O dissídio de Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141505 no cargo de Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador.

Estado com maior salário médio

Alagoas

R$ 6.263,43

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

950 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 4.812,81

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

263 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Apart-Hotéis

R$ 9.007,86

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

2.252 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de hotel Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de hotéis, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove produtos e serviços em empresas de hospedagem, supervisionando os serviços de reservas, de recepção, de governança, de apoio e outros.

Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões e outros meios de hospedagem Programa e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e instalações.

Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Proprietário - Nos Serviços de Alojamento - Empregador

O Gerente de hotel planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas de hotelaria, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Gerencia serviços em hotéis e outros meios de hospedagem, definindo políticas de atendimento a clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de governança, de apoio (manutenção, segurança e informática).

Supervisiona atividades de recreação e lazer, caso sejam oferecidas Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações.

Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, identificando segmentos de turismo, definindo produtos, serviços e preços, montando pacotes hoteleiros para atendimentos turísticos, de lazer, gastronômicos e de negócios, incluindo locação de salões de eventos.

Define políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.

Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia Coordena as áreas operacionais de hotéis, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução.

Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução de obras.

Define a programação de atividades de lazer, recreação e eventos Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, degustado alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade.

Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo aos funcionários.

Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.

Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando fornecedores, elaborando cadastro, atendendo fornecedores, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento.

Autoriza compras Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades e de aplicações financeiras.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência Propõe reformas das instalações.

Fomenta parcerias com órgãos públicos e privados e participa da promoção de ações sociais Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.

Funções do Gerente de hotel

O profissional Proprietário - Nos Serviços de Alojamento - Empregador deve gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, promover vendas de produtos e serviços, administrar pessoal, coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, gerenciar compras, administrar recursos financeiros, demonstrar competências pessoais, executar rotinas administrativas, administrar Área de alimentos e bebidas, prestar assessoria.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.

Atividades exercidas por um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel deve representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, degustar alimentos e bebidas, avaliar necessidade treinamento, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, avaliar produtos e serviços adquiridos, controlar estoque do almoxarifado, definir prioridades de execução dos serviços, propor investimentos, participar da promoção de ações sociais, assumir responsabilidade, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, supervisionar preparação de receitas, participar na definição da política financeira da empresa, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, controlar qualidade dos serviços, tratar sugestões e reclamações de clientes, demonstrar capacidade de negociação, definir critérios de avaliação dos serviços, elaborar orçamento, monitorar treinamento de funcionários, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, demonstrar dinamismo, administrar andamento de questões trabalhistas, tomar decisões, elaborar relatórios gerenciais, supervisionar atividades de recreação e lazer, atender fiscalizações, montar cadastro de fornecedores, relacionar-se com a mídia, avaliar relatórios de atividades financeiras, promover reuniões da equipe, avaliar relatórios de desempenho, controlar desperdícios, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, supervisionar serviços de reservas, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, definir critérios de seleção de pessoal, demonstrar senso de organização, demonstrar fluência verbal, definir padrões de serviços em hotéis, administrar conflitos, definir produtos, serviços e preços, alocar recursos, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, medir satisfação do cliente, elaborar carta de bebidas, supervisionar serviços de recepção, definir fornecedores, elaborar cardápio, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, participar da elaboração de normas e procedimentos, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, identificar segmentos de turismo, acompanhar fluxo de caixa, participar na elaboração de planos de emergência, supervisionar serviços de eventos, participar na avaliação da política de marketing, criar planos de incentivo, definir benefícios aos funcionários, supervisionar serviços de governança, atender fornecedores, motivar equipes, analisar previsões de mercado, coordenar logística para recebimento de produtos, definir políticas de atendimento a clientes, liderar equipes, controlar documentação, participar na elaboração do plano estratégico, montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos), fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizar compras, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, controlar inventários, definir equipes de trabalho, supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática), pesquisar novas receitas, acompanhar aplicações financeiras, definir parcerias com outras empresas, viabilizar treinamento, atender auditorias, coordenar execução de obras, propor reformas de instalações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador ficou em 6.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que ficou em 6.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação 2025

O salário de Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.711 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Proprietário – Nos Serviços de Alojamento – Empregador com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Proprietário - Nos Serviços de Alojamento - Empregador CBO 141505 salário