311,33 3.261,82 10,63 6.60%
Rio de Janeiro 43h 2.404,11 2.497,28 3.524,24 11,66 7.80%
Rio Grande do Sul 43h 2.219,71 2.305,74 3.253,94 10,66 6.20%
Minas Gerais 43h 1.908,99 1.982,98 2.798,44 9,26 5.00%
Santa Catarina 43h 2.318,79 2.408,66 3.399,17 11,17 7.70%
Goiás 44h 2.754,65 2.861,41 4.038,11 13,10 5.10%
Distrito Federal 42h 2.698,64 2.803,23 3.956,00 13,20 5.00%
Espírito Santo 43h 2.074,04 2.154,43 3.040,39 10,08 8.00%
Bahia 44h 1.773,25 1.841,98 2.599,46 8,42 4.10%
Pará 42h 1.838,03 1.909,27 2.694,42 8,99 5.80%
Mato Grosso 43h 1.483,39 1.540,88 2.174,54 7,21 4.10%
Ceará 44h 1.671,87 1.736,66 2.450,83 7,96 4.10%
Pernambuco 43h 2.666,78 2.770,14 3.909,31 12,86 7.00%
Rio Grande do Norte 43h 1.689,10 1.754,57 2.476,10 8,12 8.00%
Mato Grosso do Sul 43h 1.817,73 1.888,18 2.664,65 8,74 4.40%
Rondônia 43h 1.900,17 1.973,82 2.785,51 9,28 7.20%
Paraíba 44h 1.493,93 1.551,83 2.189,99 7,05 6.20%
Alagoas 43h 1.886,26 1.959,37 2.765,12 9,04 4.80%
Maranhão 42h 1.629,26 1.692,40 2.388,37 8,00 7.70%
Sergipe 43h 1.610,75 1.673,18 2.361,24 7,72 6.90%
Amazonas 43h 1.762,17 1.830,47 2.583,21 8,42 5.80%
Tocantins 44h 1.687,00 1.752,38 2.473,02 7,97 6.40%
Piauí 44h 1.998,45 2.075,90 2.929,57 9,44 5.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Corretor de Anúncios (publicidade).

Dissídio de Corretor de Anúncios (publicidade) por cidade

Quanto ganha um Corretor de Anúncios (publicidade) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Corretor de Anúncios (publicidade) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 4.217,79 4.381,26 6.182,97 20,34 4.70%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.368,86 2.460,67 3.472,57 11,56 7.10%
Goiânia, GO 44 3.042,12 3.160,02 4.459,51 14,41 7.00%
Curitiba, PR 43 2.663,65 2.766,88 3.904,71 12,73 4.40%
Brasília, DF 42 2.698,64 2.803,23 3.956,00 13,20 6.40%
Belo Horizonte, MG 43 2.666,19 2.769,52 3.908,43 12,95 4.20%
Porto Alegre, RS 43 2.721,01 2.826,47 3.988,79 13,01 6.40%
Florianópolis, SC 43 2.681,85 2.785,80 3.931,40 13,05 6.10%
Pinhais, PR 44 2.533,11 2.631,29 3.713,35 11,96 7.00%
Joinville, SC 44 2.792,85 2.901,09 4.094,11 13,33 7.10%
Ponta Grossa, PR 44 1.656,96 1.721,18 2.428,98 7,82 8.00%
São José do Rio Preto, SP 43 2.293,16 2.382,03 3.361,60 11,03 8.10%
Ribeirão Preto, SP 42 2.426,30 2.520,34 3.556,77 12,03 8.30%
Belém, PA 42 1.744,04 1.811,63 2.556,63 8,60 7.80%
Maringá, PR 43 2.221,50 2.307,60 3.256,55 10,69 4.70%
Fortaleza, CE 44 1.688,06 1.753,48 2.474,57 8,06 7.50%
Campinas, SP 44 2.237,57 2.324,30 3.280,11 10,66 6.40%
Cuiabá, MT 44 1.418,51 1.473,48 2.079,43 6,70 5.40%
Barueri, SP 44 2.249,33 2.336,51 3.297,35 10,65 4.80%
São José dos Campos, SP 41 2.177,52 2.261,92 3.192,08 10,99 4.40%
Mogi das Cruzes, SP 43 1.751,58 1.819,47 2.567,69 8,44 8.00%
Bauru, SP 43 2.253,03 2.340,35 3.302,78 10,94 7.20%
Sorocaba, SP 44 2.593,83 2.694,36 3.802,36 12,38 5.40%
Londrina, PR 43 2.128,43 2.210,92 3.120,12 10,19 5.10%
Nova Iguaçu, RJ 43 1.403,86 1.458,27 2.057,95 6,80 7.80%
Machado, MG 44 1.340,06 1.392,00 1.964,43 6,33 7.50%
Santa Cruz do Sul, RS 43 2.384,19 2.476,60 3.495,05 11,63 6.50%
Juiz de Fora, MG 41 1.344,96 1.397,08 1.971,61 6,77 5.10%
Criciúma, SC 44 2.343,14 2.433,95 3.434,87 11,06 6.00%
Jundiaí, SP 44 2.180,03 2.264,52 3.195,76 10,38 4.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Corretor de Anúncios (publicidade). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Corretor de Anúncios (publicidade) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de publicidade 2.976,52 3.091,88 4.363,36 7.60%
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.412,77 1.467,52 2.071,01 4.70%
Atividades de televisão aberta 4.945,74 5.137,42 7.250,09 7.60%
Comércio varejista de artigos de óptica 1.604,81 1.667,01 2.352,54 4.40%
Marketing direto 1.992,96 2.070,20 2.921,53 8.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.920,97 1.995,42 2.815,99 7.40%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.750,57 1.818,42 2.566,20 5.60%
Atividades de rádio 2.142,27 2.225,30 3.140,41 4.60%
Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 3.642,85 3.784,03 5.340,14 6.80%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.160,11 2.243,83 3.166,56 4.70%
Ensino de idiomas 1.516,07 1.574,83 2.222,44 8.20%
Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis 1.766,99 1.835,47 2.590,27 7.70%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 2.512,39 2.609,77 3.682,98 4.80%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 1.565,92 1.626,62 2.295,53 5.80%
Outras atividades de publicidade não especificadas anteriormente 2.532,43 2.630,58 3.712,35 4.60%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 1.888,79 1.961,99 2.768,82 8.00%
Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação 2.566,72 2.666,20 3.762,62 4.80%
Promoção de vendas 1.767,16 1.835,65 2.590,52 7.50%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.942,52 2.017,81 2.847,59 6.60%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.875,39 1.948,08 2.749,18 4.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.