O dissídio de Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422105 no cargo de Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.929,26
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
190.956 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.548,96
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
75.209 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Exploração de Jogos Eletrônicos Recreativos
R$ 4.058,88
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividade Odontológica com Recursos para Realização de Procedimentos Cirúrgicos
33.360 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Recepcionista, em geral realiza procedimentos de recepção e de atendimento ao cliente e ao visitante Planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho.
Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de pessoas, observando normas internas de segurança Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas Protocola documentos recebidos.
Pode receber pagamentos e emitir notas fiscais e recibos Presta informações sobre produtos e serviços da empresa ou instituição Atua de acordo com protocolos internos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea
O Recepcionista, em geral planeja a rotina, organizando materiais e equipamentos de trabalho, providenciando ambiente confortável e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação na recepção Recepciona, controla, direciona e auxilia o acesso e a movimentação de clientes e visitantes.
Identifica as necessidades das pessoas, encaminhando-as para o setor relacionado às demandas.
Verifica cadastro e agendamento de horário para atendimento Auxilia a movimentação de pessoas com dificuldade de locomoção.
Observa normas internas de segurança, conferindo documentos com identificação de visitantes, registrando e controlando a entrada e a saída de pessoas, equipamentos e materiais Pode atender à solicitação de agendamento ou cancelamento de reservas ou de consultas.
Recebe e registra chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo comunicados, recados e solicitações.
Protocola documentos recebidos, encaminhando-os para o destinatário ou para o arquivo Organiza distribuição de correspondências, encomendas e entregas.
Responde às perguntas sobre horário de funcionamento, departamentos ou áreas existentes, produtos e serviços prestados ou outras referentes à empresa ou instituição, sempre observando normas internas.
Pode efetuar acertos de contas, recebendo pagamentos e emitindo notas fiscais e recibos Pode atender a prestadores de serviço, encaminhando-os ao setor requisitante Pode operar sistemas informatizados de registro de visitantes e clientes, de controle de serviços prestados, entre outros.
Consulta bancos de dados de clientes e de fornecedores Preenche e imprime relatórios de controle Interage com os diversos setores da empresa ou instituição.
Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do Recepcionista, em geral
O profissional Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea deve recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, planejar o cotidiano, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, organizar informações a serem prestadas, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, observar normas internas de segurança.
Condições de trabalho da profissão
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista, em geral
Um Recepcionista, em geral deve dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, demonstrar iniciativa, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar horário de saída dos grupos, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, transmitir recados e fax, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, agir com bom senso, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, participar de reuniões na troca de turnos, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, receber pagamentos, controlar a entrada e saída de equipamento dos visitantes, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar senso de organização, organizar malotes, providenciar solicitações de reservas especiais, conferir idoneidade dos clientes, guardar volumes de prestadores de serviços, interagir com os outros departamentos, demonstrar respeito mútuo, agendar reservas / consultas dos clientes, identificar o espaço físico da empresa, acolher o cliente e passageiro, demonstrar conhecimentos de informática, fornecer informações meteorológicas, efetuar acertos em contas, pré-cadastrar o cliente, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, demonstrar pró atividade, imprimir relatórios de controle, distribuir malotes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, anunciar a chegada do cliente, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar eficiência, propor associação de programas de fidelidade, demonstrar espírito de equipe, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, ouvir com atenção, circular informações internas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar paciência, demonstrar empatia, verificar cadastro e reserva, demonstrar autonomia, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, atender o cliente com informações precisas, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar entusiasmo, conferir documentos com identificação, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, oferecer auxílio para a bagagem, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, organizar materiais de trabalho, emitir notas fiscais e recibos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, requerer o número da funcional do visitado para a entrada do visitante, anotar telefonemas e recados, entregar o crachá de visitante na entrada, demonstrar interesse, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, coordenar equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 3.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea ficou em 6.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025
O salário de Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea mostrado aqui é resultado do levantamento de 638.620 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista de Empresa de Navegação Aérea com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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